SóProvas


ID
4832053
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MJSP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O cinzeiro


Mário Viana


Procura-se um martelinho de ouro. Aceitam-se indicações de profissionais pacientes e com certa delicadeza para restaurar um cinzeiro que está na família há mais de cinco décadas. Não se trata de joia de valor financeiro incalculável, mas de uma peça que teve seus momentos úteis nos tempos em que muita gente fumava. Hoje, é apenas o símbolo de uma época.

Arredondado e de alumínio, o cinzeiro chegou lá em casa porque meu pai o ganhara de presente de seu patrão, o empresário Baby Pignatari – como ficou mais conhecido o napolitano Francisco Matarazzo Pignatari (1917- 1977). Baby misturou na mesma medida as ousadias de industrial com as estripulias de playboy. No corpo do cinzeiro destaca-se um “P” todo trabalhado em relevo.

Nunca soube direito se meu pai ganhou o cinzeiro das mãos de Baby ou de sua mulher, a dona Ira – era assim que a princesa e socialite italiana Ira von Furstenberg era conhecida lá em casa. Só muitos anos depois, já adulto e jornalista formado, descobri a linha de nobreza que fazia de dona Ira um celebridade internacional.

[...]

Pois esse objeto que já passou pelas mãos de uma princesa – italiana, mas principessa, que diacho – despencou outro dia do 12º andar até o térreo. Amassou, coitado. A tampa giratória ficou toda prejudicada E o botão de borracha que era pressionado também foi para o devido beleléu.

Mesmo assim, não acredito em perda total. Tenho fé em que um bom desamassador dê um jeito e devolva o cinzeiro, se não a seus dias de glória, pelo menos a uma aparência menos miserável. É o símbolo de uma trajetória, afinal de contas, há que respeitar isso.

Praticamente aposentado – a maioria dos meus amigos e eu deixamos de fumar –, o cinzeiro ocupava lugar de destaque na memorabilia do meu hipotético museu pessoal. Aquele que todos nós criamos em nosso pensamento mais secreto, com um acervo repleto de pequenos objetos desimportantes para o mundo.

Cabem nessa vitrine imaginária o primeiro livro sério que ganhamos, com a capa rasgada e meio desmontado; o chaveiro que alguém especial trouxe de um rolê mochileiro pelos Andes; o LP com dedicatória de outro alguém ainda mais especial; uma caneca comprada na Disney; o calção usado aos 2 anos de idade... e o velho cinzeiro carente de reparo.

Adaptado de: <https://vejasp.abril.com.br/cidades/mario-viana-ocinzeiro/>. Acesso em: 10 set. 2020.

A que gênero textual pertence o texto?

Alternativas
Comentários
  • Crônica.

    s.f. Gênero literário que consiste na apreciação pessoal dos fatos da vida cotidiana. Literatura. Coletânea de fatos...

     

    https://www.dicio.com.br/pesquisa.php?q=Cr%C3%B4nica.

  • Gabarito: E

    Crônica: é uma narrativa informal, breve, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial. Pode ter um tom humorístico ou um toque de crítica indireta, especialmente, quando aparece em seção ou artigo de jornal, revista e programas da TV.

  • GABARITO: E

    Para quem marcou a letra B, a narração é uma tipologia textual, e a questão pede o gênero, que é a crônica.

  • A tipologia textual diz respeito a estrutura/forma/conteúdo do texto, já o gênero textual relaciona-se com o contexto e função comunicativa, ou seja, é o uso das estruturas textuais no cotidiano.

    Alguns exemplos de gêneros textuais que podem fazer parte da tipologia narrativa, são: crônica (texto curto baseado em recortes do cotidiano), conto (texto curto e fictício), fábula (apresenta como personagens animais e objetos animados), biografia, romance, piadas, tiras, dentre outras.

  • Para quem marcou a letra B, a narração é uma tipologia textual, e a questão pede o GÊNERO TEXTUAL, que é a crônica.

    _____________________________________________________

    TIPOLOGIA TEXTUAL X GÊNERO TEXTUAL 

    TIPOLOGIA TEXTUAL --> ORGANIZAÇÃO INTERNA / FORMA

    DESCRIÇÃO;

    NARRAÇÃO;

    DISSERTAÇÃO;

    ARGUMENTAÇÃO;

    INJUNÇÃO;

    DIÁLOGO;

    GÊNERO TEXTUAL ---> ESTRUTURA / TEMA / ESTILO / OBJETIVO

    CARTA

    E-MAIL

    ANÚNCIO

    ARTIGO

    RESUMO

    POESIA

    PIADA

    TIRINHA

    LISTA

    CRÔNICA

  • LETRA E

    CONTO - Narração breve, oral ou escrita, de um sucesso imaginário. Tem um número reduzido de personagens que participam de uma só ação, em um foco temático. Sua finalidade é provocar no leitor uma única resposta emocional. Originariamente, o conto é uma das formas mais antigas de literatura popular de transmissão oral. 

    CRÔNICA - Atualmente, é um gênero literário que explora qualquer assunto, principalmente os temas do cotidiano. Geralmente escritas para serem publicadas em jornais e revistas — que, mais tarde, podem ou não ser reunidas em livro — a crônica se caracteriza pelo tom humorístico ou crítico

    NARRAÇÃO É UM TIPO TEXTUAL, NÃO GÊNERO!!!!

  • Os gêneros textuais são textos que cumprem uma função social em uma dada situação comunicativa. Diferente dos tipos textuais, os gêneros textuais não têm uma estrutura limitada e definida, logo, eles são bastante diversos. Além disso, eles podem sofrer algumas modificações ao longo do tempo, devido as mudanças de comunicação na sociedade. 

