SóProvas



Questões de Meios físicos de transmissão


ID
10522
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A comunicação via comutação de circuitos envolve as fases de

Alternativas
Comentários
  • A comunicação via comutação de circuitos entre duas estações se subdivide em três etapas:
    - Estabelecimento do circuito;
    - Conversação;
    - Desconexão do circuito.

    Entre uma ponta e outra da comunicação, é determinada e alocada uma conexão bidirecional (isto é, um circuito), contendo um canal dedicado para cada estação transceptora até o término da comunicação.

    Em seguida, as estações envolvidas podem trocar informações entre si, transmitindo e recebendo dados através do circuito já estabelecido.

    Após um período indeterminado, a conexão é finalmente encerrada, quase sempre pela ação de uma das estações comunicantes.

    Deus nos abençoe!

ID
15814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca dos meios de transmissão, julgue os itens subseqüentes.

As redes que usam sinalização digital são redes banda base (baseband). Nessas redes, os dados transmitidos podem ser codificados para torná-los menos sujeitos a ruídos e possibilitar a sincronização entre as máquinas envolvidas na comunicação. São técnicas para a codificação nas redes banda base: non return to zero (NRZ), Manchester e differential-Manchester.

Alternativas
Comentários
  • Explicar essas codificações algo longo. Recomendo a todos darem uma lida para entenderem como elas funcionam. Para auxiliá-los, segue abaixo um link de um simulador onde vocês poderão ver como cada codificação funciona

    http://www.frontiernet.net/~prof_tcarr/Encodings/Encodings.html

    Basicamente, estas codificações existem para permitir às partes envolvidas na comunicação identificarem as mudanças de voltagem (que representam para nós 0 e 1). Por exemplo, como que você enviaria uma sequência de 00000 para o destino? Deixaria a linha com voltagem=0 ? E como você diferenciaria uma perda total de comunicação de um envio de sinal proposital de 00000? Não dá. Iríamos interpretar tudo da mesma forma! Isso prejudicaria a reconstrução do sinal na outra ponta. Por isso usa-se codificações para deixar claro quando é transmitido 0 e quando é transmitido 1, e, principalmente, quando ocorre transição entre estes estados.

  • Transmissão em Baseband - é uma transmissão em que o sinal utiliza toda a largura de banda do canal para uma única transmissão.
    Transmissão em Broadband - é uma transmissão em que a largura de banda pode ser utilizada para várias transmissões em simultâneo (multiplexação).
  • As técnicas de transmissão estão diretamente relacionadas com as técnicas de multiplexação. Podem ser: sinalização em banda básica (baseband) e a sinalização em banda larga(broadband). 
    Na sinalização em banda básica o sinal é simplesmente colocado na rede sem se usar qualquer tipo de modulação, aparecendo diretamente na rede e não como deslocamentos de frequência, fase ou amplitude de uma portadora de alta frequência. A sinalização em banda básica também é chamada sinalização digital.
    sinalização em banda larga realiza a multiplexação em frequência (FDM). Com essa multiplexação o espectro de frequência é dividido em vários canais, cada um podendo suportar diferentes tráfegos. A sinalização em banda larga também é chamada sinalização analógica.

    Fonte: Redes de Computadores - Luiz Fernando Gomes Soares
  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

     

    Transmissão em Baseband - é uma transmissão em que o sinal utiliza toda a largura de banda do canal para uma única transmissão.
    Transmissão em Broadband - é uma transmissão em que a largura de banda pode ser utilizada para várias transmissões em simultâneo (multiplexação).

  • A questão ilustrou corretamente os conceitos e as várias técnicas de comunicação.

    Resposta: Certo

  • CERTO

    CODIFICAÇÃO - REDES BANDA BASE

    Unipolar = NRZ (sem retorno a zero) -> 1 nível de tensão (sinal)

    Polar = NRZ-L / NRZ-I, RZ, Manchester e Manchester diferencial -> 2 níveis de tensão (sinal)

    Bipolar = AMI e Pseudoternário -> 3 níveis de tensão (sinal)

  • Para Tanembaum (p. 78) , "O processo de conversão entre bits e sinais que os representam é chamado modulação digital".

    Os métodos de codificação de linha possuem, para Forouzan (p. 104), até certo ponto, capacidade de: detecção de erros durante a transmissão e imunidade a ruídos e interferências.

  • gab certo.

    Definição de modulação digital.

    Está faltando RZ, porém para o cespe, o incompleto só esta errado se ele restringir na afirmaçao, usando um "somente"" por exemplo.

  • gab c!

    NRZ:

    Tensão negativa para zero

    Tensão positiva para um

    NRZ INVERTED

    Mantem tensão ao entrar no zero

    Muda tensão ao entrar no um

    Retorn to Zero:

    Tensão negativa para zero

    Metade positiva e metade negativa para Um.

    Manchester:

    Zero: Metade negativa, metade positiva

    Um metade positiva, metade negativa

    Bipolar AMI:

    zero é neutro

    um altera entre positivo e negativo.

  • ME PAGUEM UM AÇAI DEPOIS, RS

    Unipolar: Nesse método, existe apenas 1 nível de tensão para representar um numero binário. Esse método também não elimina a componente DC do sinal, o que gera distorções e consequentemente erros na saída. Nesse esquema também é possível verificar a existência de problemas de sincronismo para cadeias longas. NRZ 

    Polar: Nesse esquema, utiliza-se 2 níveis de tensão (bifásica- positiva ou negativa) para representar os dados. Desse modo, elimina-se o problema de ruído da componente DC. Os principais esquemas de codificação polar são: NRZ-L NRZ- I, RZ, Manchester (padrão nas redes ethernets) e Manchester Diferencial (token king)

    MAIOR LARGURA DE BANDA: MANCHESTER > RZ > NRZ  

    Bipolar: Nesse esquema, utiliza-se 3 niveis de tensão para representar dados. A tensão em 0, representa o 0 binário e a tensão em +1 ou -1 representa o 1 binário. Um exemplo, é a codificação AMI    


ID
17005
Banca
CESGRANRIO
Órgão
AL-TO
Ano
2005
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na conexão de fibras óticas NÃO são utilizados os conectores do tipo:

Alternativas
Comentários
  • BNC é conector usado somente em cabo coaxial.
  • Questão desatualizada, pois atualmente é utilizado o BNC.


ID
17008
Banca
CESGRANRIO
Órgão
AL-TO
Ano
2005
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os ruídos elétricos produzidos por outros fios do cabo são conhecidos como:

Alternativas
Comentários
  •  A diafonia é a interferência que um par provoca no par adjacente, este fenômeno é conhecido em telefonia como linha cruzada. A diafonia é medida transmitindo-se um sinal por um cabo e medindo o sinal induzido nos demais pares, em um cabo de quatro pares haverá seis possíveis combinações.

    FONTE: Grupo de Teleinformática e Automação GTA / UFRJ
    http://www.gta.ufrj.br/grad/98_2/gustavo/cabeam7.html

  • Também chamado de crosstalk

ID
27259
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Por medidas de segurança, redes privativas virtuais construídas diretamente sobre a Internet para comunicação entre locais geográficos distintos devem usar

Alternativas
Comentários
  • VPNs seguras usam protocolos de criptografia por tunelamento que fornecem a confidencialidade, autenticação e integridade necessárias para garantir a privacidade das comunicações requeridas. Quando adequadamente implementados, estes protocolos podem assegurar comunicações seguras através de redes inseguras.

  • Todas as outras alternativas são completamente absurdas;

  • VPNs seguras usam protocolos de criptografia por tunelamento que fornecem a confidencialidade, autenticação e integridade necessárias para garantir a privacidade das comunicações requeridas. Quando adequadamente implementados, estes protocolos podem assegurar comunicações seguras através de redes inseguras.

    Resposta: "C"

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtual_Private_Network
  • LETRA C.

    Segundo Nakamura(2010,p.334),"Pode-se considerar,portanto, que uma VPN é formada pela conjunto do tunelamento,o qual permite o tráfego em uma rede pública,e da criptografia,que visa garantir a segurança dessa conexão."

    Bibliografia:

    SEGURANÇA DE REDES EM AMBIENTES COOPERATIVOS-NAKAMURA-2010


ID
56779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos meios físicos de transmissão em redes de
computadores, julgue os itens de 81 a 85.

Nos cabos de pares trançados UTP, cada par de condutores é envolto por blindagem metálica.

Alternativas
Comentários
  • O cabo STP é blindado e não o UTP.Um cabo STP geralmente possui dois pares trançados blindados, uma impedância característica de 150 ohms e pode alcançar um tamanho de 100 metros.
  • (U)TP = Unshielded = Sem blindagem
  • Na verdade, o tipo de cabo que possui blindagem em cada par de fios de cobre é o SSTP (Screened Shielded Twisted Pair). Além dessa primeira blindagem, ele também possui uma blindagem externa. Sua característica principal é justamente essa blindagem dupla. Dessa forma, quando comparado com UTP, STP e FTP, é o que apresenta maior blindagem
  • COMPLEMENTANDO OS COLEGAS.

    Segundo Tanenbaum (2011,p.60),"Até a categoria 6, esses tipos de fios são conhecidos como par trançado não blindado, ou UTP (Unshielded Twisted Pair), pois consistem simplesmente em fios e isolamento. Ao contrário, os cabos de Categoria 7 possuem uma blindagem nos pares de fios individuais e também ao redor do cabo inteiro (dentro da capa plástica protetora)."

    Portanto, cabos UTP não possuem blindagem!

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.
  • Gabarito Errado

    Cabo por par trançado (Twisted pair) é um tipo de cabo que possui pares de fios entrelaçados um ao redor do outro para cancelar as interferências eletromagnéticas (EMI). Foi inventado por Alexander Graham Bell no final do século XIX.

    As normas ANATEL definem as blindagens possíveis de acordo com a ISO/IEC 11801, usando as siglas abaixo:

    U (Unshielded): Sem blindagem.

    F (Foil): Fita plástica aluminizada.

    S (Screened): Malha de fios metálicos (cobre, alumínio, etc), outro tipo de blindagem.

    Par Trançado sem Blindagem: é o mais usado atualmente tanto em redes domésticas quanto em grandes redes industriais devido ao fácil manuseio, instalação, permitindo taxas de transmissão de até 100 Mbps com a utilização do cabo CAT 5e; é o mais barato para distâncias de até 100 metros; Para distâncias maiores emprega-se cabos de fibra óptica. Sua estrutura é de quatro pares de fios entrelaçados e revestidos por uma capa de PVC. Pela falta de blindagem este tipo de cabo não é recomendado ser instalado próximo a equipamentos que possam gerar campos magnéticos (fios de rede elétrica, motores, inversores de frequência) e também não podem ficar em ambientes com umidade.

    Par Trançado Blindado (cabo com blindagem): É semelhante ao UTP. A diferença é que possui uma blindagem feita com a fita aluminizada ou malha metálica, em todo o cabo ou em cada par. É recomendado para ambientes com interferência eletromagnética acentuada. Por causa de sua blindagem especial, acaba possuindo um custo mais elevado. É usado quando o local onde o cabo será passado, possui grande interferência eletromagnética, evitando assim perdas ou até interrupções de sinais. Distâncias acima de 100 metros ou exposto diretamente ao tempo, é aconselhável o uso de cabos de fibra óptica.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • O cabo mencionado na questão poderia ser:

     

    U/FTP: Blindagem externa: Não / Blindagem interna: Foil (blindagem metálica)

    F/FTP: Blindagem externa: Foil / Blindagem interna: Foil

    S/FTP: Blindagem externa: Braiding (malha metálica) / Blindagem interna: Foil

    SF/FTP: Blindagem externa: Braiding+Foil / Blindagem interna: Foil

     

    Mas apenas UTP (ISO: U/UTP), não.

  • Gabarito: ERRADO

    Os cabos UTP são sem blindagem. São nos cabos STP que cada par de fios é envolto por uma blindagem metálica.

    Quer saber mais sobre informática para concursos, me segue lá no Instagram: @juniorgaucho_

  • Pessoal, fiz um resumo para auxiliar nos estudos. Espero que ajude.

    Caso alguém encontre algum erro, por favor, me avise.

    Cabo Coaxial

    Fio central de cobre, envolvido por uma blindagem metálica.

    Meio mais barato, relativamente flexível e muito resistente à interferência eletromagnéticas.

    Capaz de cobrir longas distâncias, apesar de possuir uma taxa de transmissão menor que a de um par trançado.

    Cabo de Par Trançado

    Formado por 4 pares de fios trançados blindados ou não, e envolto de um revestimento externo flexível.

    Cabo mais utilizado por ser mais barato e bastante flexível.

    Cobre distâncias menores do coaxial e utiliza um conector chamado RJ-45

    Quando blindado, é chamado de Cabo STP (Shielded Twisted Pair) e quando não é blindado é chamando de Cabo UTP (Unshielded Twisted Pair)

    Cabo de Fibra Óptica

    Formado por uma casaca e um núcleo de vidro para transmissão de luz.

    Imune a interferências eletromagnéticas e consegue ligar distâncias maiores sem a necessidade de repetidores.

    Incapaz de fazer curvas acentuadas e tem um custo de instalação e manutenção muito alto. 

  • Só reforçando...

    NÃO HÁ BLINDAGEM nos cabos de Par Trançado UTP. (U = Unshielded)

    Já no Par Trançado STP, há blindagem. (S = Shielded). “No entanto, essa opção de cabo é a menos utilizada, pois, seu custo é muito alto.

    ”Blindagem metálica, é do Cabo Coaxial”.

  • UDP = sem blindagem

    STP = com blindagem

  • ERRADO

    • Cabo par trançado UTP

    -> É de baixo custo, mais utilizado e é de fácil manuseio;

    -> Utiliza conector RJ45;

    -> Não é blindado, por isso está suscetível à interferência eletromagnética;

    -> Utilizado para cabear redes de curta distância: Máximo de 100m de distância para evitar perda excessiva de sinal;

    -> Velocidades de transferência de dados na faixa de 10Mbps a 1Gbps.

    Bons estudos!!!

     

  • Gabarito:ERRADO!

    O cabo que possui blindagem metálica é o STP.


ID
56782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos meios físicos de transmissão em redes de
computadores, julgue os itens de 81 a 85.

Os pares trançados UTP de categoria 5 são formados por quatro pares de condutores, sendo que, em redes Fast Ethernet, apenas dois pares são efetivamente utilizados, enquanto, na tecnologia Gigabit Ethernet, todos os quatro pares são utilizados.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta de acordo com o gabarito definitivohttp://www.cespe.unb.br/concursos/Anac2009/arquivos/ANAC09_Gab_Definitivo_007_10.PDF
  • Discordo dessa questão:De acordo com Carlos E. Morimoto (http://www.gdhpress.com.br/redes/leia/index.php?p=cap1-5) : .........Continuando, temos o segundo "milagre" do 1000BASE-T, que é o suporte ao modo full-duplex. Como você deve lembrar, o 100BASE-TX obtinha full-duplex utilizando dois pares de cabos, um para transmitir e outro para receber. Como o 1000BASE-T utiliza todos os 4 pares ao mesmo tempo, transmitir e receber simultaneamente parecia impossível. ......
  • *Gigabit-->usa QUATRO pares do cat5E!!! http://www.netplus.com.br/site/12-Cabos/22-Cabo-UTP-Cat-5E.html*Fast Ethernet -->usa DOIS pares do cat5; pode haver 2 redes no MESMO cabo.http://www.net.ipl.pt/UTP-Cat5-X2.143.0.html
  • COMENTARIO

    100BASE-TX é a forma mais usada na rede Fast Ethernet, e funciona com dois pares do cabo par trançado categoria 5 ou 5e (cabo CAT5 contém 4 pares sendo usado apenas 2 para transmissão de dados). Igual ao 10BASE-T, os pares de cabos usados são os laranja e verde (o segundo e terceiro par) como detalhado nos padrões de cabeamento TIA/EIA-568-B, T568A e T568B. Estes pares usam os fios 1, 2, 3 e 6.

    1000BASE-T

    É a tecnologia mais viável, caso a rede possua menos de 100 metros, pois ela utiliza os mesmos cabos par-trançado categoria 5 que as redes de 100 Mbps atuais. Além de não necessitar a compra de cabos, não são necessários ajustes maiores para suportar esta tecnologia, e com a utilização de switches compatíveis a essa tecnologia, podem ser combinados nós de 10, 100 e 1000 megabits, sem que os mais lentos atrapalhem no desempenho dos mais rápidos.

    Mas também há o problema da resistência dos cabos de par-trançado. Eles são muito frágeis, tendo por vários motivos a perda de desempenho; e como a taxa de transmissão é maior, o índice de pacotes perdidos acaba sendo muito maior que nas redes de 100 megabits.

    No Padrão 1000baseT o número de pares de cabos usados difere dos demais utilizados em padrões anteriores, ele utiliza os quatros pares disponíveis no par trançado, por este motivo que ele consegue transmitir a 1000 mbps diferente das demais que utilizam somente dois pares desse cabo

  • Ok, pessoal!

    O gabarito foi corrigido para "C".

    Bons estudos!

  • CORRETO

    Segundo Tanenbaum (2011, p. 59),"Um par trançado de categoria 5 consiste em dois fios isolados e levemente trançados. Quatro pares desse tipo normalmente são agrupados em uma capa plástica para proteger os fios e mantê-los juntos."

    Segundo Tanenbaum (2011, p. 59), "Diferentes padrões LAN podem usar os pares trançados de formas diferentes. Por exemplo, a Ethernet de 100 Mbps usa dois (dos quatro) pares, um para cada direção. Para alcançar velocidades mais altas, a Ethernet de 1 Gbps usa todos os quatro pares nas duas direções simultaneamente;"

    LEMBRANDO QUE: FAST ETHERNET= 100 Mbps; GIGABIT ETHERNET= 1 Gbps


    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

ID
56785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos meios físicos de transmissão em redes de
computadores, julgue os itens de 81 a 85.

As fibras ópticas multimodo diferem das monomodo por acarretarem a propagação de raios de luz com diferentes ângulos de entrada. Dessa forma, alguns raios conseguem percorrer distâncias mais longas; assim, as fibras multimodo são usadas em enlaces com distâncias maiores que as monomodo.

Alternativas
Comentários
  • Na fibra ótica monomodo a luz não ricocheteia nas paredes da fibra, chegando diretamente ao receptor. Este tipo de fibra tem comprimento e desempenhos melhores.Na fibra multimodo os cabos são mais grossos, a luz ricocheteia nas paredes da fibra. Este tipo é mais barato.
  • Os raios conseguem percorrer distâncias mais longas nas fibras monomodo; assim, as fibras monomodo são usadas em enlaces com distâncias maiores que as multimodo.
  • Fonte: Networks Computers,Tanembaum Andrew S, página

    Fibra Multimodo: Muitos raios distintos estarão ricocheteando em diferentes ângulos. Dizemos que cada raio tem um modo específico, por isso chamaos de multimodo.

    Fibra Monomodo: Se o diâmetro da fibra for reduzido em alguns comprimentos de onda de luz, a fibra agirá como um guia de onda, e a luz só poderá se propagar em linha reta, sem ricochetear, produzindo assim uma fibra de modo único, monomodo. As fibras de modo único - monomodo são mais caras e utilizadas em distâncias mais longas.
  • Gabarito Errado

    Monomodo

    Distâncias maiores e ilimitadas, quando comparadas as Fibras Ópticas Multimodo.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Galera, vamos lá... comentários objetivos e eficientes !

    Multimodo = Mais barata, menos potente, menor distância ! utiliza-se de LED. 

    Monomodo= Mais cara, mais potente, distância maiores ! Utiliza-se de Laser ! 

    Gabarito: Errado !

     

    Deus no comando ! 

  • ✿ Cabo de Fibra Óptica

    Consiste em uma Casca e um Núcleo (de vidro) para transmissão de luz. Possui capacidade de transmissão virtualmente infinita, é imune a interferências eletromagnéticas e consegue ligar distâncias maiores sem a necessidade de repetidores. Como desvantagens, podemos dizer que é

    incapaz de fazer curvas acentuadas, além de ter um custo de instalação e manutenção muito alto em relação ao par trançado. Entendido? Há dois tipos de fibra: Monomodo e Multimodo.

    A Fibra Multimodo leva o feixe de luz por vários modos ou caminhos, por uma distância menor, com menores taxas de transmissão, mais imprecisa, diâmetro maior e alto índice de refração e atenuação, mas possui construção mais simples, é mais barata e utilizada em LANs.

    A Fibra Monomodo leva o feixe de luz por um único modo ou caminho, por uma distância maior, com maiores taxas de transmissão, mais precisa, diâmetro menor e baixo índice de refração e atenuação, mas possui construção mais complexa, é mais cara e utilizada em WANs.

    Fonte: Prof. Diogo Carvalho – Estratégia Concursos

  • As fibras ópticas multimodo diferem das monomodo por acarretarem a propagação de raios de luz com diferentes ângulos de entrada. Esse primeiro período está correto pois nas fibras multimodo múltiplos fluxos de uma fonte de luz incidem e se deslocam ao longo do seu núcleo usando caminhos diferentes. Isso contribui para a distorção do sinal à medida que ele trafega pela fibra óptica. Dessa forma, os raios percorrem distâncias menores nas fibras ópticas multimodo.

    Já as fibras monomodo são usadas em enlaces com distâncias maiores que as multimodo pois a propagação da luz ocorre praticamente na horizontal com pequena distorção do sinal.

  • Uma salva de palmas pra Alessandra e Lee que responderam à questao com fontes!!!

    Leiam os comentaríos deles e ignorem os demais(mesmo o mais curtido)

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    COMPLEMENTANDO:

    fibra óptica SX: short - multimodo - baixo alcance

    fibra óptica LX: long - monomodo - maior alcance.

    .

    DEUS VULT!

  • ERRADO.

    É o contrário! As fibras do tipo monomodo têm taxas de transmissão maiores e alcançam maiores distâncias que as fibras do tipo multimodo.

  • ERRADO

    Há 2 tipos de fibramonomodo e multimodo.

    MULTIMODO - leva o feixe de luz por vários modos ou caminhos e tem ALTO ÍNDICE DE REFRAÇÃO e atenuação;

    MONOMODO - leva o feixe de luz por um único modo ou caminho tem BAIXO ÍNDICE DE REFRAÇÃO e atenuação.

    .

    .

    ➤ MULTIMODO = MAIOR ATENUAÇÃO; Multimodo é mais barata do que Monomodo! É menos potente, menor distância.

    MONOMODO = MAIOR TAXA DE TRANSMISSÃO; Mais potente, distância maiores.

    Bons estudos!


ID
56788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos meios físicos de transmissão em redes de
computadores, julgue os itens de 81 a 85.

As fibras ópticas são imunes à interferência eletromagnética e apresentam atenuação do sinal, por comprimento, comparável à dos cabos de cobre.

Alternativas
Comentários
  • Como poderia a fibra ótica ter atenuação de sinal similar a cabos de cobre se elas atingem vários km sem precisar de repetidor para reforçar o sinal? Errado.
  • Fibras ópticas apresentam muitas vantagens:

    • Dimensões Reduzidas
    • Capacidade para transportar grandes quantidades de informação ( Dezenas de milhares de conversações num par de Fibra);
    • Atenuação muito baixa, que permite grandes espaçamentos entre repetidores, com distância entre repetidores superiores a algumas centenas de quilômetros.
    • Imunidade às interferências electromagnéticas;
    • Matéria-prima muito abundante
  • atenuar - Conjugar
    v. tr.
    1. Diminuir a gravidade de.
    2. Tornar mais ténue.
    3. Debilitar.
    4. Reduzir a menos.
  • ERRADO,

    Na primeira vez que li a questão coloquei correta, pois realmente a fibra optica tem atenuação 
    como o par metálico também tem.

    porém, o erro da questão esta na palavra COMPARÁVEL, pois é incomparavel a fibra óptica com a rede metálica,
    enquato na fibra óptica tende a ter 0.7 db de atenuação em 20km, a rede metálica tem 20bd em 2km...então o erro
    da questão no caso é a palavra COMPARÁVEL...


    OBRIGADO,

    ...E SEGUIMOS FORTE NA LUTA...
  • As fibras ópticas são imunes à interferência eletromagnética pois são construídas sobre uma estrutura de vidro ou de plástico, transmitem sinais na forma de luz e NÃO possuem malha metálica.

