SóProvas


ID
464236
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Lei Societária, após as alterações feitas até 2010, define, com clareza, por meio da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), o conceito de Lucro Líquido, estabelecendo os critérios de classificação de certas despesas, inclusive do Imposto de Renda e das participações, quando for o caso.
O Lucro ou Prejuízo Líquido apurado na DRE é o denominado

Alternativas
Comentários
  •  O Lucro ou Prejuízo apurado no final da DRE é o lucro ou prejuízo do capital próprio, ou seja dos proprietários ou acionistas da empresa.
  • Pode até ser dos acionistas, mas que o lucro ou prejuízo apurado na DRE é também econômico, ah isso é verdade. Portanto, a letra C estaria correta também. Alguém poderia ajudar?
  • Sim, Tomate, também é econômico...
    Porém, o examinador pediu a letra da lei.
  • Gente, o Lucro na DRE não é ECONÔMICO e sim CONTÁBIL.
    O conceito de "econômico" está ligado com o EVA.

    Essa questão saiu do Manual de Contabilidade Societária e lá está escrito exatamente dessa forma: que se o lucro/prejuízo já diminuiu o IR, CS, Participações o que sobra é dos acionistas.

    Bons estudos!
  • "A Demonstração do Resultado do Exercício tem por objetivo evidenciar asituação econômicada entidade em um determinado período por meio da apuração do resultado do exercício (lucro ou prejuízo)". (grifou-se).


    Trecho retirado do Livro Contabilidade Geral do Professor José Jayme Moraes Junior, página 287. Vejam que a DRE não apura o Resultado Econômico, Mas sim evidenciação da SITUAÇÃO ECONÔMICA.