SóProvas


ID
464011
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um importante empresário no cenário atual de moda iniciou seu negócio, na década de 70, revendendo roupas importadas, inclusive jeans. Alguns anos mais tarde, uma amiga recém-chegada de Saint Tropez mostrou um jeans mais claro, o délavé, que não existia no Brasil. O empresário gostou da ideia, investiu no tecido, começou a produzir as calças no país e a vendê-las com sucesso para grifes cariocas.

A opção por produzir um novo tipo de jeans foi uma estratégia do tipo

Alternativas
Comentários
  • Estratégia emergente
    A estratégia emergente é aquela que nasce naturalmente dos processos, cultura, situação do momento e experiência dos envolvidos com o trabalho. A estratégia “brota” durante o desenvolvimento de projetos, ou mesmo durante processos como o de vendas.
    As abordagens que compartilham a estratégia emergente são a “evolucionária” e a “processual”.
    A abordagem evolucionária pode ser definida de certa forma como “fatalista”, ela delega todo o poder ao mercado, sendo ele quem escolhe (como na seleção natural de Darwin) as organizações que sobreviverão. Muito pouco é depositado na habilidade da alta gerência em planejar e agir racionalmente.
    A recomendação dos defensores dessa abordagem é a de manter a organização “saudável”, ou seja, manter os custos baixos, para estar pronta para os impactos do mercado, também recomenda investir em uma série de diferentes iniciativas analisando rapidamente seus retornos e cancelando as que não derem frutos.
    A abordagem processual prega que a estratégia emerge de um complexo conjunto de relações interpessoais de dependência e poder, estabelecidas entre os gerentes da organização. Os resultados dessas relações leva a empresa a assumir determinados rumos que podem vir a ser positivos. Para os processualistas, a estratégia deliberada é apenas um impulso, algo que anime os gerentes a agir, contudo, o seu conteúdo pouco tem a ver com a realidade e independente do seu detalhamento. Por fim, a estratégia real emerge dessas relações.
    Em suma, os processualistas valorizam a existência de um plano, como algo motivador para os gerentes, todavia desconsideram o valor do seu conteúdo, uma vez que são as complexas relações existentes dentro da organização que definirão de fato as estratégias (emergentes) a serem desenvolvidas.
    A estratégia deliberada
    As abordagens “clássica” e “sistêmica” ocupam o extremo esquerdo desta linha que defende a geração deliberada da estratégia, ou seja, a estratégia como um plano oriundo dos altos escalões da empresa, que, como generais posicionados à uma distância segura do campo de batalha, porém, com uma visão privilegiada, ditam detalhadamente as ações a serem tomadas, ações que são, por sua vez, repassadas ao longo de uma cadeia hierárquica bem definida.
    A geração deliberada da estratégia, principalmente na abordagem clássica possui origens também na economia no que tange à otimização racional. Segundo Whittington (2002), a abordagem trouxe para as organizações uma imagem que pode ser chamada de “homem econômico racional”, ou seja, um único indivíduo empreendedor agindo com perfeita racionalidade para maximizar a “sua” vantagem econômica. Esta imagem é a essência filosófica para seus pressupostos.
    Segundo o autor, o poder de sedução da geração deliberada da estratégia reside na promessa de que o sucesso pode ser dirigido pela técnica e distanciado da execução.
    Fonte: http://www.kerber.com.br/texto.php?ID=349
  • Gabarito Correto B.
    Estratégia Pretendida: É a estratégia que surge na empresa, pensada e estudada para aquele padrão ser sempre seguido. Ainda não se sabe se ela será ou não posta em prática, mas ela foi pensada.

    Estratégia Realizada: Não tem erro, foi a estratégia que foi posta em prática. Simples assim.
    A estratégia que foi posta em prática tem 2 caminhos:
     Deliberada: A que foi previamente pensada, a estratégia pretendida a caminho da realização.
    Emergente: Estratégia que surgiu fora da empresa e acabou sendo realizada. Ou um padrão não pensado, que não foi planejado, mas acabou virando um padrão. 
    A estratégia não realizada foi a pensada que não seguiu em frente. Por qualquer razão que seja.

    A questão nos diz que a estratégia surgiu fora da empresa (amiga recém-chegada de Saint Tropez mostrou um jeans mais claro) e foi decidido implementar. Como não foi planejada, surgiu externamente, é uma estratégia emergente.