    A distância de transmissão das fibras ópticas é significativamente maior que a de qualquer outro meio de transmissão guiado. Um sinal pode percorrer 50 km sem precisar de regeneração nas fibras ópticas. No caso de cabos de cobre (coaxiais ou de par trançado) precisamos de repetidores a cada 5 km, portanto as FIBRAS ÓPTICAS apresentam ATENUAÇÃO do sinal, por comprimento, MUITO MENOR do que à dos cabos de cobre.

  • O cabo de Fibra Óptica é menos atenuante que qualquer outro cabo.

    São utilizados por vias terrestres e marítimas “por centenas de kilômetros ‘ligam continentes inteiros’”, o que seria impossível para qualquer outro cabo, inclusive, os de cobre.

    São totalmente imunes à interferência eletromagnética e à agua (os Back Bones globais, são ligados por via marítima) - exemplo esse, da alta resistência a corrosão gerada pela água e o sal marinho, além da garantia de “ser menos atenuante” que qualquer outro cabo. (DETALHE: eles não fazem curvas).

  • Não entendi direito o comentário do Steves B? Ele diz q "a fibra óptica tende a ter 0.7 db de atenuação em 20km, a rede metálica tem 20bd em 2km". Ou seja,

    Fibra óptica tem 0.7 db de atenuação em 20km, ou 0.07db a cada 2km;

    A rede metálica tem 20 bd [sic] em 2km". Ou seja, baita diferença.

    Quando a questao fala: As fibras ópticas são imunes à interferência eletromagnética e apresentam atenuação do sinal, por comprimento, -- até aqui tudo certo.

    comparável à dos cabos de cobre. -- essa parte ferrou com tudo(pra não dizer outra pala*vra com F)

    De brinde, trago o seguinte autor[1]:

    "Fibras óticas são imunes à interferência eletromagnética, têm baixíssima atenuação de sinal até cem quilômetros e são muito difíceis de derivar. Essas características fizeram da fibra ótica o meio preferido para a transmissão guiada de grande alcance, em especial para cabos submarinos".

    Fonte:

    [1] Kurose

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    APENAS PARA COMPLEMENTAR:

    "Devido à baixa atenuação, os repetidores só são necessários a cada 50 quilômetros de distância em linhas longas, comparada à distância de 5 km no caso do cobre, uma economia de custo significativa. A fibra também tem a vantagem de não ser afetada por picos de voltagem, interferência eletromagnética ou quedas no fornecimento de energia. Ela também está imune à ação corrosiva de alguns elementos químicos que pairam no ar e, consequentemente, adapta-se muito bem a ambientes industriais desfavoráveis."

    TANENBAUM

  • As fibras ópticas são imunes à interferência eletromagnética e apresentam atenuação do sinal, por comprimento, comparável à dos cabos de cobre.

    Não são comparáveis ao fios de cobre, pois tem taxa, velocidade e distâncias maior que os cabos de cobre


ID
81619
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação à multiplexação, modulação e transmissão de sinais, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A: Errada, pois as companhias de TV a cabo usam um meio dedicado para transmissão de vídeo. Diferentemente da ADSL que concorre com a voz na linha telefônica.B: Correta, conforme a seguinte definição de Baseband - Transmissão em banda básica. - Também chamada de sinalização digital - O sinal é colocado no meio sem utilizar qualquer tipo de modulação. Todo o espectro (banda) de freqüência é utilizado para produzir o sinal.C: Errada, conforme a seguinte definição de banda larga.Broadband - Transmissão em banda larga - Também chamada de sinalização analógica - Realiza a multiplexação em freqüência (FDM). - O espectro de freqüência do meio é dividido em vários canais, cada qual podendo suportar diferentes tráfegos.D: Errada, pois uma das características da modulação por chaveamento é a baixa imunidade a ruídos.E: Errada, pois modulação por chaveamento de freqüência apresenta como principal características a boa imunidade a ruídos.
  • É comum a FCC colocar questões descaradamente repetidas dessa forma em concursos diferentes?

ID
106312
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os meios de transmissão (cabos e fios), conectores de cruzamento (cross-connects) principal e intermediários, terminadores mecânicos, utilizados para interligar os Armários de Telecomunicações, Sala de Equipamentos e instalações de entrada, segundo a norma EIA/TIA 568, consistem o subsistema de

Alternativas
Comentários
  • Da definição:

    "SUBSISTEMA DE CABEAÇÃO BACKBONE

    O subsistema de Cabeação Backbone ou Cabeação Vertical, consiste nos meios de transmissão (cabos e fios), conectores de cruzamento (cross-connects) principal e intermediários, terminadores mecânicos, utilizados para interligar os Armários de Telecomunicações, Sala de Equipamentos e instalações de entrada."

    fonte: http://www.rnp.br/newsgen/9806/cab-estr.html

  • ENTRADA NO EDIFÍCIO
    As instalações de entrada no edifício fornecem o ponto no qual é feita a interface entre a cabeação externa e a cabeação intra-edifício e consistem de cabos, equipamentos de conexão, dispositivos de proteção, equipamentos de transição e outros equipamentos necessários para conectar as instalações externas ao sistema de cabos local.


    SALA DE EQUIPAMENTOS
    A Sala de Equipamentos é o local propício para abrigar equipamentos de telecomunicações, de conexão e instalações de aterramento e de proteção. 
    Ela também contém a conexão cruzada principal ou a conexão secundária, usada conforme a hierarquia do sistema de Cabeação Backbone.
    A Sala de Equipamentos é considerada distinta do Armário de Telecomunicações devido à natureza ou complexidade dos equipamentos que elas contém. 
    Qualquer uma ou todas as funções de um Armário de Telecomunicações podem ser atendidas por uma Sala de Equipamentos.

    SUBSISTEMA DE CABEAÇÃO BACKBONE (ou Cabeação Vertical)
    O subsistema de Cabeação Backbone ou Cabeação Vertical, consiste em:
    - meios de transmissão (cabos e fios);
    - conectores de cruzamento (cross-connects) principal e intermediários;
    - terminadores mecânicos, utilizados para interligar os Armários de Telecomunicações, Sala de Equipamentos e instalações de entrada.

    ARMÁRIO DE TELECOMUNICAÇÕES
    O Armário de Telecomunicações é o local, dentro de um prédio, onde são alojados os elementos de cabeação. 
    Dentro do Armário de Telecomunicações são encontrados:
    - terminadores mecânicos;
    - conectores de cruzamento (cross-connects);
    - terminadores para os sistemas de Cabeação Horizontal e Vertical (patch panel).
     
    SUBSISTEMA DE CABEAÇÃO HORIZONTAL
    O subsistema de Cabeação Horizontal, compreende os cabos que vão desde a Tomada de Telecomunicações da Área de Trabalho até o Armário de Telecomunicações. 
    O subsistema de Cabeação Horizontal possui os seguintes elementos:
    - Cabeação Horizontal;
    - Tomada de Telecomunicações;
    - Terminações de Cabo;
    - Cross-Connections.
     
    ÁREA DE TRABALHO
    A norma EIA/TIA 568A estabelece que os componentes de cabeação entre a Tomada de Telecomunicações e a Estação de Trabalho devem ser simples, baratos e permitam flexibilidade de deslocamento, sem comprometer a conexão física. Os componentes da Área de Trabalho são:
    Equipamento da estação: 
    - computadores, terminais de dados, telefone, etc.;
    - Cabos de ligação - cordões modulares, cabos de adaptação, jumpers de fibra;
    - Adaptadores.

    Fonte: http://www.rnp.br/newsgen/9806/cab-estr.html
  • Gabarito A

    CABEAÇÃO BACKBONE

    Os cabos homologados na norma EIA/TIA 568A para utilização como Backbone são:

    Cabo UTP de 100 Ohms (22 ou 24 AWG):

    800 metros para voz (20 a 300 MHz);

    90 metros para dados (Cat. 3,4 e 5).

    Cabo STP (par trançado blindado) de 150 Ohms:

    90 metros para dados.

    Fibra óptica multimodo de 62,5/125 m:

    2.000 metros para dados.

    Fibra óptica monomodo de 8,5/125 m:

    3.000 metros para dados.

    CABEAÇÃO BACKBONE

    O subsistema de Cabeação Backbone define, também, outros requisitos de projeto, tais como:

    Topologia em estrela;

    Não possuir mais de dois níveis hierárquicos de conectores de cruzamento (cross-connect);

    Os cabos que ligam os cross-connect não podem ultrapassar 20 metros;

    Evitar instalações em áreas onde existam interferências eletromagnéticas e rádio freqüência;

    As instalações devem ser aterradas seguindo a norma EIA/TIA 607.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
110167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de informática, julgue os itens a seguir.

As placas de rede do tipo Wi-Fi operam sob uma arquitetura do tipo Ethernet e servem para conectar computadores a redes do tipo WAN (wide area network), por cabo de par trançado.

Alternativas
Comentários
  • Placas de rede Wi-Fi são utilizadas para redes WLAN (sem fio) e operam sob uma arquitetura do tipo IEEE 802.11,logo, não usam "cabo de par trançado".Wi-Fi: Wireles Fidelity ("Fidelidade Sem Fio")WLAN: Wireless Local Area Network (Rede local Sem Fio);)
  • Quem faz isso é o roteador e o gateway.

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

     

    Teoria:

    Placas de rede Wi-Fi são utilizadas para redes WLAN (sem fio) e operam sob uma arquitetura do tipo IEEE 802.11,logo, não usam "cabo de par trançado".Wi-Fi: Wireles Fidelity ("Fidelidade Sem Fio")WLAN: Wireless Local Area Network (Rede local Sem Fio);)

     

     

    Pratica:

    Quando vc vai a um bar ou restaurante e pede a senha do Wi-FI o garçon não traz um cabo de rede e a senha.

  • Eh o tipo de questao q tá toda cagada!!!

    Tá tudo errado aí!!!!

  • Direto ao ponto!

    As placas de rede do tipo Wi-Fi operam sob uma arquitetura do tipo Ethernet e servem para conectar computadores a redes do tipo WAN (wide area network), por cabo de par trançado. (Sinal e não cabo)

    Prof. Rani - Projeto 70 pts.

    GABARITO: ERRADO

    Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.

  • ERRADO

    • O Padrão de Rede do Tipo Ethernet serve para conectar computadores a redes do tipo LAN

ID
128689
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma onda eletromagnética continuamente variável que pode ser transmitida por diversos meios, dependendo da frequência, é a definição de

Alternativas
Comentários
  • Um sinal analógico varia no tempo de um modo análogo ao da propriedade física que esteve na sua origem. Estes sinais são contínuos e podem assumir qualquer valor entre dois limites. Um exemplo de sinal analógico é a voltagem gerada por um microfone, já que é proporcional ao gráfico do deslocamento em função do tempo, das moléculas do ar que se encontra à sua frente.

     

    Um sinal digital não varia continuamente ao longo do tempo, apenas pode assumir dois valores, digamos 0 ou 1; é essencialmente uma representação codificada da informação original. Um exemplo de sinal digital é a sequência de altas e baixas voltagens produzida durante uma chamada telefónica digital.

  • e-

    sinal analogico tem variação de estado (amplitude, frequencia e fase) de forma nao discreta, sempre usando modulador.


ID
149380
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma rede de meios físicos compartilhados é uma rede na qual os pacotes são transmitidos para várias partes da rede à medida que trafegam dos pontos de origem para os de destino. As redes de meios físicos compartilhados impõem medidas para garantir a confidencialidade indicando que

Alternativas
Comentários
  • Na minha opinião, para que a alternativa b) estivesse correta seria necessário incluir a palavra "somente". O fato de o remetente e o destinatário tomarem conhecimento do conteúdo da mensagem não caracteriza "confidencialidade". Questão mal formulada, merecia recurso.
  • Pessoal, a questão é mais simples do que parece.
    "(...) As redes de meios físicos compartilhados impõem medidas para garantir a confidencialidade indicando que:"
    Ou seja, reformulando a pergunta da banca: "Quais itens a seguir pode-se garantir a confidencialidade:
    a) errado. Integridade.
    b) correto.
    c) errado. Autenticidade.
    d) errado.  Disponibilidade.
    e) errado. Irretratabildiade ou não repúdio.
  • A menos errada é a "B"!
    Mas faltou o SOMENTE, como o texto esta escrito não garante confidencialidade!!!
  • Não tem jeito! Tem que responder sempre a menos errrada. Vamos lá:

    • a) o remetente e o destinatário tenham certeza que a mensagem não foi alterada. INTEGRIDADE
    • b) ambos remetente e destinatário tomaram conhecimento do conteúdo da mensagem. CONFIDENCIALIDADE. MENOS ERRADO.
    •  c) o destinatário confirme a identidade do remetente para receber a mensagem. AUTENTICIDADE
    •  d) os serviços estarão acessíveis e disponíveis para utilização. DISPONIBILIDADE
    •  e) o destinatário não poderá negar o recebimento da mensagem. NADA A VER. PARECE SER NÃO REPÚDIO, MAS NÃO ÉO CASO. NÃO REPÚDIO É QUANDO O AUTOR/REMETENTE DA MENSAGEM NEGA SUA AUTORIA.
  • questão muito boa que colocou os pilares da segurança da informação!

    A) Integridade;

    B) Sigilo, PRivacidade;

    C) Autenticidade ( Identificação e autorização );

    D) Disponibilidade;

    E) Não repúdio, irretratabilidade;


ID
152545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca dos meios de transmissão utilizados em redes de comunicação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Os cabos de fibra óptica são usados para conexões de longa distância por permitirem altas taxas de velocidade, apresentarem baixo custo operacional e serem de fácil reposição em caso de danos.

     c) O cabo coaxial é utilizado para médias distâncias e tem custo operacional médio, mas é inadequado por ser suscetível a interferências produzidas por correntes elétricas externas. apresenta melhor imunidade contra ruidos e contra atenuação de sinal que o par traçado sem blindagem - UTP.

    d) As redes sem fio podem ser interligadas por meio de ondas de rádio, som, calor, celular e satélite. --> ondas de celular, fala sério.

    e) O cabo de par trançado blindado, ou STP, oferece alto grau de proteção contra interferências produzidas por corrente elétrica externa. Apesar de ser de baixa velocidade de transmissão, esse tipo de cabo pode ser empregado para partilhar dados em redes token-ring de longa distância.

    •  a) Os cabos de fibra óptica são usados para conexões de longa distância por permitirem altas taxas de velocidade, apresentarem baixo custo operacional e serem de fácil reposição em caso de danos.
    •  b) Um cabo de UTP, também conhecido como par trançado não blindado, contém quatro tipos de pares de fios trançados de maneira alternada para cancelar ruído elétrico dos pares adjacentes e de outros dispositivos existentes no ambiente em uso.
    •  c) O cabo coaxial é utilizado para médias distâncias e tem custo operacional médio, mas é inadequado por ser suscetível a interferências produzidas por correntes elétricas externas.
    •  d) As redes sem fio podem ser interligadas por meio de ondas de rádio, som, calor, celular e satélite.
    •  e) O cabo de par trançado blindado, ou STP, oferece alto grau de proteção contra interferências produzidas por corrente elétrica externa. Apesar de ser de baixa velocidade de transmissão, esse tipo de cabo pode ser empregado para partilhar dados em redes token-ring de longa distância.
  • a) Errada. Se for a fibra ótica monomodo o custo operacional é alto e o gerenciamento é complexo.

    c) Errado. É adequado pois possui alta resistência a esse tipo de interferência.

    d) Errado. Já respondido pelos colegas.

    e) Errado. STP é utilizado em LANs, distâncias curtas.
  • O UTP cancela (por completo) o ruído elétrico ou interferência eletromagnética? Sei não hein.

  • Pedro Camargo a Alternativa "B" está correta.

     

    O cabo de par trançado é composto por pares de fios. Os fios de um par são enrolados em espiral a fim de, através do efeito de cancelamento, reduzir o ruído e manter constante as propriedades elétricas do meio por toda a sua extensão. O efeito de cancelamento reduz a diafonia entre os pares de fios e diminui o nível de interferência eletromagnética/radiofrequência [SOA96] [TAN94]. O número de tranças nos fios pode ser variado a fim de reduzir o acoplamento elétrico.

     

    Fonte: http://penta2.ufrgs.br/rc952/Cristina/utpatual.html


ID
153466
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A tecnologia Gigabit Ethernet - padrão IEEE 802.3z tem por objetivos principais suportar as atividades de padronização e contribuir com conteúdo técnico para facilitar o consenso em especificações, oferecer um canal de comunicação entre fornecedores e consumidores e fornecer recursos para estabelecer e demonstrar interoperabilidade entre produtos. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir, a respeito da tecnologia Gigabit Ethernet.

I. Opera com clock de 125 MHz, igual ao Fast Ethernet, mas consegue atingir uma taxa de transferência de 1Gbps porque transmite dois bits por vez e usa quatro pares do cabo.
II. Utiliza o formato do quadro Ethernet 802.3, permite operações half-duplex e full-duplex e método de acesso CSMA/CD com suporte para um repetidor por domínio de colisão.
III. Suporta enlace de fibra óptica monomodo e multimodo com comprimentos máximos de 500m e de 2km, respectivamente.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Correta "B"Quanto à distância dos enlaces, foi definido que:Enlace de fibra óptica multímodo com comprimento máximo de 500 metros;Enlace de fibra óptica monomodo com comprimento máximo de 3 Km;Enlace baseado em cobre (exemplo: cabo coaxial) com comprimento máximo de 25m”
  • 1000BASE-SX

    Nesta tecnologia entra o uso de fibras ópticas nas redes, e é recomendada nas redes de até 550 metros. Ela possui a mesma tecnologia utilizada nos CD-ROMs, por isso é mais barata que a tecnologia 1000baseLX, outro padrão que utiliza fibras ópticas.

    Ela possui quatro padrões de lasers. Com lasers de 50 mícrons e freqüência de 500 MHz, o padrão mais caro, o sinal é capaz de percorrer os mesmos 550 metros dos padrões mais baratos do 1000BaseLX. O segundo padrão também utiliza lasers de 50 mícrons, mas a freqüência cai para 400 MHz e a distância para apenas 500 metros. Os outros dois padrões utilizam lasers de 62.5 mícrons e freqüências de 200 e 160 MHz, por isso são capazes de atingir apenas 275 e 220 metros, respectivamente. Pode utilizar fibras do tipo monomodo e multimodo, sendo a mais comum a multimodo (mais barata e de menor alcance).

    1000BASE-LX

    Esta é a tecnologia mais cara, pois atinge as maiores distâncias. Se a rede for maior que 550 metros, ela é a única alternativa. Ela é capaz de atingir até 5km utilizando-se fibras ópticas com cabos de 9 mícrons.

    Caso utilize-se nela cabos com núcleo de 50 ou 62.5 mícrons, com freqüências de, respectivamente, 400 e 500 MHz, que são os padrões mais baratos nesta tecnologia, o sinal alcança somente até 550 metros, compensando mais o uso da tecnologia 1000baseSX, que alcança a mesma distância e é mais barata.

    Todos os padrões citados acima são compatíveis entre si a partir da camada Data Link do modelo OSI. Abaixo da camada Data Link fica apenas a camada física da rede, que inclui o tipo de cabo e o tipo de modulação usada para transmitir os dados através deles. A tecnologia 1000baseLX é utilizado com fibra do tipo monomodo, por este motivo que ela pode alcançar uma maior distância em comparação com o padrão 1000basesx.

  • Padrões

    O Gigabit Ethernet é padronizado pelo grupo de trabalho da IEEE 802.3z, que desenvolve padrões para que:

    • “Permitam operações Half-Duplex e Full-Duplex em velocidades de 1.000 Mbps;
    • Utilizem o formato do quadro Ethernet 802.3;
    • Utilizem o método de acesso CSMA/CD com suporte para um repetidor por domínio de colisão;
    • Ofereçam compatibilidade com tecnologias 10Base-T e 100Base-T.

    Quanto à distância dos enlaces, foi definido que:

  • acredito que o item I está errado porque o padrão 802.3z usa fibra ótica e neste item diz que "usa quatro pares do cabo". quem tem pares dentro do cabo é o cabo UTP que tem 4 pares trançados de fio de cobre dentro do cabo e esse cabo é usado para Gigabit Internet no padrão 802.3ab

  • Apenas complementando as informações fornecidas pelos colegas:

    a) SX e RX referem-se ao comprimento de onda/tecnologia empregada:

    S = short wave, laser 850 nm;
    L =  long wave, lase 1.310 nm;
    X = transmissão em WDM com 4 comprimentos de onda, para LAN usando codificação 8B10B;

    Ou seja, pode-se empregar tanto fibras monomodo quanto multimodo quando se fala de SX e LX.

    b) No padrão gigabit ethernet:

    Padrão 1000BASE-SX - (laser VCSEL) com fibras multimodo (MM), podendo chegar a 550m nas fibras MM 50/125µm; (50/125 = fibra/casca microns)

    Padrão 1000BASE-LX - (laser tradicional) utiliza fibras tanto multimodo (MM - 50/125µm) quanto monomodo (SM), podendo alcançar respectivamente 550 e 5km

    Fonte: MF101 - Introdução à tecnologia de redes - Furukawa Fundamental
  • I - Categoria do cabo 5e: é uma melhoria da categoria 5. Pode ser usado para frequências até 125 MHz em redes 1000BASE-T gigabit ethernet.
    II - O controle das transmissões no modo Half-duplex é efetivado pelo CSMA/CD. Na transmissão em Full-duplex é eliminada a colisão, logo controle das transmissões não é feito pelo CSMA/CD, mas pelo controle de fluxo (Flow Control).
    III - Suporta enlace de fibra óptica monomodo e multimodo com comprimentos máximos de 20km e de 550m, respectivamente.
  • I. Opera com clock de 125 MHz, igual ao Fast Ethernet, mas consegue atingir uma taxa de transferência de 1Gbps porque transmite dois bits por vez e usa quatro pares do cabo.

    Com relação à "I", não consegui encontrar um autor sério para fundamentar essa afirmação. Alguém conhece algum?

  • b-

    gigabit LX monomodo - 3 km

    gigabit SX multimode - 550 m


ID
154003
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As redes ópticas podem transmitir todos os tipos de tráfego (voz, dados e vídeo) por cabos ópticos e prover a maciça largura de banda necessária para os novos tipos de serviços e softwares. Essas redes têm sua capacidade aumentada quando permitem que um único canal de comunicação transporte transmissões simultâneas de dados oriundas de múltiplas fontes pela utilização de

Alternativas
Comentários
  • TDM(Time Division Multiplexing):O canal é dividido em períodos de tempo.Para cada um é alocado todo o canal por um período.Periodicamente tem a largura da banda inteira.Ex.Bluetooth. Utilizada em circuitos digitais e analógicos(raramente).

    FDM(Frequency Division Multiplexing):O canal é dividido em frequências. Para cada um é definido uma frequência.Ex.ASDL utiliza de 0 a 4k para telefonia, 4k a 50k para upload e 50ka 1 M para download. Exige circuitos analógicos.

    WDM(Wave Division Multiplexing):Variação da FDM.Canais de fibra óptica sendo multiplexados em apenas um canal óptico.

    resposta (a)

  • O DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing - multiplexação densa por comprimento de onda) é uma tecnologia WDM. Segundo a ITU (International Telecommunications Union), os sistemas DWDM podem combinar até 64 canais em uma única fibra. No entanto, podemos encontrar, na prática, sistemas DWDM que podem multiplexar até 128 comprimentos de onda. Além disso, foram realizados alguns testes que provaram ser possível a multiplexação de até 206 canais.

    Fonte: 
    http://www.gta.ufrj.br/grad/04_1/wdm/dwdm.html

ID
155758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A principal função de um cabo metálico ou cabo de fibra óptica
em uma rede de comunicação é permitir a transmissão de sinais
entre os dispositivos, componentes dessa rede, com o mínimo de
degradação possível. Contudo, tanto o sinal elétrico quanto o
sinal óptico ficam sob a ação constante de elementos internos e
externos à rede. Acerca desse assunto, julgue os itens que se
seguem.

As fibras ópticas podem ser classificadas segundo suas características básicas de transmissão, que são diretamente relacionadas ao perfil de índices de refração da fibra e à sua capacidade de conduzir um ou vários modos de propagação.

Alternativas
Comentários
  • perfil de índices de refração : degrau, gradual

    um ou vários modos de propagação: monomodo ou multimodo.

