SóProvas


ID
466180
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da teoria e da prática de arranjo e descrição em arquivos permanentes, julgue o item.


A organização de um arquivo permanente é mais fácil para um historiador se for temática, cronológica ou geográfica. Porém, essa forma de organização dilui, ou até elimina, a percepção da razão de ser do documento.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro está no menosprezo de conceitos. Alguém pode confirmar?

  • Temático= Pertinência. Desuso na ARQUIVOLOGIA. 

    Por entidade= Proveniência. Uso na ARQUIVOLOGIA.

    É muito mais fácil para um historiador, em um ARQUIVO, ir e ver por assunto e temas, como ocorrem nas BIBLIOTECAS. O princípio da proveniência deve permanecer sempre. 

    Bons estudos.

  • CERTO

    A razão de ser do documento (finalidade para a qual foi criado) é dificilmente percebida na fase permanente pois, a razão de ser, está ligada ao valor primário/funcional/administrativo/imediato do documento de arquivo, que não é evidenciado na fase permanente; a fase permanente tem valor secundário/histórico/científico/mediato.

    Segundo Valentini:

    '' • valor primário (ou imediato, ou administrativo) – uso dos documentos pelo órgão de origem (produtor), baseando-se nos fins de sua criação.

    • valor secundário (ou permanente, ou de arquivo, ou mediato) – uso dos documentos pelo órgão produtor e por terceiros, baseando-se em fins diversos daqueles para os quais eles foram gerados. O documento é utilizado como fonte de pesquisa e informação. ''

    Como o colega disse, os fundos (natureza) devem ser sempre respeitados, mesmo na idade permanente.

    Veja outra:

    CESPE/2008/ME/ARQUIVISTA

    A organização de arquivos permanentes por fundos é indispensável no mundo moderno, pois substitui outras formas de organização que não privilegiam a natureza dos documentos de arquivo, tais como assunto, ordem cronológica única, formato ou suporte material.

    CERTO

     

    Espero ter ajudado.

  • Gabarito: Certo

    De acordo com Bellotto:

    "Se o arquivo permanente visa atender ao pesquisador, pode parecer paradoxal que o arranjo esteja baseado na forma administrativa. Para o historiador seria mais fácil que a ordenação fosse temática, cronológica ou geográfica. Entretanto, tal ordenação faria desaparecer ou diluiria a percepção da razão de ser do documento, o que, afinal, o deformaria aos olhos do consulente."

    Fonte: Livro Arquivos Permanentes