SóProvas


ID
470389
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No modelo de crescimento econômico de Solow, sem progresso tecnológico, a taxa de crescimento do produto real da economia, no estado estacionário, é igual a(à)

Alternativas
Comentários
  • No chamado ESTADO ESTACIONARIO DE SOLOW, a taxa de crescimento do produto depende apenas da taxa de crescimento tecnológico e da taxa de crescimento da população.

    Sendo que, AS VARIACOES DA TAXA DE POUPANÇA NAO AFETAM a taxa de crescimento no estado estacionário.

    Por outro lado, as variações anteriores da taxa de poupança contribuíram para o atual nível do produto por trabalhador no ESTADO ESTACIONARIO.

    Fonte:

    http://fernandonogueiracosta.files.wordpress.com/2010/02/22-progresso-tecnologico-e-crescimento.pdf
  • No estado estacionário, o crescimento do produto per capita é igual a 0. Porém esse crescimento pode ser alterado por choques como aumento da taxa de investimento (poupança) ou aumento da taxa de crescimento populacional (exemplo, por imigrações).

    Já o produto real cresce à mesma taxa de crescimento da população (o que explica o crescimento zero per capita no estado estacionário). 

    Mas por que alguns países apresentam um crescimento diferente de zero no produto per capita? O modelo explica que caso o país não esteja no estado estacionário, ele apresentará um crescimento (ou queda). Quanto mais próxima do estado estacionário estiver a economia, mais lenta será a taxa de crescimento do produto per capita. 
  • É certo que no modelo a taxa de poupança expande a relação de capital/trabalho e a renda percapta, até a economia atingir o pondo de equilíbrio estável de longo prazo, quando a taxa de crescimento contante e igual ao crescimento demográfico. Podém, uma vez atingido o equilíbrio, o aumento da poupança não influencia mais o crescimento do produto. Na ausência de progresso tecnológico o fluxo circular, será o crescimento demográfico quem determinará o ritmo de crescimento.
  • Não consigo entender o que leva algumas pessoas a atribuir notas muito baixas em questões "muito difíceis" ou "difíceis". Acredito que muitas vezes as pessoas se esqueçam que do outro lado do computador existem pessoas com as mesmas dificuldades.

    Os poucos heróis que ajudam com questões "difíceis" recebem "ruim" e "regular" até mesmo em questões de MATEMÁTICA, onde muitas vezes só existe um caminho possível para o resultado. Querem o quê? Que abram suas cabeças e coloquem o conhecimento dentro, sem nenhum esforço?

    Vocês realmente iriam preferir não ler comentário nenhum? Muitas vezes dou 5 estrelas mesmo que não mereça, apenas para tentar aumentar uma média ridiculamente baixa.

    Desculpem meu desabafo, especialmente aqueles que não precisavam ler isso, mas a situação é realmente revoltante.