SóProvas


ID
48124
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Dado o seu caráter regulador, é correto afirmar que os seguintes aspectos inerentes à atividade da Agência Nacional de Águas estarão sujeitos à atuação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, exceto:

Alternativas
Comentários
  • O controle regulador é feito pelo controle Externo (Legislativo e Judiciário)
     
    O controle da Administração Pública pelo parlamento é regra constitucionalmente estabelecida, como posto no artigo 49, inciso X da Constituição Federal de 1988. Neste sentido vemos que, apesar de seu caráter independente, as agências reguladoras federais não podem atuar a revelia do Congresso Nacional, devendo esclarecimentos de seus atos quando estes forem requeridos. Deste modo, a criação das agências, como instrumento jurídico-formal de exercício da competência regulatória, deverá ser acompanhada da institucionalização de processos jurídico-formais de controle legislativo sobre sua atuação.

    Controle judiciário ou judicial é o exercido privativamente pelos órgãos do Poder Judiciários sobre os atos administrativos do Executivo, do Legislativo e do próprio Judiciário quando realiza atividade administrativa. É um controle a posteirori, unicamente de legalidade, por restrito à verificação da conformidade do ato com a norma legal que o rege. Mas é sobretudo um meio de preservação de direitos individuais, porque visa a impor a observâncias da lei em cada caso concreto, quando reclamada por seus beneficiários. 

    http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/847/Meios-de-controle-das-agencias-reguladoras-federais
  • A explicação da colega está perfeita e só complementando, o gabarito é letra A.