- ID
- 10522
- Banca
- ESAF
- Órgão
- CGU
- Ano
- 2006
- Provas
- Disciplina
- Redes de Computadores
- Assuntos
A comunicação via comutação de circuitos envolve as fases de
A comunicação via comutação de circuitos envolve as fases de
Acerca dos meios de transmissão, julgue os itens subseqüentes.
As redes que usam sinalização digital são redes banda base (baseband). Nessas redes, os dados transmitidos podem ser codificados para torná-los menos sujeitos a ruídos e possibilitar a sincronização entre as máquinas envolvidas na comunicação. São técnicas para a codificação nas redes banda base: non return to zero (NRZ), Manchester e differential-Manchester.
Na conexão de fibras óticas NÃO são utilizados os conectores do tipo:
Os ruídos elétricos produzidos por outros fios do cabo são conhecidos como:
Por medidas de segurança, redes privativas virtuais construídas diretamente sobre a Internet para comunicação entre locais geográficos distintos devem usar
Com relação aos meios físicos de transmissão em redes de
computadores, julgue os itens de 81 a 85.
Nos cabos de pares trançados UTP, cada par de condutores é envolto por blindagem metálica.
Com relação aos meios físicos de transmissão em redes de
computadores, julgue os itens de 81 a 85.
Os pares trançados UTP de categoria 5 são formados por quatro pares de condutores, sendo que, em redes Fast Ethernet, apenas dois pares são efetivamente utilizados, enquanto, na tecnologia Gigabit Ethernet, todos os quatro pares são utilizados.
Com relação aos meios físicos de transmissão em redes de
computadores, julgue os itens de 81 a 85.
As fibras ópticas multimodo diferem das monomodo por acarretarem a propagação de raios de luz com diferentes ângulos de entrada. Dessa forma, alguns raios conseguem percorrer distâncias mais longas; assim, as fibras multimodo são usadas em enlaces com distâncias maiores que as monomodo.
Com relação aos meios físicos de transmissão em redes de
computadores, julgue os itens de 81 a 85.
As fibras ópticas são imunes à interferência eletromagnética e apresentam atenuação do sinal, por comprimento, comparável à dos cabos de cobre.
Em relação à multiplexação, modulação e transmissão de sinais, é correto afirmar:
Os meios de transmissão (cabos e fios), conectores de cruzamento (cross-connects) principal e intermediários, terminadores mecânicos, utilizados para interligar os Armários de Telecomunicações, Sala de Equipamentos e instalações de entrada, segundo a norma EIA/TIA 568, consistem o subsistema de
Acerca de informática, julgue os itens a seguir.
As placas de rede do tipo Wi-Fi operam sob uma arquitetura do tipo Ethernet e servem para conectar computadores a redes do tipo WAN (wide area network), por cabo de par trançado.
Uma onda eletromagnética continuamente variável que pode ser transmitida por diversos meios, dependendo da frequência, é a definição de
Uma rede de meios físicos compartilhados é uma rede na qual os pacotes são transmitidos para várias partes da rede à medida que trafegam dos pontos de origem para os de destino. As redes de meios físicos compartilhados impõem medidas para garantir a confidencialidade indicando que
Acerca dos meios de transmissão utilizados em redes de comunicação, assinale a opção correta.
A tecnologia Gigabit Ethernet - padrão IEEE 802.3z tem por objetivos principais suportar as atividades de padronização e contribuir com conteúdo técnico para facilitar o consenso em especificações, oferecer um canal de comunicação entre fornecedores e consumidores e fornecer recursos para estabelecer e demonstrar interoperabilidade entre produtos. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir, a respeito da tecnologia Gigabit Ethernet.
I. Opera com clock de 125 MHz, igual ao Fast Ethernet, mas consegue atingir uma taxa de transferência de 1Gbps porque transmite dois bits por vez e usa quatro pares do cabo.
II. Utiliza o formato do quadro Ethernet 802.3, permite operações half-duplex e full-duplex e método de acesso CSMA/CD com suporte para um repetidor por domínio de colisão.
III. Suporta enlace de fibra óptica monomodo e multimodo com comprimentos máximos de 500m e de 2km, respectivamente.
Assinale:
As redes ópticas podem transmitir todos os tipos de tráfego (voz, dados e vídeo) por cabos ópticos e prover a maciça largura de banda necessária para os novos tipos de serviços e softwares. Essas redes têm sua capacidade aumentada quando permitem que um único canal de comunicação transporte transmissões simultâneas de dados oriundas de múltiplas fontes pela utilização de
A principal função de um cabo metálico ou cabo de fibra óptica
em uma rede de comunicação é permitir a transmissão de sinais
entre os dispositivos, componentes dessa rede, com o mínimo de
degradação possível. Contudo, tanto o sinal elétrico quanto o
sinal óptico ficam sob a ação constante de elementos internos e
externos à rede. Acerca desse assunto, julgue os itens que se
seguem.
As fibras ópticas podem ser classificadas segundo suas características básicas de transmissão, que são diretamente relacionadas ao perfil de índices de refração da fibra e à sua capacidade de conduzir um ou vários modos de propagação.
Considere uma rede local interconectada por dois switches e um
roteador. O roteador tem por principal função conectar essa rede
com a Internet e com outras redes locais. Com relação a essa
situação hipotética, julgue os seguintes itens.
Caso os dois switches sejam do tipo gigabit ethernet, a interligação desses dois componentes da rede por meio de cabo da categoria 5e deverá respeitar o limite máximo de comprimento do cabo de 100 metros, para evitar comprometimento da largura de banda.
Com relação a redes de computadores, transmissão de informação, meios de transmissão, julgue os itens a seguir.
A largura de banda de um canal de comunicação é a diferença entre a maior e a menor freqüência que pode ser utilizada por esse canal. Essa limitação pode ser física, devido ao tipo de meio físico utilizado, ou imposta por meio de filtros.
As tecnologias Banda larga e Banda base são utilizadas nos meios de transmissão de dados por
A tecnologia que utiliza apenas uma parte pequena do espectro eletromagnético e envia somente um sinal de cada vez através do meio de transmissão denomina-se
Com relação a transmissão de dados, julgue os itens a seguir.
As fibras ópticas do tipo monomodo têm núcleo com diâmetro inferior ao das fibras do tipo multimodo, e permitem a transmissão de maiores taxas de dados a distâncias mais longas.
No contexto das redes de computadores IEEE-802.3 - Ethernet e IEEE-802.5 - Token-Ring, do ponto de vista do layout, as topologias estrela e em anel apresentam, respectivamente, como características:
Qual a configuração correta para redes de longa distância (acima de 1 KM)?
A respeito da codificação de dados binários para a transmissão em banda base sobre um circuito físico, podemos afirmar que:
A transmissão de sinais está condicionada à qualidade do meio de comunicação, que pode variar de acordo com as condições físicas a que esteja sujeito. Parâmetros como velocidade de transmissão, atraso e variação no atraso de pacotes, taxa de erro são afetados quando há perda na qualidade do meio físico. Assinale a alternativa que apresenta o meio físico que sofre maiores interferências das variações climáticas, como acúmulo de nuvens e precipitações.
Acerca dos meios de transmissão, protocolos e modelos de redes de
comunicação, julgue os itens a seguir.
Um backbone que utiliza a interface de dados distribuídos por fibra óptica possui dois anéis que se alternam simultaneamente tanto para o tráfego de dados como para o circuito de backup.
A respeito de princípios, métodos, processos, técnicas e ferramentas
empregados em redes de comunicação, julgue os itens de 95 a 108.
A análise da evolução das redes de computadores indica que o aumento das taxas de transmissão, em bps, foi até hoje, em média, maior nas redes locais que nas redes de longa distância. As diferenças, entretanto, estão diminuindo, em razão do uso crescente das fibras ópticas nas redes de longa distância.
Com respeito à tecnologia (cabo) de fibra óptica, é INCORRETO afirmar:
Acerca de noções de rede de dados, topologia de redes, redes LAN/WAN, modelo OSI, configuração de rede de dados e funcionamento de cabeamento estruturado (norma EIA/TIA n.º 568), julgue os itens que se seguem.
A fibra óptica é imune a interferências eletromagnéticas e, portanto, a fenômenos de indução eletromagnética, sendo apropriada para transmitir sinais luminosos e não elétricos.
A respeito de transmissão de informação, meios de transmissão e
ligações ao meio, julgue os itens subsequentes.
A dispersão modal é uma das principais causas da distorção do sinal em uma fibra multimodo de índice degrau.
Meio de transmissão no qual a interferência surge porque um sinal elétrico, que viaja através do condutor, age como uma estação de rádio em miniatura, emitindo um pouco de energia eletromagnética, que pode viajar através do ar.
