SóProvas


ID
470752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
OAB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Com relação aos atos processuais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Comparecendo o réu apenas para arguir a nulidade da citação e sendo esta decretada, será considerada feita a citação na data em que for juntado aos autos o mandado de nova citação, devidamente cumprido, com os requisitos legais. ele ou seu advogado for intimado da decisão.

    b) São requisitos da citação por edital, entre outros, a determinação, pelo juiz, do prazo, que variará entre vinte e quarenta  sessenta dias, a partir da data da primeira publicação.

    c) Tratando-se de ações de estado, a citação será feita pelo correio, nas localidades atendidas pela entrega domiciliar de correspondência.
    Art. 222
    A citação será feita pelo correio, para qualquer comarca do País, EXCETO:

    a) nas ações de Estado

    b) qdo for ré a pessoa incapaz

    c) qdo for ré pessoa de direwito público

    d) nos processos de execução

    e) qdo o réu residir em local não atendido pela entrega domiciliar de correspondência.

    d) Para a fixação do termo inicial da contagem de prazo processual, se a comunicação for feita por edital, o prazo para a prática do ato processual terá início a partir do termo final do prazo previsto no próprio edital para aperfeiçoamento da citação. correta
  • Olá amigos,

    A alternativa correta é a letra d);

    Vale lembrar que na citação por edital, o prazo para que o réu ofereça a defesa é de 15 dias, contados do termo final do prazo assinado pelo juiz, que variará entre 20 e 60 dias - prazo no qual o edital ficará afixado na sede do juizo certificado pelo escrivão e publicado pela imprensa, onde houver; 
    Uma boa referência é a do art. 241, inciso V, que assim menciona: "começa a correr o prazo quando a citação for por edital, finda a dilação assinada pelo juiz".

    Espero ter ajudado!
    Abraços.


  • Esclarecimento da letra a): Há 2 motivos que justificam o comparecimento do réu em juízo em função da citação. O primeiro é na ausência da citação, e o comparecimento serve para suprir a falta dela. E há também o comparecimento para arguir a nulidade de citação feita com irregularidade. Essa é considerada feita quando da intimação do julgamento da nulidade, e aquela, no momento da comparecimento perante o orgão julgador.

  • Sobre a letra "a": "Comparecendo o réu apenas para arguir a nulidade da citação e sendo esta decretada, será considerada feita a citação na data em que for juntado aos autos o mandado de nova citação, devidamente cumprido, com os requisitos legais." Errada!

    Art. 214, § 2o Comparecendo o réu apenas para argüir a nulidade e sendo esta decretada, considerar-se-á feita a citação na data em que ele ou seu advogado for intimado da decisão. 

  • Gente, não entendi a redação da letra D, procurei no CPC e não achei esta redação.
    Marquei a letra d porque as anteriores estavam erradas.
    Alguém pode me explicar melhor?
  • Fernanda,

    Acredito que nesse caso a alternativa D quis fazer uma conjugação entre o art 241, V com o art 232, IV. Uma vez findo o prazo para que o réu tome conhecimento do edital, previsto no art 232, IV, incia-se o prazo para contestar confome o art 241, V c/c art 297.

    Acredito que seja isso.
    Bons estudos.

  • Quando a citação se da por edital, o prazo para defesa se inicia apos o decurso do prazo assinado pelo juiz (Art 232, IV CPC). Se o juiz despachou "cite-se por edital com prazo de 60 dias" passados os sessenta dias começa a contar os 15 dias para contestação (Art 241, V c/c 297 do CPC).

    Bons estudos!
  • Entendi, obrigada!

  • OU SEJA, terminou o prazo assinado pelo juiz que este varia de 20 a 60 dias, o réu terá ainda 15 dias após essa dilação (arts. 232, IV  e 241,V)
    • ALTERNATIVA A - ERRADA
    • a) Comparecendo o réu apenas para arguir a nulidade da citação e sendo esta decretada, será considerada feita a citação na data em que for juntado aos autos o mandado de nova citação, devidamente cumprido, com os requisitos legais.
    • Art. 214, §2o Comparecendo o réu apenas para arguir a nulidade e sendo esta decretada, considerar-se-á feita a citação na data em que ele ou seu advogado for intimado da decisão.


    • ALTERNATIVA B - ERRADA
    • b) São requisitos da citação por edital, entre outros, a determinação, pelo juiz, do prazo, que variará entre vinte e quarenta dias, a partir da data da primeira publicação.
    • Art. 232. São requisitos da citação por edital:

      IV - a determinação, pelo juiz, do prazo, que variará entre vinte e sessenta dias, correndo da data da primeira publicação.



    • ALTERNATIVA C - ERRADA
    • c) Tratando-se de ações de estado, a citação será feita pelo correio, nas localidades atendidas pela entrega domiciliar de correspondência.
    • Art. 222. A citação será feita pelo correio, para qualquer comarca do País, exceto:

      a) nas ações de estado.


    • ALTERNATIVA D - CORRETA
    • d) Para a fixação do termo inicial da contagem de prazo processual, se a comunicação for feita por edital, o prazo para a prática do ato processual terá início a partir do termo final do prazo previsto no próprio edital para aperfeiçoamento da citação.
    • Art. 241. Começa a correr o prazo:

      V - quando a citação for por edital, finda a dilação assinada pelo juiz.


  • Alternativa A) Dispõe o art. 214, §2º, do CPC/73, que "comparecendo o réu apenas para arguir a nulidade [da citação] e sendo esta decretada, considerar-se-á feita a citação na data em que ele ou seu advogado for intimado da decisão. Afirmativa incorreta.
    Alternativa B) O prazo a ser determinado pelo juiz, na citação por edital, variará de 20 (vinte) a 60 (sessenta) dias, e não de vinte a quarenta (art. 232, IV, CPC/73). Afirmativa incorreta.
    Alternativa C) Tratando-se de ações de estado, a citação deverá ser pessoal, realizada por meio de oficial de justiça (art. 222, "a", c/c art. 224, CPC/73). Afirmativa incorreta.
    Alternativa D) A afirmativa está de acordo com o previsto no art. 232, IV, do CPC/73. Afirmativa correta.