SóProvas


ID
466171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da teoria e da prática de arranjo e descrição em arquivos permanentes, julgue o item.


O princípio da santidade defende que se deve respeitar o órgão de origem, não deixando que seus documentos se misturem com os de outro órgão.

Alternativas
Comentários
  • Princípios arquivísticos

      Além do princípio da Proveniência, existem outros princípios da Arquivo­logia. Destacaremos, de forma resumida, os mais importantes, que são:

      a) Princípio da organicidade – as relações administrativas espelham-se nos conjuntos documentais.

      b) Princípio da unicidade – os documentos de arquivo preservam seu caráter único, em função de seu contexto de produção

    c) Princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística – os fundos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido.

      d) Princípio da cumulatividade – o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

      e) Princípio do respeito à ordem original – o arquivo deve conservar o arranjo dado pela entidade produtora.

      (Fonte: BELLOTTO, Arquivos permanentes: tratamento documental)


    Errado.

  • PRINCÍPIO DA CUSTÓDIA INTACTA OU SANTIDADE
    – Respeito à ordem dos papéis na primeira e segunda idade.


    https://www.passeidireto.com/arquivo/5588183/arquivologia-1/2
  • QUESTÃO ERRADA

     

    O respect des funds desdobraria -se em dois, que para alguns teóricos, chegam a confundir-se; outros, no entanto, acham que difere concretamente o Provenienzorinzip do Registraturprinzip.

     

    O primeiro é o princípio do respeito aos fundos, significando que o arranjo dos papéis não pode desvincular-se do lugar de onde vieram, devendo ser agrupados de acordo com sua origem.

    Mas aí que entra novo fator: a ordem que tinham os papéis em seus arranjos de primeira e segunda idades.

     

    Neste sentido o segundo princípio, Registraturprinzip seria o da — santidade da ordem original.

    Assim, ademais de não mesclar papéis de uma repartição com os de outra, deveria ser

    respeitado o arranjo interno que estes papéis vieram do órgão de origem

  • Kkkkkkkkkkkkk essa foi a questão mais hilária que já vi do. CESP. ESSA SANTIDADE AI NAO EXISTE. ERRADO
  • Errada!

    " Respeitar o órgão de origem, não deixando que seus documentos se misturem com os de outro órgão" é o conceito do Princípio da Proveniência.

     

    Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

     

    fonte: http://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/tecnico-mpu-administrativa/arquivologia-conceito.html

     

  • Segundo Belloto (2004) tal princípio diz respeito à ordem dos documentos quando na primeira e na segunda idades. Essa “santidade” não seria propriamente a ordem física que os documentos tinham no arquivo corrente e sim o respeito à organicidade, isto é, a observância do fluxo natural e orgânico com que foram produzidos e não propriamente dos detalhes ordenatórios de seu primeiro arquivamento. Princípio do respeito à ordem original: Princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu

  • sANTIDADE?

  • O Princípio da Proveniência diz que os arquivos devem manter sua individualidade, sem se misturar a arquivos de outras origens - Princípio do respeito aos fundos.

    Gab. errado

  • Princípio da santidade da ordem original, ordem primitiva, princípio de registro OU princípio do respeito à ordem original. São todos o mesmo princípio.

    Mas a questão fala de princípio da proveniência.

  • Negativo, o princípio na assertiva é da  Proveniência

    O princípio da santidade defende que se deve respeitar o órgão de origem, não deixando que seus documentos se misturem com os de outro órgão. o Princípio da Ordem Original/Primitiva/Santidade: princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.,

    gabarito letra ERRADO.

  • Gab. E

    O princípio da "santidade da ordem original", também chamado princípio da ordem original, adveio do refinamento pelos arquivistas alemães do final do século XIX da ideia do respect des fonds para comportar a necessidade de não perturbar a ordem interna de cada conjunto de documentos

    Vejam essa questão que nos ajuda a consolidar o conhecimento:

    Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: IPHAN Prova: CESPE - 2018 - IPHAN - Auxiliar Institucional - Área 2

    Com relação aos princípios da arquivologia, julgue o seguinte item.

    Derivado do princípio da proveniência, o princípio da ordem original é também denominado de princípio de respeito à ordem primitiva, princípio de respeito à santidade da ordem original ou de princípio de registro.

    Resp.: C

    Fonte: Uma análise da teoria dos Arquivos 

  • Princípio da santidade... Examinador gosta de uns termos que só estão presentes na nota de rodapé da doutrina minoritária. Como diria a minha mãe: o ó do borogodó.