    Dentre os gêneros textuais mais comuns estão: conto, crônica, artigo, resumo, receita culinária, carta, propaganda, novela, dicionário, resenha, poema e e-mail. 

    Já a tipologia textual, se configura por estabelecer a estrutura dos textos, seu objetivo e finalidade. Ou seja, resumidamente, os tipos textuais são responsáveis pela forma como um texto se apresenta, e os mais usados são: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. 

    https://blog.enem.com.br/diferenca-entre-generos-e-tipos-textuais/#:~:text=Os%20g%C3%AAneros%20textuais%20s%C3%A3o%20textos,em%20uma%20dada%20situa%C3%A7%C3%A3o%20comunicativa.&text=J%C3%A1%20a%20tipologia%20textual%2C%20se,textos%2C%20seu%20objetivo%20e%20finalidade.

  • O texto é uma crônica.

    Crônica: narrativa informal, breve, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial. Pode ter um tom humorístico ou um toque de crítica indireta, especialmente, quando aparece em seção ou artigo de jornal, revista e programas da TV. Gabarito Letra E.

    FONTE: Estratégia.

  • Para mim, esse texto nao fala nada de cotidiano... por isso marquei como conto :(

  • Gab: E

    GÊNERO TEXTUAL X TIPOLOGIA TEXTUAL

    Gêneros textuais são textos que cumprem uma função social em uma dada situação comunicativa.

    - Diferente dos tipos textuais, os gêneros textuais não têm uma estrutura limitada e definida, logo, eles são bastante diversos.

    - Eles podem sofrer algumas modificações ao longo do tempo, devido as mudanças de comunicação na sociedade. 

    Dentre os gêneros textuais mais comuns estão:

    - conto; crônica; artigo; resumo; receita culinária; carta; propaganda; novela; dicionário; resenha; poema; e-mail. 

    Ou seja, lembre-se que o gênero textual refere-se ao papel que aquele elemento comunicativo exerce. Quando a banca quiser de você o gênero, sempre se pergunte “quem é este texto?

     

    Tipologia textual, se configura por estabelecer a estrutura dos textos, seu objetivo e finalidade.

    Os mais usados são:

    - narrativo; descritivo; dissertativo; expositivo; injuntivo.

    Quando a banca quiser de você a tipologia textual, sempre se pergunte como se estrutura este texto? 

  • Gêneros textuais: 

    São os textos materializados que encontramos em nosso cotidiano; tais textos apresentam características sócio-comunicativas definidas por seu estilo, função, composição, conteúdo e canal. Como exemplos, temos:

    receita culinária;

    e-mail;

    reportagem;

    monografia; 

    poema;

    editorial piada; 

    debate;

    agenda;

    inquérito policial;

    fórum;

    blog...

    A escolha de um determinado gênero discursivo depende, em grande parte da situação de produção, ou seja, a finalidade do texto a ser produzido, quem são os locutores e os interlocutores, o meio disponível para veicular o texto, etc. 

    Os gêneros discursivos geralmente estão ligados a es feras de circulação. Assim: 

    Na esfera jornalística, por exemplo, são comuns gêneros como notícias reportagens editoriais, entrevistas e outros;

    Na esfera de divulgação científica são comuns gêneros como verbete de dicionário de enciclopédia artigo ou ensaio científico seminário conferência.

  • "Procura-se um martelinho de ouro" - marquei um anúncio

  • CRONICA = E A FUSÃO DA LITERATURA + JORNALISMO OU SEJA PARA QUE SEJA E PRECISO QUE TENHA EMOÇÃO E INFORMAÇÃO NO TEXTO.

  • GABARITO: LETRA E

    Gênero Textual está relacionado a um contexto histórico e cultural e são diversos os exemplos, como uma carta, e-mail, receita culinária, telefonemas, etc.

    Por outro lado, a Tipologia Textual se relaciona com a estrutura, o conteúdo e a forma como um texto se apresenta, e os quatro principais tipos que abordaremos são os seguintes:

    -Narração;

    -Dissertação;

    -Descrição; e

    -Injunção.

    FONTE: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/tipologia-textual-saiba-como-identificar-os-4-principais-tipos-de-texto/

  • Infernooo

  • GABARITO: E

    A crônica é um gênero textual curto escrito em prosa, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc.

    Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.

    Portanto, elas estão extremamente conectadas ao contexto em que são produzidas, por isso, com o passar do tempo ela perde sua “validade”, ou seja, fica fora do contexto.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/cronica/

  • Português me deprime

  • Vi que muitas pessoas erraram essa questões, assim uma dica rápida.

    Como é de alternativa, utilizamos o método anular as opções e assim conseguir chegar a resposta.

    A) Anúncio - podemos eliminar, pois não se trata de publicidade, venda, ou algo semelhante.

    B) Narração - (muitas pessoas escolheu e errou) até aceitável o erro, pois a situação tem personagem e história, porém, não tem cronologia (acontecimentos de tempo) começo, meio e fim, o que faz com que a alternativa fique como uma das opções para ser decidido no final.

    C) Conto - Um conto é uma narrativa que cria um universo de seres, de fantasia ou acontecimentos. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e um enredo. Podemos também anular essa alternativa.

    D) Notícia - de jeito nenhum.

    E) Crônica - nossa opção mais sensata a se marcada, pois, na literatura e no jornalismo, uma crónica ou crônica é uma narração curta, produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal ou mesmo na rádio.

  • Narração é tipologia e não gênero! Mas mesmo assim, tem que ficar esperto!! Já vi enunciados que davam a entender uma coisa e a resposta seria justamente a contrária...todo cuidado é pouco nessa banca kkkkkkkk

  • Crônica seria um texto Narrativo Pessoal?

  • A narração é uma tipologia textual, e a questão pede o gênero, que é a crônica.