O Museu Nacional, instituição vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é a mais antiga instituição científica do Brasil que, até setembro de 2018, era um dos maiores museus de história natural e de antropologia das Américas. Localiza-se no interior do parque da Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro. É instalado no Palácio de São Cristóvão.
O palácio serviu de residência à família real portuguesa de 1808 a 1821, abrigou a família imperial brasileira de 1822 a 1889 e foi a sede onde foi elaborada a primeira Assembleia Constituinte Republicana de 1889 a 1891, antes de ser destinado ao uso do museu, em 1892, pouco tempo depois do início do período republicano.
Sofreu um incêndio devastador na noite de 2 de setembro de 2018, que destruiu quase a totalidade do acervo histórico e científico construído ao longo de duzentos anos. Ou seja, cerca de vinte milhões de itens catalogados. No presente momento passa por reconstrução financiada em grande parte por instituições estrangeiras.
Uma das alternativas apresenta uma afirmativa correta acerca do museu.
A) INCORRETA - O museu não se localiza em São Paulo mas no Rio de Janeiro.
B) INCORRETA - O Palácio de São Cristóvão, onde está abrigado o museu, é anterior à proclamação da república e, antes de ser museu, foi residência de famílias reais do Brasil de D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II.
C) INCORRETA - O museu era residência da família imperial antes de ser museu. Deixou de ser residência quando da proclamação da República e, mais tarde tornou- se museu.
D) CORRETA- O museu era de tremenda importância para a história do Brasil, por conta da qualidade e quantidade de seu acervo. O incêndio significou uma perda incalculável para a comunidade científica brasileira e internacional.
E) INCORRETA- A tragédia com o museu poderia ter sido evitada. Havia denúncias acerca da problemas variados, como problemas elétricos.
Gabarito do Professor: Letra D.
A - encontra-se no RJ; errado
B - foi criado no periodo joanino (1808), bem antes da proclamação da república; errado
C - Idem B. Além disso, D. Pedro I era filho de D. João 6;
D - Gabarito
E - não foi imprevisível. O governo local sabia da más condições do museu. Sabia que precisava de reformas. Isso é tão evidente que, quem foi no museu, viu que tinha parede que estava em estado de calamidade com rachaduras. errado