-
Crônica.
s.f. Gênero literário que consiste na apreciação pessoal dos fatos da vida cotidiana. Literatura. Coletânea de fatos...
https://www.dicio.com.br/pesquisa.php?q=Cr%C3%B4nica.
-
Gabarito: E
Crônica: é uma narrativa informal, breve, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial. Pode ter um tom humorístico ou um toque de crítica indireta, especialmente, quando aparece em seção ou artigo de jornal, revista e programas da TV.
-
GABARITO: E
Para quem marcou a letra B, a narração é uma tipologia textual, e a questão pede o gênero, que é a crônica.
-
A tipologia textual diz respeito a estrutura/forma/conteúdo do texto, já o gênero textual relaciona-se com o contexto e função comunicativa, ou seja, é o uso das estruturas textuais no cotidiano.
Alguns exemplos de gêneros textuais que podem fazer parte da tipologia narrativa, são: crônica (texto curto baseado em recortes do cotidiano), conto (texto curto e fictício), fábula (apresenta como personagens animais e objetos animados), biografia, romance, piadas, tiras, dentre outras.
-
Para quem marcou a letra B, a narração é uma tipologia textual, e a questão pede o GÊNERO TEXTUAL, que é a crônica.
_____________________________________________________
TIPOLOGIA TEXTUAL X GÊNERO TEXTUAL
TIPOLOGIA TEXTUAL --> ORGANIZAÇÃO INTERNA / FORMA
DESCRIÇÃO;
NARRAÇÃO;
DISSERTAÇÃO;
ARGUMENTAÇÃO;
INJUNÇÃO;
DIÁLOGO;
GÊNERO TEXTUAL ---> ESTRUTURA / TEMA / ESTILO / OBJETIVO
CARTA
E-MAIL
ANÚNCIO
ARTIGO
RESUMO
POESIA
PIADA
TIRINHA
LISTA
CRÔNICA
-
LETRA E
CONTO - Narração breve, oral ou escrita, de um sucesso imaginário. Tem um número reduzido de personagens que participam de uma só ação, em um foco temático. Sua finalidade é provocar no leitor uma única resposta emocional. Originariamente, o conto é uma das formas mais antigas de literatura popular de transmissão oral.
CRÔNICA - Atualmente, é um gênero literário que explora qualquer assunto, principalmente os temas do cotidiano. Geralmente escritas para serem publicadas em jornais e revistas — que, mais tarde, podem ou não ser reunidas em livro — a crônica se caracteriza pelo tom humorístico ou crítico
NARRAÇÃO É UM TIPO TEXTUAL, NÃO GÊNERO!!!!
-
Os gêneros textuais são textos que cumprem uma função social em uma dada situação comunicativa. Diferente dos tipos textuais, os gêneros textuais não têm uma estrutura limitada e definida, logo, eles são bastante diversos. Além disso, eles podem sofrer algumas modificações ao longo do tempo, devido as mudanças de comunicação na sociedade.
Dentre os gêneros textuais mais comuns estão: conto, crônica, artigo, resumo, receita culinária, carta, propaganda, novela, dicionário, resenha, poema e e-mail.
Já a tipologia textual, se configura por estabelecer a estrutura dos textos, seu objetivo e finalidade. Ou seja, resumidamente, os tipos textuais são responsáveis pela forma como um texto se apresenta, e os mais usados são: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo.
https://blog.enem.com.br/diferenca-entre-generos-e-tipos-textuais/#:~:text=Os%20g%C3%AAneros%20textuais%20s%C3%A3o%20textos,em%20uma%20dada%20situa%C3%A7%C3%A3o%20comunicativa.&text=J%C3%A1%20a%20tipologia%20textual%2C%20se,textos%2C%20seu%20objetivo%20e%20finalidade.
-
O texto é uma crônica.
Crônica: narrativa informal, breve, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial. Pode ter um tom humorístico ou um toque de crítica indireta, especialmente, quando aparece em seção ou artigo de jornal, revista e programas da TV. Gabarito Letra E.
FONTE: Estratégia.
-
Para mim, esse texto nao fala nada de cotidiano... por isso marquei como conto :(
-
Gab: E
GÊNERO TEXTUAL X TIPOLOGIA TEXTUAL
Gêneros textuais são textos que cumprem uma função social em uma dada situação comunicativa.