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

     

    perfil de índices de refração : degrau, gradual

    um ou vários modos de propagação: monomodo ou multimodo.

  • Comentário copiado do colega Felipe AlfaPapaFox de outra questão:

     

    "Galera, vamos lá... comentários objetivos e eficientes !

    Multimodo = Mais barata, menos potente, menor distância ! utiliza-se de LED. 

    Monomodo= Mais cara, mais potente, distância maiores ! Utiliza-se de Laser ! " (sic passim, Grifei)

     

    Qualquer crítica, chamar no chat. Tmj!

  • Contribuindo com meu resumo da aula do professor Jósis Alves

    → Fibra óptica: constituída de fios finos e flexíveis de vidro ou plástico transparente que podem conduzir luz

    Geralmente, tem a expessura de um fio de cabelo.

    Não há sinal elétrico, não há necessidade de isolamento elétrico dentro da fibra.

    Funcionam a partir dos fenômenos da reflexão e da refração da luz.

    Reflexão total é o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir sobre uma superfície de separação entre dois meios.

    Refração é o fenômeno que consiste no fato de a luz passar de um meio para o outro diferente.

    Principais vantagens:

    - imunidade à interferências eletromagnéticas;

    - imunidade à ruídos

    - alcance de km

    Há dois tipos de fibra óptica:

    MONOMODO: pelo tamanho reduzido do núcleo, gera-se apenas um feixe de luz.

    velocidade na ordem 100 gbps

    distância: > 100 km

    fonte de emissão: laser

    utilização: WANs

    MULTIMODO: Maior atenuação do sinal devido a absorção dos vários feixes. → múltiplos feixes de luz, que serão absorvidos, ocasionando perda de sinal.

    velocidade na ordem 10 gbps

    distância: até 2 km

    fonte de emissão: LED (diodo emissor de luz)

    utilização: LANS

    mais barata e flexível em relação ao monomodo

    Multimodo subdivide-se em:

    - índice degrau (refração constante)

    - índice gradual


ID
155767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere uma rede local interconectada por dois switches e um
roteador. O roteador tem por principal função conectar essa rede
com a Internet e com outras redes locais. Com relação a essa
situação hipotética, julgue os seguintes itens.

Caso os dois switches sejam do tipo gigabit ethernet, a interligação desses dois componentes da rede por meio de cabo da categoria 5e deverá respeitar o limite máximo de comprimento do cabo de 100 metros, para evitar comprometimento da largura de banda.

Alternativas
Comentários
  • 1000BASE-T

    É a tecnologia mais viável, caso a rede possua menos de 100 metros, pois ela utiliza os mesmos cabos par-trançado categoria 5 que as redes de 100 Mbps atuais. Além de não necessitar a compra de cabos, não são necessários ajustes maiores para suportar esta tecnologia, e com a utilização de switches compatíveis a essa tecnologia, podem ser combinados nós de 10, 100 e 1000 megabits, sem que os mais lentos atrapalhem no desempenho dos mais rápidos.

    Mas também há o problema da resistência dos cabos de par-trançado. Eles são muito frágeis, tendo por vários motivos a perda de desempenho; e como a taxa de transmissão é maior, o índice de pacotes perdidos acaba sendo muito maior que nas redes de 100 megabits.

    No Padrão 1000baseT o número de pares de cabos usados difere dos demais utilizados em padrões anteriores, ele utiliza os quatros pares disponíveis no par trançado, por este motivo que ele consegue transmitir a 1000 mbps diferente das demais que utilizam somente dois pares desse cabo.

  • Padrões de cabos em redes Ethernet:


    - 10Base2: Cabo coaxial fino, com limite de comprimento de 185 metros por segmento. Opera a 10 Mbps.
    - 10Base5: Cabo coaxial grosso, com limite de comprimento de 500 metros por segmento. Opera a 10 Mbps.
    - 10BaseT: Cabo par trançado sem blindagem, com limite de comprimento de 100 metros por segmento. Opera a 10 Mbps.
    - 10BaseFL: Fibra ótica multimodo, com limite de comprimento de 2 Km por segmento. Opera a10 Mbps.
    - 100BaseT: Cabo par trançado sem blindagem, com limite de comprimento de 100 metros por segmento, operando a 100 Mbps. Esse padrão é   também chamado Fast Ethernet.
    - 100BaseFX: Fibra ótica multimodo, operando a 100 Mbps (padrão também conhecido como Fast Ethernet). Possui um limite de comprimento de 412 metros por segmento, caso seja usada apenas uma fibra e comunicação half-duplex. Caso sejam usadas duas fibras, a comunicação usada é full-duplex e o limite de comprimento passa a ser de 2 Km por segmento. Pode-se usar também fibras óticas monomodo no padrão 100BaseFX. Nesse caso o limite de comprimento é bem maior (20 Km ou até mais).
    - 1000BaseT: Cabo par trançado sem blindagem, operando a 1 Gbps. Esse padrão é também chamado Gigabit Ethernet. O limite de comprimento é de 100 metros por segmento.
    - 1000BaseSX: Fibra ótica multimodo operando a 1 Gbps (Gigabit Ethernet). O limite de comprimento do cabo é de 220 metros por segmento. Esse é o padrão mais usado na montagem de redes Gigabit Ethernet usando fibras óticas.
    - 1000BaseLX: Esse padrão de fibras óticas permite um comprimento maior do cabo: 550 metros caso seja usada uma fibra ótica multimodo ou 5 Km caso seja usada uma fibra ótica monomodo.

    Fonte: http://www.cefetrn.br/~fcsjunior/Cap%EDtulo%2012%20-%20Ethernet.pdf

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

    - 1000BaseT: Cabo par trançado sem blindagem, operando a 1 Gbps. Esse padrão é também chamado Gigabit Ethernet. O limite de comprimento é de 100 metros por segmento.

  • Excelente! :) Muito obrigada por compartilhar!

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    Na implementação 1000Base-T pode-se utilizar par trançado categoria 5, porém é recomendado utilizar par trançado categoria 5e ou 6.

    PEGUEI ESSA DE UM PARCEIRO: Em relação aos cabos: Gigabit, é qualquer um acima de 5e (5e, 6, 6a, 7, 7a)


ID
157069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a redes de computadores, transmissão de informação, meios de transmissão, julgue os itens a seguir.

A largura de banda de um canal de comunicação é a diferença entre a maior e a menor freqüência que pode ser utilizada por esse canal. Essa limitação pode ser física, devido ao tipo de meio físico utilizado, ou imposta por meio de filtros.

Alternativas
Comentários
  • CERTO. Esta medida representa a quantidade de sinais que podem ser transportados por um canal. Nas comunicações analógicas, o seu valor é a diferença entre a freqüência mais alta e baixa que pode ser transportada por um canal. Quanto maior a faixa de freqüências, mais intervalos de freqüência podem ser alocados para representar dados.

  • LARGURA DE BANDA = MEDIDA EM BITS.


ID
157831
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As tecnologias Banda larga e Banda base são utilizadas nos meios de transmissão de dados por

Alternativas
Comentários
  • Banda Larga  e Banda Base
    Banda Larga é o nome dado à conexões que utilizam uma faixa de frequência analógica para transmissão de dados. Diferentemente da banda básica, ou banda base, onde a injeção de sinal no meio é feito diretamente em formato digital (por exemplo é o que acontece em redes locais com tecnologia Ethernet), dispensando então o equipamento que chamamos de modem (modulador/demodulador), que faz a conversão do sinal digital em analógico.A diferença mais marcante entre banda base e banda larga, porém, é o método de acesso e transmissão. Na banda base é utilizado um método chamado CSMA/CD, que nada mais é que um sensor de colisão e detector de portadora, ou seja, na sua conexão Ethernet (sua placa de rede do micro) cada equipamento no domínio da rede transmite de cada vez. Na banda larga é usado um método de acesso chamado FDM (Multiplexação por divisão de frequência), que nada mais é que pegar uma faixa de frequência analógica e dividí-la em canais.
  • A maioria dos sistemas de transmissão de banda base utiliza cabos de impedância com características de 50 Ohm, geralmente utilizados nas TVs a cabo e em redes de banda larga. Isso se deve ao fato da transmissão em banda base sofrer menos reflexões, devido às capacitâncias introduzidas nas ligações ao cabo de 50 Ohm.

  • Cabos pares trançados também não são BANDA BASE?

  • Letra C

     

    Cabo Coaxial Banda Larga, também conhecido como 10Base5 ou "Mangueira Amarela de Jardim", consiste de um fio de cobre rígido, que forma o núcleo, envolto por um material isolante, que por sua vez é involto por um condutor cilíndrico de alumínio rígido, tudo coberto por uma capa plástica protetora.
    http://penta2.ufrgs.br/tp951/c_larga.html

     

    Cabo Coaxial Banda Base, também conhecido como 10Base2, consiste de um fio de cobre rígido, que forma o núcleo, envolto por um material isolante, que por sua vez é envolto por um condutor cilíndrico na forma de malha entrelaçada, tudo coberto por uma capa plástica protetora.
    http://penta2.ufrgs.br/tp951/c_base.html

     

  • Tem alguns autores que consideram 10Base5 como Banda Larga, mas o Tanenbaum diz que é Banda Base.

     

    A notação 10Base5 significa que ele opera a 10 Mbps, utiliza a sinalização de banda básica e pode aceitar segmentos de até 500 metros. O primeiro número é a velocidade em Mbps. Em seguida, temos a palavra "Base" (ou, algumas vezes, "BASE") para indicar a transmissão de banda básica. No início, existia uma variante de banda larga, a 10Broad36, mas ela nunca teve sucesso no mercado e, portanto, desapareceu. Por fim, se o meio for coaxial, seu comprimento será arredondado para unidades de 100 metros depois de "Base".

     

    Fonte: Redes de computadores - Andrew S. Tanenbaum - 4ª Edição - 2003 - pág. 289


ID
158419
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A tecnologia que utiliza apenas uma parte pequena do espectro eletromagnético e envia somente um sinal de cada vez através do meio de transmissão denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Baseband(Banda Básica):Utiliza sinal digital para transmitir. Ele utiliza toda a largura de banda da mídia para um único canal.Usa repetidores para regenerar o sinal.

    Broadband(Banda Larga):Utiliza sinal analógico para transmitir. A largura de banda é dividida em vários canais (multiplexação). Utiliza amplificadores para regenerar o sinal.

  • Banda Base: Largura de frequência original de um sinal, antes de sua conversão em outra mais adequada ao canal.

    Banda Larga. Sinal que sofreu modulação.


ID
159088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a transmissão de dados, julgue os itens a seguir.

As fibras ópticas do tipo monomodo têm núcleo com diâmetro inferior ao das fibras do tipo multimodo, e permitem a transmissão de maiores taxas de dados a distâncias mais longas.

Alternativas
Comentários
  • FIBRAS MULTIMODO
    As fibras Multimodo têm núcleos maiores (aproximadamente 62,5 micrómetros de diâmetro) e transmitem luz infravermelha (comprimento de onda de 850 a 1300 nm) a partir de díodos emissores de luz (LEDs).

    FIBRAS MONOMODO
    As fibras de modo simples têm núcleos pequenos (aproximadamente 9 micrómetros de diâmetro) e transmitem luz laser infravermelha (comprimento de onda de 1300 a 1550 nanómetros). Neste tipo de fibras o diâmetro do núcleo é tão pequeno que não há mais do que um modo de propagação. Logo, não existe dispersão inter modal. A largura de banda utilizável é maior do que em qualquer dos tipos de fibra multimodo.

    Multimodo 850nm & 1300nm
    Loss Budget @ 13dB
    Distancias até 4km

    Monomodo 1310nm & 1550nm
    Loss Budget @ 19dB
    Distancias até 50km

    QUESTÃO CERTA

  • Tipos de Fibras:
    MULTIMODO
    : têm núcleos maiores e transmitem luz infravermelha a partir de díodos emissores de luz (LEDs). Sao de dois tipos:
    Step Índex: o índice de refração do núcleo é constante. Isso limita sua aplicação a curtas distâncias e a uma largura de banda inferior à de outros tipos.
    Graded Index: o índice de refracção do núcleo tem uma variação parabólica. A largura de banda utilizável é superior à da fibra Step index.

    MONOMODO: núcleos tao pequenos, que so ha um modo de propagação; transmitem luz laser infravermelha.Largura de banda maior q na multimodo.
  • Comentário copiado do colega Felipe AlfaPapaFox de outra questão:

     

    "Galera, vamos lá... comentários objetivos e eficientes !

    Multimodo = Mais barata, menos potente, menor distância ! utiliza-se de LED. 

    Monomodo= Mais cara, mais potente, distância maiores ! Utiliza-se de Laser ! " (sic passimGrifei)

     

    Qualquer crítica, chamar no chat. Tmj!

  • ✿ Cabo de Fibra Óptica

    Consiste em uma Casca e um Núcleo (de vidro) para transmissão de luz. Possui capacidade de transmissão virtualmente infinita, é imune a interferências eletromagnéticas e consegue ligar distâncias maiores sem a necessidade de repetidores. Como desvantagens, podemos dizer que é

    incapaz de fazer curvas acentuadas, além de ter um custo de instalação e manutenção muito alto em relação ao par trançado. Entendido? Há dois tipos de fibra: Monomodo e Multimodo.

    A Fibra Multimodo leva o feixe de luz por vários modos ou caminhos, por uma distância menor, com menores taxas de transmissão, mais imprecisa, diâmetro maior e alto índice de refração e atenuação, mas possui construção mais simples, é mais barata e utilizada em LANs.

    A Fibra Monomodo leva o feixe de luz por um único modo ou caminho, por uma distância maior, com maiores taxas de transmissão, mais precisa, diâmetro menor e baixo índice de refração e atenuação, mas possui construção mais complexa, é mais cara e utilizada em WANs.

    Fonte: Prof. Diogo Carvalho – Estratégia Concursos

  • As fibras ópticas do tipo monomodo têm núcleo com diâmetro de aproximadamente 7 mícrons, ao passo que as fibras do tipo multimodo têm núcleo entre 50 a 100 mícrons. Além disso, as fibras ópticas monomodo permitem a transmissão de maiores taxas de dados a distâncias mais longas, por exemplo, nos cabos ópticos submarinos que cruzam os oceanos com elevadíssimas taxas de dados.

    Nas fibras ópticas do tipo monomodo a propagação da luz ocorre praticamente na horizontal, com retardo desprezível e com pequena distorção do sinal.

  • MONOMODO = -ARROMBADO

    MULTIMODO = +ARROMBADO


ID
172090
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No contexto das redes de computadores IEEE-802.3 - Ethernet e IEEE-802.5 - Token-Ring, do ponto de vista do layout, as topologias estrela e em anel apresentam, respectivamente, como características:

Alternativas
Comentários
  • Está correto o gabarito desta questão ?
  • IEEE-802.3 - Ethernet e IEEE-802.5 - Token-Ring, RESPECTIVAMENTE

        a) a inserção de uma nova estação na rede obriga ao remanejamento das demais estações / inexiste a necessidade da implantação de mecanismos que disciplinem o acesso das diversas estações ao meio compartilhado.

    ERRADO: NA TOPOLOGIA ETHERNET PODEMOS INSERIR E REMOVER NÓS SEM REMANEJAMENTOS

        b) o meio físico de transmissão é constituído por um único segmento multiponto compartilhado pelas diversas estações interconectadas / existe a obrigatoriedade do fluxo de informações ser centralizado.

    ERRADO: NA ETHERNET EXISTEM VARIOS ENLACES FISICOS, TODOS ELES LIGANDO AO NO CENTRAL

        c) confiabilidade alta, pois o fluxo de tráfego entre os nós é descentralizado / variedade de caminhos, justificando a necessidade de roteamento em cada nó.

    ERRADO: NA ETHERNET A QUEDA DO NO CENTRAL CAUSA INDISPONIBILIDADE GERAL. BAIXA CONFIABILIDADE

        d) confiabilidade baixa, pois a rede depende do nó central / Inexistência da necessidade de decisões de roteamento.

    CORRETO

        e) os nós têm ligação direta com os demais nós da rede / os nós periféricos funcionam como repetidores.

    ERRADO: NA ETHERNET OS NOS NAO SE LIGAM ENTRE SI, MAS SIM COM UM NO CENTRAL
  • estrela:anel:

    •  a) a inserção de uma nova estação na rede obriga ao remanejamento das demais estações (Na estrela para inserir uma nova estação basta conecté-la ao nó central)/ inexiste a necessidade da implantação de mecanismos que disciplinem o acesso das diversas estações ao meio compartilhado.(O anel possui um mecanismo de transmissão e recebimento circular e unirecional)

    •  b) o meio físico de transmissão é constituído por um único segmento multiponto compartilhado pelas diversas estações interconectadas (certo pra estrela, seria o nó central)/ existe a obrigatoriedade do fluxo de informações ser centralizado.(no anel não há elemento central, cada nó está ligado aos seus 2 vizinhos)

    •  c) confiabilidade alta, pois o fluxo de tráfego entre os nós é descentralizado (estrela é centralizado)/ variedade de caminhos, justificando a necessidade de roteamento em cada nó.(anel é unidirecional, só passa pro vizinho, sem roteamento)

    •  d) confiabilidade baixa, pois a rede depende do nó central ( verdade pois se o no central falhar ninguém se comunica, mas se for outro nó a rede continua)/ Inexistência da necessidade de decisões de roteamento.(vide c)

    •  e) os nós têm ligação direta com os demais nós da rede (só com central)/ os nós periféricos funcionam como repetidores.(não são periféricos, mas são repetidores)

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Topologia_de_rede
  • Achei estranho dizer que a topologia estrega tem confiabilidade baixa, mas era a única resposta cabível.

  • Questão de 2009.

    estamos em 2016 novas tecnologias foram criadas e inovações foram feitas para suprir essa falha.

  • André Santos, a questão ainda se aplica a 2020. A principal desvantagem do nó em estrela é justamente esse, por mais que se crie mecanismos de atenuação. Conforme afirma[1]:

    "Desvantagens: (1) dependência de toda a topologia em um único ponto,"

    Fonte:

    [1] Forouzan, Redes.


ID
230623
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qual a configuração correta para redes de longa distância (acima de 1 KM)?

Alternativas
Comentários
  • 1000BASE-LX
    Esta é a tecnologia mais cara, pois atinge as maiores distâncias. Se a rede for maior que 550 metros, ela é a única alternativa. Ela é capaz de atingir até 5km utilizando-se fibras ópticas com cabos de 9 mícrons.
    Caso utilize-se nela cabos com núcleo de 50 ou 62.5 mícrons, com freqüências de, respectivamente, 400 e 500 MHz, que são os padrões mais baratos nesta tecnologia, o sinal alcança somente até 550 metros, compensando mais o uso da tecnologia 1000baseSX, que alcança a mesma distância e é mais barata.
    Todos os padrões citados acima são compatíveis entre si a partir da camada Data Link do modelo OSI. Abaixo da camada Data Link fica apenas a camada física da rede, que inclui o tipo de cabo e o tipo de modulação usada para transmitir os dados através deles. A tecnologia 1000baseLX é utilizado com fibra do tipo monomodo, por este motivo que ela pode alcançar uma maior distância em comparação com o padrão 1000basesx.
     

  • Só pra constar, o padrão 1000BASE-GX não existe(pegadinha sacana, já 3 alternativas a citam), restando analisar as alternativas A e C.
    Com fibra monomodo de 9 microns, o 1000BASE-LX atinge 3km; já com 50 microns, atinge apenas 550m.
    Para uma distancia acima de 1km só serviria a alternativa A.

ID
230986
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito da codificação de dados binários para a transmissão em banda base sobre um circuito físico, podemos afirmar que:

Alternativas

ID
233089
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A transmissão de sinais está condicionada à qualidade do meio de comunicação, que pode variar de acordo com as condições físicas a que esteja sujeito. Parâmetros como velocidade de transmissão, atraso e variação no atraso de pacotes, taxa de erro são afetados quando há perda na qualidade do meio físico. Assinale a alternativa que apresenta o meio físico que sofre maiores interferências das variações climáticas, como acúmulo de nuvens e precipitações.

Alternativas
Comentários
  • No dimensionamento de um enlace de rádio o objetivo é garantir que o sinal digital original que transporta a informação possa ser regenerado na outra ponta com uma taxa de erros aceitável. Para que isto ocorra a relação portadora ruído (C/N) na recepção tem que ser maior que um valor mínimo especificado.
    A potência do transmissor e antenas devem ser portanto dimensionadas de modo a compensar as perdas na propagação e outras referentes a polarização cruzada e atenuação nos conectores, cabos coaxiais ou guias de ondas.
    Em um enlace rádio o sinal é transmitido pela antena transmissora e propaga-se na forma de ondas de rádio (ondas eletromagnéticas) até a antena receptora. Ao se propagar de uma antena até a outra o sinal é atenuado estando sujeito às seguintes perdas:

    Perda no espaço livre: Apenas parte da energia transmitida através das ondas eletromagnéticas é captada pela antena receptora.
    Desvanecimento: Ao se propagar as ondas de rádio estão sujeitas a reflexões no solo e na atmosfera que provocam alterações na sua amplitude e caminho percorrido ocasionando variações na potência do sinal recebido. Estas variações são chamadas de desvanecimento (fading). O desvanecimento pode ser causado também por obstáculos na linha de visada direta, ou por atenuação devido a chuvas.
    Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialrdig/pagina_2.asp
  • Senhores, a água é o maior obstáculo para os sinais de rádio, por isso quando chove as comunicações sem fio perdem qualidade e podem até parar.
    Por isso também é necessário liberar a linha de visada entre duas torres de rádio a fim de que principalmente árvores não esteja pelo caminho.

    a) fibras não sobre interferência climática
    b) no caso do par trançado ela pode sofrer indução no caso de raios
    c) chuva degrada fortemente os sinais de rádio
    d) mesmo caso do par trançado pode sofrer indução
    e) idem, indução
  • c-

    meios nao-guiados têm bastante vulnerabilidade por variações climaticas, assim como interfenreica eletromagnetica, em relação a meios guiados (por fios).


ID
241819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca dos meios de transmissão, protocolos e modelos de redes de
comunicação, julgue os itens a seguir.

Um backbone que utiliza a interface de dados distribuídos por fibra óptica possui dois anéis que se alternam simultaneamente tanto para o tráfego de dados como para o circuito de backup.

Alternativas
Comentários
  • A questão está tratando de FDDI.

    Realmente existem dois aneis. O problema da questão é afirmar que suas funções se alternam. Na verdade, o circuito de backup (contingência) fica inativo até que o circuito principal deixe de funcionar.

  • A questão descreve FDDI, que não é a única implementação possível para backbones ópticos.
  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

     

    A questão descreve FDDI, que não é a única implementação possível para backbones ópticos.

     

    O problema da questão é afirmar que suas funções se alternam. Na verdade, o circuito de backup (contingência) fica inativo até que o circuito principal deixe de funcionar.

  • A topologia dual ring (anel duplo) usa um segundo anel (auxiliar) que opera no sentido in-verso ao anel principal. O segundo anel é apenas para emergências (como se fosse um estepe deum carro). Após ser restabelecido o enlace com problemas, o anel auxiliar fica ocioso novamente. Note que, para que essa topologia funcione, cada estaçãoprecisa ter duas portas de transmissão e duas portas de recepção. As redes Token Ring de altavelocidade denominadas FDDI (Fiber Distributed Data Interface) e CDDI (Copper DistributedData Interface) usam essa topologia.

    Fonte:

    [1] CDRC, Forouzan


ID
249511
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de princípios, métodos, processos, técnicas e ferramentas
empregados em redes de comunicação, julgue os itens de 95 a 108.

A análise da evolução das redes de computadores indica que o aumento das taxas de transmissão, em bps, foi até hoje, em média, maior nas redes locais que nas redes de longa distância. As diferenças, entretanto, estão diminuindo, em razão do uso crescente das fibras ópticas nas redes de longa distância.

