SóProvas


ID
464104
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O relógio de um processador consiste em um dispositivo que tem como finalidade sincronizar e cadenciar (controlar a velocidade) as ações executadas por essa unidade. Em cada ciclo (intervalo de tempo entre o início da subida/ descida de um pulso até o início de sua descida/subida), uma ação é realizada pelo processador.
Se o intervalo de tempo entre duas ações consecutivas de um processador é igual a 2 nanossegundos, qual será a sua frequência em Gigahertz (GHz)?

Alternativas
Comentários
  • Se o intervalo entre duas ações é de 2 nanossegundos, então 1 ciclo leva 2 nanossegundos. Assim, a frequência é de 1 ciclo por 2 nanossegundos:

    1 / 2 * (10 ^ -9) hertz =

    0,5 * 10 ^ 9 hertz =

    0,5 giga hertz
  • Ciclo de Operação


    Cada um destes intervalos regulares de tempo é delimitado pelo início da descida do sinal, equivalendo um ciclo à excursão do sinal por um "low"e um "high" do pulso.

    O tempo do ciclo equivale ao período da oscilação. A física diz que período é o inverso da freqüência. Ou seja,
    P = 1 / f.
    A freqüência f do clock é medida em hertz. Inversamente, a duração de cada ciclo é chamada de período, definido por P=1/f (o período é o inverso da freqüência).

    Por exemplo, se f = 10 hz logo P = 1/10 = 0,1 s.

    1 Mhz (1 megahertz) equivale a um milhão de ciclos por segundo. Sendo a freqüência de um processador medida em megahertz, o período será então medido em nanosegundos, como vemos no exemplo abaixo:
    f = 10 Mhz = 10 x 10
    6 hz
    P = 10 / 10
    6 = 100 ns (1 nanosegundo).

    (http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/rmano/comp0clk.html)


     

  • Sendo o período (tempo) inverso da frequência (quantidade de vezes num determinado tempo), temos nesta questão o período (2 X 10-9) - essa relação entre período e frequência se aprende nas aulas de física do Ensino Médio :)
    Denominemos p = período e f = frequência.
    Necessário também saber que MEGA = 109 e NANO = 10-9.
    Continuando pelo raciocínio da relação de p e f (o qual queremos obter): f = 1 / p  f = 1 / (2 X 10-9) f = 0.5 X 109 - necessário entender um pouco de propriedades de potências