Trata-se
Em relação à comunicação de dados, considere:
Todas as formas de informação podem ser representadas por sinais eletromagnéticos, constituídos por diferentes frequências e respectivos tamanhos de faixa para constituir o sinal. Dessa forma, um sistema de comunicações precisa considerar que a ocupação do espectro eletromagnético é limitada pelo meio de transmissão e pela necessidade de evitar interferência com outros sinais. Assim, essa ocupação requer taxas de transmissão de dados adequadamente dimensionadas, quer seja no modo de transmissão em que o usuário, em qualquer instante de tempo, pode apenas transmitir ou receber informação, quer seja no modo em que é possível a comunicação em apenas um sentido.
É correto afirmar que no texto acima os fragmentos em negrito, referem-se, respectivamente, a
A tecnologia de fibras óticas possibilitou um grande salto nas telecomunicações. As transmissões de dados e voz alcançaram alto nível de confiabilidade e grande velocidade. Atualmente, existem cabos de fibras óticas interligando continentes e esses cabos permitem a criação de milhões de canais de comunicação.
Acerca da tecnologia de fibras óticas, assinale a opção correta.
O objetivo da camada física é transmitir um fluxo bruto de bits de uma máquina para outra. Vários meios físicos podem ser usados para realizar a transmissão, sendo subdivididos em meios guiados e meios não guiados. É um meio não guiado:
Nas soluções de cabeamento utilizado em redes Ethernet, a Categoria 6 pode ser vista como um aperfeiçoamento no projeto de infraestrutura das redes locais. A Categoria 6 se difere da categoria 5e, principalmente na performance de transmissão e na largura de banda, que foi estendida para
Considere a afirmação abaixo, relacionada à tecnologia de redes locais:
Associe os meio de transmissão com as tecnologias.
A. Transmissão por rádio.
B. Transmissão por cabo.
C. Transmissão por luz.
( ) IEEE 802.11
( ) Bluetooth
( ) RJ45
( ) Infravermelho
Julgue os itens subsequentes, a respeito de redes geograficamente distribuídas.
Em conexões de longa distância, fibras ópticas do tipo multimodo, e não as do tipo monomodo, devem ser usadas, principalmente para aumentar a capacidade dos enlaces quando são necessários diversos modos de propagação para a transmissão de dados.
A respeito de topologias, tecnologias e ferramentas para
monitoramento de redes, julgue os itens a seguir.
A tecnologia metro ethernet permite o mapeamento direto do ethernet em fibra óptica. O núcleo da rede metro ethernet é formado por um conjunto de switches com interfaces ópticas.
Acerca dos fundamentos de comunicação de dados, julgue
os itens de 46 a 50.
Em sinais analógicos, os ruídos podem degradar a qualidade da informação enviada ou recebida, bem como podem afetar a inteligibilidade da informação transmitida.
Nas questões de n. 13 a 16, assinale a assertiva correta.
A implementação do Gigabit Ethernet em STP de dois fios e em fibra óptica do 10-Gigabit Ethernet, usando laser de ondas curtas,é normatizada, respectivamente, nos seguintes padrões:
Considere
P - algoritmo probabilístico - não possibilidade de saber de antemão quando se terá acesso ao meio de transmissão.
D - algoritmo determinístico - possibilidade de saber de antemão quando se terá acesso ao meio de transmissão.
Três métodos básicos para acesso ao meio de transmissão:
C = contenção,
T = token passing e
V = polling
Está correta a seguinte correspondência de utilização dos métodos com os algoritmos:
O cabeamento de redes por cabos de par trançado consiste em fios de cobre encapados, que são enrolados de forma helicoidal para diminuir a interferência dos sinais. Os cabos da categoria 5 (cat5) podem tratar sinais com largura de banda de até
O sistema de transmissão que utiliza cabos de fibra ótica, chamados de sistema de transmissão ótica, possuem três componentes fundamentais: a fonte de luz, o meio de transmissão e o
Os diodos emissores de luz (LED) e os lasers semicondutores são dois tipos de fontes de luz usadas para fazer a sinalização na tecnologia de transmissão em fibras ópticas, segundo as propriedades de cada um. Nesse sentido é correto afirmar que
A transmissão dos dados em uma rede de comunicação dá-se por meio de sinais elétricos ou luminosos. Esses sinais podem sofrer atenuação (enfraquecimento do sinal) ou ruído (modificação do sinal), dependendo das condições do meio físico por onde passam. Para reduzir a atenuação e o ruído de um sinal no meio físico, são utilizadas as seguintes técnicas:
As diferenças entre as redes locais (LANs) e as redes de longa distância (WANs), com relação à velocidade e à confiabilidade, estão cada vez menores. A razão disso é a evolução tecnológica dos meios de comunicação. Assinale a alternativa que apresenta um meio físico de comunicação que passou a ser utilizado tanto nas redes locais quanto nas redes de longa distância.
Na comunicação de dados:
As fibras óticas são classificadas de acordo com as características de propagação do sinal ótico. São exemplos de fibras óticas encontradas comercialmente para transmissão de dados:
Julgue os seguintes itens, acerca de redes de computadores,
comunicação de dados, meios físicos de comunicação e elementos
de rede.
Entre as vantagens que o meio de transmissão de dados por fibra ótica apresenta, distinguem-se a necessidade de repetidores somente a cada 50 km de distância e a característica de só serem afetados por quedas no fornecimento de energia, mas não por picos de voltagem.
Com relação aos meios físicos de transmissão de dados, julgue os
itens a seguir.
Para estabelecer uma comunicação de dados entre dois pontos via fibra óptica, se a distância de transmissão for superior a 75 km, será necessário instalar repetidores a cada 25 km.
Com relação aos meios físicos de transmissão de dados, julgue os
itens a seguir.
Na comunicação de dados por meio do cabeamento com par trançado, os enlaces half-duplex são utilizados para enviar e receber dados simultaneamente nos dois sentidos, sendo possível transmitir dados a uma taxa de 100 Mbps.
Gabarito Errado.
O coreeto seria o modo em Full-duplex.
Vamos na Fé.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
cabo coaxil: padrão é HALF DUPLEX
Par trançado: FULL DUPLEX
Acerca de protocolos, fibre channel e correspondentes aplicações, julgue o item a seguir.
O Internet fibre channel protocol permite a interligação de dispositivos fibre channel através de uma rede IP.
Certinho.
iFCP é uma variação do Fiber Channel Protocol.
internet Fibre Channel Protocol (iFCP): é um protocolo gateway-to-gateway que interliga SAN FC através de rede IP.
c-
Fibre Channel (FC) is a high-speed data transfer protocol providing in-order, lossless delivery of raw block data.Fibre Channel is primarily used to connect computer data storage to servers in storage area networks (SAN) in commercial data centers. Fibre Channel networks form a switched fabric because the switches in a network operate in unison as one big switch. Fibre Channel typically runs on optical fiber cables within and between data centers, but can also run on copper cabling. There are various upper-level protocols for Fibre Channel, including two for block storage. Fibre Channel Protocol (FCP) is a protocol that transports SCSI commands over Fibre Channel networks.
https://en.wikipedia.org/wiki/Fibre_Channel
Acerca de protocolos, fibre channel e correspondentes aplicações, julgue o item a seguir.
O ISCSI utiliza o protocolo TCP/IP e trabalha com abordagem diferente da do fibre channel.
Correto!
iSCI é uma tecnolologia concorrente do Fibre Channel.
Os servidores são conectados ao storage localmente ou usando tecnologias ade-quadas de armazenamento em rede, como fibre channel e iSCSI.
O protocolo SCSI continua sendo o padrão utilizado na comunicação entre o servidor e o storage. Na prática, os protocolos FC e iSCSI encapsulam os comandos SCSI dentro do protocolo.
SAN FC
Os protocolos FC foram rapidamente adotados como uma arquitetura viável para aplicações que tratam de blocos em nível de I/O. O FC simplifica as ligações entre ser-vidores e dispositivos de storage e diminui a perda de sinal, aumentando assim as distâncias máximas permitidas quando comparado ao SCSI convencional. Importante atentar que o FC é um protocolo que pode utilizar fibra óptica ou cobre como meio de comunicação.
O uso das redes SAN, baseadas no protocolo FC, possibilitou a ligação dos discos SCSI aos servidores, aumentando a velocidade e o número de dispositivos permitidos. Também adicionou suporte para protocolos de várias camadas de alto nível, incluindo SCSI, ATM e IP, sendo o SCSI o mais utilizado. Atualmente, com o surgimento de novas funcionalidades e dispositivos, as redes FC estão consolidadas.
SAN IP
Recentemente o padrão iSCSI (internet SCSI), que utiliza o padrão Ethernet para a comunicação na rede de storage, passou a ser uma opção. O protocolo iSCSI é um meio de transportar os pacotes SCSI através do TCP/IP. Os principais componentes da rede iSCSI são servidores (initiators), targets e uma rede IP. O protocolo iSCSI carrega os comandos SCSI do servidor (initiator) para os dis-positivos target (storage). O iSCSI trabalha encapsulando os comandos SCSI dentro do TCP/IP e transportando-os através de uma rede IP. O tráfego iSCSI pode utilizar disposi-tivos Ethernet como switches e placas de rede (NICs) padrão para escoar o tráfego de dados em blocos como na SAN FC.
