-
O Mapeamento e Mensuração por Competências é a base de toda a GESTÃO POR COMPETÊNCIAS. Através da Descrição de Cargo, isto é, das atividades que o cargo executa no dia-a-dia, é realizado o mapeamento das competências técnicas e comportamentais (CHA) para cada uma das atividades. Alguns benefícios da Gestão por Competências Melhora o desempenho dos colaboradores; Identifica as necessidades de treinamentos; Alinha os objetivos e metas da organização e da equipe; Reduz a subjetividade na Seleção e Avaliação de pessoas; Analisa o desenvolvimento dos colaboradores; Enriquece o perfil dos colaboradores, potencializando seus resultados; Melhora o relacionamento entre gestores e liderados; Mantém a motivação e o compromisso; Extrai o máximo de produtividade de cada colaborador.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_por_Compet%C3%AAnciasCOMPETÊNCIAS)
-
Segundo Idalberto Chiavenato:- Gestão por Competências - um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionam maior produtividade e maior adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis. Na verdade, a Gestão por Competências procura substituir o tradicional levantamento de necessidades futuras de negócio e de como as pessoas poderão agregar valor à empresa. Isso representa uma colossal mudança: a troca da visão do presente ou do passado pela visão do futuro e a correção das carências atuais pela preparação do destino da organização.
-
Letra C
Além do mapeamento dos cargos, como afirma o item correto, a gestão por competências envolve ações que englobam desde a seleção até o treinamento, a remuneração, a avaliação de desempenho e o monitoramento permanente de todos esses aspectos. Para ser, de fato, eficiente, o plano deve permear toda a estratégia da empresa. Todas as ações e diretrizes devem seguir o mesmo princípio que visa a formação e o estímulo permanente para que os profissionais possam, cada vez mais, potencializar suas competências para responder às necessidades e aos desafios da organização.
-
A primeira opção está incorreta, pois a competência não decorre apenas do exercício das funções do cargo (ou seja, da experiência). Esta competência se divide em conhecimentos, habilidades e atitudes – CHAs.
A letra B está também errada, pois os processos de recrutamento e seleção não se tornam mais “subjetivos”, mas sim focados nas competências essenciais já mapeadas pela empresa.
Já a letra C está correta e é o nosso gabarito.
A letra D está, obviamente, errada. A gestão por competências não prescinde de treinamento, até porque as competências necessárias vão mudando, de acordo com as mudanças nos desafios da organização. Da mesma forma, a letra E não faz sentido e está errada. Não existe esta correlação entre a gestão por competências e o aumento de salário.
Assim, o gabarito é mesmo a letra C.
Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos
-
Comentando as erradas
a) a competência NÃO flui, naturalmente, pelo simples exercício das funções atribuídas ao cargo.
Muitas vezes as competências precisam ser desenvolvidas por T&D para suprir as lacunas
b) os processos de recrutamento e seleção tendem a se tornar mais OBJETIVOS. A final, foca-se na lacuna percebida
d)investir em treinamento se torna NECESSÁRIO, já que NEM todos são competentes.
e) os salários PODEM SER são mais elevados que a média do mercado. Mas não se pode afirmar que onde há gestão de competências os salários são superiores
Gratos aos concurseiros que compartilham conhecimento.
Bons estudos!
"...não abandone o seu posto..." Neemias 10:4
-
Letra C
O mapeamento de competências visa identificar aquelas competências necessárias para o bom desempenho da organização cuja finalidade é concretizar os seus objetivos.