SóProvas


ID
48262
Banca
CESGRANRIO
Órgão
SFE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No caso do projeto de investimento P, o período necessário para recuperar os recursos dispendidos na sua implantação é de 4 anos. No caso do projeto Q, o mesmo período é de 5 anos. Logo, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • A) P tem maior valor presente líquido do que Q. >> Não se tem como afirmar nada, pois para se achar o VPL é preciso dos valores do investimento inicial e da(s) parcela(s) de retorno, além da taxa de juros.B) P tem maior taxa interna de retorno do que Q. >> Mesmo problema da alternativa A, não se pode afirmar nada, pois para se achar a TIR é preciso dos valores do investimento inicial e da(s) parcela(s) de retorno, além da taxa de juros.C) Q será preferível a P, se a taxa de juros de mercado aumentar. >> "Em tese", se dois projetos têm os mesmos valores de investimento inicial e de retorno, um aumento na taxa de juros fará com que o investimento se torne menos atrativo (pois, ao trazer as parcelas de retorno futuro ao valor presente, um aumento nos juros fará com que esse valor presente diminua [juros entram no denominador da equação, se eles aumentam, o divisor aumenta, diminuindo o resultado da divisão]). Porém, sem dados sobre os valores do investimento inicial e retornos, não há como afirmar nada sobre os projetos P e Q. D) se o payback mínimo aceitável for de sete anos, ambos os projetos são inviáveis. >>> Nunca ouvi falar em "prazo mínimo aceitável do payback". Há o prazo MÁXIMO. Mas mesmo assim, se o retorno vier antes do mínimo aceitável, óbvio que eles serão viáveis (serão inviáveis se o retorno se der DEPOIS do PRAZO MÁXIMO do payback).E) Dado todo o exposto acima, "a comparação entre P e Q, usando estas informações, é incompleta, por desconsiderar o valor dos recursos no tempo". >> ALTERNATIVA CORRETA.
  • Nesta questão o que podemos afirmar é que para taxa de desconto menor que To o investimento P é melhor que o investimento Q, pois apresenta um Valor Atual superior. Acima de To ocorre o contrário e igual a To os investimento se equivalem. Portanto não há necessidade conhecermos os valores dos recursos, pois o Valor Atual é o resultado das entradas ou saídas de recursos futuros no momento atual.