- Diferente dos tipos textuais, os gêneros textuais não têm uma estrutura limitada e definida, logo, eles são bastante diversos.
- Eles podem sofrer algumas modificações ao longo do tempo, devido as mudanças de comunicação na sociedade.
Dentre os gêneros textuais mais comuns estão:
- conto; crônica; artigo; resumo; receita culinária; carta; propaganda; novela; dicionário; resenha; poema; e-mail.
Ou seja, lembre-se que o gênero textual refere-se ao papel que aquele elemento comunicativo exerce. Quando a banca quiser de você o gênero, sempre se pergunte “quem é este texto?”
Tipologia textual, se configura por estabelecer a estrutura dos textos, seu objetivo e finalidade.
Os mais usados são:
- narrativo; descritivo; dissertativo; expositivo; injuntivo.
Quando a banca quiser de você a tipologia textual, sempre se pergunte “como se estrutura este texto?”
-
Gêneros textuais:
São os textos materializados que encontramos em nosso cotidiano; tais textos apresentam características sócio-comunicativas definidas por seu estilo, função, composição, conteúdo e canal. Como exemplos, temos:
receita culinária;
e-mail;
reportagem;
monografia;
poema;
editorial piada;
debate;
agenda;
inquérito policial;
fórum;
blog...
A escolha de um determinado gênero discursivo depende, em grande parte da situação de produção, ou seja, a finalidade do texto a ser produzido, quem são os locutores e os interlocutores, o meio disponível para veicular o texto, etc.
Os gêneros discursivos geralmente estão ligados a es feras de circulação. Assim:
Na esfera jornalística, por exemplo, são comuns gêneros como notícias reportagens editoriais, entrevistas e outros;
Na esfera de divulgação científica são comuns gêneros como verbete de dicionário de enciclopédia artigo ou ensaio científico seminário conferência.
-
"Procura-se um martelinho de ouro" - marquei um anúncio
-
CRONICA = E A FUSÃO DA LITERATURA + JORNALISMO OU SEJA PARA QUE SEJA E PRECISO QUE TENHA EMOÇÃO E INFORMAÇÃO NO TEXTO.
-
GABARITO: LETRA E
O Gênero Textual está relacionado a um contexto histórico e cultural e são diversos os exemplos, como uma carta, e-mail, receita culinária, telefonemas, etc.
Por outro lado, a Tipologia Textual se relaciona com a estrutura, o conteúdo e a forma como um texto se apresenta, e os quatro principais tipos que abordaremos são os seguintes:
-Narração;
-Dissertação;
-Descrição; e
-Injunção.
FONTE: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/tipologia-textual-saiba-como-identificar-os-4-principais-tipos-de-texto/
-
Infernooo
-
GABARITO: E
A crônica é um gênero textual curto escrito em prosa, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc.
Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.
Portanto, elas estão extremamente conectadas ao contexto em que são produzidas, por isso, com o passar do tempo ela perde sua “validade”, ou seja, fica fora do contexto.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/cronica/
-
Português me deprime
-
Vi que muitas pessoas erraram essa questões, assim uma dica rápida.
Como é de alternativa, utilizamos o método anular as opções e assim conseguir chegar a resposta.
A) Anúncio - podemos eliminar, pois não se trata de publicidade, venda, ou algo semelhante.
B) Narração - (muitas pessoas escolheu e errou) até aceitável o erro, pois a situação tem personagem e história, porém, não tem cronologia (acontecimentos de tempo) começo, meio e fim, o que faz com que a alternativa fique como uma das opções para ser decidido no final.
C) Conto - Um conto é uma narrativa que cria um universo de seres, de fantasia ou acontecimentos. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e um enredo. Podemos também anular essa alternativa.
D) Notícia - de jeito nenhum.
E) Crônica - nossa opção mais sensata a se marcada, pois, na literatura e no jornalismo, uma crónica ou crônica é uma narração curta, produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal ou mesmo na rádio.
-
Narração é tipologia e não gênero! Mas mesmo assim, tem que ficar esperto!! Já vi enunciados que davam a entender uma coisa e a resposta seria justamente a contrária...todo cuidado é pouco nessa banca kkkkkkkk
-
Crônica seria um texto Narrativo Pessoal?
-
A narração é uma tipologia textual, e a questão pede o gênero, que é a crônica.