SóProvas


ID
467767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Distintas modalidades, bem como diferentes metodologias, podem
ser utilizadas na avaliação de políticas sociais. Acerca desse tema,
julgue os itens de12 a 16.

A avaliação em processo, também denominada avaliação da gestão ou monitoramento, é aquela utilizada freqüentemente na realização de diagnósticos que podem ou não dar origem, na seqüência, às políticas públicas.

Alternativas
Comentários
  • É realizada durante a implementação e, portanto, afeta a organização e as operações. Sua função centra é medir a eficiência de operação do projeto. EM síntese: detectar dificuldades durante a implementação a fim de que sejam corrigidas. (Livro: AVALIAÇÃO DE POJETOS SOCIAIS)

  • Diagnóstico - Avaliação de Impacto

  • A avaliação processual procura detectar, periodicamente, as dificuldades que ocorrem durante o processo, a fim de se efetuarem correções ou adequações. Ela permite identificar os verdadeiros conteúdos do programa, se ele está sendo realizado conforme o previsto, se está atingindo o público-alvo e se os benefícios estão sendo distribuídos corretamente. Acompanhando os processos internos, ela focaliza os fatores que influenciam a implementação, estimulando mudanças, quando necessárias.

    Por intermédio de procedimentos mais céleres, essa avaliação serve de suporte para melhorar a eficiência operativa e a eficácia dos programas, disponibilizando resultados e informações úteis aos gestores e gerentes, mais diretamente voltados às situações contextuais. Seus desenhos adaptam-se ao contexto, ao problema e à abrangência da pesquisa, frequentemente combinando métodos quantitativos e qualitativos: surveys com questionários fechados, entrevistas semiestruturadas ou abertas e observação.

    Conforme Viana (1996), a avaliação de processo diferencia-se da de impacto pelo seu objeto — que é a aferição da adequação entre meios e fins, considerando os aspectos organizacional e institucional, social, econômico e político — e pelo seu objetivo, qual seja, o de permitir a correção do modelo de causalidade e da implementação, visando reorientá-la em função dos objetivos propostos.

     

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122012000500005