SóProvas


ID
466030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

     Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta coma organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto)de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento;microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.

Luis Carlos Lopes. A informação e os arquivos. Teorias e práticas. Niterói: Ed UFF, 1996, p. 70-1 (com adaptações).

A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes itens.

Documentos técnicos e científicos, tais como os citados no texto, são aqueles acumulados — produzidos e(ou) recebidos — no âmbito do desenvolvimento das atividades-fim de uma instituição.

Alternativas
Comentários
  • É um arquivo especializado que não deixa de ser arquivo. Mais uma classificação.


    arquivo especializado

    Arquivo(2) Arquivo(2) cujo Arquivo(2) acervo tem uma acervo ou mais características comuns, como natureza, função ou

    atividade da entidade produtora, entidade produtora tipo, conteúdo, suporte ou suporte data dos documentos, entre


    Arquivo especial — suporte

    Arquivo especializado — decorre da produção do conhecimento humano

  • "Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características:(...) não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo".

    Vanessa, o Cespe, nesta questão está cobrando o conceito de que todos os documentos acumulados em função das atividades de um órgão são seus documentos de arquivo, tanto os da atividade-meio, quanto fim. Na prática, o conceito de documento de arquivo é aplicado, no Brasil, somente aos da área meio, mas essa prática é incorreta conforme a teoria arquivística.
    Sangue nos olhos!
  • No texto se afirma uma coisa é na questão o gabarito vai no contra