SóProvas


ID
4827196
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Marilena - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No DSM – 5, são quadros em que um ou mais sintomas de alteração da função motora ou sensorial psicogenética estão presentes. Os sintomas devem causar sofrimento e/ou disfunção e não são explicados por causas neurológicas ou médicas somáticas. O texto se refere a

Alternativas
Comentários
  • Transtorno Dissociativo de Identidade

    Critérios Diagnósticos 300.14 (F44.81)

    A. Ruptura da identidade caracterizada pela presença de dois ou mais estados de personalidade distintos, descrita em algumas culturas como uma experiência de possessão. A ruptura na identidade envolve descontinuidade acentuada no senso de si mesmo e de domínio das próprias ações, acompanhada por alterações relacionadas no afeto, no comportamento, na consciência, na memória, na percepção, na cognição e/ou no funcionamento sensório-motor. Esses sinais e sintomas podem ser observados por outros ou relatados pelo indivíduo.

    A amnesia dissociativa bem como o Transtorno de Despersonalização/Desrealização estão dentro do transtorno dissociativo de identidade no DSM-V.

    Transtorno Conversivo (Transtorno de Sintomas Neurológicos Funcionais) [ seriam as histerias de conversão para Freud]

    Critérios Diagnósticos

    A. Um ou mais sintomas de função motora ou sensorial alterada.

    B. Achados físicos evidenciam incompatibilidade entre o sintoma e as condições médicas ou neurológicas encontradas.

    C. O sintoma ou déficit não é mais bem explicado por outro transtorno mental ou médico.

    D. O sintoma ou déficit causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo ou requer avaliação médica.

  • T. Conversivos (histerias)