SóProvas


ID
47659
Banca
ESAF
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico

Se Maria vai ao cinema, Pedro ou Paulo vão ao cinema. Se Paulo vai ao cinema, Teresa e Joana vão ao cinema. Se Pedro vai ao cinema, Teresa e Ana vão ao cinema. Se Tereza não foi ao cinema, pode-se afi rmar que:

Alternativas
Comentários
  • A questão foi anulada pela banca.
  • Também pudera, pois o resultado é exatamente que ninguém foi ao cinema.Logo, todas as alternativas estariam corretas.Quem diria que a banca foi a ESAF? rsrs
  • Na verdade, podemos concluir que Maria, Teresa, Pedro e Paulo não foram ao cinema.
    Nada podemos concluir sobre Ana e sobre Joana.
    Assim, estariam corretas as três últimas alternativas.
  • E eu aqui me matando na questão... Puf! perdi 10 minutos sagrados

  • depois de quase 10 anos pego essa questão no PDF de exercicio de um cursinho grande de SP e eles ainda colocaram gabarito. Patetico 

  • hahaha ainda bem que foi anulada, o gabarito não poderia ser nunca!

    Pedro paulo e Maria não foram ao cinema! portanto há 3 respostas corretas! banca escorregou na banana ao fazer essa questão!

    Sei qual o Cursinho vc se refere Daniel rs, estou fazendo os mesmos exercícios.

  • Alguém tem o gabarito dessa prova, pois preciso do link do documento que comprove que essa questão foi anulada, pois para mim também, as três últimas estão corretas, mas preciso provar isso com um documento.

  • Temos o seguinte argumento:

    Se Maria vai ao cinema, Pedro ou Paulo vão ao cinema.

    Se Paulo vai ao cinema, Teresa e Joana vão ao cinema.

    Se Pedro vai ao cinema, Teresa e Ana vão ao cinema.

    Teresa não foi ao cinema.

    Sempre que houver uma proposição simples, devemos partir dela. Com essa informação em mãos (Teresa não foi ao cinema), vejamos as demais:

    Se Paulo vai ao cinema, Teresa e Joana vão ao cinema.

    Sabemos que a segunda parte dessa condicional é falsa, pois Teresa não foi ao cinema (e a conjunção “Teresa e Joana vão ao cinema” só é verdadeira se ambas forem ao cinema). Portanto, a primeira parte também é falsa, sendo seu oposto verdadeiro: Paulo não vai ao cinema.

    Se Pedro vai ao cinema, Teresa e Ana vão ao cinema.

    Fazendo um raciocínio análogo ao anterior, como “Teresa e Ana vão ao cinema” é falso, “Pedro vai ao cinema” também é. Portanto, Pedro não vai ao cinema.

    Se Maria vai ao cinema, Pedro ou Paulo vão ao cinema.

    Como nem Pedro nem Paulo vão ao cinema, a segunda parte dessa condicional é falsa. Portanto, Maria também não vai ao cinema.

    Resposta: D

  • QUESTÃO ANULADA - nº 25 - RLM - prova 1 - https://arquivos.qconcursos.com/concurso/justificativa/329/sefaz-sp-2009-apofp-justificativa.pdf?_ga=2.48327782.1305117664.1595250257-1790259198.1594871895