Alternativas
Comentários
  • Basta vc lembrar da velha conexão discada, q ligavam redes distantes, a 56kbps; antes dessa velocidade, havia a de 28kbps; antes, a de 14, 8, 4 ..
    De 56, foi pra 128kbps; depois, 256, 512 etc.
    Agora, tomando as redes locais, os cabos coaxiais tinham velocidade de 10mbps; depois dele, tivemos as variacoes de par trançado com as seguintes caracterisiticas:

    Categoria 3 / Classe C = 16 MHz, utilizado em ligações de até 10 Mbps; Categoria 4 / Classe B = 20 MHz, utilizado em ligações de até 16 Mbps, utilizado em redes Token Ring e Ethernet; Categoria 5 / Classe D = 100 MHz, utilizado em ligações de até 100 e 1000 Mbps; Categoria 5e = Existe de 100/110/125/155 MHz, utilizado em ligações de até 100 e 1000 Mbps, com alcance de até 100 metros; Categoria 6 / Classe E = 250 MHz, utilizado em ligações de até 10 Gbps, com alcance de até 55 metros; Categoria 6a = 500 MHz, utilizado em ligações de até 10 Gbps, com alcance de até 100 metros; Categoria 7 / Classe F = 500/600 MHz, utilizado em ligações de até 100 Gbps; Ou seja, havia um salto muito maior na velocidade das redes locais q nas remotas; situação se invertendo devido ao uso da fibra otica em longas distancias(as mesmas nao são muito usadas em redes locais devido ao seu custo beneficio baixo)
  • Questão mal elaborada. Afirma que o aumento das taxas de transmissão, em bps, foi até hoje, em média, maior nas redes locais que nas redes de longa distância. O que acontece é justamente o contrário! Apesar de em redes locais sempre terem sido maiores a taxas, o aumento (proporcionalmente falando) tem sido maior nas de longa distância. E exatamente por isso que a diferença entre uma e outra, como afirma a questão, diminui cada vez mais. Veja como a própria questão é contraditória, a LAN já é mais veloz, se ela ainda por cima aumenta a velocidade mais que a WAN, a discrepância entre as duas ficará cada vez maior! Mais uma vez o CESPE com suas redações nojentas e seus posicionamentos inflexíveis.

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

     

    creio que a questão tentou dizer que "evolução das redes de computadores indica que o aumento das taxas de transmissão, em bps, foi até hoje, em média, maior nas redes locais que nas redes de longa distância." devido a tecnologia para conectar as redes de longa distancia serem muito caras, mas hj isso vem mudando, pois o custo esta sendo menor sendo possivel a mudança para redes mais velozes com o uso da fibra.

     

     

    ...se eu estiver equivocado me informe! 

     


ID
255820
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com respeito à tecnologia (cabo) de fibra óptica, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Bons estudos!

ID
269125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de noções de rede de dados, topologia de redes, redes LAN/WAN, modelo OSI, configuração de rede de dados e funcionamento de cabeamento estruturado (norma EIA/TIA n.º 568), julgue os itens que se seguem.

A fibra óptica é imune a interferências eletromagnéticas e, portanto, a fenômenos de indução eletromagnética, sendo apropriada para transmitir sinais luminosos e não elétricos.

Alternativas
Comentários
  • CERTA!


    Fibras Ópticas


    As fibras ópticas são um meio de transmissão de dados que utilizam sinais de luz codificados em vez da eletricidade. Por essa razão, é imune a interferências eletromagnéticas, o que lhe confere alto desempenho, mas o custo de instalação e manutenção é caro. As fibras ópticas têm baixa atenuação do sinal e índice de refração baixo relativamente ao meio em que se encontrem


    Fonte: Ponto dos Concursos - Patricia Quintão

  • Gabarito: CORRETO

    A fibra ópticas são imunes a interferências eletromagnéticas e fenômenos de indução eletromagnética. Além disso, ela realmente é apropriada para transmissão de sinais de luz em vez de sinais elétrico.

    Fonte: ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • Exato. A fibra óptica transmite luz, que não sofre interferência eletromagnética.

    Resposta: Certo

  • Gabarito: CORRETO

    A fibra óptica consiste em uma Casca e um Núcleo (de vidro) para transmissão de luz. Possui capacidade de transmissão virtualmente infinita, é imune a interferências eletromagnéticas e consegue ligar distâncias maiores sem a necessidade de repetidores.

  • Gab C

    Fibra ótica tem imunidade eletromagnética. Em seu interior não ocorre impulso eletrico.

    Detalhes:

    Luz, backbone (cabeamento) mundial, caro, composta por uma fibra de vibro, em que por dentro passa luz. Cada núcleo do cabo é Transmissão simplex (1 luz pulsante por vez). Dentro do cabo existem vários núcleos.

    As fibras contém núcleos. Dentro desses núcleos podemos classificá-las em mono modo e multi modo.

    Mono modo: passa somente uma fibra de vidro dentro do núcleo. Aqui, o núcleo é mais fininho.

    Multi modo: passam vários feixes de luz dentro do núcleo. Aqui ele acaba sendo mais grosso. Porém é mais barato.

  • Fibra óptica= imune a interferência


ID
273460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de transmissão de informação, meios de transmissão e
ligações ao meio, julgue os itens subsequentes.

A dispersão modal é uma das principais causas da distorção do sinal em uma fibra multimodo de índice degrau.

Alternativas
Comentários
  •  Dispersão modal – devido ao confinamento da luz num guia, o campo EM distribui-se espacialmente por várias formas de propagação, ditos modos do guia de onda, que são as soluções ortogonais (linearmente independentes) da equação de onda no guia. Os diferentes modos de propagação tem diferentes caminhos óticos, levando a diferentes atrasos do sinal na fibra multimodo, que resultam na dispersão modal. Esta é a maior fonte de atraso nas fibras multímodo. Quando a propagação se dá no modo fundamental apenas, a fibra é dita monomodo. 
    Fonte: http://www.dsif.fee.unicamp.br/~rudge/pdf/Dispers_Complet_Frv.pdf
    Mais detalhes: http://www.gta.ufrj.br/grad/04_2/wdm/item2.htm
  • A dispersão modal só existe em fibras do tipo multimodo (degrau e gradual) e é provocada basicamente pelos vários caminhos possíveis de propagação (modos) que a luz pode ter no núcleo.

    Obs:
    A dispersão modal inexiste em fibras monomodo pois apenas um modo será guiado.

    fonte: http://www.linhadetransmissao.com.br


  • A espécie multimodo divide-se em duas subespécies: índice degrau ou abrupto, e índice gradual.

    Na fibra de índice degrau o índice de refração do núcleo é uniforme e completamente diferente do da casca. A refração, nesse caso, ocorre como ilustrado previamente em vermelho, isto é, somente na interface entre o núcleo e a casca.
    Devido à disposição simples do perfil de índices e às suas dimensões relativamente grandes que facilitam sua conectividade e fabricação, esse sistema é o mais econômico e o mais fácil de ser construído. Outra vantagem desse tipo de fibra é sua grande capacidade de captar energia luminosa, que advém da relativamente alta abertura numérica desse tipo de fibra, o que permite a utilização de emissores mais baratos.
    No entanto, os altos valores de abertura numérica trazem inconvenientes ao permitir que um elevado número de modos exista dentro da fibra. O número de modos elevado causa o fenômeno da dispersão modal, o que reduz significantemente a banda das fibras multimodo de índice degrau e obriga esse tipo de fibra a ser utilizado somente em pequenas distâncias.


  • Pra ficar antenado

    Q349089 Redes de Computadores  Disciplina - Assunto  Cabeamento

    Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: MPU Prova: Analista - Suporte e Infraestrutura

    Com relação às tecnologias de rede, julgue os itens que se seguem. 

    As fibras óticas do tipo monomodo apresentam menor atenuação devido à dispersão modal.

    Gabarito Errado


  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

     

    A dispersão modal só existe em fibras do tipo multimodo (degrau e gradual) e é provocada basicamente pelos vários caminhos possíveis de propagação (modos) que a luz pode ter no núcleo.

    Obs: A dispersão modal inexiste em fibras monomodo pois apenas um modo será guiado.

    fonte: http://www.linhadetransmissao.com.br


ID
314602
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Meio de transmissão no qual a interferência surge porque um sinal elétrico, que viaja através do condutor, age como uma estação de rádio em miniatura, emitindo um pouco de energia eletromagnética, que pode viajar através do ar.
Trata-se

Alternativas
Comentários
  • Letra A. Meio físico que passa sinal eletrico que provoca esta condução eletromagnética, que vai se perdendo no ar.
  • Resposta: letra A

    O que mata a questão é a expressão "sinal elétrico". As outras alternativas (B, C, D e E) se referem a transmissões com sinal eletromagnético, e não elétrico.
  • Amigo Yes we can, a letra B fala de Fibra Ótica é sinal eletromagnetico.
    Pelo contrario, ela é imune a qualquer interferencia eletromagnetica.
    Ela seria sinal luminoso!

    Mas concordo que o que mata a questao eh a palavra sinal elétrico!

ID
319051
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação à comunicação de dados, considere:

Todas as formas de informação podem ser representadas por sinais eletromagnéticos, constituídos por diferentes frequências e respectivos tamanhos de faixa para constituir o sinal. Dessa forma, um sistema de comunicações precisa considerar que a ocupação do espectro eletromagnético é limitada pelo meio de transmissão e pela necessidade de evitar interferência com outros sinais. Assim, essa ocupação requer taxas de transmissão de dados adequadamente dimensionadas, quer seja no modo de transmissão em que o usuário, em qualquer instante de tempo, pode apenas transmitir ou receber informação, quer seja no modo em que é possível a comunicação em apenas um sentido.

É correto afirmar que no texto acima os fragmentos em negrito, referem-se, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Letra A.
    A ocupação do espectro eletromagnético está relacionado à largura de banda (que poderá ser diferente no termo se aplicado a fibra ótica), as taxas de transmissão de dados adequadamente dimensionadas está relacionada à maximização da taxa de transmissão (configurável no switch através de portas auto-negociáveis), em qualquer instante de tempo pode apenas transmitir ou receber informação são os modeos de transmissão half-duplex (existem o simplex - unidirecional, half-duplex - direcional em cada instante, e full-duplex - bi-direcional simultâneo), é possível a comunicação em apenas um sentido é o modo simplex, como comentado.
  • O ultimo termo mata a questao. "(..) no modo em que é possível a comunicação em apenas um sentido."
    A comunicacao em apenas um sentido pode ser apenas half duplex(em ambos os sentidos, mas de cada vez) ou simplex(em apenas um sentido.
  • ocupação do espectro eletromagnético = Característica de largura de banda

    taxas de transmissão de dados adequadamente dimensionadas = Maximizar a taxa de transmissão
    em qualquer instante de tempo, pode apenas transmitir ou receber informação = Half-Duplex, enquanto um fala o outro escuta
    é possível a comunicação em apenas um sentido = Simplex, como na TV a cabo.
  • ".... half-duplex ou simplex" .. só esse fim já mata a questão. Se tivessem colocado dois ou três itens com esse final seria uma questão bem desafiadora.

     


ID
345199
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A tecnologia de fibras óticas possibilitou um grande salto nas telecomunicações. As transmissões de dados e voz alcançaram alto nível de confiabilidade e grande velocidade. Atualmente, existem cabos de fibras óticas interligando continentes e esses cabos permitem a criação de milhões de canais de comunicação.

Acerca da tecnologia de fibras óticas, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
345529
Banca
FUNCAB
Órgão
DER-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O objetivo da camada física é transmitir um fluxo bruto de bits de uma máquina para outra. Vários meios físicos podem ser usados para realizar a transmissão, sendo subdivididos em meios guiados e meios não guiados. É um meio não guiado:

Alternativas
Comentários
  • Os meios de transmissão podem ser guiados ou não-guiados.

    Os principais meios guiados são o par trançado, o cabo coaxial e a fibra óptica.

    Dentre os meios não-guiados estão o rádio, as microondas, os raios infravermelhos e os raios laser. 

      

    Fonte: Redes de computadores - Andrew S. Tanenbaum - 4ª Edição - 2003 - pág. 189


ID
370672
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Nas soluções de cabeamento utilizado em redes Ethernet, a Categoria 6 pode ser vista como um aperfeiçoamento no projeto de infraestrutura das redes locais. A Categoria 6 se difere da categoria 5e, principalmente na performance de transmissão e na largura de banda, que foi estendida para

Alternativas
Comentários
  • Categoria do cabo 6 (CAT6)

    Definido pela norma ANSI EIA/TIA-568-B-2.1 possui bitola 24 AWG e banda passante de até 250 MHz e pode ser usado em redes gigabit ethernet a velocidade de 1Gbps.

    E só a titulo de informação tem a categoria superior a Cat6, que é a CAT6a que é uma melhoria da sua antecessora e suporta até 500 MHz de banda passante.


    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_de_par_tran%C3%A7ado#Categoria_do_cabo_6_.28CAT6.29

  • Gabarito: C.

     

    5e (enhaced) - 125 MHz

    6 - 250 MHz

    6a (augmented) - 500 MHz

  • CAT 5  -- 100 MHZ

    CAT 5e -- 125 MHZ

    CAT 6  -- 250 MHZ

    CAT 7  -- 500 MHZ


ID
370678
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere a afirmação abaixo, relacionada à tecnologia de redes locais:

 O ..I.. é uma evolução do padrão Ethernet, por permitir a transmissão de dados a ..II.., e também uma alternativa ao padrão ..III.. , que apesar de oferecer transmissão de dados à mesma velocidade, tinha custo elevado, por exigir hardware específico e cabeamento de fibra ótica. Quando configurado com placas operando no modo full-duplex, oferece a capacidade de aumentar em ..IV.. a velocidade de transmissão.

 Preenchem correta e sucessivamente as lacunas I a IV:

Alternativas
Comentários
  • A FCC considera que uma placa padrão FAST ETHERNET no modo full duplex opera a 200Mbps. Acho que o termo mais correta seria CAPACIDADE DE TRANSMISSÃO e não VELOCIDADE DE TRANSMISSÂO como diz o enunciado.

  • Opa Jhony, não consegui vizualizar em que momento a "FCC considera que uma placa padrão FAST ETHERNET no modo full duplex opera a 200Mbps."

    Sabe-se que "Fast Ethernet" em full duplex, em comparação com a largura de banda de 10Mbps ethernet, oferece 100 por cento de eficiência em ambas as direções (100Mbps na transmissão e 100Mbps na recepção).

    Por essa razão teremos apenas a letra E, pois, de fato, na ethernet aumenta-se 100% da velocidade comparada com a fast ethernet.

     


ID
392119
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Associe os meio de transmissão com as tecnologias.

A. Transmissão por rádio.
B. Transmissão por cabo.
C. Transmissão por luz.

( ) IEEE 802.11
( ) Bluetooth
( ) RJ45
( ) Infravermelho

Alternativas
Comentários
  • Transmissão por rádio. (A)

    Bluetooth                     (A)

    RJ45                           (B)

    Infravermelho        (C)

  • rede sem fio IEEE 802.11, que também são conhecidas como redes Wi-Fi ou wireless, foram uma das grandes novidades tecnológicas dos últimos anos. Atualmente, é o padrão de fato em conectividade sem fio para redes locais. Como prova desse sucesso pode-se citar o crescente número de Hot Spots e o fato de a maioria dos computadores portáteis novos já saírem de fábrica equipados com interfaces IEEE 802.11

    8P8C é um conector modular usado em terminações de telecomunicação e popularmente denominado RJ45 . Este conector é mais conhecido por ligar cabeamentos de Ethernet tendo cada um 8 condutores. (Cabos de Rede)


  • B) A – A – B – C.


ID
398287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, a respeito de redes geograficamente distribuídas.

Em conexões de longa distância, fibras ópticas do tipo multimodo, e não as do tipo monomodo, devem ser usadas, principalmente para aumentar a capacidade dos enlaces quando são necessários diversos modos de propagação para a transmissão de dados.

Alternativas
Comentários
  • As fibras multimodo são recomendadas para curtas distâncias, pelo preço e facilidade de implementação
  • Em conexões de longa distância, fibras ópticas do tipo multimodo, e não as do tipo monomodo, devem ser usadas, principalmente para aumentar a capacidade dos enlaces quando são necessários diversos modos de propagação para a transmissão de dados.

    Multimodo: curtas distâncias
    Monomodo: longas distâncias
  • fibras do tipo nomomodo sao para longa distanicas e as multimodos sao para curtas distancias.
  • Multimodo

    Núcleo maior. Permite reflexão.

    Construção mais simples. Tem dispersão modal.

    Menores distâncias

    Menores taxas de transmissão

    Monomodo

    Núcleo menor. Sem reflexão.

    Construção Complexa. Não tem dispersão modal.

    Maiores distâncias

    Maiores taxas de transmissão

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

     

    conceito invertido

  • Pessoal, as fibras monomodo suportam distâncias maiores que as fibras multimodo e não ao contrário conforme assertiva. A parte final da questão está certa, pois as fibras multimodo realmente geram uma quantidade de modos maior.

    Fonte: Prof. Adré Castro (Estratégia Concursos)

  • Direto ao ponto! (Conteúdo você já tem de ter estudado)

    erro = vermelho

    azul = correto

    Em conexões de longa distância, fibras ópticas do tipo multimodo (MONOMODO), e não as do tipo monomodo (MULTIMODO), devem ser usadas, principalmente para aumentar a capacidade dos enlaces quando são necessários diversos modos de propagação para a transmissão de dados.

    Resposta: Multimodo = Por não possuir dispersão + ter menor perda de luz = maior alcance

    Resumo básico:

    Monomodo

    • menor perda de luz = maior alcance
    • custo + alto
    • não possui dispersão (1 núcleo condutor)
    • diâmetro de núcleo menor

    Multimodo

    • maior perda de luz = menor alcance/transmissão
    • possui dispersão modal (vários filamentos formando o cabo = logo mais dispersão deles)
    • diâmetro de núcleo maior

    Prof. Rany - Projeto 70 pts.

    GABARITO: ERRADO

    Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.

  • monomodo deve ser usada, haja vista sofrer menor atenuação

  • As fibras multimodo possuem menor capacidade de transmissão do que as monomodos devido a dispersão modal que ocorrem no interior daquelas. Portanto, ela possui menor taxa de transmissão, não sendo recomendada para longas distâncias. Para distâncias longas, é preferível a monomodo, que tem a luz passando no meio de vidro forma extremamente focalizada e que possui alta taxa de transmissão.


ID
457006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de topologias, tecnologias e ferramentas para
monitoramento de redes, julgue os itens a seguir.

A tecnologia metro ethernet permite o mapeamento direto do ethernet em fibra óptica. O núcleo da rede metro ethernet é formado por um conjunto de switches com interfaces ópticas.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    Hoje, 98% das LAN's são ethernet. O que seria a metro-ethernet?
    Seria uma rede de longa distância que utilizasse o mesmo conceito da ethernet. 
    O que são utilizados numa rede LAN ethernet para interligar os hosts? Switches
    Os mesmos switches de uma ethernet seria utilizado numa rede metro-ethernet, porém como o tráfego de uma rede de longa distância é alto, esses switches utilizam fibra óptica. o Núcleo da rede são os switches.
    Qual a vantagem disso?
    Como 98% das Lan's são ethernet (quase tudo), não é preciso de gateways ou roteadores na borda da rede local para fazer a conversão de uma tecnologia para outra. Ex.: Rede de longa distância ATM que traduz para ETHERNET na borda. Isso não existiria por que toda a rede seria ethernet (tanto a de longa distância quanto a local, evitando o overhead de tradução das pilhas da camadas adjacentes.
  • Uma Rede Metro-Ethernet é uma rede de abrangência Metropolitana (MAN – Metropolitan Area Network) baseada no padrão de rede ethernet (tecnologia mais implementada e difundida para o transporte de dados no mundo) que permite o fornecimento de serviços de conectividade LAN-TO-LAN: ponto-a-ponto, ponto-multiponto e multiponto-multiponto em alta velocidade (10Mbps, 100Mbps ,1Gbps).

    fonte: http://www.connectanet.com.br/index.php/servicos/rede-metroethernet-internet


ID
463477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca dos fundamentos de comunicação de dados, julgue
os itens de 46 a 50.

Em sinais analógicos, os ruídos podem degradar a qualidade da informação enviada ou recebida, bem como podem afetar a inteligibilidade da informação transmitida.

Alternativas
Comentários
  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

  • Certo!

    Ressalta-se que os cabos de fibra ótica são imunes a ruídos externos, já que são construídos sobre uma estrutura de vidro ou plástico e transmite sinais na forma de LUZ, ao invés de eletricidade como nos sinais analógicos citados na questão.


ID
533914
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Nas questões de n. 13 a 16, assinale a assertiva correta.

Alternativas
Comentários
  • Vejamos:

    Em redes de telecomunicações temos, geralmente, dois tipos de enlaces, aqueles ponto a ponto, por exemplo PPP, e os que enviam em Broadcast. Quando falamos em enlaces broadcasts, tratamos de comunicações entre diversos pontos simultaneamente por meio de um canal comum, ou seja multiplexação. Sendo assim, para que essa comunicação ocorra, devemos criar mecanismos para que os pacotes dessas comunicaçòes trafeguem de forma correta e eficiente. Para tanto, foram criados alguns protocolos:

    Por divisão do canal: o canal de comunicação é dividido entre os comunicadores.
    1.       Time division Multiplexing: o canal é dividido pelo tempo. Sendo assim, cada nó pode enviar seus pacotes dentro daquele espaço de tempo dedicado a ele.
    2.       Frequency division Multiplexing: o canal é dividido por frequências. Sendo assim, a cada nó será atribuída uma frequência específica para transmissão.
    Por acesso aleatório: nesse caso, os nós tentam enviar os pacotes no meio. Ao enviar, eles aguardam a colisão para então tomar providencias para sanar os efeitos daquela colisão.
    1. Slotted Aloha: esse protocolos tem como premissas o envio dos pacotes sempre no inicio de um intervalo. Todos os emissores somente iniciam suas transmissões ao início do intervalo. Havendo colisão o emissor espera um tempo aleátorio para então enviar um novo pacote. A ideia aqui é gerar tempos aleátorios para que a emissões não se colidam.
    2. Aloha: a diferença desse protocolo para o anterior está residida na necessidade de epserar o intervalo começar. O aloha puro não possui essa premissa.
    3. CSMA: é o protocolo utilizado no padrão ETHERNET e ele traz duas funcoes primordiais, a checagem do meio ou detecção de portadora e a detecção de colisões. Primeiro o nó checa a portadora para verificar se há ou não tráfego e depois, não havendo tráfego, envia o pacote.
    Revezamento: consiste em protocolos que utilizam formas de revezar o acesso ao meio, sempre com um controle.
    1. Polling: neste caso o controle é exercido pelo nó mestre que determina quem irá falar na próxima rodada.
    2. Passagem de permissão: neste caso um token gira entre os nós para garantir o direito de palavra de cada um.
  • A questão apresenta um problema ao afirmar que "aumentando sua eficiência. ". Em geral protocolos de polling são menos eficientes que protocolos de acesso aleatório.
  • Protocolo de Seleção (Polling)
    O protocolo de polling requer que um dos nós seja designado como nó mestre. O nó mestre seleciona cada um dos nós por alternância circular. Em particular, ele envia primeiramente uma mensagem ao nó 1 dizendo que ele (o nó 1) pode transmitir até um certo número máximo de quadros. Após o nó 1 transmitir alguns quadros, o nó mestre diz ao nó 2 que ele (o nó 2) pode transmitir até um certo número máximo de quadros. (O nó mestre pode determinar quando um nó terminou de enviar seus quadros observando a ausência de um sinal no canal.) O procedimento continua dessa maneira, com o nó mestre escolhendo cada um dos nós de maneira cíclica.
    O protocolo de polling elimina as colisões e os intervalos vazios que atormentam os protocolos de acesso aleatório, o que permite que ele tenha uma eficiência muito maior. Mas esse protocolo também tem algumas desvantagens. A primeira desvantagem é que o protocolo introduz um atraso de seleção – o período de tempo requerido para notificar um nó que ele pode transmitir. Se por exemplo, apenas um nó estiver ativo, então esse nó transmitirá a uma velocidade menor do que R bps, pois o nó mestre tem de escolher cada um dos nós ociosos por vez, cada vez que um nó ativo tiver enviando seu número máximo de quadros. A segunda desvantagem é potencialmente mais séria: se o nó mestre falhar, o canal inteiro ficará inoperante.
    Fonte: http://www.cefetrn.br/~fcsjunior/Cap%EDtulo%2010%20-%20Protocolos%20de%20Acesso%20M%FAltiplo.pdf
  • O protocolo de polling elimina as colisões e os intervalos vazios que atormentam os protocolos de acesso aleatório, aumentando sua eficiência. LETRA C
  • Livro do Kurose - pág 347

     
    O protocolo de polling elimina as colisões e os intervalos vazios que atormentam os protocolos de aces-
    so aleatório, o que permite que ele tenha uma eficiência muito maior. Mas esse protocolo também tem algu-
    mas desvantagens. A primeira desvantagem é que o protocolo introdu~ um atraso de seleção -    o período
    de tempo requerido para notificar um nó que ele pode transmitir. Se, por exemplo, apenas um nó estiver
    ativo, então esse nó transmitirá a uma velocidade menor do que R bps, pois o nó mestre tem de escolher
    cada um dos nós ociosos por vez, cada vez que um nó ativo tiver enviado seu número máximo de quadros.
    A segunda desvantagem é potencialmente mais séria: se o nó mestre falhar, o canal inteiro ficará inoperante.

