SóProvas


ID
481891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de transtornos psicológicos e do
trabalho do psicólogo.

A autópsia psicológica é uma técnica de avaliação especialmente difícil, porque busca estudar as características de um sujeito já morto e a família não pode ser consultada por questões éticas.

Alternativas
Comentários
  • Questão Errada!

    A autópsia psicológica é um procedimento utilizado em casos onde há dúvidas sobre as circunstâncias de uma morte, fazendo-se necessário uma reconstrução do perfil psicológico da vítima e seu estado mental antes do fato juridicamente questionado.

    Podemos considerar um instrumento útil na medida em que ajuda a esclarecer até que ponto a vítima pode ter provocado as circunstâncias que resultaram em sua morte (suicídio, homicídio, acidente); diminuindo o risco de acusações injustas contra outras pessoas ou a própria pessoa morta. 

    A autópsia psicológica é um processo indireto de exploração da personalidade e vida da pessoa falecida: vai se reconstruindo seus sentimentos, seus afetos, seus relacionamentos, suas dificuldades, seus conhecimentos, seu trabalho, além de histórias clínicas, processo judicial (se houver), escritos, gravações, notas suicidas ou cartas da vítima nos meses anteriores ao evento. No geral, seus antecedentes médicos, psicológicos, sociais e judiciais. A palavra utilizada, “indireto”, deve ser destacada: a análise é feita a partir do relato de outras pessoas (familiares e pessoas do convívio da vítima), o que dá margem a uma eterna dúvida quanto a veracidade das informações, já que a subjetividade da pessoa jamais poderá ser alcançada.

    Fonte: http://sanidadeinsana.blogspot.com.br/2007/11/autpsia-psicolgica.html