Althusser: O Estado se mantem no poder por meio de 2 aparelhos:
Aparelhos IDEOLÓGICOS do Estado: Igreja, Educação (aqui a escola atua, discretamente, conforme orientações do Estado, exercendo um poderio ideológico)
Aparelhos REPRESSIVOS dos Estado: uso da violência, repressão.
Obs.: Althusser argumenta que a escola favorece a formação social capitalista quando pretende sujeitar os indivíduos à ideologia dominante, garantir a reprodução da força de trabalho por meio da reprodução de habilidades, além de garantir a reprodução da submissão às regras da ordem estabelecida dentro desse regime de exploração e repressão.
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2007/anaisEvento/arquivos/CI-204-05.pdf
Gramsci:
Julgava necessário criar um novo intelectual, desta vez coletivo, “orgânico”, capaz em consequência de assentar valores e prioridades próprias do proletariado, sendo elemento integrador de um novo bloco histórico formado pelas classes subalternas.
Os intelectuais de tipo orgânico, ao se desenvolverem, deparam-se com os de tipo "tradicional", herdados de formações histórico-sociais anteriores: clérigos, filósofos, juristas, escritores e outros. Estes intelectuais tradicionais têm um forte sentimento de continuidade através do tempo e veem-se como independentes em relação às classes sociais em luta. De um certo modo, estas últimas tentam capturar para si estes intelectuais tradicionais no processo da luta pela hegemonia. No caso da classe operária, para Gramsci, a luta seria no sentido de afirmar um novo intelectual, não mais afastado do mundo produtivo ou encharcado de retórica abstrata, mas capaz de ser, simultaneamente, especialista e político. Em outras palavras, capaz de exercer uma função dirigente no novo bloco histórico.
https://letrasparaumrio.wordpress.com/2011/11/14/gramsci-o-intelectual-organico/