ID
548506
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma importante vantagem da fibra monomodo em relação à fibra multimodo é

Alternativas
Comentários
  • c-

    a fibra monomodo é melhor, alcança dezenas de quilômetros de transmissão, enquanto a multimodo fica por volta de centenas de metros de alcance. na fibra monomodo o diâmetro do núcleo é bem menor, de 8 a 10 micrômetros, enquanto que na fibra multimodo o diâmetro fica entre 50 e 60 micrômetros.


ID
569131
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A implementação do Gigabit Ethernet em STP de dois fios e em fibra óptica do 10-Gigabit Ethernet, usando laser de ondas curtas,é normatizada, respectivamente, nos seguintes padrões:

Alternativas
Comentários
  • O 1000BASE-CX utiliza um cabo de cobre balanceado e blindado de 150 ohms para distâncias de até 25m. O conector a ser usado pode ser odo tipo DB-9 ou do novo tipo HSSDC. O cabeamento deverá ser usado principalmente para conexões de equipamentos em diferentes racks, podendo ser implementado de maneira rápida e barata. Suas características podem ser observadas nas tabelas 1 e 2.

    10GBase-S ("S" que significa comprimento de onda curto) com o objetivo de fornecer distâncias operacionais de 10GbE de 300 metros.


ID
595852
Banca
FESMIP-BA
Órgão
MPE-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma rede local, deve-se optar pelo uso de cabos de fibra ótica para alguns tipos específicos de aplicação.

A aplicação que determinaria o uso obrigatório de cabos de fibra ótica é a que se refere à

Alternativas

ID
627886
Banca
FCC
Órgão
TCE-SE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere

P - algoritmo probabilístico - não possibilidade de saber de antemão quando se terá acesso ao meio de transmissão.

D - algoritmo determinístico - possibilidade de saber de antemão quando se terá acesso ao meio de transmissão.

Três métodos básicos para acesso ao meio de transmissão:

C = contenção,
T = token passing e
V = polling

Está correta a seguinte correspondência de utilização dos métodos com os algoritmos:

Alternativas
Comentários
  • Exemplo de algorítmo de contenção não determinístico: CSMA (escuta o meio e só transmite quando este está livre). 

    Token passing:  Esta técnica usa um pacote de controle conhecido como “token” que dá o direito de transmissão. É determinístico; 

    O protocolo de polling requer que um dos nós seja nomeado o nó mestre. Esse nó escolhe de forma circular os nós que precisam transmitir. Quando o nó 1 for transmitir, o nó mestre o concede um determinado número de quadros para transmitir, acabando essa transmissão, o nó 2 inicia e assim sucessivamente. É determinístico;


ID
662317
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a meios de transmissão guiados, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) É a categoria 6 que utiliza um separador

     

    b) Os cabos FTP utilizam blindagem única em todo o cabo e não individual como afirma a questão.

     

    c) GABARITO

     

    d) Transmissão de dados em fibras óticas é UNIDIRECIONAL. 

     

    e) Conquanto os cabos coaxiais tem alta imunidade a ruido, não se pode dizer que eles não dependem da relação sinal/ruido pois este ainda existe. 


ID
665197
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um sistema de transmissão de dados pode utilizar redes por cabo ou redes sem fio. Na categoria de redes sem fio, NÃO se enquadra o meio de transmissão:

Alternativas
Comentários
  • Fibra ótica

  • Gabarito: B.

     

    Fibra ótica é um meio guiado de transmissão.

     

    Os demais são não guiados, ou seja, não utilizam fios.

  • b-

    fibra optica sao cabos baseados parcialmente em feixos de luz e conectores para transmissao de informacao. A luz é conduzida por fibra de quartz ou polimero. é geralmente usado fibra de vidro por poder comportar maior feixe de luz com maior protecao contra interferencia.

  • Meios guiados e não guiados

    A Fibra Óptica é um meio guiado de transmissão.


ID
671323
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O cabeamento de redes por cabos de par trançado consiste em fios de cobre encapados, que são enrolados de forma helicoidal para diminuir a interferência dos sinais. Os cabos da categoria 5 (cat5) podem tratar sinais com largura de banda de até

Alternativas
Comentários
  • Categoria do cabo 5 (CAT5): usado em redes fast ethernet em frequências de até 100 MHz com uma taxa de 100 Mbps.


     

    Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_de_par_trançado

  • CAT 3: 16 MHZ
    CAT 4: 20 MHZ
    CAT 5: 100 MHZ
    CAT 6: 250 MHZ
    CAT 7: 600 MHZ
  • CAT 3:    16 MHZ
    CAT 4:    20 MHZ
    CAT 5:    100 MHZ
    CAT 5e:  125 MHZ
    CAT 6:    250 MHZ
    CAT 6a:  500 MHZ
    CAT 7:    600 MHZ
    CAT 7a: 1000 MHZ

  • CAT5: proporciona menor velocidade de transmissão de dados que os demais. São indicados para instalações cuja velocidade de transmissão não seja prioridade. Estes são muito raros de serem encontrados no mercado uma vez que foram substituídos pelo CAT5e.

    CAT5 - 100MHz

    CAT5e - 125MHz

    CAT6 - 250MHz

    CAT6a - 500MHz

    CAT7 - 600MHz

    CAT7a - 1000MHz


ID
671326
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O sistema de transmissão que utiliza cabos de fibra ótica, chamados de sistema de transmissão ótica, possuem três componentes fundamentais: a fonte de luz, o meio de transmissão e o

Alternativas
Comentários
  •  Um sistema de transmissão óptica é constituído de três componentes: A fonte de luz, o meio de transmissão e o detector. A fonte de energia luminosa pode ser um Diodo Laser (usados em fibras monomodo) ou um LED (usados em fibras multimodo). O meio de transmissão é a fibra óptica onde o feixe luminoso se propaga. Finalmente o detector é um fotodiodo ( um componente eletrônico feito de material semicondutor capaz de variar sua resistência elétrica de acordo com a quantidade de luz que o atinge.

    Resposta: a)
  • A título de curiosidade, tal assunto também pode ser estudado no livro do Tanenbaum.

    Segundo Tanenbaum(2011,p.62),"Um sistema de transmissão óptico tem três componentes-chave: a fonte de luz, o meio de transmissão e o detector."

    Bibliografia:

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

  • Detectors perform the opposite function of light emitters. They convert optical signals back into electrical impulses that are used by the receiving end of the fiber optic data, video, or audio link. The most common detector is the semiconductor photodiode, which produces current in response to incident light. Detectors operate based on the principle of the p-n junction. An incident photon striking the diode gives an electron in the valence band sufficient energy to move to the conduction band, creating a free electron and a hole.

    fonte: http://www.fiber-optics.info/articles/fiber_optic_detectors

  • O Sistema de Transmissão Óptica possui três componentes principais:

    1) Fonte de luz

         Pulso de luz: Bit 1

         Ausência de luz: Bit 0

    2) Meio de transmissão

         Fibra de vidro ultrafina

    3) Detector

         Gera um pulso elétrico quando detecta a incidência da luz


ID
697375
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os diodos emissores de luz (LED) e os lasers semicondutores são dois tipos de fontes de luz usadas para fazer a sinalização na tecnologia de transmissão em fibras ópticas, segundo as propriedades de cada um. Nesse sentido é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) no LED a taxa de dados é alta, enquanto no laser semicondutor é baixa.
    Errado. A taxa de transmissão do Laser é maior que a do LED

    b) ambos os tipos admitem o uso de fibras multimodo e monomodo
    Errado. O LED só funciona com fibra multimodo, enquando o LASER funciona com ambos os tipos de fibra.

    c) o laser semicondutor é utilizado para distâncias curtas e o LED para distâncias longas.
    Errado. O LED que é utilizado para distâncias curtas. Já o LASER é o mais apropriado para longas distâncias.

    d) apenas o LED pode ser utilizado em fibras monomodo.
    Errado. O LED funciona apenas com fibra multimodo.

    e) enquanto no LED a sensibilidade à temperatura é insignificante, no laser semicondutor ela é substancial
    Correto. Um dos poucos critérios em que o LASER perde para o LED: sensibilidade à temperaturas. Enquanto o LASER é extremamente sensível, para o LED  isso é quase insignificante.
  • A resposta está no livro do Tanenbaum - Redes de Computadores 4ªEdição,página 103, figura 2.8.
  • Segue a Tabela do Livro do Tanembaum...

  • Na 5ª edição está na página 64.

  • Não sei se mudou a tecnologia de 2012 para cá, mas pelo material que eu tenho, em fibra monomodo pode-se utilizar laser ou LED, enquanto a multimodo suporta apenas LED.

    Só não tenho a referência.

     

    Se alguém tiver alguma informação diferente, por favor.

     

    Vamos na fé.

  • a) LED possuir menor eficiência e taxa de transmissão quando comparado com o laser. INCORRETO

    b) O LASER pode ser utilizado tanto em fibra multimodo quanto monomodo, porém o LED só pode ser utilizado em fibras multimodo. INCORRETO

    c) Mais uma vez ao contrário. INCORRETO

    d) Conforme item B. INCORRETO

    e) Como vimos, a sensibilidade ao calor no LASER é muito grande, devendo ser cuidadosamente dimensionado. CORRETO

  • a) Vimos que é ao contrário. LED possuir menor eficiência e taxa de transmissão quando comparado com o laser. INCORRETO

    b) O LASER pode ser utilizado tanto em fibra multimodo quanto monomodo, porém o LED só pode ser utilizado em fibras multimodo. INCORRETO

    c) Mais uma vez ao contrário. INCORRETO

    d) Conforme item B. INCORRETO

    e) Como vimos, a sensibilidade ao calor no LASER é muito grande, devendo ser cuidadosamente dimensionado. CORRETO

    Fonte: Prof. Adré Castro (Estratégia Concursos)


ID
700186
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A transmissão dos dados em uma rede de comunicação dá-se por meio de sinais elétricos ou luminosos. Esses sinais podem sofrer atenuação (enfraquecimento do sinal) ou ruído (modificação do sinal), dependendo das condições do meio físico por onde passam. Para reduzir a atenuação e o ruído de um sinal no meio físico, são utilizadas as seguintes técnicas:

Alternativas
Comentários
  • c) modulação e amplificação.

    De modo resumido, modulação é a variação de ondas de alta frequência. A modulação atua nas propriedades periódicas da onda designada como carrier signal (onda portadora). Em telecomunicações, há banda de base (baseband) e passband, com o sinal passando de uma forma a outra, de baixa à alta frequência.O bitstream digital ou analógico (baseband) transmite-se encapsulado em um sinal físico (passband).

    Amplificação é fortalecer o sinal. O ruído é melhor definido como uma flutuação não programada, geralmente quando o sinal está fraco.
  • Apenas complementando 

    Os sistemas de telecomunicações podem ser divididos em:

    Sistemas analógicos: são aqueles que conservam a forma dos sinais desde a fonte ao destino. Sistemas digitais: são aqueles em que a forma do sinal transmitido é diferente do sinal original. Neste sistema, as formas dos sinais são convertidos para um sistema binário antes de serem transmitidos.

    Uma simplificação de um sistema de telecomunicações é:

    FONTE >> TRANSMISSOR >> MEIO + RUÍDO >> RECEPTOR >> DESTINO

    A atenuação é o enfraquecimento do sinal durante a propagação. Para transmitir sinais à distância, vencendo a atenuação e o ruído, usam-se dois processos básicos: modulaçãoe amplificação.

    Modulação: é o processo de inserção de informação numa onda de frequência maior, denominada portadora. Na modulação, o sinal de informação é utilizado para variar uma das características da portadora: a amplitude, a freqüência ou fase. AM ou Amplitude Modulada. FM ou Freqüência Modulada. Amplificação: é o aumento da amplitude do sinal. Tem como funções amplificar um sinal a ser transmitido, para que ele possa se propagar no espaço, e amplificar o sinal recebido.

ID
700204
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As diferenças entre as redes locais (LANs) e as redes de longa distância (WANs), com relação à velocidade e à confiabilidade, estão cada vez menores. A razão disso é a evolução tecnológica dos meios de comunicação. Assinale a alternativa que apresenta um meio físico de comunicação que passou a ser utilizado tanto nas redes locais quanto nas redes de longa distância.

Alternativas
Comentários
  • d) fibras ópticas

    Um exemplo de fibras ópticas na camada 2 e 3 é FTTX (Fibre to the X, ou fibra p/ X), o qual é o uso de fibra p/ qualquer rede broadband em vez do tradicional metal loop. FTTD (fibre to the desk) é usado p/ fibras ópticas que ligam um host (client ou server) a um gateway ou node, por fibras ópticas.
  • quando que houve emprego di fibra otica em rede local(lan)
  • LETRA D. 

    Segundo Tanenbaum(2011,p.61),"A fibra óptica é usada para transmissão por longa distância nos backbones da rede, LANs de alta velocidade(embora, até aqui, o cobre sempre tenha conseguido acompanhar) e acesso à Internet em alta velocidade, como  FTTH(Fiber to the Home)."

    Bibliografia:

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

  • No Japão em LAN residencial se utiliza a fibra ótica, planos de 1Gbps são ofertados à população por uma valor equivalente a R$ 80,00.

ID
701638
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na comunicação de dados:

Alternativas
Comentários
  • Base teórica da comunicação de dados: Sinais limitados pela largura de banda  A largura de banda é uma propriedade física do meio de transmissão.
      Depende da construção, da espessura e do comprimento do meio.  Em alguns casos um filtro é introduzido no circuito para limitar o volume de largura de banda disponível para cada cliente


    http://danielbarbosa77.files.wordpress.com/2009/06/02-camadafisica-parte1.pdf
  • O limite de banda é o limite máximo de transferência de dados, onde também é designada sua velocidade. Por exemplo, você pode ter uma conexão discada de 56 kbps, onde 56 kilobits (7 kbytes) por segundo é o limite de transferência de dados de sua conexão ou uma banda de 1Mbps, você conseguiria transportar cerca de 1 megabit ou aproximadamente 125 kilobytes por segundo.

    Nela podemos achar também o valor relativo a transferência de dados real, ou também chamado de Taxa ou Velocidade de Transferência ou (throughput), que varia aproximadamente entre 10 a 12 por cento do valor nomintal de seu limite de banda. Por exemplo, numa velocidade de 56kbps, você conseguirá taxas de transferencia de no máximo 5,6 a 6,7 kbps aproximadamente, enquanto numa banda de 256kbps, você conseguirá uma Taxa de Transferência de aproximadamente entre 25kbps a 30,7kbps.

    O termo banda é frequentemente utilizado por operadoras de telecomunicações referindo-se ao limite de dados recebidos ou enviados oferecido pelo serviço num período de um mês. Ultrapassando-se esse limite, as operadoras podem aplicar cortes no limite de transferência de dados de um dado cliente. [carece de fontes]

    Em hospedagem de websites, o termo banda é usado para descrever a quantidade de dados limite que podem ser recebidos ou enviados por um website num período de tempo requisitado pela assinatura; um termo mais específico seria transferência de dados mensal.

  • Retirado de Tanenbaum, Cap 2.1.2:

    "Nenhum recurso de transmissão é capaz de transmitir sinais sem perder parte da energia no processo. Se todos os coef icientes da série de Fourier fossem igualmente reduzidos, o sinal resultante seria reduzido em amplitude, mas não seria distorcido [isto é, ele teria a mesma forma mostrada na Figura 2.1(a)]. Infelizmente, todos os meios de transmissão reduzem diferentes componentes de Fourier por diferentes valores e, em co nseqüência disso, introduzem distorção. Em geral, as amplitudes são transmitidas sem redução, de 0 até alguma freqüência fc [medida em ciclos/s ou Hertz (Hz)], com todas as freqüências acima dessa freqüência de corte (cutoff frequency) sendo atenuadas. A faixa de freqüências transmitidas sem serem fortemente atenuadas denomina-se largura de banda. Na prática, o corte não é nítido; assim, muitas vezes a largura de banda varia desde 0 até a freqüência em que metade da potência é transmitida. 
     
    A largura de banda é uma propriedade física do meio de transmissão, e em geral depende da construção, da espessura e do comprimento do meio. Em alguns casos um filtro é introduzido no circuito para limitar o volume de largura de banda disponível para cada cliente. Por exemplo, uma linha telefônica pode ter uma largura de banda de 1 MHz para curtas distâncias, mas as empresas de telefonia acrescentam um filtro que restringe cada cliente a cerca de 3100 Hz. Essa largura de banda é adequada para voz compreensível e melhora a eficiência do sistema, limitando a utilização de recursos pelos clientes."
  • Apenas para complementar...
    É sim uma propriedade física do meio de transmissão, mas não SOMENTE.
    A largura de banda também depende da tecnologia utilizada para introduzir os sinais no meio físico. Ex: a conexão discada via modem 56Kb/s utiliza o mesmo meio físico da DSL que atinge velocidades acima de 10Mb/s.
  • Complementando...

    Desde que o meio físico suporte a utilização desse DSL a essa taxa. E é justamente por isso que as empresas que oferecem esse tipo de serviço condicionam-o à viabilidade técnica. Ex: uma solicitação para o centro da cidade de São Paulo pode ser atendida e a mesma solicitação para um cliente no interior do Acre pode não ser atendida, embora ambos os solicitantes tenham serviço de telefonia convencional. Neste cenário, dentre outros fatores, podemos estar diante de uma limitação física de largura de banda.

  • Pessoal, vimos que a largura de banda é uma característica intrínseca ao meio e inclusive através dela define-se a capacidade do canal em termos de transmissão de bits.

    Vimos ainda que a informação pode ser transmitida através de sinais analógicos ou digitas e ambos estão sujeitos a interferências e perda de potência, que geram atenuação do sinal. Além disso, os mesmos sinais analógicos e digitais podem ser modulados em diversas frequências.

    Fonte: Prof. Adré Castro (Estratégia Concursos)

  • A largura de banda é uma característica intrínseca ao meio e inclusive através dela define-se a capacidade do canal em termos de transmissão de bits.

    A informação pode ser transmitida através de sinais analógicos ou digitas e ambos estão sujeitos a interferências e perda de potência, que geram atenuação do sinal. Além disso, os mesmos sinais analógicos e digitais podem ser modulados em diversas frequências.

    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS


ID
774067
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As fibras óticas são classificadas de acordo com as características de propagação do sinal ótico. São exemplos de fibras óticas encontradas comercialmente para transmissão de dados:

Alternativas
Comentários
  • c-

    Temos a classificação das fibras como monomodo e multimodo. No monomodo, um único sinal de luz de forma direta no núcleo do cabo. O sinal pode atingir distâncias maiores sem repetição nesta forma de tráfego da luz, quando comparado com a transmissão da segunda classe de fibra. Uma fibra multimodo tem um feixe de luz ao longo do seu trajeto fazendo diferentes refrações ao longo das paredes do núcleo do cabo.


ID
776119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de tecnologias para redes locais, julgue o  próximo  item.

As fibras ópticas apresentam diversas vantagens em relação aos demais meios de transmissão metálicos, tais como dimensões reduzidas, imunidade a interferências eletromagnéticas e elevada capacidade de transmissão.

Alternativas
Comentários
  • Prezados,

    A dimensão afirmada no enunciado não é a largura máxima do cabo, e sim a dimensão do cabo, que é menor que um cabo cat5e . Além disso, a fibra apresenta imunidade a interferências eletromagnéticas pois as fibras são compostas de material dielétrico, e isso assegura a imunidade à pulsos eletromagnéticos. Por fim as fibras apresentam elevada capacidade de transmissão , principalmente quando comparadas aos cabos de par trançado.

    Portanto a questão está correta.
  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito como eu e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

  • Fibras ópticas trabalham com reflexão da luz e transmitem sinais luminosos. São imunes a interferências eletromagnéticas e ruídos, ao contrário de cabos coaxiais ou par trançado.

    qc

  • DESVANTAGEM DA FRBRA: DIFICULDADE/INCAPACIDADE PARA FAZER CURVAS

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    A fibra tem a vantagem de não ser afetada por picos de voltagem, interferência eletromagnética ou quedas no fornecimento de energia. Ela também está imune à ação corrosiva de alguns elementos químicos que pairam no ar e, consequentemente, adapta-se muito bem a ambientes industriais desfavoráveis.

    .

    .

    Redes de Computadores, Andrew S. Tanenbaum, 5ª edição.

  • Um cabo de fibra óptica é construído sobre uma estrutura de vidro ou de plástico e transmite sinais na forma

    de luz. Os cabos de fibra óptica são IMUNES À INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICA, pois não possuem malha metálica.

    GAB C

  • Por isso as fibras opticas passam pelos fios elétricos, não tem interferência eletromagnética.


ID
779245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os seguintes itens, acerca de redes de computadores,
comunicação de dados, meios físicos de comunicação e elementos
de rede.

Entre as vantagens que o meio de transmissão de dados por fibra ótica apresenta, distinguem-se a necessidade de repetidores somente a cada 50 km de distância e a característica de só serem afetados por quedas no fornecimento de energia, mas não por picos de voltagem.

Alternativas
Comentários
  • errado-Na atenuação, repetidores são usados para distâncias de 70-150 km.
  • A fibra também tem a vantagem de não ser afetada por picos de voltagem, interferência magnética ou quedas no fornecimento de energia. Ela também está imune à ação corrosiva de alguns elementos químicos que pairam no ar e, conseqüentemente, adapta-se muito bem a regiões industriais. 
    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fibra-optica/fibra-optica-sintese.php
     
  • Cuidado com as distâncias das fibras óticas. Elas dependem diretamente do TIPO de fibra ótica (multi-modo e unimodo) e a velocidade de transmissão da rede onde serão aplicadas. Para ter idéia , uma fibra unimodo pode ter uma distância de 100km se aplicada em em rede de até 1Gbps e de 80km se for aplicada em um rede de 10Gbps, já uma fibra multimodo, se aplicada a uma rede de 1gbs suporta no máximo 550 metros, se a rede for de 10 Gbps a distância cai para 300 metros.
  • Quando são utilizadas fibras multimodo do tipo 1000baseSX é possível alcançar a distância de 550 m, sem a necessidade de repedidores. Se forem empregadas fibras monomodo do tipo 1000baseLX será possível alcançar até 20km sem a necessidade de repetidores
  • Acho que o erro da questão está em falar que a fibra ótica é afetada por quedas de energia, segundo tanembaum, em seu livro Redes de Computadores, pag:88, ele faz uma comparação entre fibra ótica e fios de cobre, onde ele diz o seguinte:

    "Devido à baixa atenuação, os repetidores só são necessários a cada 50 quilômetros de distância em linhas longas, comparada à distância de 5 km no caso do cobre, uma economia de cust o significativa. A fibra também tem a vantagem de não ser afetada por picos de voltagem, interferência eletromagnética ou quedas no fornecimento de energia. Ela também está imune à ação corrosiva de alguns elementos químicos que pairam no ar e,
    conseqüentemente, adapta-se muito bem a ambientes industriais desfavoráveis."


    Bons estudos a todos e não desistam, falta pouco para seu sonho ser realizado !

    Confie em Deus que o melhor ele está guardando para você !!

    Abç

    Marcelo
  • Baseado em outra questão da CESPE (http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/62e5ba63-f5), eu acredito que o erro está no valor de 50 Km. Apesar de o Tanenbaum considerar 50 Km, o CESPE considera 25. Só reforçando: eu acredito que o erro está na distância de 50 somente por causa desta outra questão: http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/62e5ba63-f5.

  • E. Tirada com certeza do Tanembaum. A distância é exatamente o que o livro afirma. O erros está ao dizer que o MEIO precisa de energia elétrica, de acordo com Tanenbaum, o MEIO não precisa.

