SóProvas


ID
47395
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao lidar com o tema "departamentalização", é correto pressupor que:

Alternativas
Comentários
  • A Departamentalização Matricial é um tipo híbrido de Departamentalização, no qual equipes compostas por pessoas de diversas especialidades, são reunidas com o objetivo de realizar tarefas com características temporárias. é uma união de caracteristicas da estrutura funcional e por projetos. As principais caracteristicas da estrutura matricial são:- Os membros da equipe têm dois chefes, o gerente de projetos e o gerente funcional; - A comunicação ocorre entre os membros da equipe, o gerente funcional e o gerente de projetos; - Os membros da equipe fazem o trabalho do projeto em acréscimo ao trabalho do departamento.
  • Complementando...a) É viável. Conforme comentado abaixo, a estrutura matricial viabiliza o gerenciamento de projetos;b) Cada nível hierárquico pode comportar diversos tipos de departamentalização;c) As tradicionais, centralizados ou piramidais, estimulam comunicação vertical (chefe - subordinado);d) Atualmente, a tendência é implantar no serviço público a gestão por resultados. Fala-se muito em qualidade, atendimento das necessidades dos cidadãos, excelência de gestão etc. Isso requer estruturas típicas de organizações privadas. Requer quebra de paradigmas na gestão pública.e) Conforme comentado abaixo, nesse tipo de estrutura, o colaborador pode possuir dois chefes, um funcional e outro por projeto.
  • São as estruturas lineares que se caracterizam pelo prestígio da unicidade de comando, pois nesse modelo de departamentalização prevalece a centralização; cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados.

  • Estrutura Matricial.
    A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura
    funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão
    específica ou um produto. Neste modelo tenta?se juntar as vantagens das duas estruturas
    (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou
    produtos que sejam necessários no momento.
    A lógica deste modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a
    dois chefes ao mesmo tempo! Lembrem sempre desta informação, que as bancas adoram
    cobrar: não há unidade de comando na estrutura matricial!
    Como cita a colega abaixo a estrutura que contempla a unidade de comando é a Linear com formato piramidal com vários níveis hierárquico
  • Letra E

    Como dito acima pelos colegas, a estrutura matricial é um tipo híbrido de departamentalização e um dos modelos de estruturas mais cobrados em provas. A unicidade de comando, como afirma o item correto, não se caracteriza por um só comando central e sim por uma multiplicidade a depender do tamanho e da forma como a estrura organizacional foi montada.
  •  MATRICIAL: Baseia-se na sobreposição de dois ou mais tipos de departamentalização sobre a mesma pessoa. Geralmente, esta sobreposição se refere à fusão entre a estrutura funcional e a estrutura por projetos.
     
    A departamentalização matricial não leva em consideração o princípio clássico de unidade de comando estabelecido por Henry Fayol em 1.916, no seu livro Administração Industrial e Geral. No entanto, o conflito interno preconizado pela escola clássica pode ser evitado se existir clara definição de atribuições de cada um dos elementos componentes da estrutura.
     
    A departamentalização matricial, tendo em vista sua característica de responsabilidade compartilhada, exige nível de confiança mútua e capacidade de improvisação na solução de problemas.   
  • Alguém pode explicar as características do modelos de departamentalização linear e por projeto?
  • Linear :

      
     
    Matricial :

     



  • a) o gerenciamento de projetos é inviável em um ambiente matricialmente estruturado.

    Errada. A departamentalização matricial envolve a sobreposição de uma estrutura funcional com outra por projetos. 

    b) cada nível hierárquico comporta não mais que um tipo de departamentalização.

    Errada. Logicamente, há a possibilidade de um mesmo nível hierárquico (por exemplo, os vários departamentos de uma empresa) apresentar tipos de departamentalização distintos.

    c) formas tradicionais de departamentalização estimulam a comunicação horizontal.

    Errada. Por “formas tradicionais de departamentalização”, podemos adotar  basicamente a departamentalização funcional,  que tem sua raiz na Teoria da Burocracia de Weber. Nesta estrutura, os departamentos são organizados em torno de funções específicas que exercem, não havendo, assim, o estímulo à  comunicação transversal entre departamentos. 

    d) no âmbito da administração pública, é inviável a adoção de estruturas inovativas.

