SóProvas


ID
464008
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa da indústria de produtos de limpeza, higiene e beleza atua em 157 países. Cada unidade de negócio nacional opera de forma independente, mas suas diferentes estratégias de produto são consideradas fontes de ideias para toda a corporação, que possui um centro mundial de inovação. Ao mesmo tempo, cada unidade procura obter economias de escala ao se especializar em determinadas categorias de produto, exportando para os países vizinhos e formando uma rede de unidades de negócios.

Em uma perspectiva global, que estrutura foi adotada pela empresa?

Alternativas
Comentários
  • http://admcomentada.com.br/transpetro2011/51-cesgranrio-transpetro-administrador2011/
  • Uma estrutura Transnacional tenta obter o melhor de duas estratégias internacionais extremas: a estratégia multidoméstica (seria suportada pelas subsidiárias locais, com gde autonomia de projetos, produção e comercialização para todos os produtos) e a estratégia global (geralmente é suportada pelas divisões de produtos globais).
    Esta estrutura transnacional tem as seguintes características detalhadas:
    - Cada unidade nacional opera independentemente, mas é uma fonte de ideias e capacidades para toda a corporação. 
    - Unidades nacionais podem obter maiores economias de escala através da especialização em nome de toda corporação, ou pelo menos de gdes regiões. 
    - O centro corporativo administra essa rede global estabelendo o papel de cada unidade de negócios, depois sustentando sistemas, relações e culturas para fazer a rede de unidades de negócios operar efetivamente. 
    O sucesso da corporação transnacional depende de sua capacidade de atingir simultaneamente competências globais, receptividade local, inovação e aprendizado em toda organização. Isso exige clareza em relação a fronteiras, relações e papéis que os vários gerentes têm que desempenhar. 

    Fonte: 

    http://books.google.com.br/books?id=6APDyVsHHBoC&pg=PA440&lpg=PA440&dq=o+que+%C3%A9+estruturas+transnacionais&source=bl&ots=EGyee5Dfgl&sig=EuYdO--cxeXnI_rrU2KQCBJmNGY&hl=pt&sa=X&ei=YgBBUZ2xOYGs9ASHh4GIDg&ved=0CD0Q6AEwAg#v=onepage&q=o%20que%20%C3%A9%20estruturas%20transnacionais&f=false

    Bons estudos!!

  • gabarito D

    Detalhe: a empresa descrita na questão é a AVON.
  • TRANSNACIONAL: ATIVIDADES COMUNS A VÁRIAS NAÇÕES INTEGRADAS NA MESMA UNIÃO ECONÔMICA.

    "EX.: Programas transnacional entre os países-membros da União Europeia. Nesta caso, envolve atividades políticas de uma união política.

     

     

    GABARITO ''D''

     

  • Resposta D

     

    Opções estruturais para empresas que buscam estratégias internacionais:

     

    1- Federação descentralizada: decisões estratégicas e operacionais são delegadas ás divisões ou subsidiárias.

     

    2- Federação coordenada: decisões estratégicas são tomadas na Matriz Corporativa, já as decisões  e operacionais são delegadas ás divisões ou subsidiárias.

     

    3- Núcleo centralizado: decisões estratégicas e operacionais são tomadas na matriz corporativa

     

    4- Transnacional: decisões estratégicas e operacionais são delegadas áquelas entidades operacionais que maximizam a responsividade a condições locais e integração internacional. Operações internacionais são redes integradas de recursos e capacidades e interdependentes. Subsidiária pode adquirir competência para ser transferidora de tecnologia.

     

    Obs.: são casos especiais da estrutura multidivisional

     

    fonte: administração estratégica Barney e Hesterly