  • O padrao 10gbase  ZR chega até 80 km

  • Minha dúvida é se fibra óptica, afinal, precisa ou não de energia elétrica? Se há queda de energia elétrica, como o feixe seria gerado? Se não há como gerar o feixe no emissor por falta de energia, então ela é dependente, não?

  • Erro questão: afirmar que a fibra óptica sobre com picos de energia. "A fibra também tem a vantagem de não ser afetada por picos de voltagem, interferência eletromagnética ou quedas no fornecimento de energia. Ela também esta imune a ação corrosiva de alguns elementos químicos" Fonte:https://sites.google.com/site/aplicacaogrupo6/trabalho-fibra-optica A condutividade elétrica nula, pois o vidro possui elevadíssima resistência elétrica, portanto, não necessita ser aterrada nem protegida contra descargas elétricas, como é o caso dos cabos metálicos utilizados para comunicação" Fontehttp://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialrotrans1/pagina_4.asp
  • Fibra óptica não é afetada por queda no fornecimento de energia


ID
779269
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos meios físicos de transmissão de dados, julgue os
itens a seguir.

Para estabelecer uma comunicação de dados entre dois pontos via fibra óptica, se a distância de transmissão for superior a 75 km, será necessário instalar repetidores a cada 25 km.

Alternativas
Comentários
  • Questão incorreta. Segundo Tanenbaum (Redes de Computadores, 5ª edição), repetidores só são necessários a cada 50km de distância.
  • Questão incompleta!!!  Não especifica o tipo de fibra utilizada nem a velocidade de transmissão.

    Se a fibra for Unimodo, suporta distância de 100km para velocidades até 1 Gbps, e 80 km para velocidades até 100Gbps, consequentemente não precisa de repetidor.

    Se a fibra for Muli-modo precisaria de repetidor para qualquer velocidade acima de 100 Mbps, pois suporta no máximo 10km.
  • Como essa questão está como correta no gabarito??? por que fonte eles acharam essa teoria???
  • Pois é sempre vejo em livro e na internet que a distância varia de 2KM a mais de 100KM
  • Questão incorreta. 

    A distancia maxima entre repetidores pode variar entre 75km e 100km (fibra submarina).
    Realmente é necessario especificar o tipo de fibra.
  • Complicado questões assim!
    Sem parâmetros para a devida comparação.
    É multimodo? É monomodo?
    Canseira, hein, CESPE?
  • Alguém, por favor, sabe informar a fonte que o  CESPE utiliza para questões de fibra?
    Já é a segunda questão viajada, se comparado com Tanembaum e outros autores, que eu resolvo.
  • "Para estabelecer uma comunicação de dados entre dois pontos via fibra óptica, se a distância de transmissão for superior a 75 km, será necessário instalar repetidores a cada 25 km."
    Fonte: CESPE

    Tem que aprender a estudar pra concurso. Não adianta bater o pé e fazer biquinho com as bancas. Se a CESPE falou que 1+1 = 3,14, então é. Pronto e acabou. Num tem que ficar de mimimi não. Se ela falou que é de 25 em 25, então vai ser e 25 em 25.
    Parece criança mimada. Hahaha.
  •  

    Texto associado à questão Ver texto associado à questão

    Entre as vantagens que o meio de transmissão de dados por fibra ótica apresenta, distinguem-se a necessidade de repetidores somente a cada 50 km de distância e a característica de só serem afetados por quedas no fornecimento de energia, mas não por picos de voltagem.
     

     

    •  Certo       Errado

    o problema é quando ele diz q essa questao está errada!
  • Pegaram um meliante da cracolândia pra elaborar questão de redes.
  • "...Tem que aprender a estudar pra concurso. Não adianta bater o pé e fazer biquinho com as bancas. Se a CESPE falou que 1+1 = 3,14, então é. Pronto e acabou. Num tem que ficar de mimimi não. Se ela falou que é de 25 em 25, então vai ser e 25 em 25.
    Parece criança mimada. Hahaha...."

    Amigo, gostaria muito que me explicasse como você estuda para concurso. Normalmente, quando se esta estudando para um concursos NAO TEMOS o gabarito, e ai fica díficil acertar uma questão dessas que não tem NENHUM embasamento prático ou teórico. Mesmo não levando em conta a vasta literatura sobre o assunto, qualquer ESTAGIARIO de engenharia sabe que o alcance de um fibra muda de acordo com o tipo de fibra utilizada.

    Mas, se você descobriu a forma milagrosa de estudar para concuros SEM conhecer a matéria, posta ai, eu ficaria imensamente agradecido.

  • Pessoal, o CESPE dá umas mancadas de vez em quando. Já considerou ALTER TABLE como DML na prova que eu passei. Você não deve se preocupar muito já que seus piores concorrentes, ou seja, os que realmente sabem da matéria, vão todos errar esta questão junto com você.

  • Lucas, já ouviu falar em "doutrina" na área de Direito? Se já, você vai entender o que eu vou dizer de forma mais fácil: a CESPE diz que é de 25 em 25 km, então marca correto da próxima vez que ela te perguntar se é de 25 em 25 km. É a doutrina CESPE. Para as outras bancas, você marca o que o Tanenbaum diz ou qualquer outro autor que você julgar melhor. É para isso que serve fazer exercícios antes de fazer a prova. É para conhecer o que é considerado na doutrina de uma determinada banca. É assim que eu adivinho magicamente o que cada banca considera nos assuntos. Pode ter certeza: se for um assunto novo que nunca foi cobrado por uma determinada banca, você não precisa se preocupar se ela considerar uma coisa diferente do que é aceito na área (por motivos óbvios que você não precisa se preocupar, né?). É sério: bater o pé com a banca e falar que ela está errada é tão útil quanto passar cueca. Algumas bancas consideram uma coisa, outras bancas consideram outra coisa para o mesmo assunto. Em TI, não seria diferente.

  • Mr. Robot redes de fibra optica são imunes a queda de energia

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito como eu e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

     

    #Cleysson Coppini 

    Fonte da CESPE, ela mesma! 

    EGO grande da porra vc acha que ela vai descer do monte olimpo pra pesquisar algo, oxi! 

  • O clima esquentou nos comentários.

  • Famosa FRAUDE

  • Segundo Forrozão, [1] "A distância de transmissão por fibra óptica é significativamente maior que a de qualquer outro meio de transmissão guiado. Um sinal pode percorrer 50 km sem precisar de regeneração".

    E outra, Paulo Oliveira, se cair uma questao dessas na minha prova eu erro de proposito só de raiva!!! E criança mimada eh a vovozinha...a CESPE não eh dona da verdade. Está contrariando todos os grandes autores!!!

    Em alguns casos eu até relevo...mas perceba q tanto o Tanenbaum qto o Forrozão dizem uma coisa, aí vem a CESPE e diz q 1+1 = 3. Faça-me o favor, meu jovem!!!

    Fonte:

    [1] Forouzan, CDRC

  • Aí é de laxcar...


ID
779272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos meios físicos de transmissão de dados, julgue os
itens a seguir.

Na comunicação de dados por meio do cabeamento com par trançado, os enlaces half-duplex são utilizados para enviar e receber dados simultaneamente nos dois sentidos, sendo possível transmitir dados a uma taxa de 100 Mbps.

Alternativas
Comentários
  • O modo half-duplex permite enviar e receber dados, porém uma coisa de cada vez.

    Para envio e recebimento simultâneos, o modo é o full duplex.
  • Com essa dica dá para matar várias questões.

    Direção da comunicação
     
    SIMPLEX: Unidirecionalmente (ex: Rádio AM;FM, TV aberta);
    HALF DUPLEX: Bidirecional não simultânea (ex: Walkie Talkie, rádio amador);
    FULL DUPLEX: Bidirecional simultânea (ex: telefonia fixa, telefonia móvel)
    Alternativa: Errada
  • Gabarito Errado.

    O coreeto seria o modo em Full-duplex.

    Vamos na Fé.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • cabo coaxil: padrão é HALF DUPLEX

    Par trançado: FULL DUPLEX


ID
805600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de protocolos, fibre channel e correspondentes aplicações, julgue o  item a seguir. 

O Internet fibre channel protocol permite a interligação de dispositivos fibre channel através de uma rede IP.

Alternativas
Comentários
  • Certinho.

    iFCP é uma variação do Fiber Channel Protocol.
    internet Fibre Channel Protocol (iFCP): é um protocolo gateway-to-gateway que interliga SAN FC através de rede IP.

  • c-

    Fibre Channel (FC) is a high-speed data transfer protocol providing in-order, lossless delivery of raw block data.Fibre Channel is primarily used to connect computer data storage to servers in storage area networks (SAN) in commercial data centers. Fibre Channel networks form a switched fabric because the switches in a network operate in unison as one big switch. Fibre Channel typically runs on optical fiber cables within and between data centers, but can also run on copper cabling. There are various upper-level protocols for Fibre Channel, including two for block storage. Fibre Channel Protocol (FCP) is a protocol that transports SCSI commands over Fibre Channel networks.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Fibre_Channel


ID
805606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de protocolos, fibre channel e correspondentes aplicações, julgue o  item a seguir. 

O ISCSI utiliza o protocolo TCP/IP e trabalha com abordagem diferente da do fibre channel.

Alternativas
Comentários
  • Correto!

    iSCI é uma tecnolologia concorrente do Fibre Channel.

  • Os servidores são conectados ao storage localmente ou usando tecnologias ade-quadas de armazenamento em rede, como fibre channel e iSCSI.

    O protocolo SCSI continua sendo o padrão utilizado na comunicação entre o servidor e o storage. Na prática, os protocolos FC e iSCSI encapsulam os comandos SCSI dentro do protocolo.

    SAN FC

    Os protocolos FC foram rapidamente adotados como uma arquitetura viável para aplicações que tratam de blocos em nível de I/O. O FC simplifica as ligações entre ser-vidores e dispositivos de storage e diminui a perda de sinal, aumentando assim as distâncias máximas permitidas quando comparado ao SCSI convencional. Importante atentar que o FC é um protocolo que pode utilizar fibra óptica ou cobre como meio de comunicação.

    O uso das redes SAN, baseadas no protocolo FC, possibilitou a ligação dos discos SCSI aos servidores, aumentando a velocidade e o número de dispositivos permitidos. Também adicionou suporte para protocolos de várias camadas de alto nível, incluindo SCSI, ATM e IP, sendo o SCSI o mais utilizado. Atualmente, com o surgimento de novas funcionalidades e dispositivos, as redes FC estão consolidadas.

    SAN IP

    Recentemente o padrão iSCSI (internet SCSI), que utiliza o padrão Ethernet para a comunicação na rede de storage, passou a ser uma opção. O protocolo iSCSI é um meio de transportar os pacotes SCSI através do TCP/IP. Os principais componentes da rede iSCSI são servidores (initiators), targets e uma rede IP. O protocolo iSCSI carrega os comandos SCSI do servidor (initiator) para os dis-positivos target (storage). O iSCSI trabalha encapsulando os comandos SCSI dentro do TCP/IP e transportando-os através de uma rede IP. O tráfego iSCSI pode utilizar disposi-tivos Ethernet como switches e placas de rede (NICs) padrão para escoar o tráfego de dados em blocos como na SAN FC.

    Fonte:

    [1] Manoel Veras, Virtualização.

  • Até onde eu saiba o TCP/IP é uma ARQUITETURA, e não PROTOCOLO.

  • Gabarito: Certo

    ISCSI (internet small computer system interface) é um protocolo na camada de transporte em uma rede TCP/IP. Desenvolvida pela IBM, esse serviço permite que comandos SCSI sejam enviados através de uma rede LAN, WAN ou via internet.

  • c-

    Fibre Channel is a layer 2 switching technology or cut through, with the protocol handled entirely in hardware. The iSCSI protocol (SCSI mapped to TCP/IP) running on Ethernet is a layer 3 switching technology with the protocol handled in software, hardware or some combination of the two.

    https://searchstorage.techtarget.com/tip/iSCSI-vs-Fibre-Channel-What-is-best-choice-for-your-SAN


ID
810985
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às interfaces de redes de computadores, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • USB 3.0 suport até 4,8Gbps.

    Gabarito: Letra A

    Fonte: https://www.infowester.com/usb30.php


ID
814687
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um canal de comunicação é o caminho elétrico estabelecido entre duas ou mais estações ou terminais, que pode ser constituído por uma estrutura qualquer de cabeamento ou frequências de rádio. A alternativa que apresenta apenas os tipos de canais de comunicação, é

Alternativas
Comentários
  • Formas de comunicação através do meio físico :

     

    Simplex - Neste caso, as transmissões podem ser feitas apenas num só sentido, de um dispositivo emissor para um ou mais dispositivos receptores; é o que se passa, por exemplo, numa emissão de rádio ou televisão; em redes de computadores, normalmente, as transmissões não são desse tipo.

     

    Half-Duplex - Nesta modalidade, uma transmissão pode ser feita nos dois sentidos,  mas alternadamente, isto é, ora num sentido ora no outro, e não nos dois sentidos ao mesmo tempo; este tipo de transmissão é bem exemplificado pelas comunicações entre computadores (quando um transmite o outro escuta e reciprocamente); ocorre em muitas situações na comunicação entre computadores. 

     

    Full-Duplex - Neste caso, as transmissões podem ser feitas nos dois sentidos em simultâneo, ou seja, um dispositivo pode transmitir informação ao mesmo tempo que pode também recebe-la; um exemplo típico destas transmissões são as comunicações telefónicas; também são possíveis entre computadores, desde que o meio de transmissão utilizado contenha pelo menos dois canais, um para cada sentido do fluxo dos dados. 


ID
833647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de redes WAN (wide area network), julgue o   item  a seguir.

Nas WANs, as linhas de transmissão podem utilizar fios metálicos e fibras ópticas, entre outros meios.

Alternativas
Comentários
  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito como eu e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

     

    errei a questão por causa do trecho "...utilizar fios metálicos..." pq achei que era cabo coaxial e achei meio estranho usar esse meio não confiavel para transmissões tão longas, mas depois vi que tem uma palavrinha que cespe ama e muda toda a historia: "PODEM" !!!

     se tivesse "pensado" de forma "simples" teria acertado: "uma transmissão podem utilizar fios metálicos e fibras ópticas, e outros"

  • Esquadrão de elite 2021 passou por aqui


ID
848122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de redes de comunicação, julgue o  item  a seguir.


Considere que duas redes de comunicação estejam interligadas e utilizem, como meio físico de transmissão de dados, cabos CAT5e, tendo como protocolo de enlace o ethernet. Nessa situação, a detecção e a correção de erros de transmissão entre essas redes de comunicação serão realizadas por meio de algoritmo polinomial, levando-se em conta o fato de que quadros detectados com erro no equipamento de destino são, devido ao uso do ethernet, reenviados pelo equipamento de origem.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Só detecta, mas não corrige.



    Segundo Tanenbaum(2011,p.179)," O Checksum Ethernet simplesmente realiza a detecção de erros, com quadro sendo descartado se algum erro for detectado."

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.




  • É a descrição do algoritmo de recuo binário exponencial backoff ou "truncated binary exponential backoff". Porém, o algoritmo apenas detecta que houve uma colisão e o quadro é descartado, em seguida, um sinal de 32 bits (chamado JAM) tenta retransmissão de 15 vezes até desistir na 16 colisão.

    Correções de erros são feitas pelo campo FSC (Frame Checksum Sequence) do cabçalho.

    Questão Errada!

  • Atenção que o erro está neste trecho: "(...) quadros detectados com erro no equipamento de destino são, devido ao uso do ethernet, reenviados pelo equipamento de origem".

    Os quadros são, sim, reenviados, mas não devido ao uso do Ethernet, e sim pelo fato de a estação monitorar continuamente o meio de transmissão para verificar se a transmissão foi bem-sucedida. Caso tenha sido, a estação finaliza. Caso contrário, porém, há uma colisão e o frame é retransmitido.

    Fonte:

    [1] Comunicação, Forouzan.


ID
848182
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às tecnologias de interligação de redes e de transmissão digital, julgue o  item.


O amplificador óptico do tipo SOA (semiconductor optical amplifier) pertence à família de amplificadores embasados em guias de ondas ópticas para os sistemas WDM.

Alternativas
Comentários
  • Para compensar as perdas devido à atenuação imposta pela fibra óptica, são utilizados os Amplificadores Ópticos, principalmente para enlaces de longas distâncias. Como exemplo, podemos citar Amplificadores Ópticos Semicondutores (SOA – Semiconductor Optical Amplifiers), utilizados como conversores de comprimento de onda.

    Fonte: CHAVES, 2008.


ID
868774
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a opção que apresenta um meio não guiado de transmissão.

Alternativas
Comentários
  • Os meios físicos são agrupados e meios guiados, como fios de cobre e fibras ópticas, e em meios não guiados, como as redes terrestres sem fio, satélites e os raios laser transmitidos pelo ar.
    O meio de transmissão é chamado de “guiado”, porque as ondas eletromagnéticas são “guiadas” pelo meio que trafega, contrariamente à transmissão “sem-fio”, cujo meio é chamado de “não-guiado”
  • Prezados,

    Os meios físicos são agrupados e meios guiados, como fios de cobre e fibras ópticas, e em meios não guiados, como as redes terrestres sem fio, satélites e os raios laser transmitidos pelo ar.
    O meio de transmissão é chamado de “guiado”, porque as ondas eletromagnéticas são “guiadas” pelo meio que trafega, contrariamente à transmissão “sem-fio”, cujo meio é chamado de “não-guiado”.

    Portanto, a única alternativa que representa um meio de transmissão não guiado é a letra A


  • GAB: A

    Resumindo: uma meio não guiado é aquele que não utiliza cabos e fios.

  • Comentários GranCursos -  Professor Jósis Alves

    Gab A

    Trata-se de conexão que não necessita de meio físico; logo, não há cabos. A via satélite é um meio não guiado de transmissão.

  • A

    meios não guiados:

    Ondas eletromagnéticas em ordem:

    1 Audiofrequência - 2 Radiofrequência - 3 Micro-ondas - 4 infravermelho - 5 luz visível - 6 ultravioleta -

    7 Raio x- 8 Radio Gama.

    Os satélites estão na onda: 3, juntamente com celular, wi-fi, televisão digital.

    A fibra ótica atua na onda 5, é mais rápida do que o satélite.

  • quanto a última alínea exposta pelo colega, há uma ressalva, sendo defeso o trabalho doméstico.


ID
913675
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Existem diversas técnicas de multiplexação de sinais de acordo com o meio no qual a informação irá trafegar. Para o meio de transmissão em fibra óptica, existe a técnica de multiplexação denominada WDM que realiza a multiplexação por

Alternativas
Comentários
  • WDM - Wavelength Division Multiplexing - Multiplexação por divisão de comprimento de onda

  • Questão fácil qdo vc sabe o que significa o WDM.

    O W vem de "Wavelength" e por isso remete à letra C.


ID
922861
Banca
FUNCAB
Órgão
CODATA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação à classificação da forma de utilização do enlace que conecta estações da origem ao destino, o sistema em que o enlace é utilizado nos dois sentidos de transmissão simultaneamente é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Simplex Ocorre em apenas uma direção Ex. TV Aberta
      Half-Duplex Ocorre em ambas as direções, mas um evento de cada vez Ex. Rádio amador
      FullDuplex Recepção e envio ocorrem simultaneamente Ex. tva cabo
  • Apenas complementando a explicação do companheiro abaixo....

    Um exemplo de transmissões é a própria internet, onde voce ENVIA e RECEBE informações simultaneamente.

  • Direção da Comunicação

     

    SIMPLEX: Unidirecional. EX: Rádio AM/FM, TV aberta.

    HALF DUPLEX: Bidirecional Não Simultânea. EX: Walkie Talkie, rádio amador.

    FULL DUPLEX: Bidirecional Simultânea. EX: telefonia fixa, telefonia móvel.

  • RESPOSTA:

    A- FULL DUPLEX


ID
923686
Banca
FUNCAB
Órgão
CODATA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes sentenças.

I. Toda SAN tem como bloco de montagem os discos rígidos tradicionais que são ligados a uma unidade controladora.

II. O objetivo de usar uma SAN não é simplesmente obter um grande espaço de armazenamento, é também obter ganhos de desempenho e de confiabilidade para aplicações críticas.

III. ASAN não permite o uso de Fibre Channel devido as longas distâncias necessárias para inter l igação ent re os disposi t ivos de armazenamento sendo, neste caso, utilizado a tecnologia iSCSI.

É(são) verdadeira(s), somente:

Alternativas
Comentários
  • Toda SAN tem como bloco de montagem HDs tradicionais, que são ligados a uma unidade controladora (que se encarrega do acesso aos dados, RAID e outras funções) e é ligada a um servidor através de uma interface dedicada, que pode ser tanto uma interface Fibre Channel quanto uma interface de rede Gigabit Ethernet ou 10 Gigabit Ethernet (usando o iSCSI).[...] Apesar disso, na grande maioria dos casos, o objetivo de usar uma SAN não é simplesmente obter um grande espaço de armazenamento, mas sim obter ganhos de desempenho e de confiabilidade para aplicações críticas

    ipsis literis:
    Fonte: http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/pagina2.html

  • Gabarito D

    Fibre Channel Protocol (FCP) é um Protocolo de Transporte SCSI e que foi desenvolvido para facilitar a comunicação de blocos de dados entre origem-destino em redes FC, Figura 2.16. No modelo de redes FC, FCP é um protocolo da camada FC-4. Além disso, para o uso do FCP nenhuma modificação especial é necessária no FC e no SCSI, pois utiliza o mesmo formato de quadro e de serviços definidos pelas especificações do FC e a arquitetura SCSI já existente. Com isso, uma explicação básica do funcionamento do FCP já foi dada em Características Essenciais.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
927451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que concerne às redes locais e ao modelo OSI, julgue os itens
a seguir.

O padrão IEEE 802.3 incorporou algumas tecnologias, como Gigabit Ethernet, 10 Gbps, full duplex e CSMA/CD.

Alternativas
Comentários
  • O CSMA/CD está presente nos padrões 802.3, 802.3u.

    No padrão 802.3z ele é utilizado se o tipo de configuração for half-duplex,  se for full-duplex não tem colisão logo não precisa do CSMA/CD

    Fonte: http://www.inf.ufg.br/~fabrizzio/tcpip/Ethernet.pdf

  • Essa questão deveria estar com o gabarito "errado", pois o padrão 10 Gigabit Ethernet não aceita mais o protocolo CSMA-CD.

  • Gaba: CERTO

    Comentários: IEEE802.3 CSMA / CD 

    A família de rede Ethernet completa é baseada no protocolo CSMA / CD. CSMA / CD significa Carrier Sense Multiple Access com Collision Detetection, o que significa que uma estação que tem algo para enviar escuta uma operadora (se alguém já está enviando algo) se não envia seus dados. No momento em que várias estações podem decidir enviar seus dados, uma vez que todos não ouviram nenhuma operadora, esse é o acesso múltiplo. Após o envio, a estação continua ouvindo a operadora e, quando detecta que outra estação começou a enviar também, a detecção de colisão, recua, aguarda um tempo aleatório e inicia todo o procedimento do zero. 

     

    https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://ckp.made-it.com/ieee8023.html&prev=search

     

  • Daltro, na verdade a questão não se refere apenas ao padrão Gigabit/10 Gigabit, se refere a Ethernet em geral (802.3). Além disso, lista corretamente tecnologias utilizadas na Ethernet, como a Gigabit, 10Gigabit, full-duplex e CSMA/CD (que pode ser utilizada na GigabitEthernet no modo half-duplex, por exemplo).

  • Dalto Babosa, não creio q vc naõ tenha entendido a questão...prfvr, leia novamente...o tema central da questão é o PADRÃO IEEE 802.3 E NÃO O 10GIGABIT.

    Muito me admira o seu comentário ser o mais curtido... o pessoal só pode tá de sacanagem...

    E o pior: prejudicando o q chamo de "concurseiro cabrito", aquele q ta' começando agora, e q não sabe se 802.3 é nome de padrão ou salário mínimo atual!!!

    Vamos abrir o olho, e vamos ser mais responsaveis nas postagens, prfvr!!!

  • Em redes Gigabit Ethernet e 10 Gigabit Ethernet operando no modo full-duplex não há a ocorrência de colisões, o que significa que o CSMA/CD não é utilizado.


