SóProvas


ID
466165
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

         Em 1989, por ocasião da II Conferência Européia de Arquivos, Francis Blouin falou sobre o crescente interesse dos arquivistas europeus e norte-americanos em retomar e adaptar a diplomática aos documentos modernos. Como recomendação dessa conferência, foi estabelecido que o desenvolvimento de uma moderna diplomática seria promovido por meio da pesquisa sobre a tipologia de documentos e os procedimentos de criação de documentos das instituições contemporâneas. 

Rosely Rondinelli. Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos. Rio de Janeiro: FGV, 2002, p. 45-6. (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir, que se referem a tipologias documentais e suportes físicos.

Atos enunciativos, como estatutos, avisos, convênios e acórdãos, esclarecem questões vazadas em outros documentos, determinando a execução.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA

     

    ATOS ENUNCIATIVOS/OPINATIVOS -  Expõe, exprime, profere - logo nenhum deles.

     

    estatuto - normativo

    acordão - normativo

    avisos - informativos

    convênio - pactuais

     

     

  • Gabarito: errado

     

    Espécie dos Arquivos

     

    1. Atos normativos: expedidos por autoridades administrativas, com a finalidade de dispor e deliberar sobre matérias específicas. Como exemplos podem ser citados medidas provisórias, decretos, estatutos, regimentos, regulamentos, resoluções, portarias, instruções normativas, acórdãos e leis.


    2. Atos enunciativos: são aqueles de caráter opinativo, que esclarecem os assuntos, visando a fundamentar uma solução. Exemplos desta espécie documental são os pareceres, os relatórios e os votos.


    3. Atos de assentamento: são os configurados por registros, consubstanciando assentamento sobre fatos ou ocorrências. Exemplos: apostilas, atas, termos.

     

    4. Atos comprobatórios: são documentos que comprovam assentamentos, decisões etc. Como o próprio nome sugere, são direcionados a certificar ou atestar determinadas situações. Temos como exemplo: traslados, certidões, atestados, cópias autênticas ou idênticas.

     

    5. Atos de ajuste: são representados por acordos em que a Administração Pública Federal, Estadual ou Municipal é parte. Exemplos desta espécie de documentos: tratados, convênios, contratos, termos aditivos.


    6. Atos de correspondência: objetivam a execução dos atos normativos em sentido amplo. Temos como exemplos: avisos, cartas, ofícios, memorando, mensagem, edital, intimação, notificação, telegrama, telex, telefax, alvará e circular.

     

    Fonte: Arquivologia Facilitada - Leonardo Reis e João Tiago.

  • São opinativos/enunciativos e esclarecem questões contidas em outros documentos, cujo conteúdo vai fundamentar uma resolução: pareceres, informações, relatórios, votos e despachos interlocutórios.

     

    BELLOTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e tipológica de documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo Público da Cidade de São Paulo, 2002