SóProvas


ID
470359
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O gráfico da curva de Phillips de longo prazo, com a taxa de desemprego na abscissa e a taxa de inflação na ordenada, é vertical porque a

Alternativas
Comentários
  • Em macroeconomia, a curva de Phillips é um trade-off entre inflação e desemprego, que permite analisar a relação entre ambos, no curto prazo. Segundo esta teoria quanto mais alta a taxa de desemprego, menor a de inflação, ou seja, menos desemprego pode ser alcançado obtendo-se mais inflação, e vice-versa. Essa relação, entretanto, não é válida no longo prazo, porque não há nenhuma troca significante entre inflação e desemprego, uma vez que a taxa de desemprego é basicamente independente da taxa de inflação conforme outras variáveis vão se alterando.

    A Curva de Phillips é negativamente inclinada no curto prazo. No longo prazo é uma reta vertical. Isso significa dizer que  ação da política econômica não teria efeito sobre a taxa natural de desemprego no longo prazo, gerando apenas inflação. 

    Portanto a resposta correta é a letra B já que a inflação sempre acelerará ou declinará em função da sua expectativa no longo prazo. 
  • No longo prazo a política do governo para aumentar o emprego não teria efeito. E geraria elevação dos preços em função do aumento da demanda por produto seria maior que a do produto, aumentando os preços e não a demanda por trabalho. Assim a expectativa de inflação seria igual a inflação ocorrida. A curva de Phillips só responde efeito de ação da política para o curto prazo.
    • a) produção responde às flutuações da demanda agregada (afirmação correta, mas isso não tem nada a ver com a Curva de Phillips)
    • b) expectativa de inflação tende a igualar a inflação, a longo prazo (correto // por isso que a Curva de Phillips deixou de usar, originalmente, "nível de preços" e passou a utilizar "inflação esperada" a partir do final dos anos 1970)
    • c) demanda agregada na economia não varia. (acontece que a variação da demanda agregada não tem nada a ver com a Curva de Phillips)
    • d) inflação no longo prazo tende a ser declinante não tem comportamento pré-definido.
    • e) taxa natural de desemprego varia com a demanda agregada o PIB potencial.
  • Comentário objetivo:

    >>> Longo prazo = hipótese clássica de produto potencial sem oscilação de desemprego (u = u*)

    Vamos à fórmula (é nela que se encontra a resposta a essa questão):

    π = π(e) - ϵ (u – u*)

    π = π(e) - ϵ (0)

    π = π(e) (expectativa de inflação tende a igualar a inflação, a longo prazo: GABARITO = B)

    Bons estudos!