SóProvas


ID
4831948
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Petrolina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (MS) afirma que:

“A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.”


Sobre a composição de uma equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família – eSF), assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Corrigindo a D: Recomenda-se que a população adscrita por equipe de Atenção Básica ou Saúde da Família seja entre 2000 e 3500 pessoas.

  • a) Deve ser composta por apenas: (I) médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; (II) enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; (III) auxiliar ou técnico de enfermagem.

    c) Deve ser composta, apenas, por profissionais de Saúde Bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.

    INCORRETAS! Soma-se à formação da alternativa "a" equipe agentes comunitários (sem número definido) e podendo acrescentar agentes de combate à endemias. Já a "c" fala do que pode ser acrescido à equipe mínima.

    b) Quanto menor o grau de vulnerabilidade, maior deverá ser a quantidade de pessoas por equipe.

    INCORRETA! O que é dito na PNAB é que, quanto mais vulnerável for a população daquele terrítorio, maior deve ser o número de cobertura da equipe, citando então o Agentes Comunitários de Saúde e preconizando que cada um deve ter no máximo 750 pessoas adscritas.

    d) Cada equipe de Saúde da Família (eSF) deve ser responsável por, no mínimo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de apenas 1.000 famílias.

    INCORRETA! A quantidade preconizada na política é 2.000 à 3500 pessoas por equipe. Além disso, esse valor mínimo não impede que municípios com menos de 2.000 habitantes tenham uma USF ou UBS instalada.

    e) Deve ser composta, no mínimo, por: (I) médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; (II) enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; (III) auxiliar ou técnico de enfermagem; e (IV) agentes comunitários de saúde.

    ALTERNATIVA CORRETA! Como já dito, podendo acrescentar ACE (agentes de combate à endemias) e a equipe de saúde bucal.