    Errada. Há sim a possibilidade de adoção de estruturas inovativas, por exemplo a estrutura matricial e por projetos em órgãos públicos. Com a implementação do Planejamento Estratégico como ferramenta gerencial, raros são os órgãos  públicos brasileiros que não apresentam uma estrutura matricial. Mais ainda, não podemos desconsiderar os órgãos com viés de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPQ, EMBRAPA, PETROBRÁS, IPEN etc.), nos quais a estrutura por projeto está no DNA da organização.

    e) estruturas matriciais não se caracterizam pelo prestígio à unicidade de comando. 

    Correto. Na estrutura matricial, é comum que um funcionário responda a, pelo menos, dois supervisores (um funcional e outro relativo a projeto). Assim, a  unicidade de  comando (característica típica da burocracia weberiana) não é atendida nesta estrutura.

    Gabarito: Letra E

  • "Prestígio"

  • Gabarito: E 

     

    Fé sem obra é morta

  •  

     

    DEP. FUNCIONAL + DEP. POR PROJETOS = DEP. MATRICIAL

     

    VANTAGENS : 

     

    a)Possibilidade de maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho.

     

    b) Coordenação da equipe de forma mais adequada e coerente.

     

    c) Maior desenvolvimento da capacidade profissional.

     

    d) Maior especialização nas atividades desenvolvidas.

     

    e) Uso adequado dos vários recursos

     

    DESVANTAGENS:

     

    a) Dupla subordinação.

     

    b) Conflito de interesses e disputa de poder entre os chefes funcionais e os chefes de projetos.

     

    Departamentalização matricial = (7) Ocorre quando existe mais de um tipo de distribuição de tarefas ocorrendo ao mesmo tempo. (Estas estruturas são um modelo híbrido, que conjuga duas estruturas em uma só. Normalmente, é um somatório de uma estrutura funcional com outra estrutura horizontal, temporária, focada em projetos).

     

    >> Na estrutura matricial os profissionais estão associados geralmente a um departamento FUNCIONAL (Marketing, Finanças, Tecnologia, etc.) e são alocados a alguns PROJETOS, sempre que este projeto necessite de alguém com seu perfil.

     

    Normalmente, é um somatório de uma estrutura funcional com outra estrutura horizontal, temporária, focada em projetos.

     

    ------

     

     

    A matricial é a queridinha das bancas porque é uma novidade, na administração geral. Este tipo de departamentalização tem uma característica muito clara e específica: o hibridismo. Ela pegará um tipo de departamentalização verticalizada (geralmente a funcional) e misturará com um outro tipo de departamentalização horizontalizada (geralmente a por projetos).

     

    Assim, cada setor terá duas chefias: a funcional e a por projetos.

     

    Não existe hierarquia entre essas duas chefias. Em outras palavras, os dois mandam do mesmo jeito.

     

    A diferença entre uma chefia e outra é que a funcional será especializada na função do setor e a por projetos cuidará dos assuntos relacionados ao projeto.

     

     

     

    Apesar de geralmente ser dito que as estruturas matriciais são feitas com a estrutura funcional + por projetos, há três possibilidades diferentes:

     

    funcional + por projetos;

     

    funcional + por processos;

     

    funcional + geográfica

     

     

     

    Vantagens da departamentalização matricial

     

    → pega as vantagens das estruturas funcional e por projetos (ou por processos ou geográfica, dependendo do caso);

     

    → maior capacidade de resposta a mudanças;

     

    → é menos estática;

     

    → maior estabilidade para os empregados (em relação à departamentalização por projetos);

     

    → permite maior inovação.

     

     

     

    Desvantagens da departamentalização matricial

     

    → problemas de comunicação, devido à grande mistura de chefia;

     

    → duplicação de autoridade: um chefe para a parte funcional e um chefe para o projeto (isso gera conflito)


  • perfeita sua observação, Germano. foi possível responder por eliminação das outras alternativas, mas, se fosse uma questão de "certo ou errado", não sei se seria o mais correto considerar essa assertiva como "certa", visto que o IPI por exemplo pode ser majorado por MP e não precisa obedecer o princípio da anterioridade tributária

  • exatamente!

  • Muitas vezes acontece isso... marca a "mais correta", em cotejo com as demais alternativas