SóProvas


ID
470398
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Duas correntes de pensamento procuraram explicar a industrialização brasileira no início do século XX. Uma enfatiza a industrialização induzida pelo excedente da renda, nos bons anos de exportações agrícolas (café); e a outra enfatiza

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, após a crise de 1929, a política de substituição de importações foi implementada com o objetivo de desenvolver o setor manufatureiro e resolver os problemas de dependência de capitais externo
  • A resposta é letra E.
    A corrente cepalina advoga que a principal restrição a industrialização se refere a dificuldade de importar bens de capital, em função de escasez de divisas.
  • Para a corrente CEPALINA a industrialização brasileira deveria se desenvolver a patrir da Política de Substituição por Importações, o que de fato ocorreu. Os motivos que justificariam a sua implantação foram: 1) a deterioração dos termos de troca;  2) os desequilíbrios estruturais do BP; 3) os rendimentos crescentes da indústria; 4) o desemprego; 5) vulnerabilidade externa; 6) economias de escala na indústria. Neste sentido, a alternativa E é a única que aborda um dos motivos citados acima. Os choques de oferta, ocorridos em razão das dificuldades de se importar bens de capital, deteriora os termos de troca do país. Sendo assim seria necessário a implantação de tal política.

    Raul Garcia

  • Teoria dos Choques Adversos - a indústria surgiu no Brasil como uma resposta às dificuldades de importar produtos industriais em determinados períodos.