– Diferenciação: O investimento da empresa passa mais para passar uma imagem, uma ideia de que seu produto é melhor, é diferenciado. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, pós-venda, pesquisa de mercado e na qualidade dos produtos são bastante pesados, para passar esse conceito de ser o melhor produto para o consumidor.
– Liderança em custo: Aqui a preocupação da empresa é ter o produto mais barato do mercado. Não se preocupa tanto com serviços agregados, como o pós-venda e concentra seus esforços na eficiência produtiva. Empresas que adotam essa estratégia costumam ter uma produção bastante alta, pois assim conseguem diminuir seus custos de produção unitários, gerando preços altamente atrativos.
Essas duas estratégias as empresas buscam abranger todo o mercado. Ser a líder em custo para todo o mercado ou ser o produto com maior diferenciação do mercado. A diferença dessas duas para o “Foco” é simplesmente a abrangência. Podemos ter o:
– Foco na diferenciação: A empresa adota todas as estratégias da diferenciação, porém atua somente em um nicho, um segmento de mercado específico.
– Foco nos custos: A empresa adota todas as estratégias da liderança em custo, porém atua somente em um nicho, um segmento de mercado específico.
Dito isso, vamos para a questão. Ela já nos diz que a empresa está com a estratégia de liderança em custo e que está centralizando sua produção de cada continente para produzir muito mais tendo um ganho de custos pelo tamanho da produção.
Independente do tipo de custo que a empresa utilize, quanto maior a escala de produção, ou seja, quanto maior o número de produtos fabricados, menor será o custo de produção unitário. Pela capacidade da empresa barganha com os fornecedores, por comprar grandes quantidades; ou por diluir mais os custos fixos entre os produtos; ou por cada produto precisar levar uma margem de contribuição menor. O nome desse fenômeno é ganho de escala.
RESPOSTA LETRA E
http://admcomentada.com.br/transpetro2011/55-cesgranrio-transpetro-administrador2011/