SóProvas


ID
470368
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A política monetária que adota a regra de um percentual anual constante de expansão da oferta de moeda, moeda esta definida como sendo um certo agregado monetário, NÃO leva à estabilização da renda da economia se

Alternativas
Comentários
  • O BACEN não pode controlar a tx. de juros e o estoque monetário. Ele só pode escolher uma combinação entre eles (dada pela demanda por moeda).

    Se a IS for instável, o BACEN deve centrar na meta monetária (curva LM inclinada), que é a Política Monetária adotada nessa questão.

    Já se a demanda por moeda for a principal fonte de instabilidade na economia, o BACEN deve centrar-se na meta inflacionária (ou seja, a LM seria horizontal).
  • A pergunta informa que haverá incremento de moeda, ou seja, um tipo de política monetária. Se existe aumento de oferta de moeda, o equilíbrio da economia virá conjuntamente se houver aumento do PIB, impostos elevados reduz a demanda e ajuda no controle dos preços. Preços e salários flexiveis promovem negociações para controle. câmbio flutuante tbm. Porém se a demanda por moeda ocorrer demaneira instável quer seja demanda por transação ou por especulação a igualdade entre Oferta e demanda pode gerar instabilidade na renda, com o desequilíbrio monetário entre oferta e demanda monetário.
  • Pelo que entendi, essa questão está relacionada à "Regra Monetária" do monetarismo tipo I de Friedman: Para os monetaristas tipo I, a Política Monetária deve ocorrer de forma a gerar expansões da oferta monetária do mesmo montante que as expansões do PIB, para que o nível de preços se mantenha como um bom indicador de escassezes relativas.  

    Dada a equação: MV = PY*, onde 

    M = Oferta Monetária, definida pelo BC; V = Velocidade de circulação da moeda, definida por fatores institucionais; P = Nível de preços (a tentativa da PM deve ser de mantê-lo constante); Y* = Produto (sempre de pleno emprego)

    Observando a equação, vemos que as únicas variáveis que podem ser alteradas pela PM via regra monetária são a Oferta Monetária e o nível de preços. Assim, a regra monetária sempre funcionaria como mecanismo de controlar a inflação, mas isso dependeria de uma velocidade de circulação da moeda constante ou ao menos previsível.