SóProvas


ID
4831519
Banca
FCM
Órgão
Câmara de Queluzito - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Os servidores públicos produzem, cotidianamente, comunicações com objetivos diversos como estabelecer regras de conduta dos cidadãos, regular o funcionamento dos órgãos e instituições públicas ou mesmo para informar o público interno e externo por meio de expedientes oficiais.

Avalie as assertivas sobre os atributos necessários à redação oficial.

I – A clareza é um atributo fundamental, na medida em que é inconcebível que um texto oficial ou um ato normativo não seja compreendido pelos cidadãos por causa da forma como foi escrito e elaborado.
II – A formalidade das comunicações refere-se ao uso do padrão culto da língua na sua produção, o que significa selecionar palavras rebuscadas e fazer uso de estilo literário para aumentar a qualidade do texto.
III – A impessoalidade consiste na necessária isenção da interferência da individualidade de quem comunica, assim como deve prevalecer também o caráter impessoal do próprio assunto tratado nas comunicações.
IV – A concisão refere-se à necessária economia de pensamento na elaboração das comunicações oficiais, o que consiste na redução do tamanho do texto mesmo que isso signifique a retirada de partes substanciais do texto.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Letra B - I e III PRECISÃO -Articular a Linguagem Comum ou Técnica para a perfeita compreensão -Evitar sinonímia -Expressão ou palavra que não confira duplo sentido CLAREZA -Palavras e expressões simples -Frases curtas e ordem direta, via de regra -Uniformidade no tempo verbal -Evitar regionalismo e neologismo -Pontuar adequadamente -Explicitar significado de sigla na 1ª referência -Expressões em outro idioma somente quando indispensável devido uso consagrado (neste caso, usar itálico)
  • GABARITO: Letra B (I e III)

    CLAREZA: Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão.

    FORMALIDADE: valer-se do padrão culto não significa empregar a língua de modo rebuscado ou utilizar figuras de linguagem próprias do estilo literário. O uso do dicionário e da gramática é imperativo na redação de um bom texto.

    IMPESSOALIDADE: obrigatoriedade de que a administração pública proceda de modo a não privilegiar ou prejudicar ninguém, de que o seu norte seja, sempre, o interesse público; Ausência de impressões individuais de quem comunica; Impessoalidade de quem recebe a comunicação; Caráter impessoal do próprio assunto tratado.

    CONCISÃO: Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.

    Fonte: Material do Estratégia Concursos.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento sobre os atributos da redação oficial.

    I. O atributo da clareza considera como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Por esse motivo, não concebe um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. Portanto, esta afirmativa está correta.
    II. A formalidade de tratamento prevê à necessária uniformidade das comunicações e à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação. Para isso, o manual de redação explica que o uso do padrão culto não significa empregar a língua de modo rebuscado ou utilizar figuras de linguagem próprias do estilo literário. Sendo assim, esta afirmativa está errada.
    III. A impessoalidade remete a dois aspectos: o primeiro é a obrigatoriedade de que a administração pública proceda de modo a não privilegiar ou prejudicar ninguém, de que o seu norte seja, sempre, o interesse público; o segundo, a abstração da pessoalidade dos atos administrativos, pois, apesar de a ação administrativa ser exercida por intermédio de seus servidores, é resultado tão somente da vontade estatal. Dessa forma, é possível inferir que esta afirmativa está correta.
    IV. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Ou seja, trata-se de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito. Desse modo, o manual de redação explica que não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Sendo assim, verificamos que esta afirmativa está errada.

    Com base na análise acima, identificamos que estão corretas as afirmativas I e III. Portanto, a alternativa correta é a letra B.

    Gabarito do Professor: Letra B.