SóProvas


ID
47383
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em um contexto de planejamento organizacional, desponta como correta a seguinte premissa:

Alternativas
Comentários
  • Cenários prospectivos dependem das visões e expectativas dos executivos e especialistas. Há a necessidade de possuir técnicas e métodos definidos, evitando o famoso achotécnico. A construção de cenários não pode de forma alguma ter uma visão projetiva, ou seja levar em consideraçãosomente os fatos e dados que aconteceram no passado.
  • Penélope, existem sim os dois tipo de cenários, os lastreados em experiências e fatos passados e aqueles que fundamentam-se na visão e expectativas do envolvidos. Observe que a questão limitou o universo a "um contexto de incertezas e mudanças rápidas". Se tudo muda, aumenta a incerteza das previsões lastreadas nas informações do passado. O risco de cenários falhos aumenta. Por isto é melhor a prospectiva. Em um contexto estável, em que a incerteza e as mudanças são mais lentas, ambos devem ser considerados igualmente, a depender da política interna da empresa, seja mais ou menos agressiva.
  • Uma visão pouco proativa fica bem nítida nas organizações militares, pois nelas as mudanças são bem lentas e codificadas, onde praticamente tudo deve ser feito a partir de técnicas objetivamente mensuradas anteriormente, ou seja, num ambiente de poucas mudanças estratégicas.
  • Letra E

    A abordagem prospectiva é, resumidamente, um estudo que investiga o que acontece de agora para a frente em relação ao que se pretende analisar. A questão afirma que em um ambiente de cenários incertos e com mudanças rápidas, essa abordagem é melhor (embora não seja a única) do que a projetiva, que se baseia, como o nome diz, em estimar, conjecturar, imaginar, simular possíveis cenários.
  • Resumindo...
    Abordagem PROJETIVA = usa como base o PASSADO para se obter uma visão de FUTURO;

    Abordagem PROSPECTIVA = usa como base o PRESENTE para se obter uma visão de FUTURO. Daí, ser preferível num ambiente de incertezas e mudanças rápidas.
  • Pensei assim e deu certo rs

    a) considerado o caráter temporário dos projetos, sua gestão prescinde de um pensar estratégico. "Os projetos são temporários mesmo, mas não prescinde (ou seja, precisam) de um pensamento estratégico logicamente, tudo deve estar alinhado a estratégia da empresa".

    b) para que a construção de cenários possa ser utilizada de forma estratégica, é recomendável o uso exclusivo de técnicas objetivas. "Não, nem sempre as técnicas são objetivas, sempre há subjetividade na análise de cenários..."

    c) planejar estrategicamente implica subordinar os fins aos meios. "É o contrário, planejar é digamos mudar as atividades-meio por conta da atividades-fim, ou seja, os meios ficam subordinados aos fins que se quer alcançar (objetivos/metas)."

    d) a partir da fase de implementação das decisões, encerra-se a possibilidade de os planos de longo prazo serem alterados. "Planos sempre são alteráveis, pois o futuro muda".

    e) para a construção de cenários em um contexto de incertezas e mudanças rápidas, a abordagem prospectiva é preferível à abordagem projetiva. " É, porque Prospectiva significa cenários múltiplos e incertos, enquanto projetiva é futuro único e certo".

  • Vamos sempre citar as fontes nos comentários, porque servem de referência de estudo para os demais, ok?
    Abordagem projetiva: restringi-se a variáveis quantitativas, objetivas e conhecidas; explicar o futuro pelo passado; considerar o futuro único e certo; e utilizar-se de modelos deterministas e quantitativos.
    Abordagem prospectiva: visão global; Variáveis qualitativas, quantificáveis ou não, subjetivas ou não, conhecidas ou não; ocorrência de futuro múltiplo e incerto; o futuro atuando como determinante da ação presente; e uma análise intencional, em que o executivo pode utilizar variáveis de opinião (julgamento, pareceres, probabilidades subjetivas etc.) analisadas por métodos do tipo da análise estrutural, Delphi, impactos cruzados etc.
    Fonte: Prof. Flávio Sposto Pompêo - Ponto dos Concursos

  • a) A gestão de Projetos não dispensa um pensamento estratégico;


    b) Utiliza-se métodos subjetivos para construção de cenários, tal como o Método Delfos e o Método de Pesquisa de Opinião e Atitudes


    c) Pensar estrategicamente implica subordinar os meios aos fins (mudar algo para chegar em tal situação)


    d) Plano de longo prazo / Planejamento Estratégico é algo mutável e dinâmico, admitindo-se mudanças de acordo com as situações apresentadas.


    e) Na perspectiva da construção de cenários, tem-se que:


    1. Cenário Projetivo/Analítico/Otimizante = voltado para organizações que querem incrementar o presente, a partir de uma única visão de futuro;


    2. Cenário Prospectivo/Adaptativo/Ofensivo = voltado para organizações com ambientes mutáveis e dinâmicos, com foco na mudança e nas contingências. 

  • prescinde = Não precisar de; dispensar: prescindia de conselhos; prescindiam do auxílio dos mais experientes.

    https://www.dicio.com.br/prescindir/