-
De acordo com o livro 'Os fundamentos da disciplina arquivística':
"No segundo grau, o princípio da proveniência exige que todos os documentos de um fundo de arquivo ocupem um determinado lugar que tem de ser respeitado ou restabelecido, caso a ordem primitiva ou a ordem original tenha sido modificada por qualquer razão. [...] o princípio da proveniência, em termos do segundo grau, é essencial para um valor de testemunho completo, apesar de a existência do fundo de arquivo não depender dele."
Ou seja, a questão misturou os conceitos. O princípio a qual os arquivos devem conservar o arranjo original é o da ordem primitiva.
-
É o princípio da Ordem original e não o da reversibilidade!!!
-
Segue os dois principios, segundo o DICIONÁRIO BRASILEIRO DE TERMINOLOGIA ARQUIVÍSTICA.
Princípio do respeito à ordem original: Princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva,pessoa ou família que o produziu.
Princípio da reversibilidade Princípio segundo o qual todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido, se necessário.
-
Princípio da ordem original/ordem primitiva = 2° nível de aplicação do princípio da proveniência. O arranjo dado pela entidade que o produziu deve ser conservado.
Princípio da reversibilidade = todo procedimento ou tratamento arquivístico pode ser revertido.
-
Gab: Errado
Q50405
Ano: 2009
Banca: CESPE
Órgão: ANTAQ
Prova: Analista Administrativo - Arquivologia
É possível distinguir dois níveis dos postulados fundamentais do princípio da proveniência: um primeiro nível, que consiste em não se misturar a documentação de diferentes fundos, e um segundo nível, que se baseia em não se misturar a documentação das diferentes unidades que compõem o fundo, mantendo sua estrutura orgânica original. CERTO
-
O Princípio da Reversibilidade diz que os arquivos não podem ser submetidos a qualquer tratamento ou procedimento que não possa ser revertido.
Gab errado