SóProvas


ID
47473
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

O surgimento do Estado Moderno foi acompanhado do surgimento da noção de cidadania, que teve como condição um dos seguintes fenômenos sociais:

Alternativas
Comentários
  • Questão bem subjetiva, pois todos os itens podem se encaixar,
    porem, uma dica:
    toda vez que falar de Estado Moderno, lembrem da Revolução Francesa, que estava ligada a noção de cidadania e liberdades individuais
    (o homem como cidadão)
  • Jean Marcelo também tentei associar com o marco inicial da Idade Moderna que foi a Revolução Francesa em 1789; e assim, por eliminação, me "livrar" de algumas alternativas, como a abolição dos escravos (no Brasil aconteceu em 1888) , escolha direta dos governos locais (com a CF de 1988) e fim dos governos despóticos.
  • Me parece que todas as alternativas guardam relação com o surgimento do Estado Moderno, sendo fenômenos característicos desse período histórico. Contudo, o enunciado fala na noção de cidadania, que compreende o entendimento da pessoa não mais como súdito, vassalo, mas como cidadão, isto é, como indivíduo equivalente a todos os demais.
  • Vocês estão confundindo Estado Moderno, puro e simplesmente, com Estado Moderno Liberal. 

    O primeiro é do século XV e segundo é do século XVIII

    =================

    O Estado Moderno surgiu a partir da fragmentação do sistema feudal. É marcado por quatro fases: o estado moderno, estado liberal, crise no estado liberal e estado democrático liberal.

    Nasceu no século XV, com o desenvolvimento do capitalismo mercantil registrado em Portugal, na França, Inglaterra e Espanha.

    Nas quatro nações, o Estado Moderno surge a partir da segunda metade do século XV e, posteriormente, é registrado também na Itália.

    O modelo que ficou conhecido como Estado Moderno surge a partir da crise no Feudalismo. No modelo feudal, não havia estados nacionais centralizados. Os senhores feudais é quem controlavam os poderes políticos sobre as terras e exerciam uma força diluída, sem núcleo.