SóProvas


ID
4828762
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
ALEPI
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os meios físicos de conectividade em redes de computadores permitem que os bits sejam levados da origem até o destino. Para cada afirmativa abaixo, informe se é verdadeira (V) ou falsa (F). Em seguida, marque a opção que corresponde à sequência CORRETA.

( ) Os cabos coaxiais são compostos por 4 pares de fios de cobre, trançados entre si;
( ) A fibra óptica é formada por um fio de cobre rígido envolto por um material isolante;
( ) O cabo par trançado blindado é recomendado para ambientes com alta interferência eletromagnética;
( ) Devido a sua alta velocidade de transmissão de dados, as fibras ópticas são utilizadas submersas nos oceanos para conectar continentes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    cabo coaxial é um tipo de cabo usado para transmitir sinais. Este tipo de cabo é constituído por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e rodeado de uma blindagem.

    Recebe o nome de coaxial pelo fato de que todos os seus elementos constituintes (núcleo interno, isolador, escudo exterior e cobertura) estão dispostos em camadas concêntricas de condutores e isolantes que compartilham o mesmo eixo (axis) geométrico.

    Os principais conectores utilizados nesse tipo de cabo são o BNC e RCA entre outros conectores de áudio. Sistemas de circuito fechado de TV (CFTV) e TVs por assinatura a cabo também utilizam esse cabo para conectar câmeras e TVs ou o decodificador doméstico através de conector F. Isso é possível, pois este meio permite transmissões até frequências muito elevadas e também para longas distâncias.

    Fibra óptica (ou ótica) é um filamento flexível e transparente fabricado a partir de vidro ou plástico extrudido e que é utilizado como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados. Tem diâmetro de alguns micrometros, ligeiramente superior ao de um fio de cabelo humano. Por ser um material que não sofre interferências eletromagnéticas, a fibra óptica possui uma grande importância em sistemas de comunicação de dados.

    Inicialmente as fibras ópticas eram utilizadas como guias de transmissão de sinais ópticos e operavam entre distâncias limitadas, pois apresentavam grande perda de luz na transmissão, alto calor que os lasers produziam e tinham problemas com as emendas. Contudo, em meados dos anos 70, ocorreu um aprimoramento significativo das técnicas ópticas utilizadas e, devido a isso, tornou-se possível a monitoração de grandezas e a troca de informações a longas distâncias. No Brasil a fibra óptica foi introduzida apenas em 1977, após grandes pesquisas, realizadas na sua maioria pela UNICAMP.

  • Os cabos de fibra ótica atravessam oceanos ligando os continentes através dos cabos submarinos. Existem milhares de quilômetros de extensão de cabos sob o mar, atravessando fossas e montanhas submarinas. Nos anos 80, tornou-se disponível, o primeiro cabo fibra óptica intercontinental desse tipo. Instalado em 1988, o cabo associado ao sistema TAT-8, tinha capacidade para 40.000 conversas telefônicas simultâneas, usando tecnologia digital. Desde então, a capacidade dos cabos aumentou. Alguns cabos que atravessam o oceano Atlântico têm capacidade para 200 milhões de circuitos telefônicos.

    Os milhares de quilômetros de fibra ótica presentes nos cabos submarinos representam aproximadamente 99% das conexões existentes em nosso planeta. Desse modo, a internet coberta pelos satélites tem uma atuação secundária em comparação a tais cabos. Existem cabos de tamanhos exorbitantes. Um grande exemplo disso é o SeaMeWe 3, o qual conecta 32 países e possui em torno de 39 mil quilômetros de extensão. Os cabos possuem uma estrutura composta de 8 camadas com um diâmetro total de cerca de 7 centímetros.

    Par Trançado Blindado (cabo com blindagem): é recomendado para ambientes com interferência eletromagnética acentuada. Por causa de sua blindagem especial, acaba possuindo um custo mais elevado. É usado quando o local onde o cabo será passado, possui grande interferência eletromagnética, evitando assim perdas ou até interrupções de sinais. Distâncias acima de 100 metros ou exposto diretamente ao tempo, é aconselhável o uso de cabos de fibra óptica. A impedância tipica de um cabo de Par Trançado Blindado é de 150 ohms.

    Fonte: Wikipédia

  • Assertiva B

    F – F – V – V

    ( ) Os cabos coaxiais são compostos por 4 pares de fios de cobre, trançados entre si;

    ( ) A fibra óptica é formada por um fio de cobre rígido envolto por um material isolante;

    ( ) O cabo par trançado blindado é recomendado para ambientes com alta interferência eletromagnética;

    ( ) Devido a sua alta velocidade de transmissão de dados, as fibras ópticas são utilizadas submersas nos oceanos para conectar continentes.

  • Gab B

    (F) Os cabos coaxiais são compostos por 4 pares de fios de cobre, trançados entre si; --> O cabo coaxial foi um dos primeiros tipos de cabos usados em rede. Ele possui um fio que transmite os dados, uma camada de resina, uma malha que funciona como blindagem contra interferência eletromagnética e envolto por uma camada de PVC. O cabo coaxial utiliza em suas extremidades conectores chamados BNC.

    (F) A fibra óptica é formada por um fio de cobre rígido envolto por um material isolante; -> A grande vantagem da fibra óptica não é nem o fato de ser uma mídia rápida, mas sim o fato de ela ser totalmente imune a interferências eletromagnéticas. Na instalação de redes em ambientes com muita interferência (como em uma indústria, por exemplo), a melhor solução é a utilização de fibra óptica. A fibra óptica, sob o aspecto construtivo, é similar ao cabo coaxial sendo que o núcleo e a casca são feitos de sílica dopada (uma espécie de vidro) ou até mesmo plástico, da espessura de um fio de cabelo. No núcleo é injetado um sinal de luz proveniente de um LED ou laser, modulado pelo sinal transmitido, que percorre a fibra se refletindo na casca. 

    (V) O cabo par trançado blindado é recomendado para ambientes com alta interferência eletromagnética; 

    (V) Devido a sua alta velocidade de transmissão de dados, as fibras ópticas são utilizadas submersas nos oceanos para conectar continentes.