SóProvas


ID
48295
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A classifi cação funcional e a estrutura programática visam ao fornecimento de informações das realizações do governo e é considerada a mais moderna das classifi cações orçamentárias da despesa. A junção das duas, quando da execução da despesa no Siafi , forma o Programa de Trabalho com a seguinte estrutura:

Programa de Trabalho: AA.BBB.CCCC.DDDD.EEEE

Com relação ao assunto, indique a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A codificação do programa de trabalho segue a seguinte disposição: AA BBB CCCC DDDD EEEEFunção Subfunção Programa Projeto Subtitulo que indentifique o local Atividade Op. Especiais A resposta correta procede, pois a escolha da subfunção está vinculada a escolha do projeto, atividade ou op. especiais.
  • Ué...De acordo com o Manual da Despesa:As subfunções podem ser combinadas com funções diferentes daquelas às quais estão relacionadas Portaria MOG nº 42/1999. Existe ainda a possibilidade de matricialidade na conexão entre função e subfunção, ou seja, combinar uma função com qualquer subfunção. Deve-se adotar como função aquela que é típica ou principal do órgão.Ou isso não tem nada a ver com a classificação por programa??
  • COMENTÁRIOS(Prof. Gustavo Bicalho/Grancursos)a) ERRADA.Na estrutura do Programa de Trabalho, a codificação EEEE representa o subtítulo (localizador do gasto) e não a ação governamental como afirma o item.b) CORRETA.A ação, reconhecida na estrutura pelo código DDDD,determina a escolha da subfunção, reconhecida pela codificação BBB, estabelecendo uma relação única.c) ERRADA.A subfunção, código BBB, poderá ser combinada com a função,código AA, em razão da competência do órgão responsável pelo programa, porém existe exceção quanto à função 28 (encargos especiais), a qual somente a subfunção equivalente à função poderá ser atrelada. Dessa forma, o item está errado pela palavra “qualquer”.d) ERRADA.Quando o primeiro dígito da codificação DDDD for um número ímpar significa que a ação é um projeto e não uma atividade como afirma o item.e) ERRADA.As operações especiais não são identificadas pelo primeiro dígito da codificação EEEE (subtítulo). As operações especiais são tipo de ação orçamentária, logo são identificadas pela codificação DDDD.
  • LEMBRANDO QUE ATUALMENTE NÃO EXISTE MAIS A CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL PROGRAMÁTICA JUNTAS, POIS A PORTARIA SOF 42/99,  SEPAROU A DESPESA EM FUNCIONAL E PROGRAMÁTICA DE MODO QUE ELAS SÃO APRESENTADAS EM SEPARADO.


    LOGO A QUESTÃO ESTÁ DESATUALIZADA.

  • Ainda sobre as operações especiais - função 28. Estas referem-se às "despesas em relação às quais não se pode associar um bem ou serviço a ser gerado no processo produtivo corrente, tais como dívidas, ressarcimentos, indenizações, e outras afins, representando, portanto, uma agregação neutra." A relação entre subfunção e op. especial é a exceção na matricialidade função/subfunção. A função 28 possui "subfunções típicas, que só podem ser utilizadas conjugadas".

    fonte: ROCHA, Denis. AFO e Contabilidade Pública. Questões Comentadas FCC. Ed. Ferreira.
  • Relação "boba" , mas funciona para mim:

    A-SU (ação e subfunção)

    FUN-GÃO (função e órgão)

    Bons estudos