SóProvas


ID
4828189
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Marilena - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

De acordo com a I Diretriz sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o coco e o óleo de coco são importantes fontes naturais de gorduras saturadas, especialmente de ácido láurico. Sobre o assunto, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

I. Em relação aos demais tipos de gorduras saturadas, o ácido láurico apresenta maior poder em elevar LDL-C, bem como HDL-C2.
II. A recomendação é de que seja usado em pequenas quantidades e em preparações culinárias, preferencialmente compostas por alimentos in natura ou minimamente processado, não sendo recomendado para tratamento da hipercolesterolemia.
III. A utilização do óleo de coco é indicada para pacientes com insuficiência cardíaca por apresentar efeito protetor, principalmente quando adicionado ao café.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o novo posicionamento sobre consumo de gordura e saude cardiovascular da SBC (2021), os ácidos graxos que mais aumentam CT e LDL é o mirístico, palmítico e láurico, nessa ordem, deixando assim a questão desatualizada.

  • Quando comparado ao carboidrato, o mirístico (C14:0) é o que mais aumenta as concentrações de CT e LDLc, seguido de palmítico (C16:0) e ácido láurico (C12:0), efeito não observado com o ácido esteárico.11 Isso se deve ao fato de o esteárico ser rapidamente convertido a oleico no fígado, pela estearoil-CoA dessaturase 1 (SCD1). Já em relação ao HDLc, os ácidos graxos mirístico, láurico e palmítico elevam suas concentrações quando se avalia a substituição isocalórica de carboidratos

    Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular – 2021

  • A capacidade dos ácidos graxos ω3 em reduzir TG parece ser dose-dependente, com reduções de cerca de 5% a 10% para cada 1 g de EPA/DHA consumido ao dia, sendo maior nos indivíduos com concentrações basais mais elevadas de TG.

    Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular – 2021