conforme o autor, haveria cinco disciplinas fundamentais para a constituição de organizações capazes de aprender generativa e adaptativamente:
• Domínio pessoal: entendido como a capacidade de os indivíduos da organização esclarecerem e buscarem a efetivação de suas aspirações pessoais; possibilita esclarecer a visão pessoal e o significado e importância do aprendizado para cada funcionário.
• Modelos mentais: identificados como as ideias profundamente arraigadas, generalizações e imagens que influenciam a visão de mundo e os comportamentos pessoais.
• Objetivo comum: considerado como a busca de imagens do futuro que promoveriam o engajamento dos membros da organização.
• Aprendizado em grupo: considerado como decorrente da capacidade de reconhecer os padrões de interação entre integrantes de um grupo capazes de favorecer ou dificultar o desempenho conjunto.
• Raciocínio sistêmico: definido como a estrutura conceitual, cujo objetivo seria tornar clara a visão de conjunto, a partir da qual as alterações necessárias à melhoria da organização seriam identificadas.
prof. Ribas - PAG 147
Essa questão aborda as cinco disciplinas estudadas por Peter Senge. Segundo ele, “disciplina significa um conjunto de técnicas que devem ser estudadas e dominadas para serem postas em prática”. Vamos ver do que se trata cada uma dessas disciplinas:
Domínio Pessoal “O que distingue as pessoas com alto grau de domínio pessoal é que elas desenvolveram um grau maior de comunicação entre o consciente e o subconsciente.” As pessoas com essa habilidade pensam mais no resultado desejado do que no caminho e nos obstáculos para alcançá-lo.
Modelos mentais “são ideias profundamente arraigadas, generalizações ou mesmo imagens que influenciam nosso modo de encarar o mundo e nossas atitudes.” “Eles modelam nosso modo de agir.”
Visão compartilhada (ou objetivo comum) “As pessoas criam um sentimento de coletividade que permeia a organização e dá coerência às diversas atividades”
Aprendizagem em Grupo “é o processo de alinhamento e desenvolvimento da capacidade de um grupo criar os resultados que seus membros realmente desejam. Ele se desenvolve a partir da criação de um objetivo comum e também do domínio pessoal, pois equipes talentosas são formadas por indivíduos talentosos. Mas objetivo e talento não são suficientes. O mundo está cheio de equipes formadas por indivíduos talentosos que compartilham um objetivo por algum tempo, e no entanto, não conseguem aprender.” É aí que entra a aprendizagem em grupo, a sinergia.
Raciocínio Sistêmico “é a quinta disciplina, pois é a disciplina que integra as outras quatro, fundindo-as num conjunto coerente de teoria e prática, evitando que elas sejam vistas isoladamente como simples macetes ou o último modismo para efetuar mudanças na organização. Reforçando cada uma delas, o raciocínio sistêmico está sempre nos mostrando que o todo pode ser maior que a soma das partes.”
Em suma, “o raciocínio sistêmico precisa das outras quatro disciplinas: objetivo comum para conseguir engajamento a longo prazo; modelos mentais para detectar as falhas na nossa maneira atual de ver o mundo; aprendizado em grupo para que as pessoas possam enxergar além dos limites das suas perspectivas pessoais; e domínio pessoal para nos motivar a pesquisar continuamente como as nossas ações afetam o mundo em que vivemos”.
Agora que sabemos do que se trata cada uma das disciplinas, vemos que a descrição do enunciado se refere a modelos mentais.
RESPOSTA LETRA D
Essa questão foi resolvida com base no seguinte artigo.
http://admcomentada.com.br/transpetro2011/60-cesgranrio-transpetro-administrador2011/