a) a administração colonial se caracterizou pela centralização, formalismo e morosidade, decorrentes, em grande parte, do vazio de autoridade no imenso território.
Não concordo com o termo "formalismo", pois a lei era a palavra do Rei
b) a partir da administração pombalina, pouco a pouco, o empirismo paternalista do absolutismo tradicional foi sendo substituído pelo racionalismo típico do despotismo esclarecido.
Não concordo com esse "pouco a pouco", já que o Marquês de Pombal só implementou algumas práticas racionais e depois disso houve uma grande mudança com Getúlio
c) a transferência da corte portuguesa, em 1808, e a consequente elevação do Brasil a parte integrante do Reino Unido de Portugal constituíram as bases do Estado nacional, com todo o aparato necessário à afirmação da soberania e ao funcionamento do autogoverno.
d) a partir da Revolução de 1930, o Brasil passou a empreender um continuado processo de modernização das estruturas e processos do aparelho do Estado.
e) a República Velha, ao promover grandes alterações na estrutura do governo, lançou a economia rumo à industrialização e a administração pública rumo à burocracia weberiana. (gabarito)
a questao pede a errada.
REPUBLICA VELHA: periodo do inicio da republica em 1889(algo assim)
até 1930, quando getulio vargas assume e implanta a reforma adminsitrativa baseada na burocracia
durante a republica velha (o bom e velho "cafe com leite" sao paulo e minas gerais)
somente esses estados mandavam nas eleicoes, portanto as praticas patrimonialistas ainda existiam nessa epoca
e nao houve portanto grandes alteracoes, e muito menos economia ou industrializacao
questao errada: letra E