ID
928690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a storage area networks (SAN), julgue os itens
subseqüentes.

A arquitetura fibre channel (FC) possibilita transferir dados de um nó de rede para outro via interfaces seriais de alta velocidade. FC possibilita comunicação via protocolo IP. A conexão só pode ser via cabos de fibra óptica e dados são transferidos em quadros (frames) de tamanho fixo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.
    Fibre Channel
    , ou FC, é uma tecnologia de comunicação de alta velocidade que é utilizada para redes de armazenamento. O Fibre Channel é um padrão homologado pelo Comitê Técnico T11 do INCITS, ligado ao ANSI. A tecnologia é utilizada principalmente para interligar servidores a sistemas de armazenamento do tipo SAN (Storage Area Network). Apesar do nome, e de ser utilizado principalmente com fibras ópticas, o Fibre Channel também pode ser utilizado com cabeamento metálico.
  • O fibre channel (FC) suporta diversos protocolos de transporte, incluindo IP e SCSI, permitindo a utilização de cabeamento metálico ou óptico na interface física, o que torna essa tecnologia única para atender às necessidades de armazenamento de dados e de comunicação em redes de computadores.
  • Segundo professor Mario Aquino do Cathedra, pode ser utilizado cabo par trançado também.
  • Padrão Fibre Channel -> foi definido pelo ANSI em 1994, como uma interface de transferência de dados, visando oferecer uma alternativa para substituição das interfaces de armazenamento existentes, como a SCSI, por exemplo.
    O padrão foi projetado para endereçar um meio comum de interligação para os três tipos diferentes de tráfego de uma rede de comunicação: voz, dados e imagem. Suporta diversos protocolos de transporte, incluindo IP e SCSI, permitindo a utilização de cabeamento metálico ou óptico na interface física, o que torna essa tecnologia única para atender às necessidades de armazenamento de dados e de comunicação em redes de computadores.
    Características:
    Links de comunicação full-duplex com duas fibras ópticas por link (opções de outros meios);
    Taxas de transmissão de 100Mbps a 3,2Gbps em um único link (200Mbps até 6,4Gbps em um link full-duplex);
    Suporte para distâncias até 10km;
    Suporte a múltiplos níveis de custo/performance, de pequenos sistemas a supercomputadores;
    Suporte a comandos de interfaces de redes e canais de I/O existentes.
    Fonte
    http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_fibre_channel.php

  • A arquitetura fibre channel (FC) possibilita transferir dados de um nó de rede para outro via interfaces seriais de alta velocidade. correto
    FC possibilita comunicação via protocolo IP. correto
    A conexão só pode ser via cabos de fibra óptica e dados são transferidos em quadros (
    frames) de tamanho fixo. errado
  • E os  dados são transferidos em quadros (frames) de tamanho fixo?

  • Nossos colegas já responderam adequadamente. Segue apenas um trecho que achei pertinente mencionar sobre este trecho aqui **"FC possibilita comunicação via protocolo IP." << correto.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.190),"O FCIP é um protocolo de tunelamento que possibilita que múltiplas SANs baseadas no protocolo FC possam ser interligadas através de uma rede padrão IP."

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS



  • Outro trecho errado também: (...) transferidos em quadros (frames) de tamanho fixo. 

    Pois são variáveis, visto que um dos campos de um quadro FC é o campo de dados, e ele varia de 0-2112 bytes.


    Segundo Somasundaram(2011,p.158),"O campo de dados em um quadro FC contém a carga útil de dados, de até 2.112 bytes de dados originais- na maioria dos casos,dados SCSI. (...) Um quadro de controle de conexão, por definição, tem uma carga útil de 0 bytes."


    Bibliografia:

    ARMAZENAMENTO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES-SOMASUNDARAM-2011.





ID
973297
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quanto ao tipo de transmissão da fibra ótica, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto a seguir.

As fibras óticas estão classificadas em dois tipos: _____________ e _____________.

Alternativas

ID
991363
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Que meio físico de transmissão de dados utiliza LED (Diodo Emissor de Luz)?

Alternativas
Comentários
  • Fibra óptica multimodo


ID
997669
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um meio de transmissão guiado requer um condutor físico para interligar um dispositivo a outro.Um dos tipos de condutores físicos é a fibra óptica. Sobre cabos de fibra óptica é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • letra e. São bem resistentes
  • Letra E. Por não utilizar eletricidade, e sim feixes de luz na sua tranmissão, os cabos de fibra ótica não são afetados por ruídos eletromagnéticos, diferente dos cabos UTP utilizados em redes locais.
  • Acredito que essa Questão Possua DUAS questões erradas! 

    Letra B -> b) suportam dois modos para a propagação da luz ao longo dos canais ópticos: multimodo e monomodo.

    Quando falamos em modos, são modos de propagação eletromagnéticos, então HE11, HE21 e ect... E Não o tipo da fibra, como acredito que a banca quis se referir! Logo para se tornar correta a questão deveria ter posto: TIPO DE FIBRA!


    Letra E -> ERRADA! não são afetadas por ruídos eletromgnéticos

  • Prezados

    Segundo Comer, página 73 , as fibras óticas tem quatro vantagens principais sobre os fios. Em primeiro lugar, como usam luz, elas não causam interferência elétrica em outros cabos, nem são suscetíveis à interferência elétrica. Em segundo lugar, como podem ser fabricadas para refletir a maioria da luz interna, podem carregar um pulso de luz muito mais longe do que um fio de cobre pode carregar um sinal. Em terceiro lugar, já que a luz pode codificar mais informação do que sinais elétricos, fibras óticas podem carregar mais informação que um fio. Em quarto lugar, ao contrário da eletricidade, que requer sempre um par de fios conectado em um circuito completo, a luz pode viajar de um computador a outro sobre uma única fibra.

    Portanto, a alternativa incorreta é a letra E.

    Fonte : Douglas E. Comer, Redes de Computadores e a Internet, 4º edição.


  • alguém conhece o conector MT-RJ ?

  • Os quatro tipos de conector mais comuns são os LC, SC, ST e MT-RJ.

    Bom artigo sobre o assunto: http://www.hardware.com.br/livros/redes/conectores-splicing.html


ID
1038880
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Tecnologia de transferência serial de dados entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa por meio de cabo serial de pequeno diâmetro possibilitando hot-swap e suplantando velocidades de tecnologias anteriores:

Alternativas
Comentários
  • No Serial ATA a transmissão de dados é feita de modo serial, ou seja, transmitindo um bit por vez. Hot-swap é a faculdade de adicionar ou remover um dispositivo sem a necessidade de desligar o computador que é o caso do SATA.
  • Prezados, vamos comentar as tecnologias citadas nessa questão :

    SCSI : Sigla para small computer system interface. Trata-se de uma tecnologia criada para acelerar a taxa de taxa de transferência de dados entre dispositivos de um computador. É uma interface paralela

    IDE : Uma das primeiras tecnologias de controlador de disco, integrando o controlador ao drive, sendo fabricados juntos. O cabo IDE tem 40 pinos , 16 para enviar e receber dados, 7 são terra para enviar ruído e 1 pino de cable select ( master ou slave )

    PATA : Padrão mais novo que o IDE , representando uma IDE paralela , ou paralel ATA , ou simplesmente PATA.

    SATA : Serial ATA , é o padrão de discos rígidos criado para substituir os discos ATA, também conhecidos como IDE. A taxa de transferência máxima teórica de um disco SerialATA é de 150 MB/s ou 300 MB/s, contra os 133 MB/s de um disco rígido IDE

    Bom , o enunciado pede uma tecnologia serial, e única tecnologia serial é a SATA, pois a PATA, IDE e SCSI são paralelas, portanto, alternativa correta é a letra D


  • O padrão SATA é a evolução do padrão ATA, adotado atualmente para conexão interna dos dispositivos de armazenamento e de leitura de mídias. Foi criado no início dos anos 2000.



    Como o próprio nome diz, o SATA é um barramento serial, que trafega 1 bit por vez. Contudo, o cabo de menor dimensão é melhor
    blindado, e os clocks mais elevados é que tornam a transmissão de dados mais veloz.


    O padrão SATA I já trafegava dados a 150 MB/s.

    O SATA II a 300 MB/s.

    O padrão SATA III, mais atual, suporta 600 MB/s.


    Outra característica interessante do SATA é a possibilidade de uso da técnica hot-swap, que torna possível a troca de um dispositivo Serial ATA com o computador ligado. Por exemplo, é possível trocar um HD sem ser necessário desligar a máquina para isso. Este recurso é muito útil em servidores que precisam de manutenção/reparos, mas não podem parar de funcionar.



    LETRA D




ID
1100962
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As interfaces de rede de ambas as pontas de um enlace cabeado, sem repetidor no meio, são atualizadas de 10 Mbps para 100 Mbps. Com relação aos atrasos referentes a este enlace, pode-se afirmar que o intervalo de tempo para a transmissão completa de um quadro na rede ;

Alternativas

ID
1118233
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O Fibre Channel (FC) é estruturado em cinco camadas que podem ser divididas em dois grupos: camadas inferiores, FC-0, FC-1 e FC-2; e camadas superiores, FC-3 e FC-4. Cada uma delas é responsável por uma etapa do processo de comunicação.

O FCP (Fibre Channel Protocol) é um protocolo implementado na camada;

Alternativas
Comentários
  • FC-4: A camada mais alta, a FC-4, tem por objetivo implementar protocolos específicos para a aplicação. Através de regras de mapeamento, esta camada especifica como processos ULP (Upper Layer Protocol) da mesma camada operam entre si. O Fibre Channel permite tanto o transporte de protocolos de rede quanto de canal através da mesma interface. Um exemplo de protocolo de canal é o Fibre Channel Protocol (FCP). Ele é utilizado para transferência de dados SCSI por meio do Fibre Channel. Um exemplo de protocolo de rede é o envio de pacotes IP (Internet Protocol) através dos nós.


    Alternativa E

  • Gabarito E

    O FC é um protocolo de 5 camadas, consistindo nas seguintes camadas:

    FC0 Camada física - inclui cabos, conectores, parametros opticos e eléctricos, etc;

    FC1 Camada de ligação de dados - implementa a codificação e descodificação do sinal e controle de erros;

    FC2 Camada de rede - define a estrutura das frames do FC e os protocolos de sinal, de Flow Control e as classes de serviço que o FC suporta. De forma a suportar estes serviços, o FC-2 define formatos de mensagens: Ordered Set, Frame, Sequence e Exchange;

    FC3 Camada que implementa funções auxiliares;

    Striping - Multiplica largura de banda usando multiplas N_ports;

    Hunt groups - Habilidade de mais do que uma porta responder a um mesmo endereço (diminui as hipoteses de procurar N_port ocupadas);

    Multicast - Uma transmissão para várias portas destino. (p.e. todas as N_Ports de um Fabric (broadcast) ou apenas para um subconjunto de N_Ports num Fabric)

    FC4 Camada da aplicação - define interfaces com vários protocolos de nivel superior; responsável pelo encapsulamento das várias camadas;

    FC0, FC1 e FC2 são também conhecidas por FC-PH - Camada Fisica do FC.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • FC x Camadas


    A tecnologia FC possui uma estrutura em camadas própria que não segue o modelo OSI. É dividido em 5 camadas:

     

    • FC4 (superior): camada mais superior ou camada de aplicação. Responsável por mapear as informações de blocos de dados em iSCSI, por exemplo, em PDU’s para as camadas inferiores; O FCP (Fibre Channel Protocol) é um protocolo implementado nesta camada.

     

    • FC3 (superior): é considerado uma camada de serviços com a capacidade de tratar aspectos de segurança (criptografia) e confiabilidade (RAID). As conexões multiportas são tratadas nessa camada. Também chamada de camada de implementação de protocolos auxiliares.

     

    • FC2 (inferior): é a camada de rede de dados. É a principal camada do modelo onde atuam os principais protocolos. As conexões ponto a ponto atuam nessa camada. Define ainda a estrutura dos frames e os protocolos de sinalização, controle fluxo, e classes de serviço.

     

    • FC1 (inferior): camada de codificação do sinal, também chamada de camada de enlace de dados. Implementa recurso de controle de erros.

     

    • FC0 (inferior): camada mais inferior que contempla cabos, conectores e outros. Também chamada de camada física;

     


ID
1119376
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma empresa deseja interligar em rede dois prédios distantes 1 km entre si. Para garantir uma conexão confiável e isolada eletricamente, deve-se utilizar como meio físico.

Alternativas
Comentários
  • O par trançado ameniza a interferência elétrica, mas sofre mais influência que os cabos de fibra ótica.

  • Letra C

    Por ser um distância curta (1 km) usa-se cabo de par trançado.

    Para garantir isolamento elétrico usa-se a blindagem.

  • Pessoal o comentário de "Leandro Gabriel" está equivocado:


    • Shielded Twisted Pair - STP ou Par Trançado Blindado (cabo com blindagem): É semelhante ao UTP. A diferença é que possui uma blindagem feita com a malha metálica em cada par. É recomendado para ambientes com interferência eletromagnética acentuada. Por causa de sua blindagem especial em cada par acaba possuindo um custo mais elevado. Caso o ambiente possua umidade, grande interferência eletromagnética, distâncias acima de 100 metros ou exposto diretamente ao sol ainda é aconselhável o uso de cabos de fibra óptica.
    Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_de_par_tran%C3%A7ado

  • O Par trançado com + de 100 metros não tem transferência confiável. A fibra óptica, dependendo do laser utilizado na transmissão, pode atingir 70km c/ transmissão confiável.

  • Leandro, não faça isso.

    Vamos na fé.

  • Apenas para reafirmar o gabarito: Alternativa B - Fibra Optica.

  • Prezados,

    Se a necessidade é interligar 2 pontos distanciados a 1km , tanto o cabo coaxial quanto o cabo de par trançado não atenderiam.
    Para essa distância, terá que ser usada uma fibra. 

    Portanto a alternativa correta é a letra B


  • Estou tentando crê que o Lenadro tentou trollar a gente. Ele deve tá testando pra ver quem tá acordado a essa hroa da noite. Outra coisa, o STP tem alcance máximo de 25m sem o uso de repetidores, e não 100m, ao contrario do que afirmaram aqui.


ID
1119379
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A rede de uma empresa está operando na velocidade de 100 Mbps. O padrão de rede utilizado é .

Alternativas
Comentários
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Ethernet

  • Aqui é tranquilo, tem que decorar essa onda geral (pior que isso cai nos concursos)! Indo ao ponto na referência passada pelo nosso amigo Israel:

    Os padrões atuais do protocolo Ethernet são os seguintes:

    10 megabits/seg => 10Base-T Ethernet (IEEE 802.3) - Como é a implementação padrão do Ethernet não usa letra!
    100 megabits/seg => Fast Ethernet (IEEE 802.3u) - Para decorar o "u" do padrão: usa a última vogal do alfabeto!
    1 gigabits/seg => Gigabit Ethernet (IEEE 802.3z) - Para decorar o "z" do padrão: usa a última letra do alfabeto!
    10 gigabits/seg => 10 Gigabit Ethernet (IEEE 802.3ae) - Para decorar o "ae" do padrão: usa as duas primeiras vogais, pois já tinha usado o "u", última vogal do alfabeto.

    Diquinhas para memorização são importantes, também!

    Bons estudos!
  • Ethernet Fast

    É uma rede que opera na velocidade de 100 Mbps.

    Usa formato padrão do quadro Ethernet e é compatível com as tecnologias 10 BaseT e 100 BaseT.

    Permite enlaces ponto a ponto, bem como canais broadcast compartilhados.

    Utiliza o protocolo de acesso ao meio CSMA/CD para canais broadcast compartilhados.

    Permite operação full-duplex a 1Gbps em ambas as direções para canais ponto a ponto.

    Fast Ethernet pode oferecer transmissão de dados a 200 Mbps quando configurado com placas operando no modo full-duplex, ou seja, pode oferecer a capacidade de aumentar bastante o desempenho da rede.

    Utiliza o cabo UTP Cat-5.

  • Gigabit Ethernet, apesar de ser 1 gigabits/seg, não tem a capacidade de operar em 100 Mbps também?

  • Prezados,

    A ethernet quando criada , suportava até 10mbps, depois ela evoluiu para a fast ethernet ( 100 mbps ) e giga ethernet ( 1gbps )

    Portanto a alternativa correta é a letra C


  • fast Ethernet


ID
1119493
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em comunicações de dados FULL-DUPLEX, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Simples: Unidirecional.

    Half-duplex: Bidirecional, mas não simultaneo.

    Full-Duplex: Bidirecional e simultaneo.

     

    Gabarito: B


ID
1119934
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A rede de uma empresa está operando na velocidade de 100 Mbps. O padrão de rede utilizado é :

Alternativas
Comentários
  • A ARCNET pode usar cabo coaxial ou fibra óptica, podendo o comprimento de cada segmento de cabo ir até cerca de 600 metros, e o comprimento total da rede pode ir até cerca de 6km sem perda de Largura de Banda que é de 2,5 Mbps. Das 4 principais tecnologias de LAN (Ethernet, Token Ring, FDDI e ARCNET), a ARCNET é a mais barata de instalar.

    A Ethernet é a tecnologia mais utilizada nas redes locais, tendo sido especificada pela norma IEEE 802.3, foi inicialmente desenvolvido pela Xerox vindo posteriormente a ser desenvolvido pela Xerox, DEC e Intel. Uma rede Ethernet utiliza normalmente cabo coaxial ou par entrançado, permitindo normalmente velocidades até 10Mbps (10Base-T). Os diversos dispositivos que estão ligados à rede competem pelo acesso à rede através do protocolo CSMA/CD ("Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection"). Os dispositivos Ethernet possuem um endereç o de 6 bytes (48 bits) que é atribuido por uma entidade central por forma a não haver endereços repetidos.

    Existe a Ethernet rápida também denominada 100BASE-T que proporciona a transmissão a velocidades até 100Mbps. É tipicamente usada para sistemas de backbone que suportam workstations com acessos à rede de 10Mbps. Como a sua congenere 10Base-T a Ethernet rápida utiliza também o protocolo CSMA/CD para acesso ao meio. O protocolo CSMA/CD tem uma propriedade muito interessante que permite aumentar ou diminuir o tamanho da rede sem que a performance e fiabilidade da rede se degradem o que facilita a sua gestão. Está especificada na norma IEEE 802.4u.

    A passagem de 10Base-T para 100Base-T é fácil uma vez que ambas utilizam o protocolo CSMA/CD. Muitos dos adaptadores de rede suportam comunicaçõ es a 10 e 100Mbps sendo a detecção da velocidade feita automáticamente. A passagem de 10 Mbps para 100 Mbps reduz o tamanho máximo que a rede pode ter, para um comprimento máximo de 500 metros a 10 Mbps passa-se para cerca de 200 a 100 Mbps. Para se conseguirem distâncias superiores a 205 metros numa rede a 100 Mbps é necessário instalar repetidores em cada 200 metros.

    Presentemente estão a ser desenvolvidas novas normas dentro desta tecnologia. A primeira é a Gigabit Ethernet (também conhecida como 1000Base-T ou 802.3z), e permitirá aumentar a velocidade de transmissão para 1000 Mbps. Foi desenvolvida para funcionar com os mesmos cabos que a 100Base-T de forma a que qualquer upgrade será barato e fácil de realizar. Até ao momento a rede de 1000 Mbps é utilizada como backbone das redes de 100 Mbps, mas à medida que o tecnologia evolui as redes de 1000 Mbps tornar-se-ão mais comuns.

    Está também a ser desenvolvida uma outra norma conhecida como 10 Gigabit Ethernet, que será baseada nas normas Ethernet precedentes, serão necessários cabos de maior capacidade (fibra óptica e cabos coaxiais de elevada capacidade), o que irá permitir velocidades de 10000 Mbps.


  • Uma rede token ring é uma LAN na qual todos os computadores estã ;o ligadas em anel ou em estrela. Nesta rede é usado um bit ( ou token ) por forma a evitar colisões de dados entre computadores que pretendem enviar mensagens ao mesmo tempo. O protocolo token ring é o segundo mais utilizado em LANs depois do protocol o Ethernet. O protocolo token ring da IBM deu origem a uma versão normalizada, vindo a ser especificada como IEEE 802.5. O protocolo IEEE 802.5 permite a transmissão de dados a velocidades de 4 ou 16 Mbps.

  • Gabarito: C

    Fast Ethernet.


ID
1167832
Banca
FAFIPA
Órgão
UFFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Existem situações em que os dispositivos da rede de computadores que queremos ligar se encontram afastados de uma tomada elétrica. Nesses casos, é utilizada uma tecnologia que permite o transporte para a alimentação dos dispositivos de rede por meio do próprio cabo de pares de cobre, juntamente com os dados. Essa tecnologia é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • As bancas estão gostando de cobrar o conceito de Power over Ethernet (PoE). Tenho visto cair cada vez mais nais provas.

    Vamos na fé.

  • O padrão IEEE 802.3af é um padrão que descreve a tecnologia Power Over Ethernet (POE) que permite o tráfego de dados e energia elétrica através do mesmo cabo de rede, fornecendo alimentação e conectividade para dispositivos que apresentam essa funcionalidade

  • Gabarito A

    O Power over Ethernet (PoE) é uma funcionalidade de rede definida pelas normas IEEE 802.3af e 802.3at. O PoE permite que os cabos de Ethernet forneçam energia a dispositivos de rede através da ligação de dados existente.

    Os dispositivos compatíveis com PoE podem ser equipamentos de fornecimento de energia (PSE), dispositivos ligados (PD) ou, por vezes, ambos. O dispositivo que transmite energia é um PSE, enquanto o dispositivo que recebe energia é um PD. A maioria dos PSE são switches de rede ou injetores de PoE destinados a utilização com switches não PoE. Os exemplos comuns de PD incluem telefones VoIP, pontos de acesso sem fios e câmaras IP.


    Vamos na fé !



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1195174
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa correta acerca de fibra ótica.

Alternativas
Comentários
  • Fibra ótica é imune à interferência eletromagnética e à radiofrequência, sendo utilizada para distâncias maiores que os cabos de par trançado.


ID
1203403
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto à tecnologia que tem a maior capacidade de transmissão de dados via cabo.

Alternativas
Comentários
  • Maior transmissão VIA CABO - é o cabo de Fibra Ótica.


    gabarito letra b


ID
1229212
Banca
IBFC
Órgão
TRE-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quanto ao Fibre Channel, ou FC, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo:

( ) É utilizada principalmente para interligar servidores a sistemas de armazenamento do tipo SAN (Storage Area Network).

( ) Apesar do nome, e de ser utilizado principalmente com fibras ópticas, o Fibre Channel também pode ser utilizado com cabeamento metálico.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • O sistema é usado para armazenamento de dados numa rede e apesar do nome também pode ser utilizado cabeamento metálico. 

  • Fibre Channel, ou FC, é uma tecnologia de comunicação de alta velocidade que é utilizada em armazenamento de dados em rede. O Fibre Channel é um padrão homologado pelo Comitê Técnico T11 do INCITS, ligado ao ANSI. A tecnologia é utilizada principalmente para interligar servidores a sistemas de armazenamento do tipo SAN (Storage Area Network). Apesar do nome, e de ser utilizar principalmente fibras ópticas, o Fibre Channel também pode ser utilizado com cabeamento metálico.

  • Exemplo de Fibre Channel que opera sobre cabeamento metálico é o FCoE que nada mais é que a utilização de quadros Ethernet para transportar quadros FC.

  • a-

    Fibre Channel (FC) is a high-speed data transfer protocol providing in-order, lossless delivery of raw block data. Fibre Channel is primarily used to connect computer data storage to servers in storage area networks (SAN) in commercial data centers. Fibre Channel is a layer 2 switching technology or cut through, with the protocol handled entirely in hardware. The iSCSI protocol (SCSI mapped to TCP/IP) running on Ethernet is a layer 3 switching technology with the protocol handled in software, hardware or some combination of the two.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Fibre_Channel


ID
1240867
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As fibras óticas estão classificadas em dois tipos: fibra multimodo e fibra monomodo. Em linhas gerais as fibras monomodo

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA - taxas de Transmissão muito mais altas (superiores a 100 Gbps).

    b) CORRETA - São mais usadas para comunicação de longa distância.

    c) ERRADA - A fibra monomodo percorre caminho único de feixe de laser.

    d) ERRADA - É mais fino o diâmetro do núcleo da fibra quando comparada às fibras multimodos.

    e) ERRADA - Possui características superiores: distâncias maiores e ilimitadas, quando comparadas as Fibras Ópticas Multimodo e taxas de Transmissão muito mais altas.

