SóProvas


ID
4831792
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Petrolina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Consiste em uma das atribuições do enfermeiro na atenção primária em saúde o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.


( ) Na primeira consulta de puericultura ao recém-nascido, que deve ser realizada, preferencialmente, na primeira semana de vida, deve-se avaliar a presença de situações de risco e vulnerabilidade à saúde, como a idade gestacional de nascimento, a idade materna e o escore de Apgar menor que 7 no quinto minuto.

( ) A avaliação antropométrica da criança é um dos itens abordados na consulta de enfermagem em puericultura. Podemos considerar com comprimento/altura adequados para a idade as crianças que apresentarem escore z > +2 desvios padrão.

( ) Na consulta de puericultura, quando o profissional observar a ausência de um ou mais marcos do desenvolvimento para a sua faixa etária, deve-se considerar que existe um provável atraso no desenvolvimento infantil, e a criança será encaminhada para a avaliação neuropsicomotora.

( ) No aconselhamento sobre a introdução alimentar de crianças amamentadas até os seis meses, o enfermeiro deve orientar a oferta diária dos alimentos da seguinte forma: ao acordar, leite materno sob livre demanda; no meio da manhã, papa de frutas; ao meio-dia, papa salgada; no lanche da tarde, papa de frutas; e à noite, leite materno.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • (V) Na primeira consulta de puericultura ao recém-nascido, que deve ser realizada, preferencialmente, na primeira semana de vida, deve-se avaliar a presença de situações de risco e vulnerabilidade à saúde, como a idade gestacional de nascimento, a idade materna e o escore de Apgar menor que 7 no quinto minuto.

    COMENTÁRIO: situações de risco e vulnerabilidade:

    • Criança residente em área de risco;

    • Baixo peso ao nascer (inferior a 2.500g);

    Prematuridade (menos de 37 semanas gestacionais);

    Asfixia grave ou Apgar menor do que 7 no 5º minuto;

    • Internações/intercorrências;

    Mãe com menos de 18 anos de idade;

    • Mãe com baixa escolaridade (menos de oito anos de estudo);

    • História familiar de morte de criança com menos de 5 anos de idade

    ( F ) A avaliação antropométrica da criança é um dos itens abordados na consulta de enfermagem em puericultura. Podemos considerar com comprimento/altura adequados para a idade as crianças que apresentarem escore z > +2 desvios padrão.

    COMENTÁRIO: Caderneta da Criança (2013) - (a alternativa será F por considerar a literatura mais atual)

    > +2 escores z: altura elevada para idade.

    ≥ - 2 e ≤ +2 escores z: altura adequada para idade.

    ≥ -3 e < -2 escore z: altura baixa para idade.

    < -3 escores z: altura muito baixa para a idade.

    CAD 33: crianças menores de 10 anos (2008)

    Escore z > +2 / Escore z > -2 e +2 - Comprimento/altura adequado para a idade.

    Escore z > -3 e < -2 Comprimento/altura baixo para a idade.

    Escore z < -3 Comprimento/altura muito baixo para a idade.

    ( F ) Na consulta de puericultura, quando o profissional observar a ausência de um ou mais marcos do desenvolvimento para a sua faixa etária, deve-se considerar que existe um provável atraso no desenvolvimento infantil, e a criança será encaminhada para a avaliação neuropsicomotora.

    COMENTÁRIO: Perímetro cefálico < -2 escores Z ou > +2 escores Z. + Presença de 3 ou mais alterações fenotípicas ou ausência de um ou mais marcos para a faixa etária anterior = deve-se considerar que existe um provável atraso no desenvolvimento infantil, e a criança será encaminhada para a avaliação neuropsicomotora.

    ( F ) No aconselhamento sobre a introdução alimentar de crianças amamentadas até os seis meses, o enfermeiro deve orientar a oferta diária dos alimentos da seguinte forma: ao acordar, leite materno sob livre demanda; no meio da manhã, papa de frutas; ao meio-dia, papa salgada; no lanche da tarde, papa de frutas; e à noite, leite materno.

    COMENTÁRIO: até 6 meses: Aleitamento materno exclusivo em livre demanda

    Ao completar 6 meses: ao acordar, leite materno sob livre demanda; no meio da manhã, papa de frutas; ao meio-dia, papa salgada; no lanche da tarde, papa de frutas; e à noite, leite materno.