Acrescentando:
DEZ ESCOLAS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MINTZBERG
1. ESCOLA DO APRENDIZADO - Formação da estratégia como um processo emergente em que o sistema coletivo é que aprende.
2. ESCOLA AMBIENTAL- Formação da estratégia como um processo reativo ao meioambiente, que se apresenta para a organização como um grupo de forças contra as quais ela precisa reagir.
3. ESCOLA DO DESIGN - Formação da estratégia como um processo de concepção, onde o controle permanece nas mãos do CEO (chief executive officer) que mantém o processo de maneira informal e simples.
4.ESCOLA DO POSICIONAMENTO- [ ] Formação da estratégia como um processo analítico para lidar com POSIÇÕES de mercado no geral e de forma reconhecível.
5. ESCOLA CONFIGURAÇÃO - Formação da estratégia como um processo de transformação que interrompe períodos de estabilidade.
6. ESCOLA DO PLANEJAMENTO - Formação da estratégia como um processo formal dividido em etapas, que são apresentadas na forma de listas de verificação.
7. ESCOLA EMPREENDEDORA - Formação da estratégia como um processo visionário definido pelo CEO como uma percepção da direção que a empresa deve seguir no longo prazo; aí é que reside o seu ponto fraco devido à concentração no comportamento de um único indíviduo.
8.ESCOLA COGNITIVA - Formação da estratégia como um processo mental como formas de enxergar conceitos, mapas, esquemas e estruturas.
9. ESCOLA CULTURAL - Formação da estratégia como um processo coletivo baseado nas crenças e interpretações comuns a todos os membros da organização.
10.ESCOLA DO PODER - Formação da estratégia como um processo de negociação por meio do exercício da influência para negociar estratégias favoráveis a certos interesses. Seu ponto fraco é desconsiderar aspectos como a cultura da empresa e o exercício da liderança.