SóProvas


ID
466222
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de preservação, conservação e restauração de documentos, julgue o item a seguir.


Jornais e outros documentos impressos em papel de má qualidade devem ser guardados ao abrigo da luz, em temperatura constante que não exceda 18 ºC e sob umidade relativa do ar de no máximo 50%.

Alternativas
Comentários
  • Questões de temperatura até o próprio Cespe já se contradisse inúmeras vezes. 

  • Certo

    Temperatura que não exceda 18° C e umidade de 50% é bom pra guardar vinhos...

  • Essas questões sobre temperatura e umidade relativa do ar são verdadeiros desastres entre as bancas. Cada uma diz uma coisa e o que disse hoje já não vale para amanhã. Eu sempre respondo utilizando o bom senso. 18 graus e UR até 50% é razoável.

  • Os documentos citados pelo enunciado evidenciam susceptibilidade ao processo de deterioração (papel de má qualidade). Sendo assim, acredito que seria mais razoável se eles estivessem conservados longe da luz. Outro problema da questão não foi evidenciar a fonte da luz: SOLAR ou ARTIFICIAL?

    É muito incoerente afirmar que os documentos em papel de má qualidade devem ser armazenados ao abrigo da luz uma vez que essa mesma luz apenas aumentaria o processo de esmaecimento da tinta e enfraquecimento do papel. Seja como for, sigamos...

    ---------

    Apenas para descontrair:

    Ano: 2005 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TRE-MA Prova: CESPE - 2005 - TRE-MA - Técnico Judiciário - Área Administrativa

    Assinale a opção que contém medida preventiva correta que deve ser adotada nos acervos arquivísticos, visando a sua preservação. Resp: B) Devem-se proteger os documentos da incidência da luz solar, que provoca o enfraquecimento do papel.

  • Atividades de Conservação para documentos impressos em papel de acordo com Marilena Leite Paes:

    • Luz: a luz do dia deve ser abolida na área de armazenamento (acelera o desaparecimento de tintas e enfraquece o papel); enquanto a luz artificial, usada com moderação;.
    • Ar seco: enfraquece o papel;
    • Umidade: enfraquece o papel e propicia o mofo;

    ↳ Índice de umidade ideal 45% a 58%

    • Temperatura: constante entre 20°C e 22°C (Cespe já considerou, para papéis, 15°C a 22°C. Seguindo a dica da Serenna, usemos o bom senso!); calor constante destrói as fibras do papel.