SóProvas


ID
47971
Banca
ESAF
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Sobre os temas 'risco de auditoria' e 'relevância', é correto afi rmar que:

Alternativas
Comentários
  • quanto menor o número de transações de uma conta(relevancia ou materialidade), maior o risco de auditoria. O risco do saldo de uma conta de valor baixo estar errado é grande.
  • NBCT 11.6 - 11.6.2.2 - Existe uma relação inversa entre o risco de auditoria e o nível estabelecido de relevância; isto é, quanto menor for o risco de auditoria, maior será o valor estabelecido como nível de relevância, e vice-versa. O auditor independente toma essa relação inversa em conta ao determinar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria.
  • Se a relevância é pequena, o auditor assume o risco, faz menos testes ou não testa, concentrando-se nos itens de maior relevância. Não significa que o item esteja errado, e sim que dificilmente será testado.

    Bons estudos!
  • Acertei mas fica difícil saber exatamente o que a banca quis dizer com relevância. O gabarito correto deveria ter sido "nível de relevância":

     

    quanto menor for o nível de relevância, maior será o risco.

    ou ainda extrapolando.

    quanto menor for a materialidade, maior será o risco.

     

    Pergunta: Em uma demonstração uma distorção de 100 reais é considerada relevante e em outra (de mesmo porte) só distorções a partir de 1000 reais são relevantes,

    Em qual demonstração as distorções são consideradas mais relevantes?

    Imagina outra então que não pode ter 1 centavo de diferença? Seria nesse caso as distorções irrelevantes?

     

    Copiando a norma:

     

    11.6.2.2. Existe uma relação inversa entre o risco de auditoria e o nível estabelecido de relevância, isto é, quanto menor for o risco de auditoria, maior será o valor estabelecido como nível de relevância e vice-versa. O auditor independente toma essa relação inversa em conta ao determinar a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria. Por exemplo, se na execução de procedimentos específicos de auditoria, o auditor independente determinar que o nível de risco é maior que o previsto na fase de planejamento, o nível de relevância, preliminarmente estabelecido, deve ser reduzido. O auditor independente deve atenuar tal ocorrência por:
    a) reduzir o nível de risco de controle, onde praticável, e suportar tal redução por meio de ampliação dos testes de controles;
    ou

    b) reduzir o risco de detecção via modificação da natureza, época e extensão dos testes substantivos planejados.

     

  • Só é preciso saber que há uma relação inversa entre  'risco de auditoria' e 'relevância'.

    com isso, já resolve a questão em segundos!

    bons estudos!

     

  • Observem que letras D e E falam a mesma coisa; letra C é, deveras, absurda. A fim de chegar ao gabarito basta saber 

    que há uma relação inversamente proporcional entre risco de auditoria e relevância.

     

    Logo, resta o item B como opção. 

     

    NBCT 11.6 - 11.6.2.2 - Existe uma relação inversa entre o risco de auditoria e o nível estabelecido de relevância; isto é, quanto menor for o risco de auditoria, maior será o valor estabelecido como nível de relevância, e vice-versa. O auditor independente toma essa relação inversa em conta ao determinar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria.

  • Este era um tema tratado na NBC T 11, que foi revogada pela NBC TA 200.