SóProvas


ID
47515
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O historiador T. A. Marshall é uma referência obrigatória quando se trata de pesquisar a evolução dos direitos civis, políticos e sociais. Para ele, há uma sequência cronológica e lógica no desenvolvimento de tais direitos, com a conquista das liberdades civis levando à obtenção do direito de votar e ser votado e a expansão da representação política popular permitindo a aprovação parlamentar dos direitos sociais.

Os seguintes enunciados se referem ao Brasil.

Escolha a única opção válida.

Alternativas
Comentários
  • As principais alterações que a Constituição de 1934 trouxe foram:-voto feminino; -férias anuais remuneradas; -voto secreto e universal; -salário mínimo (atendendo as necessidades básicas do trabalhador); -eleição de Getúlio Vargas pelo Congresso até 1938, quando ocorreriam novas eleições;"d) É correto afirmar que a grande expansão dos direitos sociais registrada no primeiro governo Vargas ocorreu EM GRANDE PARTE sob um regime que suprimiu direitos políticos."O que torna a afirmativa verdadeira é o EM GRANDE PARTE, porque a Constituição que trouxe alguns direitos políticos só veio no último ano de seu primeiro governo.
  •  Resumo sobre a Era Vargas correlacionada a questão!

    1930 - 1934 - Governo Provisório

    - Voto para mulheres

    - Abertura dos direitos civis e trabalhistas

    Quando ele ganha a sua popularidade perante a grande população brasileira, e tenta cavar seu espaço entre a elite conservadora dos cafeicultores e latifundiários

    194 - 1937 - Constitucionalista

    Durante esse governo já com a sociedade equilibrada ( Elite e povo) ele é eleito indiretamente e segue as bases da nova constituição,porém após a Intentona Comunista de 1935, Vargas se mostra como Maquiavélico e começa articular junto com a elites nacionais o seu golpe, nisto conferindo aos mesmos as facilidades tributárias na expansão industrial do país, alegando para os pobres a nova geração de empregos e para os ricos uma nova viés das normas produtivas do mercado, dando aos antigos latifundiários um novo leque de apuros financeiros,constituindo assim a nova burguesia industrial do Brasil...Podemos ter isso bem notório nos dias atuais com São Paulo o Estado e capital mais rica e industrializada do nosso país!

  • Não seria a interpretação correta considerar o primeiro governo GV como os 15 anos entre 1930 e 1945, sendo que a partir de 1937 há a instituição de um regime que suprimiu os direitos políticos? Embora o período que vai de 1930 a 34 ter o presidente como interino não-eleito, não creio que se possa dizer que tenha havido aí supressão de direitos políticos anteriormente constituídos, quando houve na verdade sua expansão.
  • Meu entendimento é que o primeiro governo refere-se ao período de 30-45. (O segundo vai de 50-54).
    Não há como negar a supressão de direitos políticos, em especial a partir de 1937. Basta lembrar, por exemplo, da perseguição aos comunistas e até integralistas, e da criação do DIP.
    Quanto à ampliação dos direitos sociais, covém destacar a CLT, garantidora de inúmeros direitos trabalhistas até hoje vigentes.
  • D

     

    Governo Provisório de GV: 

     

    Sua primeira ação como presidente foi dar início a uma fase de centralização do poder, eliminando todos os órgãos legislativos, como estadual, federal e municipal. (supressão de direitos políticos).

    Mas, certamente, o que mais chamou a atenção para a Era Vargas em seu primeiro mandato foram os avanços no que ser refere à legislação aos trabalhadores. O presidente tinha a consciência de que as revoltas e manifestações trabalhistas poderiam abrir as portas para o ideal comunista. Nesse mesmo período, o PCB – Partido Comunista Brasileiro foi proibido, determinado com ilegalidade.

     

    https://www.resumoescolar.com.br/historia-do-brasil/era-vargas-governo-provisorio-1930-1934/

  • Correto D. O estado novo (1937-1945) foi marcado por avanços nas politicas sociais e econômicas. Durante o período, foram criadas e consolidadas garantias históricas dos trabalhadores, como o salário minimo e as férias remuneradas. A nova legislação trabalhista foi unificada na Consolidação das Leis do Trabalho(CLT), que entrou em vigor em 1943