SóProvas


ID
464089
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em aplicações distribuídas, dois modelos usados são o cliente/servidor (cliente-server, C/S) e o ponto a ponto (peer-to-peer, P2P). Nesse contexto, analise as afirmações abaixo.

I - Assim como no modelo C/S, no modelo P2P, qualquer nó pode iniciar uma conexão com qualquer outro nó.

II - Diferente do modelo C/S, o modelo P2P se caracteriza por apresentar a mesma largura de banda nas conexões entre dois nós quaisquer da rede.

III - Processamento relativo à sincronização e à comunicação entre nós pode sobrecarregar tanto uma rede C/S quanto uma rede P2P.

IV - No modelo P2P, uma rede pode comportar nós chamados superpontos (super-peers), que agem de maneira similar aos nós servidores em uma rede C/S.

São corretas APENAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I - Assim como no modelo C/S, no modelo P2P, qualquer nó pode iniciar uma conexão com qualquer outro nó. 
    Errado. No modelo C/S somente o cliente pode inicar uma conexão.

    II - Diferente do modelo C/S, o modelo P2P se caracteriza por apresentar a mesma largura de banda nas conexões entre dois nós quaisquer da rede.
    Errado. O modelo P2P pode apresentar largura de banda diferente nas conexões entre dois nós quaisquer da rede.
  • Fernanda,

    Não achei embasamento para concordar com a afirmativa III. Tu conseguiste?
  • Eduardo,
    Não consegui. Fui por eliminação mesmo.
  • Quanto ao item III, "Processamento relativo à sincronização e à comunicação entre nós pode sobrecarregar tanto uma rede C/S quanto uma rede P2P. ", está certo porque:

    1. Por serem da arquitetura distribuída, deve haver comunicação entre diferentes nós da rede, logo pode haver saturação dependendo da operação;

    2. Não está comparando Fat-Client com Thin-Client, que nesse caso, considerando uma mesma operação, a saturação pode não ocorrer na mesma rede nem com a mesma intensidade.
  • Buscando mais informações sobre super-pontos (super-peers) em redes P2P, encontrei essa definição, atestando que a alternativa IV está correta:

    ".. diante do fato de que as redes P2P serem compostas por um número elevado de nós com capacidades (processamento, banda de rede, etc) bastante heterogêneas e possuírem um comportamento altamente dinâmico (os nós entram e deixam a rede constantemente), novos modelos têm sido propostos para lidar com essas características, onde nós com melhores recursos desempenham funções especiais [Yang 2001]. Esses nós são chamados super-peers e atuam como servidores para um conjunto de clientes e como um nó igual a outros em uma rede de super-peers."

    Espero te contribuído!

  • Aqui ninguém não sabem a resposta