SóProvas


ID
47422
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em nosso país, o processo que permeia a formação do Estado nacional e da administração pública se revela pelas seguintes constatações, exceto:

Alternativas
Comentários
  • E - O período da economia rumo à industrialização foi instituído a partir do Governo de Getulio Vargas.
  • como o colega bem disse "O período da economia rumo à industrialização foi instituído a partir do Governo de Getulio Vargas." soma-se a isso ausência da burocracia Weberiana naquele período, que é na verdade a teoria da "Separação das Esferas"; ou seja, surgimento das especialidades, onde cada individuo tem uma função definida.
  • a) O imenso vazio territorial e demográfico foi um dos problemas da administração pública no período colonial.b) Outra característica da administração pombalina é dada pela centralização do poder, especialmente com a extinção das capitanias hereditárias ainda existentes.c) Daí, também, ganharam ênfase muitas de nossas mazelas (patrimonialismo,coronelismo), tendo em vista que a administração era em prol da corte e não dasociedade.d) Tais processos fazem referência à, principalmente, burocracia weberiana implantada na década de 30.e) A República Velha (1889-1930) foi uma época de Administração Pública meramente patrimonial, não havendo preocupação com a racionalização e profissionalização dos serviços públicos. A burocracia weberiana teve sua implementação iniciada na década de 30 (Nova República - governo Getúlio Vargas), notadamente com a criação do Departamento de Administração do Serviço Público (DASP), tendo como características a meritocracia, profissionalização e controle amplo e rígido dos processos. (Wagner R. Jr)
  • a) a administração colonial se caracterizou pela centralização, formalismo e morosidade, decorrentes, em grande parte, do vazio de autoridade no imenso território. 
              Não concordo com o termo "formalismo", pois a lei era a palavra do Rei

    b) a partir da administração pombalina, pouco a pouco, o empirismo paternalista do absolutismo tradicional foi sendo substituído pelo racionalismo típico do despotismo esclarecido. 
               Não concordo com esse "pouco a pouco", já que o Marquês de Pombal só implementou algumas práticas racionais e depois disso houve uma grande mudança com Getúlio

    c) a transferência da corte portuguesa, em 1808, e a consequente elevação do Brasil a parte integrante do Reino Unido de Portugal constituíram as bases do Estado nacional, com todo o aparato necessário à afirmação da soberania e ao funcionamento do autogoverno.

    d) a partir da Revolução de 1930, o Brasil passou a empreender um continuado processo de modernização das estruturas e processos do aparelho do Estado.

    e) a República Velha, ao promover grandes alterações na estrutura do governo, lançou a economia rumo à industrialização e a administração pública rumo à burocracia weberiana. (gabarito)

  • Administração colonial se caracterizou pela centralização??? 
    Parece aberrativa a afirmação. será que alguem explicar isso??

    Abraços
  • Colega, a principal característica do patrimonialismo era a centralização,onde, o dono do poder era único: o imprador ( rei). Diferente de hoje, que temos várias autoridades e diversos órgão ditando regras. Antes, quem ditava as normas a serem seguidas era somente o rei. 

    Entendeu?

    Abços!
  • Também acho polêmico colocar que a administração colonial se caracteriza pela centralização. Como o colega José Alci disse acima, a centralização ganha força na administração pombalina, ja no fim da era colonial (30 ou 40 anos depois da ascensão de Pombal os portos eram abertos, pouco tempo numa administração que durou 300 anos).
  • a questao pede a errada.


    REPUBLICA VELHA: periodo do inicio da republica em 1889(algo assim)

    até 1930, quando getulio vargas assume e implanta a reforma adminsitrativa baseada na burocracia


    durante a republica velha (o bom e velho "cafe com leite" sao paulo e minas gerais)

    somente esses estados mandavam nas eleicoes, portanto as praticas patrimonialistas ainda existiam nessa epoca


    e nao houve portanto grandes alteracoes, e muito menos economia ou industrializacao


    questao errada: letra E

  • Gabarito E


    A industrialização e a administração público burocrática são características da Era Vargas (Estado Novo e não República Velha).