  • Monomodo - SMF – Single Mode Fiber – Modo Único

    ·  São finas e, com isso, a luz não ricocheteia nas paredes da fibra, chegando diretamente ao receptor. Com isso, esse tipo de fibra consegue ter um comprimento e um desempenho maiores que as fibras de modo múltiplo.

    ·  São mais utilizadas para transmissão em longas distâncias.

    ·  Diponibiliza maior banda passante para transmissão do sinal.

    ·  Os diâmetros dos núcleos são menores.

    ·  Dimensões menores que os outros tipos de fibras

    ·  Geralmente é usado laser como fonte de geração de sinal.

    ·  Permite o uso de apenas um sinal pela fibra.


    Depois que copiei as características acima passei acertar boa partes da questões

  • exceto o item B, todos os demais apresentam a fibra multimodo com características mais vantajosas do que a monomodo, o que é um erro. Fibras monomodo possuem núcleo menor, menor atenuação, maior banda passante e taxa de transmissão, maior alcance e quantidade menor de modos. Justamente por essas características, as fibras monomodo são utilizadas em redes WAN, com vistas a interligar redes distantes entre si com agregação de tráfego dessas redes

  • ✿ Cabo de Fibra Óptica

    Consiste em uma Casca e um Núcleo (de vidro) para transmissão de luz. Possui capacidade de transmissão virtualmente infinita, é imune a interferências eletromagnéticas e consegue ligar distâncias maiores sem a necessidade de repetidores. Como desvantagens, podemos dizer que é

    incapaz de fazer curvas acentuadas, além de ter um custo de instalação e manutenção muito alto em relação ao par trançado. Entendido? Há dois tipos de fibra: Monomodo e Multimodo.

    A Fibra Multimodo leva o feixe de luz por vários modos ou caminhos, por uma distância menor, com menores taxas de transmissão, mais imprecisa, diâmetro maior e alto índice de refração e atenuação, mas possui construção mais simples, é mais barata e utilizada em LANs.

    A Fibra Monomodo leva o feixe de luz por um único modo ou caminho, por uma distância maior, com maiores taxas de transmissão, mais precisa, diâmetro menor e baixo índice de refração e atenuação, mas possui construção mais complexa, é mais cara e utilizada em WANs.

    Fonte: Prof. Diogo Carvalho – Estratégia Concursos

  • Pessoal, exceto o item B, todos os demais apresentam a fibra multimodo com características mais vantajosas do que a monomodo, o que é um erro. Fibras monomodo possuem núcleo menor, menor atenuação, maior banda passante e taxa de transmissão, maior alcance e quantidade menor de modos. Justamente por essas características, as fibras monomodo são utilizadas em redes WAN, com vistas a interligar redes distantes entre si com agregação de tráfego dessas redes.

    Fonte: Prof. Adré Castro (Estratégia Concursos)

  • Pessoal, exceto o item B, todos os demais apresentam a fibra multimodo com características mais vantajosas do que a monomodo, o que é um erro. Fibras monomodo possuem núcleo menor, menor atenuação, maior banda passante e taxa de transmissão, maior alcance e quantidade menor de modos. Justamente por essas características, as fibras monomodo são utilizadas em redes WAN, com vistas a interligar redes distantes entre si com agregação de tráfego dessas redes.

    Fonte: Prof. Adré Castro (Estratégia Concursos)

  • Questão bem tranquila, sabendo que a fibra monomodo é superior a multimodo tanto a distancia quanto banda passante a pessoa e capaz de acerta a questão.


ID
1248184
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito dos meios óticos de transmissão utilizados em redes de computadores, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A fibra ótica possui características próprias de forma que cada meio seja mais apropriado para um tipo específico de aplicação. Estas características são custo, requisitos de instalação, banda passante, atenuação e imunidade contra Interferência Eletromagnética e de rádio freqüência - EMI/RFI.

    Objetivo:

    • Apresentar os principais meios de transmissão

    • Descrever as principais características de cada meio de transmissão

    • Apresentar os principais Serviços públicos de Comunicação

    • Apresentar as principais topologias físicas relacionadas aos meios de transmissão

  • O padrão 1000Base-CX utiliza cabos twinax.

  • O padrão 1000Base-CX utiliza cabos twinax e par trançado (STP)

  • GABARITO = LETRA C

    Fibra óptica os dados são trafegados via luz e por isso ela não sofre interferências eletromagnética e rádiofrequência.

    Fiz um grupo de estudos no DISCORD. 

    Lá você encontra pessoas com o mesmo objetivo e pode ajudar e ser ajudado. Pode treinar e melhorar suas habilidades ensinando alguém. 

    Link para participar:

     https://discord.gg/FmcW6mAhR4

    "O trabalho duro substitui o talento natural".

  • c-

    Fibre optic cables are non-metallic, meaning that they transmit signals using pulses of light in glass threads, being thus immune to Electro-Magnetic Interference and Radio Frequency Interference. It also removes a potential security vulnerability, as data cannot be read from the magnetic field around the cable.

    https://www.quora.com/Why-is-fibre-optic-cable-immune-to-electromagnetic-interference


ID
1284370
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As redes de computadores são atualmente construídas, em sua grande parte, utilizando a tecnologia conhecida como Gigabit Ethernet, padronizada oficialmente na série IEEE 802.3, que inclui o uso de cabos de pares trançados e fibra óptica. Nessa padronização, a versão que especifica o uso de fibra óptica monomodo com comprimento de onda de 1,310 nm e alcance do enlace de até 40 km é o 1000BASE-

Alternativas
Comentários
  • 1000BASE-EX é um não-padrão, mas a indústria aceite termo para se referir à transmissão gigabit Ethernet. É muito semelhante ao 1000BASE-LX10, mas atinge mais distâncias de até 40 km ao longo de um par de fibras monomodo devido a óptica de qualidade mais elevados do que uma LX10, em execução em 1310 lasers de comprimento de onda nm. É por vezes referido como LH (longo curso). Confundido facilmente com um 1000BASE-LX10 ou 1000BASE-ZX porque alguns fornecedores usam o termo LH. 

    fonte:
    https://en.wikipedia.org/wiki/Gigabit_Ethernet#1000BASE-EX


  • A questão é mais decoreba do que tudo no caso da questão seria a 1000BASE-EX com uma fibra de comprimento de ondas de 1,310 nm.

    Nessa padronização, a versão que especifica o uso de fibra óptica monomodo com comprimento de onda de 1,310 nm e alcance do enlace de até 40 km é o 1000BASE- é a 1000BASE-EX que chega aproximadamente a ~40 Km.

    NameMediumSpecified distance
    1000BASE‑BX10Single-mode fiber, over single-strand fiber: 1,490 nm downstream 1,310 nm upstream10 km
    1000BASE‑CXShielded balanced copper cable[3]25 meters
    1000BASE‑EXSingle-mode fiber at 1,310 nm wavelength~ 40 km
    1000BASE‑KXCopper backplane1 meter
    1000BASE‑LXMulti-mode fiber550 meters[5]
    1000BASE‑LXSingle-mode fiber5 km[5]
    1000BASE‑LX10Single-mode fiber using 1,310 nm wavelength10 km[5]
    1000BASE‑SXMulti-mode fiber220 to 550 meters dependent on fiber diameter and bandwidth[4]
    1000BASE‑TTwisted-pair cabling (Cat-5, Cat-5e, Cat-6, Cat‑7)100 meters
    1000BASE‑TXTwisted-pair cabling (Cat-6, Cat‑7)100 meters
    1000BASE‑ZXSingle-mode fiber at 1,550 nm wavelength~ 70 km

    Resposta: a

  • Para não errarmos mais:

    NameMediumSpecified distance1000BASE‑CXShielded balanced copper cable[3]25 meters1000BASE‑KXCopper backplane1 meter1000BASE‑SXMulti-mode fiber220 to 550 meters dependent on fiber diameter and bandwidth[4]1000BASE‑LXMulti-mode fiber550 meters[5]1000BASE‑LXSingle-mode fiber5 km[5]1000BASE‑LX10Single-mode fiber using 1,310 nm wavelength10 km[5]1000BASE‑EXSingle-mode fiber at 1,310 nm wavelength~ 40 km1000BASE‑ZXSingle-mode fiber at 1,550 nm wavelength~ 70 km1000BASE‑BX10Single-mode fiber, over single-strand fiber: 1,490 nm downstream 1,310 nm upstream10 km1000BASE‑TTwisted-pair cabling (Cat-5, Cat-5e, Cat-6, Cat‑7)100 meters1000BASE‑TXTwisted-pair cabling (Cat-6, Cat‑7)100 meters

  • No padrão Gigabit Ethernet fibras monomodo:

    1000BASE-LX = 1310nm - 5km

    1000BASE-EX = 1310nm - 40km 

    1000BASE-ZX = 1550nm - 70km


ID
1294006
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um projetista de rede de dados precisa fazer a ligação entre a matriz e uma filial da empresa.

Como a distância entre os equipamentos que fazem a interligação é, aproximadamente, 8 km, o enlace Gigabit Ethernet deve utilizar a fibra ótica

Alternativas
Comentários
  • Letra A. Pois segundo a fonte: "falando de maneira simplista, na fibra multimodo (variação de densidade) a luz reflete de maneira mais "suave", o que é ruim, pois a luz acaba se dispersando. Na fibra monomodo, como existe essa variação brusca, a luz reflete de maneira mais eficiente, com menos perda."

    E LX10 - vem de Large Extension, usado para extensões maiores. Enquanto SX vem de Small Extension

     

    Fonte: http://tecnologiaerede.blogspot.com.br/2014/05/diferenca-entre-fibra-monomodo-e.html


ID
1307122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito do projeto e operação de redes ópticas de acesso e de transmissão, julgue o próximo item.

Suponha que, durante a operação de uma rede FTTH (fiber-to-the home), se verifique uma falha que atinja clientes conectados a um mesmo splitter. Nesse caso, consideradas as possíveis arquiteturas de rede e a nomenclatura de referência para redes ópticas, é correto afirmar que a falha está localizada necessariamente em pelo menos um dos seguintes elementos de rede: no OLT (optical line termination); na fibra óptica entre o dispositivo OLT e o splitter diretamente conectado ao OLT; no splitter diretamente conectado ao OLT.

Alternativas
Comentários
  • Se o problema afeta uma gama de clientes, o problema está ou no SPLITTER, ou na ODN.

  • O mesmo que pensei, mas a assertiva correta é a Errado.

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

  • EU lendo questões:

    Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá whiskas sachê...Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá whiskas sachê


ID
1333663
Banca
FMP Concursos
Órgão
PROCEMPA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em um sistema óptico foram utilizadas duas fibras ópticas para oferecer caminhos redundantes e, assim, obter-se uma conexão mais confiável. Essas fibras apresentam os mesmos parâmetros característicos dos materiais utilizados e ambas são fibras com índice degrau de refração. Entretanto, a primeira fibra é do tipo multimodo (MMF – “Multi Mode Fiber”) enquanto que a segunda é do tipo monomodo (SMF – Single Mode Fiber”). Levando-se em consideração as características das fibras e a comparação da fibra MMF em relação à SMF, escolha a alternativa abaixo que melhor caracteriza a sua dificuldade de fabricação, os seus comprimentos máximos de aplicação e as dispersões temporais dos sinais.

Alternativas
Comentários
  • Clareando a visão:

    Levando-se em consideração as características das fibras e a comparação da fibra MMF em relação à SMF, escolha a alternativa abaixo que melhor caracteriza a sua dificuldade de fabricação, os seus comprimentos máximos de aplicação e as dispersões temporais dos sinais.

    Ou seja, o examinador está comparando as fibras multi-modo às monomodo;

    As fibras multi-modos são indicadas para curtas distâncias, possui maior dispersão em comparação à monomodo, pois o sinal luminoso percorre várias vias, e possui maior facilidade de fabricação, ou seja, menor custo.

    Corroborando para o gabarito da questão:

    ALTERNATIVA A


ID
1334242
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Dado o crescimento da empresa X, foi necessário alugar outro prédio, distante 7 km do primeiro que ocupava. Para realizar a interligação de rede entre os dois prédios, sem a utilização de equipamentos com protocolos proprietários, foi necessária a utilização de:

Alternativas
Comentários
  • Realmente é a fibra ótica Monomodo, pois há uma perda menor de transmissão dos dados.

    http://www.dipol.pt/multimodo_e_monomodo_de_cabos_de_fibra_optica_bib321.htm

  • Vantagens e Desvantagens das Fibras ópticas Multimodo
    Vantagens: Distâncias maiores e ilimitadas, quando comparadas as Fibras Ópticas Multimodo.
    Taxas de Transmissão muito mais altas (superiores a 160 Gbit/s) quando comparadas as Fibras Ópticas Multimodo

    Desvantagens: Devido as dimensões do Núcleo da Fibra Óptica Monomodo serem extremamente reduzidas, isto torna difícil o alinhamento, que é o caso de emendas, conectores, etc.
    Alto custo, quando comparado á outros tipos de Fibra, não só da Fibra em si, mas também dos materiais agregados, como conectores, componentes eletrônicos e, outros.


  • Gabarito: C.

     

    Fibra ótica

     

    Monomodo/SMF (Single Mode Fiber) - núcleo mais fino. Mais cara. Fonte: laser ou LED. Laser é sensível a temperatura. Grandes distâncias.

     

    Multimodo/MMF (Multi Mode Fiber) - núcleo mais grosso. Mais barata. Fonte: LED. LED tem maior durabilidade e resistência a temperatura. Distâncias menores. Maior facilidade para a realização de emendas e colocação de conectores.


ID
1336429
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma rede óptica para dados, de 100 quilômetros de comprimento usa, como transmissor de luz, um diodo laser de largura espectral 2 nm (dois nano metros) e uma fibra óptica monomodo de dispersão cromática de 10 ps/(nm.km) (dez pico segundos por nano metro por quilômetro). A dispersão temporal total da rede, levando-se em conta que somente tem infuência sobre esta dispersão, o laser e a fibra, será:

Alternativas

ID
1336435
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre meios físicos de transmissão, observe as situações abaixo:

(i) – deseja-se conectar 10 estações de trabalho em uma sala de 30 metros quadrados;

(ii) – deseja-se interconectar dois prédios em um campus universitário distantes 500 metros um do outro;

(iii) – deseja-se interligar dois computadores em um laboratório que possui alta taxa de ruído eletromagnético.

A partir da descrição dos cenários acima, escolha o meio físico que melhor atenda as características de cada cenário sempre levando em conta a opção de menor custo financeiro.

Alternativas
Comentários
  • deseja-se conectar 10 estações de trabalho em uma sala de 30 metros quadrados; ------- UTP

    deseja-se interconectar dois prédios em um campus universitário distantes 500 metros um do outro;  ------fbra multimodo


    Deseja-se interligar dois computadores em um laboratório que possui alta taxa de ruído eletromagnético. ----- STP


    STP: (cabo com blindagem): É semelhante ao UTP. A diferença é que possui uma blindagem feita com a malha metálica em cada par. É recomendado para ambientes com interferência eletromagnética acentuada. Por causa de sua blindagem especial em cada par acaba possuindo um custo mais elevado. Caso o ambiente possua umidade, grande interferência eletromagnética, distâncias acima de 100 metros ou exposto diretamente ao sol ainda é aconselhável o uso de cabos de fibra óptica.



    http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_de_par_tran%C3%A7ado


  • Ao meu ver essa questão possui duas alternativas corretas. Na alternativa A) temos como exemplo o WIFI que é uma transmissão de rádio e melhor custo benefício que o UTP para uma pequena sala de 30 metros.

  • Boa questão.. já comecem a ver que fibra multímodo é mais barata que monomodo. E também para o caso de alta interferência é melhor cabos STP do que UTP. Sobra a letra E, pois na letra A apesar de ser tudo wifi a fibra monomodo é impraticável.

    Gab E.


ID
1359127
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Comunicação de dados são as trocas de dados entre dois dispositivos por intermédio de algum tipo de meio de transmissão, como um cabo condutor formado por fios. Analise os itens a seguir relacionados à comunicação de dados.

I. Para controlar a comunicação de dados utiliza-se um conjunto de regras definidas no protocolo de comunicação.

II. A comunicação entre dois dispositivos pode ser simplex, half-duplex, full-duplex, dual-duplex e poli-synchronized.

III. Para que um sistema de comunicação de dados seja considerado eficaz, deve entregar dados no momento certo, no destino certo e de forma precisa.

IV. Os componentes que compõem um sistema de comunicação de dados são: mensagem, emissor, receptor, meio de transmissão e protocolo.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
1365805
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O Analista de Tecnologia da Informação do TRT da 13a Região participa da comissão que está definindo o projeto de cabeamento de rede a ser utilizado entre o prédio principal e o anexo, localizado à distância de 500 m. Dentre as opções de cabos de fibra óptica, a melhor escolha é a fibra

Alternativas
Comentários
  • Eu discordo, fibra monomodo é para distâncias maiores, de até 100km.

    Já a multimodo, é mais fácil de implementar e serve justamente para distâncias menores, de até 500 metros


  • Essa questão está relacionada a disciplina de cabeamento estruturado. Como o prédio é anexo, o cabeamento utilizado está na categoria vertical. Essa categoria possibilita o uso de cabo UTP, STP, fibra monomodo e multimodo.

    letra A) Correta. Monomodo possui menor diâmetro de núcleo e transmite mais informações em uma unidade de tempo que a multimodo.

    letra B) Errada. Multimodo possui menor velocidade de transmissão que Monomodo.

    Letra C) Multimodo possui maior diâmetro (isso facilita na hora das conexões físicas e é mais adequado para algumas tarefas), mas seu throughput é menor que a monomodo.

    Letra D) Monomodo é mais cara que multimodo. Não tanto pelo cabo, porém, principalmente, pelo uso dos equipamentos envolvidos no enlace.

    Letra E) Multimodo não alcança distâncias maiores que a monomodo. Motivos: forma de propagação da onda, tipo de fonte emissora de luz e atenuação física maior por KM.


  • Entendi... Valeu

  • Monomodo - SMF – Single Mode Fiber – Modo Único

    ·  São finas e, com isso, a luz não ricocheteia nas paredes da fibra, chegando diretamente ao receptor. Com isso, esse tipo de fibra consegue ter um comprimento e um desempenho maiores que as fibras de modo múltiplo.

    ·  São mais utilizadas para transmissão em longas distâncias.

    ·  Diponibiliza maior banda passante para transmissão do sinal.

    ·  Os diâmetros dos núcleos são menores.

    ·  Dimensões menores que os outros tipos de fibras

    ·  Geralmente é usado laser como fonte de geração de sinal.

    ·  Permite o uso de apenas um sinal pela fibra.

  • monomodo foi um absurdo

  • eles colocaram os 500m pra induzir as pessoas a escolherem multimodo, mas nada impede de se usar uma monomodo tbm

  • Gabarito: A

     

     a) Monomodo, pois utiliza uma fibra de menor diâmetro e maior capacidade que o Multímodo.

     b) Multímodo, pois permite maior velocidade de transmissão que a Monomodo. Falsa. (É o contrário.)

     c) Multímodo, pois utiliza uma fibra de maior diâmetro e fornece uma banda maior que a Monomodo. Falsa. (Monomodo possui maior banda que a multimodo)

     d) Monomodo, pois apresenta um custo menor que a Multímodo. Falsa. (Multimodo possui custo menor do que a monomodo)

     e) Multímodo, pois permite alcançar distâncias maiores que o Monomodo. Falsa. (Monomodo alcança distancias maiores do que a multimodo).

     

    Em termos gerais, seria melhor usar a fibra multimodo por ser mais barata e cobrir a distancia de 500 metros, no entanto, todas as outras alternativas apresentavam dados errados. Por isso a melhor escolha (e a única correta) é a letra A.

  • Questão maldosa... Como vimos, as fibras multimodo possuem distâncias de até 550 metros. De fato, seria a melhor escolha por atender à necessidade com menor custo. Entretanto, ao lermos os complementos de cada item, verificamos que nos resta apenas a opção A. Vejamos:

    b) Multimodo suporta taxas menores que a monomodo. 

    c) De fato possui maior diâmetro, porém, possui menor banda quando comparada com a monomodo. Lembremos das taxas de transmissão alcançadas.

    d) As fibras multimodo são mais baratas.

    e) Multimodo alcanças distâncias menores.

    Assim, no texto da alternativa A não há erro. Devemos nos adequar à questão com vistas a achar o gabarito. Esse é um exemplo clássico.

    Fonte: Prof. Adré Castro (Estratégia Concursos)

  • Gab: A

    A pessoa consegue responder a questão só sabendo que a fibra monomodo é superior a multimodo, em relação a distancia e banda passante.


ID
1381654
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma das vantagens das fibras ópticas em comparação com os condutores de cobre é o fato de apresentarem poucas perdas, permitindo a transmissão de dados a longas distâncias sem a necessidade de repetidores.

Na implantação de redes Fast Ethernet, entre as opções de cabos listadas a seguir, o cabo de fibra óptica que permite a transmissão de dados a distâncias mais longas é o

Alternativas
Comentários
  • Fibra 100BASE-BX (monomodo) alcança distâncias de até 40Km, enquanto a SX 300mt e a FX 2Km, ambas multimodo.

  • 100BASE-TX - 100 m
    100BASE-T2 - 100 m
    100BASE-T4 - 100 m
    100BASE-SX - 300 m
    100BASE-FX - 400 - 2000 m
    100BASE-LX - 10000 m
    100BASE-BX - 20000/40000 m


ID
1389508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito de estrutura e organização do hardware de redes de comunicação de dados.

As dimensões da fibra óptica multímodo de índice degrau são menores que as dimensões das demais fibras ópticas, contudo esse tipo de fibra óptica apresenta custos mais altos e fabricação e operação mais complexas que os demais.

Alternativas
Comentários
  • As dimensões da fibra óptica multímodo de índice degrau são menores que as dimensões das demais fibras ópticas, contudo esse tipo de fibra óptica apresenta custos mais altos e fabricação e operação mais complexas que os demais.

    Apresenta dimensões maiores

    custo menor

     

     

  • Além da simplicidade

     

  • Errada.

    Os tipos básicos de fibras ópticas são:
    1) fibra monomodo

    2) filbra multimodo

        2.1) fibra multimodo de índice degrau
        2.2) fibra de índice gradual


    FIBRA DE ÍNDICE DEGRAU
    Este tipo de fibra foi o primeiro a surgir e é o tipo mais simples. Constitui-se basicamente de um único tipo de vidro para compor o núcleo, ou seja, com índice de refração constante. O núcleo pode ser feito de vários materiais como plástico, vidro, etc. e com dimensões que variam de 50 a 400 mm, conforme o tipo de aplicação.

     

    FIBRA DE ÍNDICE GRADUAL
    Este tipo de fibra tem seu núcleo composto por vidros especiais com diferentes valores de índice de refração, os quais tem o objetivo de diminuir as diferenças de tempos de propagação da luz no núcleo, devido aos vários caminhos possíveis que a luz pode tomar no interior da fibra, diminuindo a dispersão do impulso e aumentando a largura de banda passante da fibra óptica.

     

    Fonte: http://www.linhadetransmissao.com.br/tecnica/fibraoptica_tipos.htm e https://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/wdm1/Tiposdefibras.html

  • GABA ERRADO

    Fibra óptica Multimodo possui Taxa de tranferencia menor, maior perda, menor distância(Led),custo menor

     

     

     

    Bons estudos

  • Multímodo:

    -> Mais baratas

    -> Núcleo maior : de 50 a 62,5 mícron

    -> Alcança distâncias menores:  até 550m para Gigabit Ethernet e 300 metros para 10 Gigabit

    -> Mais maleáveis

    -> Há uma maior dispersão modal, gerando mais pontos de reflexão diversos dentro da fibra, isto é, feixes variados se propagando frutos de um mesmo sinal

  • Multimodo é mais barata do que Monomodo!

  • As fibras ópticas multimodo possuem uma dimensão maior em seu núcleo de vidro comparado com a monomodo. Além disso, a multimodo possui um custo menor, sendo o tipo utilizado pelas empresas de telefonia nas residências.