Fonte:
[1] Manoel Veras, Virtualização.
Até onde eu saiba o TCP/IP é uma ARQUITETURA, e não PROTOCOLO.
Gabarito: Certo
ISCSI (internet small computer system interface) é um protocolo na camada de transporte em uma rede TCP/IP. Desenvolvida pela IBM, esse serviço permite que comandos SCSI sejam enviados através de uma rede LAN, WAN ou via internet.
c-
Fibre Channel is a layer 2 switching technology or cut through, with the protocol handled entirely in hardware. The iSCSI protocol (SCSI mapped to TCP/IP) running on Ethernet is a layer 3 switching technology with the protocol handled in software, hardware or some combination of the two.
https://searchstorage.techtarget.com/tip/iSCSI-vs-Fibre-Channel-What-is-best-choice-for-your-SAN
Em relação às interfaces de redes de computadores, marque a alternativa INCORRETA:
USB 3.0 suport até 4,8Gbps.
Gabarito: Letra A
Fonte: https://www.infowester.com/usb30.php
Formas de comunicação através do meio físico :
Simplex - Neste caso, as transmissões podem ser feitas apenas num só sentido, de um dispositivo emissor para um ou mais dispositivos receptores; é o que se passa, por exemplo, numa emissão de rádio ou televisão; em redes de computadores, normalmente, as transmissões não são desse tipo.
Half-Duplex - Nesta modalidade, uma transmissão pode ser feita nos dois sentidos, mas alternadamente, isto é, ora num sentido ora no outro, e não nos dois sentidos ao mesmo tempo; este tipo de transmissão é bem exemplificado pelas comunicações entre computadores (quando um transmite o outro escuta e reciprocamente); ocorre em muitas situações na comunicação entre computadores.
Full-Duplex - Neste caso, as transmissões podem ser feitas nos dois sentidos em simultâneo, ou seja, um dispositivo pode transmitir informação ao mesmo tempo que pode também recebe-la; um exemplo típico destas transmissões são as comunicações telefónicas; também são possíveis entre computadores, desde que o meio de transmissão utilizado contenha pelo menos dois canais, um para cada sentido do fluxo dos dados.
A respeito de redes WAN (wide area network), julgue o item a seguir.
Nas WANs, as linhas de transmissão podem utilizar fios metálicos e fibras ópticas, entre outros meios.
Para quem não entende os comentários sem o gabarito como eu e não tem acesso a resposta.
Gaba: CERTO
errei a questão por causa do trecho "...utilizar fios metálicos..." pq achei que era cabo coaxial e achei meio estranho usar esse meio não confiavel para transmissões tão longas, mas depois vi que tem uma palavrinha que cespe ama e muda toda a historia: "PODEM" !!!
se tivesse "pensado" de forma "simples" teria acertado: "uma transmissão podem utilizar fios metálicos e fibras ópticas, e outros"
Esquadrão de elite 2021 passou por aqui
Acerca de redes de comunicação, julgue o item a seguir.
ERRADO. Só detecta, mas não corrige.
Segundo Tanenbaum(2011,p.179)," O Checksum Ethernet simplesmente realiza a detecção de erros, com quadro sendo descartado se algum erro for detectado."
TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.
É a descrição do algoritmo de recuo binário exponencial backoff ou "truncated binary exponential backoff". Porém, o algoritmo apenas detecta que houve uma colisão e o quadro é descartado, em seguida, um sinal de 32 bits (chamado JAM) tenta retransmissão de 15 vezes até desistir na 16 colisão.
Correções de erros são feitas pelo campo FSC (Frame Checksum Sequence) do cabçalho.
Questão Errada!
Atenção que o erro está neste trecho: "(...) quadros detectados com erro no equipamento de destino são, devido ao uso do ethernet, reenviados pelo equipamento de origem".
Os quadros são, sim, reenviados, mas não devido ao uso do Ethernet, e sim pelo fato de a estação monitorar continuamente o meio de transmissão para verificar se a transmissão foi bem-sucedida. Caso tenha sido, a estação finaliza. Caso contrário, porém, há uma colisão e o frame é retransmitido.
Fonte:
[1] Comunicação, Forouzan.
Com relação às tecnologias de interligação de redes e de transmissão digital, julgue o item.
Para compensar as perdas devido à atenuação imposta pela fibra óptica, são utilizados os Amplificadores Ópticos, principalmente para enlaces de longas distâncias. Como exemplo, podemos citar Amplificadores Ópticos Semicondutores (SOA – Semiconductor Optical Amplifiers), utilizados como conversores de comprimento de onda.
Fonte: CHAVES, 2008.
Assinale a opção que apresenta um meio não guiado de transmissão.
Prezados,
Os meios físicos são
agrupados e meios guiados, como fios de cobre e fibras ópticas, e em meios não
guiados, como as redes terrestres sem fio, satélites e os raios laser
transmitidos pelo ar.
O meio de transmissão é chamado de “guiado”,
porque as ondas eletromagnéticas são “guiadas” pelo meio que trafega,
contrariamente à transmissão “sem-fio”, cujo meio é chamado de “não-guiado”.
Portanto, a única alternativa que representa um meio de transmissão não guiado é a letra A
GAB: A
Resumindo: uma meio não guiado é aquele que não utiliza cabos e fios.
Comentários GranCursos - Professor Jósis Alves
Gab A
Trata-se de conexão que não necessita de meio físico; logo, não há cabos. A via satélite é um meio não guiado de transmissão.
A
meios não guiados:
Ondas eletromagnéticas em ordem:
1 Audiofrequência - 2 Radiofrequência - 3 Micro-ondas - 4 infravermelho - 5 luz visível - 6 ultravioleta -
7 Raio x- 8 Radio Gama.
Os satélites estão na onda: 3, juntamente com celular, wi-fi, televisão digital.
A fibra ótica atua na onda 5, é mais rápida do que o satélite.
quanto a última alínea exposta pelo colega, há uma ressalva, sendo defeso o trabalho doméstico.
Existem diversas técnicas de multiplexação de sinais de acordo com o meio no qual a informação irá trafegar. Para o meio de transmissão em fibra óptica, existe a técnica de multiplexação denominada WDM que realiza a multiplexação por
WDM - Wavelength Division Multiplexing - Multiplexação por divisão de comprimento de onda
Questão fácil qdo vc sabe o que significa o WDM.
O W vem de "Wavelength" e por isso remete à letra C.
Em relação à classificação da forma de utilização do enlace que conecta estações da origem ao destino, o sistema em que o enlace é utilizado nos dois sentidos de transmissão simultaneamente é denominado:
Apenas complementando a explicação do companheiro abaixo....
Um exemplo de transmissões é a própria internet, onde voce ENVIA e RECEBE informações simultaneamente.
Direção da Comunicação
SIMPLEX: Unidirecional. EX: Rádio AM/FM, TV aberta.
HALF DUPLEX: Bidirecional Não Simultânea. EX: Walkie Talkie, rádio amador.
FULL DUPLEX: Bidirecional Simultânea. EX: telefonia fixa, telefonia móvel.
RESPOSTA:
A- FULL DUPLEX
Analise as seguintes sentenças.
I. Toda SAN tem como bloco de montagem os discos rígidos tradicionais que são ligados a uma unidade controladora.
II. O objetivo de usar uma SAN não é simplesmente obter um grande espaço de armazenamento, é também obter ganhos de desempenho e de confiabilidade para aplicações críticas.
III. ASAN não permite o uso de Fibre Channel devido as longas distâncias necessárias para inter l igação ent re os disposi t ivos de armazenamento sendo, neste caso, utilizado a tecnologia iSCSI.
É(são) verdadeira(s), somente:
ipsis literis:
Fonte: http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/pagina2.html
Gabarito D
O Fibre Channel Protocol (FCP) é um Protocolo de Transporte SCSI e que foi desenvolvido para facilitar a comunicação de blocos de dados entre origem-destino em redes FC, Figura 2.16. No modelo de redes FC, FCP é um protocolo da camada FC-4. Além disso, para o uso do FCP nenhuma modificação especial é necessária no FC e no SCSI, pois utiliza o mesmo formato de quadro e de serviços definidos pelas especificações do FC e a arquitetura SCSI já existente. Com isso, uma explicação básica do funcionamento do FCP já foi dada em Características Essenciais.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
No que concerne às redes locais e ao modelo OSI, julgue os itens
a seguir.
O padrão IEEE 802.3 incorporou algumas tecnologias, como Gigabit Ethernet, 10 Gbps, full duplex e CSMA/CD.
O CSMA/CD está presente nos padrões 802.3, 802.3u.
