SóProvas


ID
48046
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerado uma ferramenta de mudança organizacional, o planejamento estratégico pode ser caracterizado pelas seguintes afirmações, exceto:

Alternativas
Comentários
  • PARA LONGO PRAZO É O CORRETO.
  • Letra (D): "é um processo de construção de consenso, pois oferece um meio de atender a todos na direção futura..."Atender a todos??? Acho questinável, pois em uma organização sempre haverá conflitos de interesses não só entre pessoas mas departamentais. Finaceiro visando sempre a economia ao extremo, marketing buscando recursos para promoções, comercial desejando prazos de pagamentos para clientes, etc.É uma decisão polêmica.
  • Rafael, não seria atender a todos a ênfase da resposta, mas no que mais convenha à organização. Um bom planejamento estratégico considera atender a todos lógico, o que seria o ideal dele, mas foca no que é melhor fazer para o bem de toda a organização, na qual todos estão inseridos. Se o financeiro quer economia ao extremo para maximizar seus resultados financeiros, precisa equilibrar seus desejos com as necessidades da produção, da pesquisa, do marketing. Quem faz este equilíbrio de desejos é o planejamento estratégico. Bons administradores conseguem este equilíbrio.
  • Conforme Matos (1999, p.30), o planejamento estratégico apresenta cinco características fundamentais: a. O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável. Ou seja, sujeito à incerteza a respeito dos eventos ambientais. Por se defrontar com a incerteza tem suas decisões baseadas em julgamentos e não em dados concretos. Reflete uma orientação externa que focaliza as respostas adequadas às forças e pressões que estão situadas do lado de fora da organização. b. O planejamento estratégico é orientado para o futuro. Seu horizonte de tempo é o longo prazo. Durante o curso do planejamento, a consideração dos problemas atuais é dada em função dos obstáculos e barreiras que eles possam provocar para um almejado lugar no futuro. c. O planejamento estratégico é compreensivo. Ele envolve a organização como uma totalidade, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter efeitos sinergísticos de todas as capacidades e potencialidades da organização. A resposta estratégica da organização envolve um comportamento global, compreensivo e sistêmico. A participação das pessoas é fundamental nesse aspecto, pois o planejamento estratégico não deve ficar apenas no papel, mas na cabeça e no coração de todos os envolvidos. São eles que o realizam e o fazem acontecer. d. O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso. Devido à diversidade dos interesses e necessidades dos parceiros envolvidos, o planejamento deve oferecer um meio de atender a todos na direção futura que melhor convenha para que a organização possa alcançar seus objetivos. Para isso, é preciso aceitação ampla e irrestrita para que o planejamento estratégico possa ser realizado através dessas pessoas em todos os níveis da organização. e. O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional. Por estar orientado para a adaptação da organização ao contexto ambiental, o planejamento constitui uma tentativa constante de aprender a ajustar-se a um ambiente complexo, competitivo e suscetível a mudanças. http://w3.ufsm.br/revistacontabeis/anterior/artigos/vIn02/a08vIn02.pdf
  • Caro Rafael Felix,

    em questoes multipla escolha deve-se procurar a mais correta ou a menos errada.

    Nao responda essas questoes baseado em um unico item. Deve-se avaliar todos os itens e depois disso julgá-los.

    Na questao em apreço temos que a letra B está sim muito errada entao a letra D é aceitável.
  • Sobre a letra D, vale notar que ele faça de consenso, ou seja, o planejamento é uma negociação; por mais que as pessoas cheguem com suas próprias propostas, seus próprios interesses, durante a negociação elas começam a abrir mão de algumas coisas, visando o interesse comum.
    O consenso não é algo pronto, mas é algo trabalhado. Uma vez que cada um aceitou as condições, reformulou suas propostas dentro do possível, então, agora sim, cada um será atendido.

    Pelo menos é o que entendi dessa afirmação.

    Bons estudos.
  • "O planejamento estratégico é orientado para o futuro - o planejamento é voltado ao longo prazo, e como as decisões atuais poderão impactar a organização nesse futuro." (Rennó, Rodrigo. Administração Geral para Concursos, p. 52)


  • Acrescentando:

     

    DEZ ESCOLAS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MINTZBERG

     

    1. ESCOLA DO APRENDIZADO -  Formação da estratégia como um processo emergente em que o sistema coletivo é que aprende.

    2. ESCOLA AMBIENTAL-  Formação da estratégia como um processo reativo ao meioambiente, que se apresenta para a organização como um grupo de forças contra as quais ela precisa reagir.

    3. ESCOLA DO DESIGN - Formação da estratégia como um processo de concepção, onde o controle permanece nas mãos do CEO (chief executive officer) que mantém o processo de maneira informal e simples.

    4.ESCOLA  DO POSICIONAMENTO- [ ] Formação da estratégia como um processo analítico para lidar com POSIÇÕES de mercado no geral e de forma reconhecível.

    5. ESCOLA CONFIGURAÇÃO -   Formação da estratégia como um processo de transformação que interrompe períodos de estabilidade.

    6. ESCOLA DO PLANEJAMENTO - Formação da estratégia como um processo formal dividido em etapas, que são apresentadas na forma de listas de verificação.

    7. ESCOLA EMPREENDEDORA -  Formação da estratégia como um processo visionário definido pelo CEO como uma percepção da direção que a empresa deve seguir no longo prazo; aí é que reside o seu ponto fraco devido à concentração no comportamento de um único indíviduo.

    8.ESCOLA COGNITIVA -  Formação da estratégia como um processo mental como formas de enxergar conceitos, mapas, esquemas e estruturas.

    9. ESCOLA CULTURAL -  Formação da estratégia como um processo coletivo baseado nas crenças e interpretações comuns a todos os membros da organização.

    10.ESCOLA DO PODER -  Formação da estratégia como um processo de negociação por meio do exercício da influência para negociar estratégias favoráveis a certos interesses. Seu ponto fraco é desconsiderar aspectos como a cultura da empresa e o exercício da liderança.