SóProvas


ID
48301
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com base nos critérios de avaliação de ativos e passivos, julgue os itens que se seguem e marque, com V para os verdadeiros e F para os falsos, a opção que corresponde à seqüência correta.

I . Os direitos e títulos de crédito, e quaisquer valores mobiliários não classifi cados como investimentos, serão avaliados, pelo custo de aquisição ou pelo valor de mercado, se este for menor.

II. Os elementos do ativo decorrentes de operações de longo prazo serão ajustados a valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante.

III. A diminuição do valor dos elementos dos ativos imobilizado, intangível e diferido será registrada periodicamente nas contas de: Depreciação, Amortização e Exaustão.

IV. As obrigações, encargos e riscos classifi cados no passivo exigível a longo prazo serão ajustados ao seu valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante.

V. Os estoques de mercadorias fungíveis destinadas à venda poderão ser avaliados pelo valor de mercado, quando esse for o costume mercantil aceito pela técnica contábil.

Alternativas
Comentários
  • Item I - Os direitos e títulos de crédito serão ajustados pelo valor provável de realização.
  • Item I. Custo de aquisião ou valor de emissao (Nao valor de mercado ou justo), ajustados ao valor provavel de realização, quando esta for inferior, aos demais direitos e titulos de crédito.
  • LEI 6404 Artigos 183 e 184

    afirmação I) art 183, I - as aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, e em direitos e títulos de créditos, classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo:

    a) pelo seu valor justo, quando se tratar de aplicações destinadas à negociação ou disponíveis pra venda ( valor justo => qdo comprado pra especular)

    b) pelo valor de custo de aquisição ou valor de emissão, atualizado conforme disposições legais ou contratuais, ajustado ao valor provável de realização, quando este for inferior, no caso das demais aplicações e os direitos e títulos de crédito (valor de aquisição ajustado a valor provavel de realizaçao qdo menor, qdo comprado para manter)


    Afirmação II)  art 183, VIII - Os elementos do ativo decorrentes de operações de longo prazo serão ajustados a valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante.   

    Afirmação III) art 183, V e VII

    V - os direitos classificados no imobilizado, pelo custo de aquisição, deduzido do saldo da respectiva conta de depreciação, amortização ou exaustão

    VII - os direitos classificados no intangível, pelo custo incorrido na aquisição deduzido do saldo da respectiva conta de amortização.

    lembrando que ativo diferido não existe mais

    Afirmação IV) artigo 184 referente à avaliação do passivo, inciso III

    As obrigações, encargos e riscos classificados no passivo não circulante serão ajustados ao seu valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante.

    Afirmação V) artigo 183, parágrafo 4º : Os estoques de mercadorias fungíveis destinadas à venda poderão ser avaliados pelo valor de mercado, quando esse for o costume mercantil aceito pela técnica contábil.