No padrão 802.3z ele é utilizado se o tipo de configuração for half-duplex, se for full-duplex não tem colisão logo não precisa do CSMA/CD
Fonte: http://www.inf.ufg.br/~fabrizzio/tcpip/Ethernet.pdf
Essa questão deveria estar com o gabarito "errado", pois o padrão 10 Gigabit Ethernet não aceita mais o protocolo CSMA-CD.
Gaba: CERTO
Comentários: IEEE802.3 CSMA / CD
A família de rede Ethernet completa é baseada no protocolo CSMA / CD. CSMA / CD significa Carrier Sense Multiple Access com Collision Detetection, o que significa que uma estação que tem algo para enviar escuta uma operadora (se alguém já está enviando algo) se não envia seus dados. No momento em que várias estações podem decidir enviar seus dados, uma vez que todos não ouviram nenhuma operadora, esse é o acesso múltiplo. Após o envio, a estação continua ouvindo a operadora e, quando detecta que outra estação começou a enviar também, a detecção de colisão, recua, aguarda um tempo aleatório e inicia todo o procedimento do zero.
https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://ckp.made-it.com/ieee8023.html&prev=search
Daltro, na verdade a questão não se refere apenas ao padrão Gigabit/10 Gigabit, se refere a Ethernet em geral (802.3). Além disso, lista corretamente tecnologias utilizadas na Ethernet, como a Gigabit, 10Gigabit, full-duplex e CSMA/CD (que pode ser utilizada na GigabitEthernet no modo half-duplex, por exemplo).
Dalto Babosa, não creio q vc naõ tenha entendido a questão...prfvr, leia novamente...o tema central da questão é o PADRÃO IEEE 802.3 E NÃO O 10GIGABIT.
Muito me admira o seu comentário ser o mais curtido... o pessoal só pode tá de sacanagem...
E o pior: prejudicando o q chamo de "concurseiro cabrito", aquele q ta' começando agora, e q não sabe se 802.3 é nome de padrão ou salário mínimo atual!!!
Vamos abrir o olho, e vamos ser mais responsaveis nas postagens, prfvr!!!
Em redes Gigabit Ethernet e 10 Gigabit Ethernet operando no modo full-duplex não há a ocorrência de colisões, o que significa que o CSMA/CD não é utilizado.
Com relação a storage area networks (SAN), julgue os itens
subseqüentes.
A arquitetura fibre channel (FC) possibilita transferir dados de um nó de rede para outro via interfaces seriais de alta velocidade. FC possibilita comunicação via protocolo IP. A conexão só pode ser via cabos de fibra óptica e dados são transferidos em quadros (frames) de tamanho fixo.
Padrão Fibre Channel -> foi definido pelo ANSI em 1994, como uma interface de transferência de dados, visando oferecer uma alternativa para substituição das interfaces de armazenamento existentes, como a SCSI, por exemplo.
O padrão foi projetado para endereçar um meio comum de interligação para os três tipos diferentes de tráfego de uma rede de comunicação: voz, dados e imagem. Suporta diversos protocolos de transporte, incluindo IP e SCSI, permitindo a utilização de cabeamento metálico ou óptico na interface física, o que torna essa tecnologia única para atender às necessidades de armazenamento de dados e de comunicação em redes de computadores.
Características:
Links de comunicação full-duplex com duas fibras ópticas por link (opções de outros meios);
Taxas de transmissão de 100Mbps a 3,2Gbps em um único link (200Mbps até 6,4Gbps em um link full-duplex);
Suporte para distâncias até 10km;
Suporte a múltiplos níveis de custo/performance, de pequenos sistemas a supercomputadores;
Suporte a comandos de interfaces de redes e canais de I/O existentes.
Fonte: http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_fibre_channel.php
E os dados são transferidos em quadros (frames) de tamanho fixo?
Nossos colegas já responderam adequadamente. Segue apenas um trecho que achei pertinente mencionar sobre este trecho aqui **"FC possibilita comunicação via protocolo IP." << correto.
Segundo Manoel Veras(2009,p.190),"O FCIP é um protocolo de tunelamento que possibilita que múltiplas SANs baseadas no protocolo FC possam ser interligadas através de uma rede padrão IP."
Bibliografia:
DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS
Outro trecho errado também: (...) transferidos em quadros (frames) de tamanho fixo.
Pois são variáveis, visto que um dos campos de um quadro FC é o campo de dados, e ele varia de 0-2112 bytes.
Segundo Somasundaram(2011,p.158),"O campo de dados em um quadro FC contém a carga útil de dados, de até 2.112 bytes de dados originais- na maioria dos casos,dados SCSI. (...) Um quadro de controle de conexão, por definição, tem uma carga útil de 0 bytes."
Bibliografia:
ARMAZENAMENTO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES-SOMASUNDARAM-2011.
Quanto ao tipo de transmissão da fibra ótica, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto a seguir.
As fibras óticas estão classificadas em dois tipos: _____________ e _____________.
Que meio físico de transmissão de dados utiliza LED (Diodo Emissor de Luz)?
Fibra óptica multimodo
Um meio de transmissão guiado requer um condutor físico para interligar um dispositivo a outro.Um dos tipos de condutores físicos é a fibra óptica. Sobre cabos de fibra óptica é INCORRETO afirmar que:
Acredito que essa Questão Possua DUAS questões erradas!
Letra B -> b) suportam dois modos para a propagação da luz ao longo dos canais ópticos: multimodo e monomodo.
Quando falamos em modos, são modos de propagação eletromagnéticos, então HE11, HE21 e ect... E Não o tipo da fibra, como acredito que a banca quis se referir! Logo para se tornar correta a questão deveria ter posto: TIPO DE FIBRA!
Letra E -> ERRADA! não são afetadas por ruídos eletromgnéticos
Prezados
Segundo Comer, página 73
, as fibras óticas tem quatro vantagens principais sobre os fios. Em primeiro
lugar, como usam luz, elas não causam
interferência elétrica em outros cabos, nem são suscetíveis à interferência
elétrica. Em segundo lugar, como podem ser fabricadas para refletir a
maioria da luz interna, podem carregar um pulso de luz muito mais longe do que
um fio de cobre pode carregar um sinal. Em terceiro lugar, já que a luz pode
codificar mais informação do que sinais elétricos, fibras óticas podem carregar
mais informação que um fio. Em quarto lugar, ao contrário da eletricidade, que
requer sempre um par de fios conectado em um circuito completo, a luz pode
viajar de um computador a outro sobre uma única fibra.
Portanto, a alternativa
incorreta é a letra E.
Fonte : Douglas E. Comer, Redes de Computadores e a Internet, 4º edição.
alguém conhece o conector MT-RJ ?
Os quatro tipos de conector mais comuns são os LC, SC, ST e MT-RJ.
Bom artigo sobre o assunto: http://www.hardware.com.br/livros/redes/conectores-splicing.html
Tecnologia de transferência serial de dados entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa por meio de cabo serial de pequeno diâmetro possibilitando hot-swap e suplantando velocidades de tecnologias anteriores:
Prezados, vamos comentar as tecnologias citadas nessa questão :
SCSI : Sigla para small
computer system interface. Trata-se de uma tecnologia criada para acelerar a
taxa de taxa de transferência de dados entre dispositivos de um computador. É
uma interface paralela
IDE : Uma das primeiras
tecnologias de controlador de disco, integrando o controlador ao drive, sendo
fabricados juntos. O cabo IDE tem 40 pinos , 16 para enviar e receber dados, 7
são terra para enviar ruído e 1 pino de cable select ( master ou slave )
PATA : Padrão mais novo
que o IDE , representando uma IDE paralela , ou paralel ATA , ou simplesmente
PATA.
SATA : Serial ATA , é o
padrão de discos rígidos criado para substituir os discos ATA, também
conhecidos como IDE. A taxa de transferência máxima teórica de um disco
SerialATA é de 150 MB/s ou 300 MB/s, contra os 133 MB/s de um disco rígido IDE
Bom , o enunciado pede uma tecnologia serial, e única tecnologia serial é a SATA, pois a PATA, IDE e SCSI são paralelas, portanto, alternativa correta é a letra D
O padrão SATA é a evolução do padrão ATA, adotado atualmente para conexão interna dos dispositivos de armazenamento e de leitura de mídias. Foi criado no início dos anos 2000.
Como o próprio nome diz, o SATA é um barramento serial, que trafega 1 bit por vez. Contudo, o cabo de menor dimensão é melhor
blindado, e os clocks mais elevados é que tornam a transmissão de dados mais veloz.
O padrão SATA I já trafegava dados a 150 MB/s.
O SATA II a 300 MB/s.
O padrão SATA III, mais atual, suporta 600 MB/s.
Outra característica interessante do SATA é a possibilidade de uso da técnica hot-swap, que torna possível a troca de um dispositivo Serial ATA com o computador ligado. Por exemplo, é possível trocar um HD sem ser necessário desligar a máquina para isso. Este recurso é muito útil em servidores que precisam de manutenção/reparos, mas não podem parar de funcionar.
