-
Questão bastante tranquila, mesmo sendo da ESAF, a leitura atenciosa é bastante para acertar a questão.
-
Acredito que o item C também estaria certo por se tratar de uma disfunção da burocracia.Dentre outras,Weber fez algumas observações sobre o assunto:- Internalização das regras e exagerado apego aos regulamentos: as normas e regulamentos passam a se transformar de meios em objetivos. Passam a ser absolutos e prioritários: o funcionário adquire “viseiras” e esquece que a flexibilidade é uma das principais características de qualquer atividade racional. Os regulamentos, passam a ser os principais objetivos do burocrata epassa a trabalhar em função deles.- Dificuldade no atendimento aos clientes e conflitos com o público: o funcionário está completamente voltado para dentro da organização, para as suas normas e regulamentos internos,para as suas rotinas e procedimentos.Com isso a burocracia torna-se esclerosada, fecha-se ao cliente, que é seu próprio objetivo, e impede totalmente a inovação e a criatividade.
-
Rodrigo, eu tb marquei C, mas depois de ler seu comentário, o erro está em TAREFAS. Se fosse REGULAMENTOS E NORMAS, a frase estaria certa. Mas observe que TAREFAS tem um foco no resultado dela, e não no meio de resolve-las. E a burocracia, por Weber e vc, foca no procedimento de resolver, na norma, no regulamento que diz tudo que deve ser feito, e que se submetido a alguma novidade, não sabe como agir, não tem flexibilidade. Acho que ambos erramos!
-
O erro da alternativa "C" é a ênfase nas tarefas, característica da Teoria da Administração Científica. A Teoria da Burocracia, segundo Chiavenato, pertente ao grupo de teorias que enfatizam a estrutura (como a Teoria Clássica, Estruturalista e Neoclássica).
-
A administração pública gerencial constitui um avanço, e até certo ponto um rompimento com a administração pública burocrática. Isso não significa, entretanto, que negue todos os seus princípios. Pelo contrário, a administração pública gerencial está apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais, como:• A admissão segundo rígidos critérios de mérito (concurso público);• A existência de um sistema estruturado e universal de remuneração (planos de carreira);• A avaliação constante de desempenho (dos funcionários e de suas equipes de trabalho);• O treinamento e a capacitação contínua do corpo funcional.
-
A alternativa "a" é a correta, haja vista que as organizações podem perfeitamente chegar a resolução dos seus problemas aplicando um pouco de cada teoria(mesmo com seus opostos). Basta analisar o que melhor se encaixa na organização.
-
Em que pese o comentário dos colegas, acredito que a alternativa C está correta. Uma das disfunções da burocracia é o apego à regulamentos, tornando a atividade-meio um objetivo a ser atingido, ou seja, passa a ser mais importante fazer de acordo com as regras do que propriamente o fim daquilo que se faz. É justamente o que o Chiavenato diz no livro Adm. Geral e Pública...
-
Alternativa Correta é a letra: (a) a resolução de problemas organizacionais pode ser tentada pela aplicação conjunta de várias Teorias Administrativas, ainda que suas abordagens sejam, à primeira vista, antagônicas.
Pessoal, vamos evitar fazer comentários com respostas incorretas. Se não sabe a resposta, não comenta.
-
Alguns comentários aí estão querendo encontrar "pelo em ovo" para fundamentar o erro da "c", que não existe!
Acredito piamente que tanto a alternativa "a" quanto a "c" estejam corretas. Mas como só se pode marcar uma alternativa, a "a" aparenta estar mais completa e abrangente.
Espero alguma fundamentação convincente quando ao erro da "c", pois os dos colegas estão imprecisos, na minha opinião.
-
Administração Científica busca ênfase na tarefa, já Teoria burocrática busca ênfase na estrutura.
-
Letra (a) é a correta
Letra (c) está incorreta, pois a teoria que enfatiza a tarefa é a Teoria CIENTÍFICA e não a burocrática
-
GAB. A
B) A admnistração DEPENDE de outras ciências (ex.: sociologia, psicologia, economia...)
C) Abordagem burocrática é FOCADA NA ESTRUTURA *apesar de divergencias, é o conceito mais aceito.
D) A teoria clássica NÃO possui APENAS valor histórico e referencial! TODAS AS TEORIAS PODEM SER APLICADAS, devem ser consideradas em conjunto.
E) Cultura organizacional SE RELACIONA com valores, crenças, artefatos ...
Prof. Carlos Xavier
(ESTRATÉGIA)