SóProvas


ID
471118
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No contexto dos seis critérios para avaliar o grau de maturidade no alinhamento estratégico de TI e de negócios, proposto por Luftman (2000), considere:

I. Ter papel de apoio e uma infraestrutura flexível e transparente com os parceiros de negócios e clientes.

II. Avaliar e aplicar efetivamente as tecnologias emergentes.

III. Facilitar e orientar os processos e estratégias de negócios como verdade absoluta.

IV. Prover soluções personalizadas às necessidades dos clientes.

Os itens I, II, III e IV acima se relacionam com maior propriedade à maturidade

Alternativas
Comentários
  • http://www.fucape.br/simposio/3/artigos/fernanda%20gama.pdf
    Esse link detalha o modelo de maturidade proposto por Luftman.
    • Maturidade do escopo e da arquitetura:avalia a maturidade da TI com relação a ir além das atividades da retaguarda e de frente organização; ter papel de apoio e uma infra estrutura flexível e transparente para todos os parceiros de negócio e clientes; avaliar e aplicar efetivamente as tecnologias emergentes; facilitar ou orientar os processos de e estratégias de negócio com verdade absoluta; e prover soluções customizadas às necessidades dos clientes.
  • O modelo proposto por Luftman (2000) é dividido em :
    1. Comunicação;
    2. Medidas de valor e competência;
    3. Governança;
    4. Parcerias;
    5. Escopo e arquitetura
    6. Habilidades

    Destes seis critérios e práticas de alinhamento entre negócios e TI propostos pelo modelo de Luftman (2000) , o único que está ligado diretamente necessidades do clientes é o critério  Escopo e arquitetura que fala sobre:

    • Papel da TI quanto aos processos de negócio
    • Padrões tecnológicos
    • Integração das arquiteturas de TI com
    - departamentos
    - toda a empresa
    - clientes e parceiros
    • Flexibilidade e transparência da arquitetura de TI
  • Maturidade das comunicações

    Avalia a efetiva troca de idéias e o entendimento claro do que é necessário para assegurar estratégias de sucesso. Um dos objetivos é assegurar o contínuo compartilhamento de conhecimentos na empresa.

    Maturidade das medidas de valor/competência

    Verifica se há indicadores que possam demonstrar o valor da contribuição da TI para os negócios, em termos que o pessoal de negócios entenda. A empresa deve possuir instrumentos que possam medir os fatores de performance, da TI e dos negócios, e tomar decisões baseadas nos resultados desses fatores.

    Maturidade da governança

    Avalia se as pessoas de negócios e as de TI discutem e revisam formal mente as prioridades e alocação dos recursos. Os níveis de autoridade do processo decisório devem ser claramente definidos.

    Maturidade da parceria

    Trata da avaliação do relacionamento entre a TI e as unidades de negócios. Avalia qual o papel que a área de TI possui na definição das estratégias de negócios.

    Maturidade do escopo e da arquitetura

    Avalia a maturidade da TI com relação a ir além das atividades de retaguarda e de frente da organização; ter papel de apoio e uma infra-estrutura flexível e transparente para todos os parceiros de negócios e clientes; avaliar e aplicar efetivamente as tecnologias emergentes;
    facilitar ou orientar os processos e estratégia s de negócios como verdade absoluta; e prover soluções customizadas às necessidades dos clientes.

    Maturidade das habilidades

    Além das considerações tradicionais sobre treinamento, salário, feedback de desempenho e oportunidades de carreira, avalia a cultura e o ambiente social da organização.

  • Esta questão cobra o modelo de maturidade do alinhamento estratégico entre os Negócios e a Tecnologia da informação de Luftman. Revisitemos o modelo:

    Maturidade das comunicações

    Avalia a efetiva troca de ideias e o entendimento claro do que é necessário para assegurar estratégias de sucesso. Um dos objetivos é assegurar o contínuo compartilhamento de conhecimentos na empresa;

    Maturidade das medidas de valor/competência

    Verifica se há indicadores que possam demonstrar o valor da contribuição da TI para os negócios, em termos que o pessoal de negócios entenda. A empresa deve possuir instrumentos que possam medir os fatores de performance, da TI e dos negócios, e tomar decisões baseadas nos resultados desses fatores;

    Maturidade da governança

    Avalia se as pessoas de negócios e as de TI discutem e revisam formalmente as prioridades e alocação dos recursos. Os níveis de autoridade do processo decisório devem ser claramente definidos;

    Maturidade da parceria

    Trata da avaliação do relacionamento entre a TI e as unidades de negócios. Avalia qual o papel que a área de TI possui na definição das estratégias de negócios;

    Maturidade do escopo e da arquitetura

    Avalia a maturidade da TI com relação a ir além das atividades de retaguarda e de frente da organização; ter papel de apoio e uma infraestrutura flexível e transparente para todos os parceiros de negócios e clientes; avaliar e aplicar efetivamente as tecnologias emergentes; facilitar ou orientar os processos e estratégias de negócios como verdade absoluta; e prover soluções customizadas às necessidades dos clientes;

    Maturidade das habilidades

    Além das considerações tradicionais sobre treinamento, salário, feedback de desempenho e oportunidades de carreira, avalia a cultura e o ambiente social da organização.

    Resposta certa, alternativa d).