LETRA D
As interfaces de rede de ambas as pontas de um enlace cabeado, sem repetidor no meio, são atualizadas de 10 Mbps para 100 Mbps. Com relação aos atrasos referentes a este enlace, pode-se afirmar que o intervalo de tempo para a transmissão completa de um quadro na rede ;
O Fibre Channel (FC) é estruturado em cinco camadas que podem ser divididas em dois grupos: camadas inferiores, FC-0, FC-1 e FC-2; e camadas superiores, FC-3 e FC-4. Cada uma delas é responsável por uma etapa do processo de comunicação.
O FCP (Fibre Channel Protocol) é um protocolo implementado na camada;
FC-4: A camada mais alta, a FC-4, tem por objetivo implementar protocolos específicos para a aplicação. Através de regras de mapeamento, esta camada especifica como processos ULP (Upper Layer Protocol) da mesma camada operam entre si. O Fibre Channel permite tanto o transporte de protocolos de rede quanto de canal através da mesma interface. Um exemplo de protocolo de canal é o Fibre Channel Protocol (FCP). Ele é utilizado para transferência de dados SCSI por meio do Fibre Channel. Um exemplo de protocolo de rede é o envio de pacotes IP (Internet Protocol) através dos nós.
Alternativa E
Gabarito E
O FC é um protocolo de 5 camadas, consistindo nas seguintes camadas:
FC0 Camada física - inclui cabos, conectores, parametros opticos e eléctricos, etc;
FC1 Camada de ligação de dados - implementa a codificação e descodificação do sinal e controle de erros;
FC2 Camada de rede - define a estrutura das frames do FC e os protocolos de sinal, de Flow Control e as classes de serviço que o FC suporta. De forma a suportar estes serviços, o FC-2 define formatos de mensagens: Ordered Set, Frame, Sequence e Exchange;
FC3 Camada que implementa funções auxiliares;
- Striping - Multiplica largura de banda usando multiplas N_ports;
- Hunt groups - Habilidade de mais do que uma porta responder a um mesmo endereço (diminui as hipoteses de procurar N_port ocupadas);
- Multicast - Uma transmissão para várias portas destino. (p.e. todas as N_Ports de um Fabric (broadcast) ou apenas para um subconjunto de N_Ports num Fabric)
FC4 Camada da aplicação - define interfaces com vários protocolos de nivel superior; responsável pelo encapsulamento das várias camadas;
FC0, FC1 e FC2 são também conhecidas por FC-PH - Camada Fisica do FC.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
FC x Camadas
A tecnologia FC possui uma estrutura em camadas própria que não segue o modelo OSI. É dividido em 5 camadas:
• FC4 (superior): camada mais superior ou camada de aplicação. Responsável por mapear as informações de blocos de dados em iSCSI, por exemplo, em PDU’s para as camadas inferiores; O FCP (Fibre Channel Protocol) é um protocolo implementado nesta camada.
• FC3 (superior): é considerado uma camada de serviços com a capacidade de tratar aspectos de segurança (criptografia) e confiabilidade (RAID). As conexões multiportas são tratadas nessa camada. Também chamada de camada de implementação de protocolos auxiliares.
• FC2 (inferior): é a camada de rede de dados. É a principal camada do modelo onde atuam os principais protocolos. As conexões ponto a ponto atuam nessa camada. Define ainda a estrutura dos frames e os protocolos de sinalização, controle fluxo, e classes de serviço.
• FC1 (inferior): camada de codificação do sinal, também chamada de camada de enlace de dados. Implementa recurso de controle de erros.
• FC0 (inferior): camada mais inferior que contempla cabos, conectores e outros. Também chamada de camada física;
Uma empresa deseja interligar em rede dois prédios distantes 1 km entre si. Para garantir uma conexão confiável e isolada eletricamente, deve-se utilizar como meio físico.
O par trançado ameniza a interferência elétrica, mas sofre mais influência que os cabos de fibra ótica.
Letra C
Por ser um distância curta (1 km) usa-se cabo de par trançado.
Para garantir isolamento elétrico usa-se a blindagem.
Pessoal o comentário de "Leandro Gabriel" está equivocado:
O Par trançado com + de 100 metros não tem transferência confiável. A fibra óptica, dependendo do laser utilizado na transmissão, pode atingir 70km c/ transmissão confiável.
Leandro, não faça isso.
Vamos na fé.
Apenas para reafirmar o gabarito: Alternativa B - Fibra Optica.
Estou tentando crê que o Lenadro tentou trollar a gente. Ele deve tá testando pra ver quem tá acordado a essa hroa da noite. Outra coisa, o STP tem alcance máximo de 25m sem o uso de repetidores, e não 100m, ao contrario do que afirmaram aqui.
A rede de uma empresa está operando na velocidade de 100 Mbps. O padrão de rede utilizado é .
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ethernet
Aqui é tranquilo, tem que decorar essa onda geral (pior que isso cai nos concursos)! Indo ao ponto na referência passada pelo nosso amigo Israel:
Os padrões atuais do protocolo Ethernet são os seguintes:
10 megabits/seg => 10Base-T Ethernet (IEEE 802.3) - Como é a implementação padrão do Ethernet não usa letra!Diquinhas para memorização são importantes, também!
Ethernet Fast
É uma rede que opera na velocidade de 100 Mbps.
Usa formato padrão do quadro Ethernet e é compatível com as tecnologias 10 BaseT e 100 BaseT.
Permite enlaces ponto a ponto, bem como canais broadcast compartilhados.
Utiliza o protocolo de acesso ao meio CSMA/CD para canais broadcast compartilhados.
Permite operação full-duplex a 1Gbps em ambas as direções para canais ponto a ponto.
Fast Ethernet pode oferecer transmissão de dados a 200 Mbps quando configurado com placas operando no modo full-duplex, ou seja, pode oferecer a capacidade de aumentar bastante o desempenho da rede.
Utiliza o cabo UTP Cat-5.
Gigabit Ethernet, apesar de ser 1 gigabits/seg, não tem a capacidade de operar em 100 Mbps também?
fast Ethernet
Em comunicações de dados FULL-DUPLEX, é correto afirmar que:
Simples: Unidirecional.
Half-duplex: Bidirecional, mas não simultaneo.
Full-Duplex: Bidirecional e simultaneo.
Gabarito: B
A rede de uma empresa está operando na velocidade de 100 Mbps. O padrão de rede utilizado é :
A ARCNET pode usar cabo coaxial ou fibra óptica, podendo o comprimento de cada segmento de cabo ir até cerca de 600 metros, e o comprimento total da rede pode ir até cerca de 6km sem perda de Largura de Banda que é de 2,5 Mbps. Das 4 principais tecnologias de LAN (Ethernet, Token Ring, FDDI e ARCNET), a ARCNET é a mais barata de instalar.
A Ethernet é a tecnologia mais utilizada nas redes locais, tendo sido especificada pela norma IEEE 802.3, foi inicialmente desenvolvido pela Xerox vindo posteriormente a ser desenvolvido pela Xerox, DEC e Intel. Uma rede Ethernet utiliza normalmente cabo coaxial ou par entrançado, permitindo normalmente velocidades até 10Mbps (10Base-T). Os diversos dispositivos que estão ligados à rede competem pelo acesso à rede através do protocolo CSMA/CD ("Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection"). Os dispositivos Ethernet possuem um endereç o de 6 bytes (48 bits) que é atribuido por uma entidade central por forma a não haver endereços repetidos.
Existe a Ethernet rápida também denominada 100BASE-T que proporciona a transmissão a velocidades até 100Mbps. É tipicamente usada para sistemas de backbone que suportam workstations com acessos à rede de 10Mbps. Como a sua congenere 10Base-T a Ethernet rápida utiliza também o protocolo CSMA/CD para acesso ao meio. O protocolo CSMA/CD tem uma propriedade muito interessante que permite aumentar ou diminuir o tamanho da rede sem que a performance e fiabilidade da rede se degradem o que facilita a sua gestão. Está especificada na norma IEEE 802.4u.
A passagem de 10Base-T para 100Base-T é fácil uma vez que ambas utilizam o protocolo CSMA/CD. Muitos dos adaptadores de rede suportam comunicaçõ es a 10 e 100Mbps sendo a detecção da velocidade feita automáticamente. A passagem de 10 Mbps para 100 Mbps reduz o tamanho máximo que a rede pode ter, para um comprimento máximo de 500 metros a 10 Mbps passa-se para cerca de 200 a 100 Mbps. Para se conseguirem distâncias superiores a 205 metros numa rede a 100 Mbps é necessário instalar repetidores em cada 200 metros.
