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ID
464098
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na Engenharia de Software, há diversos modelos de ciclo de vida, definidos com variados níveis de formalidade. O modelo

Alternativas
Comentários
  • a) cascata (ou clássico) é adequado para controlar riscos e requisitos voláteis durante o desenvolvimento do sistema.
    Errada. 
    É um modelo linear em que cada passo deve se completado antes que o próximo passo possa ser iniciado.
    É orientado a documentação.

    c) prototipagem descartável é adequado para descartar a fase de levantamento de requisitos do sistema a ser desenvolvido.
    Pequenas versões prototípicas são disponibilizadas ao clientes para avaliação
    - Porém, o objetivo aqui é entender e clarificar os requisitos do sistema
    - Deve-se começar com os requisitos mais difíceis e menos compreendidos
    - Ao final, descarta-se o protótipo e a implementação do software continua

    É útil para sistemas grandes e complicados, e quando o cliente não sabe exatamente o que quer
    Protótipos descartáveis podem ser aplicados no contexto de qualquer modelo de processo.
  • Prototipagem é a tarefa de fazer protótipos.Quando um cliente recebe um protótipo claro ele tem acesso a um sistema entendível dos requisitos levantados por ele.A prototipagem também define o  ambiente  de desenvolvimento como a interface e a arquitetura do projeto.
  • e) espiral é inadequado quando são necessários o uso de protótipos durante a validação do sistema e o reúso de software.

    Justamente o contrário!
    O modelo espiral adapta-se muito bem ao uso de protótipos durant a validação (estamos construindo o produto certo?) do sistema.
  • Gabarito: D

    Existem dois tipos, basicamente, de Prototipação.

    1. Prototipação Evolucionária

    - O objetivo é trabalhar junto aos clientes para evoluir o sistema a partir de uma especificação inicial resumida

    - Entregar resultado o mais rápido possível

    - Deve começar com requisitos mais bem compreendidos

    - Novas funcionalidades são adicionadas à medida que o cliente as propõem

    - Aplicável em sistemas pequenos ou médios com curto tempo de vida

    Desvantagens:

    - Falta de visibilidade do progresso

    - O sistema está sempre evoluindo, nunca está “terminado”

    - Os sistemas acabam tornando-se pobremente estruturados

    - Habilidades especiais (ex: linguagens de prototipação rápida, ferramentas visuais, etc.) podem ser necessárias

    2. Prototipação Descartável

    - Assim como na prototipagem evolucionária, pequenas versões prototípicas são disponibilizadas ao clientes para avaliação

    - Porém, o objetivo aqui é entender e clarificar os requisitos do sistema

    - Deve-se começar com os requisitos mais difíceis e menos compreendidos

    - Ao final, descarta-se o protótipo e a implementação do software continua

    É útil para sistemas grandes e complicados, e quando o cliente não sabe exatamente o que quer

    Protótipos descartáveis podem ser aplicados no contexto de qualquer modelo de processo

    Estes termos não são utilizados diretamente pelo Pressman ou Sommerville, mas, não obstante, é o que as bancas organizadoras utilizam, e é o que você deve saber para fins de concurso.

    Espero ter ajudado.

  • Alguém poderia explicar a B?

     

  • Mario Verdibello, o  modelo codifica remenda é o pior modelo, ou para muitos professor, nem é considerado modelo de ciclo de vida, pois a codificação do software é realizado quase sem técnica alguma, pois a cada vez que encontramos um erro no código, remendamos ele de qualquer jeito, sem documentação alguma. Espero ter explicado !

  • Como suspeitei desde o principio, não da para considerar a letra B como modelo de ciclo de vida de software Mario Verdibello.

     

    " Não documentado por muitos autores, pois não é um modelo, é empírico. Vai direto para desenvolvimento sem planejamento e analise resultando em novas codificações para ajustes e correções. Mas precisa ser mencionado por de fato ocorre em muitas equipes de desenvolvimento"

     

    FONTE: https://felipelirarocha.wordpress.com/2012/04/15/diversos-modelos-de-desenvolvimento-de-software-resumo/