    Bons estudos!!!
  • Para complementar os estudos e memorizar achei interessante a explicação pelo aúdio na CBN.
    Bons estudos pessoal !

    http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/carlos-julio/2013/04/12/A-DIFERENCA-ENTRE-ESTRATEGIA-DELIBERADA-E-EMERGENTE.htm


  • Essa questão será comentada completamente pelo livro do Mintzberg, “O Processo da Estratégia”.

    Começo a explicação com uma imagem do livro dele, que já dá uma ideia bastante boa do que é cada estratégia.

    O Mintzberg falou dos famoso 5 P’s da estratégia. Que seria, estratégia como:

    – Plano
    – Pretexto
    – Padrão
    – Posição
    – Perspectivas

    Esses tipos de estratégia são tratadas na P de Padrão, ou seja, estratégia como um padrão, uma consistência sejam elas pretendidas ou não. É o tipo de estratégia que a Coca-cola adota ao dizer em seus PDV’s, por exemplo, a ordem exata em que as latas tem que estar. Você nota que, olhando da esquerda para a direita, sempre as Coca-colas estão primeiro, logo após a Coca-zero, depois o Sprite e depois as fantas (não lembro se essa a ordem, mas reparem que sempre está na mesma ordem, nos grandes PDV’s). Sempre nesse padrão. Isso identifica a estratégia como um padrão, uma consistência no comportamento.

    Tendo isso, identificamos os tipos de estratégias, de padrões que podem existir de acordo com a figura.

    – Estratégia Pretendida: É a estratégia que surge na empresa, pensada e estudada para aquele padrão ser sempre seguido. Ainda não se sabe se ela será ou não posta em prática, mas ela foi pensada.
    – Estratégia Realizada: Não tem erro, foi a estratégia que foi posta em prática. Simples assim.

    A estratégia que foi posta em prática tem 2 caminhos:

    – Deliberada: A que foi previamente pensada, a estratégia pretendida a caminha da realização.
    – Emergente: Estratégia que surgiu fora da empresa e acabou sendo realizada. Ou um padrão não pensado, que não foi planejado, mas acabou virando um padrão.

    A estratégia não realizada foi a pensada que não seguiu em frente. Por qualquer razão que seja.

    Na questão ele nos diz uma estratégia que surgiu fora da empresa e eles decidiram implementar. Como não foi planejada, surgiu externamente, é uma estratégia emergente.

    RESPOSTA LETRA B

    http://admcomentada.com.br/transpetro2011/52-cesgranrio-transpetro-administrador2011/

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Thuanny Paula Santos

    O caso em tela apresenta um exemplo de ESTRATÉGIA EMERGENTE.

     

    estratégia emergente é aquela que nasce naturalmente dos processos, cultura, situação do momento e experiência dos envolvidos com o trabalho. A estratégia surge durante o desenvolvimento de projetos, ou mesmo durante processos como o de vendas.

    Percebe-se que o empresário não programou vender um novo produto revolucionário, isso ocorreu de forma inusitada. A questão menciona que a estratégia surgiu fora da empresa e eles decidiram implementar. Como não foi planejada, surgiu externamente, é uma estratégia emergente.

     

    Sobre as demais alternativas, estão incorretas, pois possuem conceitos divergentes do exposto na questão. Observe abaixo.

     

    Na ESTRATÉGIA DELIBERADA a empresa antecipa os acontecimentos do meio ambiente e desenvolve um plano de ação prévio para responder a esses eventos de forma a maximizar os seus resultados. É uma estratégia que foi previamente pensada, a estratégia pretendida a caminho da realização.

     

    ESTRATÉGIA PRETENDIDA é aquela que surge na empresa, pensada e estudada para aquele padrão ser sempre seguido. Ainda não se sabe se ela será ou não posta em prática, mas ela foi pensada. Note que existe a pretensão de colocá-la em prática, mas ainda não é certeza se acontecerá.

    ESTRATÉGIA REALIZADA, o nome já diz, é a estratégia que foi posta em prática. 

    ESTRATÉGIA NÃO REALIZADA foi aquela estratégia pensada que não seguiu em frente. Por qualquer razão que seja.

    Portanto, alternativa B.

  • LETRA B

    emergente.