Presentemente estão a ser desenvolvidas novas normas dentro desta tecnologia. A primeira é a Gigabit Ethernet (também conhecida como 1000Base-T ou 802.3z), e permitirá aumentar a velocidade de transmissão para 1000 Mbps. Foi desenvolvida para funcionar com os mesmos cabos que a 100Base-T de forma a que qualquer upgrade será barato e fácil de realizar. Até ao momento a rede de 1000 Mbps é utilizada como backbone das redes de 100 Mbps, mas à medida que o tecnologia evolui as redes de 1000 Mbps tornar-se-ão mais comuns.
Está também a ser desenvolvida uma outra norma conhecida como 10 Gigabit Ethernet, que será baseada nas normas Ethernet precedentes, serão necessários cabos de maior capacidade (fibra óptica e cabos coaxiais de elevada capacidade), o que irá permitir velocidades de 10000 Mbps.
Gabarito: C
Fast Ethernet.
Existem situações em que os dispositivos da rede de computadores que queremos ligar se encontram afastados de uma tomada elétrica. Nesses casos, é utilizada uma tecnologia que permite o transporte para a alimentação dos dispositivos de rede por meio do próprio cabo de pares de cobre, juntamente com os dados. Essa tecnologia é conhecida como:
As bancas estão gostando de cobrar o conceito de Power over Ethernet (PoE). Tenho visto cair cada vez mais nais provas.
Vamos na fé.
O padrão IEEE 802.3af é um padrão que descreve a tecnologia Power Over Ethernet (POE) que permite o tráfego de dados e energia elétrica através do mesmo cabo de rede, fornecendo alimentação e conectividade para dispositivos que apresentam essa funcionalidade
Gabarito A
O Power over Ethernet (PoE) é uma funcionalidade de rede definida pelas normas IEEE 802.3af e 802.3at. O PoE permite que os cabos de Ethernet forneçam energia a dispositivos de rede através da ligação de dados existente.
Os dispositivos compatíveis com PoE podem ser equipamentos de fornecimento de energia (PSE), dispositivos ligados (PD) ou, por vezes, ambos. O dispositivo que transmite energia é um PSE, enquanto o dispositivo que recebe energia é um PD. A maioria dos PSE são switches de rede ou injetores de PoE destinados a utilização com switches não PoE. Os exemplos comuns de PD incluem telefones VoIP, pontos de acesso sem fios e câmaras IP.
Vamos na fé !
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
Fibra ótica é imune à interferência eletromagnética e à radiofrequência, sendo utilizada para distâncias maiores que os cabos de par trançado.
Assinale a alternativa correta quanto à tecnologia que tem a maior capacidade de transmissão de dados via cabo.
Maior transmissão VIA CABO - é o cabo de Fibra Ótica.
gabarito letra b
Quanto ao Fibre Channel, ou FC, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo:
( ) É utilizada principalmente para interligar servidores a sistemas de armazenamento do tipo SAN (Storage Area Network).
( ) Apesar do nome, e de ser utilizado principalmente com fibras ópticas, o Fibre Channel também pode ser utilizado com cabeamento metálico.
Assinale a alternativa correta:
O sistema é usado para armazenamento de dados numa rede e apesar do nome também pode ser utilizado cabeamento metálico.
Fibre Channel, ou FC, é uma tecnologia de comunicação de alta velocidade que é utilizada em armazenamento de dados em rede. O Fibre Channel é um padrão homologado pelo Comitê Técnico T11 do INCITS, ligado ao ANSI. A tecnologia é utilizada principalmente para interligar servidores a sistemas de armazenamento do tipo SAN (Storage Area Network). Apesar do nome, e de ser utilizar principalmente fibras ópticas, o Fibre Channel também pode ser utilizado com cabeamento metálico.
Exemplo de Fibre Channel que opera sobre cabeamento metálico é o FCoE que nada mais é que a utilização de quadros Ethernet para transportar quadros FC.
a-
Fibre Channel (FC) is a high-speed data transfer protocol providing in-order, lossless delivery of raw block data. Fibre Channel is primarily used to connect computer data storage to servers in storage area networks (SAN) in commercial data centers. Fibre Channel is a layer 2 switching technology or cut through, with the protocol handled entirely in hardware. The iSCSI protocol (SCSI mapped to TCP/IP) running on Ethernet is a layer 3 switching technology with the protocol handled in software, hardware or some combination of the two.
https://en.wikipedia.org/wiki/Fibre_Channel
As fibras óticas estão classificadas em dois tipos: fibra multimodo e fibra monomodo. Em linhas gerais as fibras monomodo
a) ERRADA - taxas de Transmissão muito mais altas (superiores
a 100 Gbps).
b) CORRETA - São mais usadas para comunicação de longa distância.
c) ERRADA - A fibra monomodo percorre caminho único de feixe de laser.
d) ERRADA - É mais fino o diâmetro do núcleo da fibra quando comparada às fibras multimodos.
e) ERRADA - Possui características superiores: distâncias maiores e ilimitadas, quando
comparadas as Fibras Ópticas Multimodo e taxas de Transmissão muito mais altas.
· São finas e, com isso, a luz não ricocheteia nas paredes da fibra, chegando diretamente ao receptor. Com isso, esse tipo de fibra consegue ter um comprimento e um desempenho maiores que as fibras de modo múltiplo.
· São mais utilizadas para transmissão em longas distâncias.
· Diponibiliza maior banda passante para transmissão do sinal.
· Os diâmetros dos núcleos são menores.
· Dimensões menores que os outros tipos de fibras
· Geralmente é usado laser como fonte de geração de sinal.
· Permite o uso de apenas um sinal pela fibra.
Depois que copiei as características acima passei acertar boa partes da questões
exceto o item B, todos os demais apresentam a fibra multimodo com características mais vantajosas do que a monomodo, o que é um erro. Fibras monomodo possuem núcleo menor, menor atenuação, maior banda passante e taxa de transmissão, maior alcance e quantidade menor de modos. Justamente por essas características, as fibras monomodo são utilizadas em redes WAN, com vistas a interligar redes distantes entre si com agregação de tráfego dessas redes
✿ Cabo de Fibra Óptica
Consiste em uma Casca e um Núcleo (de vidro) para transmissão de luz. Possui capacidade de transmissão virtualmente infinita, é imune a interferências eletromagnéticas e consegue ligar distâncias maiores sem a necessidade de repetidores. Como desvantagens, podemos dizer que é
incapaz de fazer curvas acentuadas, além de ter um custo de instalação e manutenção muito alto em relação ao par trançado. Entendido? Há dois tipos de fibra: Monomodo e Multimodo.
A Fibra Multimodo leva o feixe de luz por vários modos ou caminhos, por uma distância menor, com menores taxas de transmissão, mais imprecisa, diâmetro maior e alto índice de refração e atenuação, mas possui construção mais simples, é mais barata e utilizada em LANs.
A Fibra Monomodo leva o feixe de luz por um único modo ou caminho, por uma distância maior, com maiores taxas de transmissão, mais precisa, diâmetro menor e baixo índice de refração e atenuação, mas possui construção mais complexa, é mais cara e utilizada em WANs.
Fonte: Prof. Diogo Carvalho – Estratégia Concursos
Pessoal, exceto o item B, todos os demais apresentam a fibra multimodo com características mais vantajosas do que a monomodo, o que é um erro. Fibras monomodo possuem núcleo menor, menor atenuação, maior banda passante e taxa de transmissão, maior alcance e quantidade menor de modos. Justamente por essas características, as fibras monomodo são utilizadas em redes WAN, com vistas a interligar redes distantes entre si com agregação de tráfego dessas redes.
Fonte: Prof. Adré Castro (Estratégia Concursos)
Pessoal, exceto o item B, todos os demais apresentam a fibra multimodo com características mais vantajosas do que a monomodo, o que é um erro. Fibras monomodo possuem núcleo menor, menor atenuação, maior banda passante e taxa de transmissão, maior alcance e quantidade menor de modos. Justamente por essas características, as fibras monomodo são utilizadas em redes WAN, com vistas a interligar redes distantes entre si com agregação de tráfego dessas redes.
Fonte: Prof. Adré Castro (Estratégia Concursos)
Questão bem tranquila, sabendo que a fibra monomodo é superior a multimodo tanto a distancia quanto banda passante a pessoa e capaz de acerta a questão.
A respeito dos meios óticos de transmissão utilizados em redes de computadores, assinale a alternativa correta.
A fibra ótica possui características próprias de forma que cada meio seja mais apropriado para um tipo específico de aplicação. Estas características são custo, requisitos de instalação, banda passante, atenuação e imunidade contra Interferência Eletromagnética e de rádio freqüência - EMI/RFI.
Objetivo:
• Apresentar os principais meios de transmissão
• Descrever as principais características de cada meio de transmissão
• Apresentar os principais Serviços públicos de Comunicação
• Apresentar as principais topologias físicas relacionadas aos meios de transmissão
O padrão 1000Base-CX utiliza cabos twinax.
O padrão 1000Base-CX utiliza cabos twinax e par trançado (STP)
GABARITO = LETRA C
Fibra óptica os dados são trafegados via luz e por isso ela não sofre interferências eletromagnética e rádiofrequência.
