Essa questão será comentada completamente pelo livro do Mintzberg, “O Processo da Estratégia”.
Começo a explicação com uma imagem do livro dele, que já dá uma ideia bastante boa do que é cada estratégia.
O Mintzberg falou dos famoso 5 P’s da estratégia. Que seria, estratégia como:
– Plano
– Pretexto
– Padrão
– Posição
– Perspectivas
Esses tipos de estratégia são tratadas na P de Padrão, ou seja, estratégia como um padrão, uma consistência sejam elas pretendidas ou não. É o tipo de estratégia que a Coca-cola adota ao dizer em seus PDV’s, por exemplo, a ordem exata em que as latas tem que estar. Você nota que, olhando da esquerda para a direita, sempre as Coca-colas estão primeiro, logo após a Coca-zero, depois o Sprite e depois as fantas (não lembro se essa a ordem, mas reparem que sempre está na mesma ordem, nos grandes PDV’s). Sempre nesse padrão. Isso identifica a estratégia como um padrão, uma consistência no comportamento.
Tendo isso, identificamos os tipos de estratégias, de padrões que podem existir de acordo com a figura.
– Estratégia Pretendida: É a estratégia que surge na empresa, pensada e estudada para aquele padrão ser sempre seguido. Ainda não se sabe se ela será ou não posta em prática, mas ela foi pensada.
– Estratégia Realizada: Não tem erro, foi a estratégia que foi posta em prática. Simples assim.
A estratégia que foi posta em prática tem 2 caminhos:
– Deliberada: A que foi previamente pensada, a estratégia pretendida a caminha da realização.
– Emergente: Estratégia que surgiu fora da empresa e acabou sendo realizada. Ou um padrão não pensado, que não foi planejado, mas acabou virando um padrão.
A estratégia não realizada foi a pensada que não seguiu em frente. Por qualquer razão que seja.
Na questão ele nos diz uma estratégia que surgiu fora da empresa e eles decidiram implementar. Como não foi planejada, surgiu externamente, é uma estratégia emergente.
RESPOSTA LETRA B
http://admcomentada.com.br/transpetro2011/52-cesgranrio-transpetro-administrador2011/
GAB: LETRA B
Complementando!
Fonte: Thuanny Paula Santos
O caso em tela apresenta um exemplo de ESTRATÉGIA EMERGENTE.
A estratégia emergente é aquela que nasce naturalmente dos processos, cultura, situação do momento e experiência dos envolvidos com o trabalho. A estratégia surge durante o desenvolvimento de projetos, ou mesmo durante processos como o de vendas.
Percebe-se que o empresário não programou vender um novo produto revolucionário, isso ocorreu de forma inusitada. A questão menciona que a estratégia surgiu fora da empresa e eles decidiram implementar. Como não foi planejada, surgiu externamente, é uma estratégia emergente.
Sobre as demais alternativas, estão incorretas, pois possuem conceitos divergentes do exposto na questão. Observe abaixo.
Na ESTRATÉGIA DELIBERADA a empresa antecipa os acontecimentos do meio ambiente e desenvolve um plano de ação prévio para responder a esses eventos de forma a maximizar os seus resultados. É uma estratégia que foi previamente pensada, a estratégia pretendida a caminho da realização.
A ESTRATÉGIA PRETENDIDA é aquela que surge na empresa, pensada e estudada para aquele padrão ser sempre seguido. Ainda não se sabe se ela será ou não posta em prática, mas ela foi pensada. Note que existe a pretensão de colocá-la em prática, mas ainda não é certeza se acontecerá.
A ESTRATÉGIA REALIZADA, o nome já diz, é a estratégia que foi posta em prática.
A ESTRATÉGIA NÃO REALIZADA foi aquela estratégia pensada que não seguiu em frente. Por qualquer razão que seja.
Portanto, alternativa B.