SóProvas


ID
4828660
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
ALEPI
Ano
2020
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Segundo Barbara Freitag (1994), a indústria cultural é a forma como a cultura e a arte se organizam no sistema capitalista e como são avaliadas pela sua lucratividade e aceitação no mercado, não importando seu valor estético, filosófico, literário etc. Nesse cenário, é fundamental a participação dos meios de comunicação nos processos de produção e divulgação da arte e da cultura. Sobre o conceito de Indústria Cultural, cunhado pela Escola de Frankfurt, marque a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar o erro da letra B?

  • Isabela, acredito que o erro da alternativa B se dá no fato de que os autores da teoria culturológica, sobretudo Marx e Engels, colocam a produção cultural como reprodutora da ideologia capitalista. Um exemplo, apresentado por Martino (2017), é do Tio Patinhas, que, apesar de ser um desenho animado, passa, na visão dos autores, uma analogia sobre a busca desenfreada pelo lucro. Ou seja, até nos momentos de lazer, o sistem capitalista é endossado.

    "A crítica da cultura em Marx e Engels é uma crítica política, partindo da concepção de que a cultura obedece aos mesmos princípios, em essência, que regem a construção do sistema capitalista. Assim, a concepção de mundo dominante em uma sociedade capitalista será necessariamente alguma que justifique, regule e legitime esse sistema. Concepção de mundo: chega-se assim ao centro da concepção marxista de ideologia" (MARTINO, 2009, p. 102).

  • É por isso que a B ta errada '' arte e diversão criticava e contestava o modo de produção capitalista '' a industria cultural nao critica o modelo capitalista, pois o capitalismo é na sua essência, a produção em massa e alienação e isso que a industria cultural faz.