Fiz um grupo de estudos no DISCORD.
Lá você encontra pessoas com o mesmo objetivo e pode ajudar e ser ajudado. Pode treinar e melhorar suas habilidades ensinando alguém.
Link para participar:
https://discord.gg/FmcW6mAhR4
"O trabalho duro substitui o talento natural".
c-
Fibre optic cables are non-metallic, meaning that they transmit signals using pulses of light in glass threads, being thus immune to Electro-Magnetic Interference and Radio Frequency Interference. It also removes a potential security vulnerability, as data cannot be read from the magnetic field around the cable.
https://www.quora.com/Why-is-fibre-optic-cable-immune-to-electromagnetic-interference
As redes de computadores são atualmente construídas, em sua grande parte, utilizando a tecnologia conhecida como Gigabit Ethernet, padronizada oficialmente na série IEEE 802.3, que inclui o uso de cabos de pares trançados e fibra óptica. Nessa padronização, a versão que especifica o uso de fibra óptica monomodo com comprimento de onda de 1,310 nm e alcance do enlace de até 40 km é o 1000BASE-
A questão é mais decoreba do que tudo no caso da questão seria a 1000BASE-EX com uma fibra de comprimento de ondas de 1,310 nm.
Nessa padronização, a versão que especifica o uso de fibra óptica monomodo com comprimento de onda de 1,310 nm e alcance do enlace de até 40 km é o 1000BASE- é a 1000BASE-EX que chega aproximadamente a ~40 Km.
Name | Medium | Specified distance |
---|---|---|
1000BASE‑BX10 | Single-mode fiber, over single-strand fiber: 1,490 nm downstream 1,310 nm upstream | 10 km |
1000BASE‑CX | Shielded balanced copper cable[3] | 25 meters |
1000BASE‑EX | Single-mode fiber at 1,310 nm wavelength | ~ 40 km |
1000BASE‑KX | Copper backplane | 1 meter |
1000BASE‑LX | Multi-mode fiber | 550 meters[5] |
1000BASE‑LX | Single-mode fiber | 5 km[5] |
1000BASE‑LX10 | Single-mode fiber using 1,310 nm wavelength | 10 km[5] |
1000BASE‑SX | Multi-mode fiber | 220 to 550 meters dependent on fiber diameter and bandwidth[4] |
1000BASE‑T | Twisted-pair cabling (Cat-5, Cat-5e, Cat-6, Cat‑7) | 100 meters |
1000BASE‑TX | Twisted-pair cabling (Cat-6, Cat‑7) | 100 meters |
1000BASE‑ZX | Single-mode fiber at 1,550 nm wavelength | ~ 70 km |
Para não errarmos mais:
NameMediumSpecified distance1000BASE‑CXShielded balanced copper cable[3]25 meters1000BASE‑KXCopper backplane1 meter1000BASE‑SXMulti-mode fiber220 to 550 meters dependent on fiber diameter and bandwidth[4]1000BASE‑LXMulti-mode fiber550 meters[5]1000BASE‑LXSingle-mode fiber5 km[5]1000BASE‑LX10Single-mode fiber using 1,310 nm wavelength10 km[5]1000BASE‑EXSingle-mode fiber at 1,310 nm wavelength~ 40 km1000BASE‑ZXSingle-mode fiber at 1,550 nm wavelength~ 70 km1000BASE‑BX10Single-mode fiber, over single-strand fiber: 1,490 nm downstream 1,310 nm upstream10 km1000BASE‑TTwisted-pair cabling (Cat-5, Cat-5e, Cat-6, Cat‑7)100 meters1000BASE‑TXTwisted-pair cabling (Cat-6, Cat‑7)100 meters
No padrão Gigabit Ethernet fibras monomodo:
1000BASE-LX = 1310nm - 5km
1000BASE-EX = 1310nm - 40km
1000BASE-ZX = 1550nm - 70km
Um projetista de rede de dados precisa fazer a ligação entre a matriz e uma filial da empresa.
Como a distância entre os equipamentos que fazem a interligação é, aproximadamente, 8 km, o enlace Gigabit Ethernet deve utilizar a fibra ótica
Letra A. Pois segundo a fonte: "falando de maneira simplista, na fibra multimodo (variação de densidade) a luz reflete de maneira mais "suave", o que é ruim, pois a luz acaba se dispersando. Na fibra monomodo, como existe essa variação brusca, a luz reflete de maneira mais eficiente, com menos perda."
E LX10 - vem de Large Extension, usado para extensões maiores. Enquanto SX vem de Small Extension
Fonte: http://tecnologiaerede.blogspot.com.br/2014/05/diferenca-entre-fibra-monomodo-e.html
A respeito do projeto e operação de redes ópticas de acesso e de transmissão, julgue o próximo item.
Suponha que, durante a operação de uma rede FTTH (fiber-to-the home), se verifique uma falha que atinja clientes conectados a um mesmo splitter. Nesse caso, consideradas as possíveis arquiteturas de rede e a nomenclatura de referência para redes ópticas, é correto afirmar que a falha está localizada necessariamente em pelo menos um dos seguintes elementos de rede: no OLT (optical line termination); na fibra óptica entre o dispositivo OLT e o splitter diretamente conectado ao OLT; no splitter diretamente conectado ao OLT.
Se o problema afeta uma gama de clientes, o problema está ou no SPLITTER, ou na ODN.
O mesmo que pensei, mas a assertiva correta é a Errado.
Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.
Gaba: ERRADO
EU lendo questões:
Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá whiskas sachê...Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá whiskas sachê
Em um sistema óptico foram utilizadas duas fibras ópticas para oferecer caminhos redundantes e, assim, obter-se uma conexão mais confiável. Essas fibras apresentam os mesmos parâmetros característicos dos materiais utilizados e ambas são fibras com índice degrau de refração. Entretanto, a primeira fibra é do tipo multimodo (MMF – “Multi Mode Fiber”) enquanto que a segunda é do tipo monomodo (SMF – Single Mode Fiber”). Levando-se em consideração as características das fibras e a comparação da fibra MMF em relação à SMF, escolha a alternativa abaixo que melhor caracteriza a sua dificuldade de fabricação, os seus comprimentos máximos de aplicação e as dispersões temporais dos sinais.
Clareando a visão:
Levando-se em consideração as características das fibras e a comparação da fibra MMF em relação à SMF, escolha a alternativa abaixo que melhor caracteriza a sua dificuldade de fabricação, os seus comprimentos máximos de aplicação e as dispersões temporais dos sinais.
Ou seja, o examinador está comparando as fibras multi-modo às monomodo;
As fibras multi-modos são indicadas para curtas distâncias, possui maior dispersão em comparação à monomodo, pois o sinal luminoso percorre várias vias, e possui maior facilidade de fabricação, ou seja, menor custo.
Corroborando para o gabarito da questão:
ALTERNATIVA A
Dado o crescimento da empresa X, foi necessário alugar outro prédio, distante 7 km do primeiro que ocupava. Para realizar a interligação de rede entre os dois prédios, sem a utilização de equipamentos com protocolos proprietários, foi necessária a utilização de:
Gabarito: C.
Fibra ótica
Monomodo/SMF (Single Mode Fiber) - núcleo mais fino. Mais cara. Fonte: laser ou LED. Laser é sensível a temperatura. Grandes distâncias.
Multimodo/MMF (Multi Mode Fiber) - núcleo mais grosso. Mais barata. Fonte: LED. LED tem maior durabilidade e resistência a temperatura. Distâncias menores. Maior facilidade para a realização de emendas e colocação de conectores.
Uma rede óptica para dados, de 100 quilômetros de comprimento usa, como transmissor de luz, um diodo laser de largura espectral 2 nm (dois nano metros) e uma fibra óptica monomodo de dispersão cromática de 10 ps/(nm.km) (dez pico segundos por nano metro por quilômetro). A dispersão temporal total da rede, levando-se em conta que somente tem infuência sobre esta dispersão, o laser e a fibra, será:
Sobre meios físicos de transmissão, observe as situações abaixo:
(i) – deseja-se conectar 10 estações de trabalho em uma sala de 30 metros quadrados;
(ii) – deseja-se interconectar dois prédios em um campus universitário distantes 500 metros um do outro;
(iii) – deseja-se interligar dois computadores em um laboratório que possui alta taxa de ruído eletromagnético.
