SóProvas


ID
4825957
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ignota
Onde se esconde a sua essência?
De que é formada a complexa Natureza Humana?
Paz? Ganância?
Belle époque, 29, social ou capital?
Indeterminada permanece.

(Autor (a) anônimo (a))

Glossário:
• Belle époque: período histórico marcado pela euforia provocada pelo progresso tecno-científico iniciado na segunda metade do século XIX.
• Crise de 1929: foi uma grande depressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, sendo um importante momento da história norte-americana. 

Com base no texto 'Ignota', leia as afirmativas a seguir:

I. Há, no texto, a recorrência a questionamentos para que o eu-poético imprima no leitor a ideia de a Natureza Humana não ter uma essência.
II. O último verso do poema (Indeterminada permanece) indica que o eu-poético não encontrou a essência da Natureza Humana ou não sabe do que ela é formada.

Marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • ???????

    Sem entender nada

  • Quando o autor lança "mão" de questionamentos da existência da natureza humana e afirma a resposta indeterminada, ele (o autor) reafirma a não existência da mesma. Logo há inexistência da essência, resposta do item I.

    A resposta do item II se faz notória no: "Indeterminada permanece",no fecho do 1 parágrafo.

    Ignota

    Onde se esconde a sua essência?

    De que é formada a complexa Natureza Humana?

    Paz? Ganância?

    Belle époque, 29, social ou capital?

    Indeterminada permanece.

  • Boa, Márcio!

  • Gabarito dado pela banca: A

    Não concordo com o gabarito.

    I. Há, no texto, a recorrência a questionamentos para que o eu-poético imprima no leitor a ideia de a Natureza Humana não ter uma essência.

    Considero a alternativa falsa. O fato de o autor lançar mão de questionamentos sobre a essência da natureza não faz com que suponhamos que a mesma não exista. Na minha concepção, o que não conseguimos, pelo fato de ser muito complexa, é defini-la, delimitá-la. O próprio autor, no final do texto, diz que indeterminada permanece, e não que inexista uma essência.

    II.O último verso do poema (Indeterminada permanece) indica que o eu-poético não encontrou a essência da Natureza Humana ou não sabe do que ela é formada.

    Considero a alternativa verdadeira. Entretanto, perceba que o fato de não encontrá-la ou não saber do que é formada, não significa que não exista uma essência da natureza humana (proposta defendida pela banca na primeira assertiva).

  • Banca ainda precisa melhorar muito para ser péssima

  • Totalmente equivocada

  • Também não concordo com o gabarito.

    I. Há, no texto, a recorrência a questionamentos para que o eu-poético imprima no leitor a ideia de a Natureza Humana não ter uma essência.

    no trecho Onde se esconde a sua essência? questiona onde a essência se encontra e não faz referencia à inexistência dela

  • É brincadeira mesmo. Nem falo o que tinha que fazer com um formulador desse . Pelo amor....

  • Sinto muito, mas nesse o gabarito está errado pois no trecho da essência o autor NUNCA negou ela e sim nos questiona se ela existe.

  • Pensei da mesma forma

  • Concordo, essa questão é muito subjetiva, pois não especificou o cargo para qual ele iria concorrer.