SóProvas


ID
467746
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A respeito das concepções de política social, cidadania e direitos
sociais no Brasil, julgue os itens subseqüentes.

A política social possui identidade própria devido à centralidade do papel do Estado no exercício do poder e da tomada de decisão quanto à implementação de ações, em detrimento dos vários segmentos sociais que tentam influir na sua constituição e direção.

Alternativas
Comentários
  • Os seguimentos sociais influenciam na tomada da decisão das políticas sociais, corroborando com idéias e sugestões com o objetivo de alcançar, ou no mínimo tentar alcançar, o atendimento à realidade social.

  • Creio que outro aspecto errado na questão é a centralidade do papel do Estado na questão social, pois sabemos que é devido que o Estado seja o agente provedor da questão social, porém, entidades privadas...ex: Pastoral da Criança...atuam ao lado do Estado buscando promover a efetividade de uma política social.

  • se alguém souber a tradução por favor me avise.

  • Tomadas de decisões pelo Estado de forma descentralizada e participativa... (não toma decisões sozinho, e geralmente as toma com esses seguimentos sociais dito na questão citada...

  • Acredito que o erro esteja em CENTRALIDADE do Estado...Existe a participação da sociedade etc!
  • Acredito que o problema esteja em "em detrimento", os interesses sociais deveriam conciliar os interesses "dos vários segmentos sociais que tentam influir na sua constituição e direção"

  • acredito que o erro seja "em detrimento", na prova eu certamente deixaria em branco.
  • (X) NUNCA NEM VI.

     

  • PULO !!

  • Cuma????

  • "Traduzindo " : A política social tem característica própria ,a qual se destina ao bem-estar geral da população , diante do papel do poder do Estado de decidir e tomar decisões ,mas não em detrimento (dano moral ou material; prejuízo, perda) dos vários segmentos sociais que tentam influir (atuar,agir )na sua constituição e direção.

    OU SEJA , a política social e vários seguimentos sociais devem atuar em conjunto, não em detrimento ( prejuízo) um do outro .

    Fé na caminhada!

  • A política social possui identidade própria devido à centralidade do papel do Estado no exercício do poder e da tomada de decisão quanto à implementação de ações, em detrimento dos vários segmentos sociais que tentam influir na sua constituição e direção.

    Creio que o trecho "devido à centralidade do papel do Estado no exercício do poder e da tomada de decisão quanto à implementação de ações" está errado porque o Estado não possui o monopólio de realizar ações sociais, muitas entidades privadas e não governamentais efetuam ações de ordem social, que são direitos de segunda geração, e representam ações positivas que o Estado deve fazer. Como bem citado pelo colega Luis Felipe Feijó, a Pastoral da Criança é uma delas, poderia citar também a MSF - Médicos Sem Fronteiras.

    Dessa forma, também está errada a segunda da parte da questão que fala "em detrimento dos vários segmentos sociais que tentam influir na sua constituição e direção", pois o Estado atua na prestação de direitos sociais como a saúde por exemplo, mas isso não impede que outras organizações ou segmentos sociais também o façam.

  • A política social possui identidade própria ... em (FAVOR) e (NÃO EM DETRIMENTO) dos vários segmentos sociais que tentam influir na sua constituição e direção.

    Diante da pluralidade social e a necessidade de amparar a todos os seguimentos com equidade

  • a política social e vários seguimentos sociais devem atuar em conjunto, não em detrimento ( prejuízo) um do outro .

  • CF

    Art. 193. A ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais.

    Parágrafo único. O Estado exercerá a função de planejamento das políticas sociais, assegurada, na forma da lei, a participação da sociedade nos processos de formulação, de monitoramento, de controle e de avaliação dessas políticas.

  • A política social possui identidade própria devido à centralidade do papel do Estado no exercício do poder e da tomada de decisão quanto à implementação de ações, em detrimento dos vários segmentos sociais que tentam influir na sua constituição e direção.ERRADO. ACHO QUE SÃO ESSES DOIS TERMOS QUE TORNAM A QUESTÃO ERRADA.

    A política social possui identidade própria devido à descentralidade do papel do Estado no exercício do poder e da tomada de decisão quanto à implementação de ações, em favor dos vários segmentos sociais que tentam influir na sua constituição e direção.CERTO

    LOGO, POLÍTICAS SOCIAIS SÃO REALIZADAS DE FORMA DESCENTRALIZADAS E EM CONJUNTOS COM VÁRIOS SEGMENTOS SOCIAIS

  • ERRADO!

    Pessoal eu gosto dos comentários e agradeço. Mas peço que se puder colocar bem grande, em caixa alta, o gabarito, seria excelente. Depois justifica.

  • Melhor deixar em branco mesmo. Próxima.

  • O errado foi afirmar que os outros segmentos atuam em (DETRIMENTO= PREJUÍZO) e tentam influir na sua constituição e direção. (Influir no sentido de interferir, induzir a algo)

    Quando na verdade, os outros segmentos ajudam a constituição e realização das funções sociais do Estado.

    Por exemplo as ONGs, as Fundações e instituições de caridade, de saúde etc...

  • A política social possui identidade própria devido à centralidade do papel do Estado no exercício do poder e da tomada de decisão quanto à implementação de ações, pensadas em conjunto com os vários segmentos sociais que buscam contribuir na sua constituição e direção.

    ERRO:

    em detrimento

    tentam influir