A partir da descrição dos cenários acima, escolha o meio físico que melhor atenda as características de cada cenário sempre levando em conta a opção de menor custo financeiro.
deseja-se conectar 10 estações de trabalho em uma sala de 30 metros quadrados; ------- UTP
deseja-se interconectar dois prédios em um campus universitário distantes 500 metros um do outro; ------fbra multimodo
Deseja-se interligar dois computadores em um laboratório que possui alta taxa de ruído eletromagnético. ----- STP
STP: (cabo com blindagem): É semelhante ao UTP. A diferença é que possui uma blindagem feita com a malha metálica em cada par. É recomendado para ambientes com interferência eletromagnética acentuada. Por causa de sua blindagem especial em cada par acaba possuindo um custo mais elevado. Caso o ambiente possua umidade, grande interferência eletromagnética, distâncias acima de 100 metros ou exposto diretamente ao sol ainda é aconselhável o uso de cabos de fibra óptica.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_de_par_tran%C3%A7ado
Ao meu ver essa questão possui duas alternativas corretas. Na alternativa A) temos como exemplo o WIFI que é uma transmissão de rádio e melhor custo benefício que o UTP para uma pequena sala de 30 metros.
Boa questão.. já comecem a ver que fibra multímodo é mais barata que monomodo. E também para o caso de alta interferência é melhor cabos STP do que UTP. Sobra a letra E, pois na letra A apesar de ser tudo wifi a fibra monomodo é impraticável.
Gab E.
Comunicação de dados são as trocas de dados entre dois dispositivos por intermédio de algum tipo de meio de transmissão, como um cabo condutor formado por fios. Analise os itens a seguir relacionados à comunicação de dados.
I. Para controlar a comunicação de dados utiliza-se um conjunto de regras definidas no protocolo de comunicação.
II. A comunicação entre dois dispositivos pode ser simplex, half-duplex, full-duplex, dual-duplex e poli-synchronized.
III. Para que um sistema de comunicação de dados seja considerado eficaz, deve entregar dados no momento certo, no destino certo e de forma precisa.
IV. Os componentes que compõem um sistema de comunicação de dados são: mensagem, emissor, receptor, meio de transmissão e protocolo.
Está correto o que se afirma em:
O Analista de Tecnologia da Informação do TRT da 13a Região participa da comissão que está definindo o projeto de cabeamento de rede a ser utilizado entre o prédio principal e o anexo, localizado à distância de 500 m. Dentre as opções de cabos de fibra óptica, a melhor escolha é a fibra
Eu discordo, fibra monomodo é para distâncias maiores, de até 100km.
Já a multimodo, é mais fácil de implementar e serve justamente para distâncias menores, de até 500 metros
Essa questão está relacionada a disciplina de cabeamento estruturado. Como o prédio é anexo, o cabeamento utilizado está na categoria vertical. Essa categoria possibilita o uso de cabo UTP, STP, fibra monomodo e multimodo.
letra A) Correta. Monomodo possui menor diâmetro de núcleo e transmite mais informações em uma unidade de tempo que a multimodo.
letra B) Errada. Multimodo possui menor velocidade de transmissão que Monomodo.
Letra C) Multimodo possui maior diâmetro (isso facilita na hora das conexões físicas e é mais adequado para algumas tarefas), mas seu throughput é menor que a monomodo.
Letra D) Monomodo é mais cara que multimodo. Não tanto pelo cabo, porém, principalmente, pelo uso dos equipamentos envolvidos no enlace.
Letra E) Multimodo não alcança distâncias maiores que a monomodo. Motivos: forma de propagação da onda, tipo de fonte emissora de luz e atenuação física maior por KM.
Entendi... Valeu
· São finas e, com isso, a luz não ricocheteia nas paredes da fibra, chegando diretamente ao receptor. Com isso, esse tipo de fibra consegue ter um comprimento e um desempenho maiores que as fibras de modo múltiplo.
· São mais utilizadas para transmissão em longas distâncias.
· Diponibiliza maior banda passante para transmissão do sinal.
· Os diâmetros dos núcleos são menores.
· Dimensões menores que os outros tipos de fibras
· Geralmente é usado laser como fonte de geração de sinal.
· Permite o uso de apenas um sinal pela fibra.
monomodo foi um absurdo
eles colocaram os 500m pra induzir as pessoas a escolherem multimodo, mas nada impede de se usar uma monomodo tbm
Gabarito: A
a) Monomodo, pois utiliza uma fibra de menor diâmetro e maior capacidade que o Multímodo.
b) Multímodo, pois permite maior velocidade de transmissão que a Monomodo. Falsa. (É o contrário.)
c) Multímodo, pois utiliza uma fibra de maior diâmetro e fornece uma banda maior que a Monomodo. Falsa. (Monomodo possui maior banda que a multimodo)
d) Monomodo, pois apresenta um custo menor que a Multímodo. Falsa. (Multimodo possui custo menor do que a monomodo)
e) Multímodo, pois permite alcançar distâncias maiores que o Monomodo. Falsa. (Monomodo alcança distancias maiores do que a multimodo).
Em termos gerais, seria melhor usar a fibra multimodo por ser mais barata e cobrir a distancia de 500 metros, no entanto, todas as outras alternativas apresentavam dados errados. Por isso a melhor escolha (e a única correta) é a letra A.
Questão maldosa... Como vimos, as fibras multimodo possuem distâncias de até 550 metros. De fato, seria a melhor escolha por atender à necessidade com menor custo. Entretanto, ao lermos os complementos de cada item, verificamos que nos resta apenas a opção A. Vejamos:
b) Multimodo suporta taxas menores que a monomodo.
c) De fato possui maior diâmetro, porém, possui menor banda quando comparada com a monomodo. Lembremos das taxas de transmissão alcançadas.
d) As fibras multimodo são mais baratas.
e) Multimodo alcanças distâncias menores.
Assim, no texto da alternativa A não há erro. Devemos nos adequar à questão com vistas a achar o gabarito. Esse é um exemplo clássico.
Fonte: Prof. Adré Castro (Estratégia Concursos)
Gab: A
A pessoa consegue responder a questão só sabendo que a fibra monomodo é superior a multimodo, em relação a distancia e banda passante.
Uma das vantagens das fibras ópticas em comparação com os condutores de cobre é o fato de apresentarem poucas perdas, permitindo a transmissão de dados a longas distâncias sem a necessidade de repetidores.
Na implantação de redes Fast Ethernet, entre as opções de cabos listadas a seguir, o cabo de fibra óptica que permite a transmissão de dados a distâncias mais longas é o
Fibra 100BASE-BX (monomodo) alcança distâncias de até 40Km, enquanto a SX 300mt e a FX 2Km, ambas multimodo.
100BASE-TX - 100 m
100BASE-T2 - 100 m
100BASE-T4 - 100 m
100BASE-SX - 300 m
100BASE-FX - 400 - 2000 m
100BASE-LX - 10000 m
100BASE-BX - 20000/40000 m
Julgue o item a seguir, a respeito de estrutura e organização do hardware de redes de comunicação de dados.
As dimensões da fibra óptica multímodo de índice degrau são menores que as dimensões das demais fibras ópticas, contudo esse tipo de fibra óptica apresenta custos mais altos e fabricação e operação mais complexas que os demais.
As dimensões da fibra óptica multímodo de índice degrau são menores que as dimensões das demais fibras ópticas, contudo esse tipo de fibra óptica apresenta custos mais altos e fabricação e operação mais complexas que os demais.
Apresenta dimensões maiores
custo menor
Além da simplicidade
Errada.
Os tipos básicos de fibras ópticas são:
1) fibra monomodo
2) filbra multimodo
2.1) fibra multimodo de índice degrau
2.2) fibra de índice gradual
FIBRA DE ÍNDICE DEGRAU
Este tipo de fibra foi o primeiro a surgir e é o tipo mais simples. Constitui-se basicamente de um único tipo de vidro para compor o núcleo, ou seja, com índice de refração constante. O núcleo pode ser feito de vários materiais como plástico, vidro, etc. e com dimensões que variam de 50 a 400 mm, conforme o tipo de aplicação.
FIBRA DE ÍNDICE GRADUAL
Este tipo de fibra tem seu núcleo composto por vidros especiais com diferentes valores de índice de refração, os quais tem o objetivo de diminuir as diferenças de tempos de propagação da luz no núcleo, devido aos vários caminhos possíveis que a luz pode tomar no interior da fibra, diminuindo a dispersão do impulso e aumentando a largura de banda passante da fibra óptica.
Fonte: http://www.linhadetransmissao.com.br/tecnica/fibraoptica_tipos.htm e https://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/wdm1/Tiposdefibras.html
GABA ERRADO
Fibra óptica Multimodo possui Taxa de tranferencia menor, maior perda, menor distância(Led),custo menor
Bons estudos
Multímodo:
-> Mais baratas
-> Núcleo maior : de 50 a 62,5 mícron
-> Alcança distâncias menores: até 550m para Gigabit Ethernet e 300 metros para 10 Gigabit
-> Mais maleáveis
-> Há uma maior dispersão modal, gerando mais pontos de reflexão diversos dentro da fibra, isto é, feixes variados se propagando frutos de um mesmo sinal
Multimodo é mais barata do que Monomodo!
As fibras ópticas multimodo possuem uma dimensão maior em seu núcleo de vidro comparado com a monomodo. Além disso, a multimodo possui um custo menor, sendo o tipo utilizado pelas empresas de telefonia nas residências.