SóProvas


ID
470146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em clínica psiquiátrica e psicanalítica, a periculosidade refere-se
ao fenômeno clínico da passagem ao ato. Acerca desse fenômeno
clínico, julgue os itens a seguir.

O quadro de desestabilização do sujeito conjugado com um empobrecimento da linguagem, caracterizado pela errância, mutismo, afastamento social, e com presença de fenômenos de transitivismo e mimetismo, cujas marcas são a rivalidade e a agressividade, não implica, necessariamente, risco de passagem ao ato.

Alternativas
Comentários
  • Quando a confrontação com o gozo do Outro que desestabiliza o sujeito conjuga-se com um grande empobrecimento da linguagem, caracterizado por fenômenos de errância, de mutismo, de bizarria, de afastamento social etc., e com fenômenos de transitivismo e mimetismo, próprios ao registro do imaginário, prevalentes na psicose e cujas marcas são a rivalidade e a agressividade, o risco de passagens ao ato deve ser vislumbrado. A passagem ao ato representaria, assim, uma tentativa de cura realizada pelo sujeito que, diante de um encontro dessa ordem e não estando em condições de mobilizar um significante para temperar a perplexidade angustiante que o assalta, lança mão do ato como uma saída possível.

    http://www.psicopatologiafundamental.org.br/uploads/files/revistas/volume03/n4/as_relacoes_entre_psicose_e_periculosidade.pdf